Titulos da Casa Real

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Titulos da Casa Real

#37312 | José | 07 mar 2003 13:08

Existe alguma precedência hierárquica nos títulos da Casa Real?
O Chefe da Casa Real usa naturalmenmte o título de Duque de Bragança.
O seu herdeiro o de Príncipe da Beira.
Ora este título surgiu pela primeira vez com o Infante D.José, primogénito de D.Maria I, em vida de seu avô o Rei D.José, e era apanágio do primogénito do Herdeiro (neto do Rei ou Pretendente).
Quando é que passou a ser usado directamente pelo Filho do Rei ou Pretendente ?
O título de duque do Porto era apanágio do filho segundo.
Há alguma hierarquia para os títulos de duque de Beja, Coimbra, Guimarães, Viseu (filho 3º, 4º, 5º, primos, etc.) ?

Resposta

Link directo:

RE: Titulos da Casa Real

#37405 | Monigo | 09 mar 2003 11:45 | Em resposta a: #37312

De acordo com "Nobreza de Portugal e do Brasil" e de acordo com o CEDRE o título de princesa da Beira surgiu pela primeira vez em 17 de dezembro de 1734, data de nascimento da futura rainha D. Maria I. (que segundo o CEDRE foia quinta princesa da Beira,
o que está em desacordo com "Nobreza de Portugal" que diz que D. Maria foi a primeira do título)
A notar que "Nobreza de Portugal" observa (corretamente creio eu) que o título de príncipe da Beira até a independência do Brasil era atribuído ao filho ou filha mais velho do herdeiro do trono. Não necessariamente o herdeiro em segunda posição. Assim se explica que a Infanta D. Maria Teresa, filha mais velha de D. João VI tenha continuado a usar o título de Princesa da Beira depois dos nascimentos de seus irmãos. (ela só perderia o título quando se casou pela primeira vez, enviuvando-se voltou a ter o título para perdê-lo
de novo quando se casou pela segunda vez)
O CEDRE não faz menção aos outros títulos usados pelos outros menbros da Família Real.
O "Nobreza de Portugal" no ítem Beja (duques de) diz que este título ficou adstrito aos filhos segundos dos monarcas, mais tarde aos terceiros.
O nono duque de Beja seria o futuro Rei D. Manuel II. Não usou o título de duque do Porto, que lhe competia como filhos segundo por este título pertencer ao seu tio, o Infante D. Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Titulos da Casa Real

#37406 | Monigo | 09 mar 2003 11:52 | Em resposta a: #37312

"Quando é que passou a ser usado directamente pelo Filho do Rei ou Pretendente ?"

Segundo "Nobreza de Portugal" foi após a independência do Brasil (quando o título de Príncipe do Brasil deixou de ser atribuído) mas na prática só D. Luís Filipe (nascido em 1887) recebeu este título como herdeiro

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria II, Princesa da Beira e do Grão Pará

#91099 | Eduardo Albuquerque | 16 mai 2005 20:07 | Em resposta a: #37312

Meu Caro José Pinto,

Sobre a questão que me colocou, apenas, lhe posso dizer que a Senhora D. Maria II,

de nome completo,

Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Rafaela Gonzaga,

( a página do arqnet, relativamente ao Dicionário de História de Portugal, dá-lhe mais um nome, o de Gabriela antes do Rafaela ),

Possuía e usou o título de princesa da Beira, e permita-me que releve, princesa da Beira, e do Grão-Pará;

a grã-cruz das ordens de:

Nossa Senhora da Conceição, Santa Isabel, Cristo, Avis, e de S. Tiago da Espada;

Era dama das ordens da Cruz Estrelada da Áustria, de Santa Catarina da Rússia, de Maria Luísa de Espanha

Agora,

O por quem?
O quando?
O onde?
O como?

Daqueles dois títulos, de momento, e de forma fundamentada, não lhe sei dizer.

Espero poder vir a alcançar a resposta, numa das minhas pesquisas, e nessa altura lhe darei, com todo o gosto, conta do resultado.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 10:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen