Registo de estrangeiros em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Registo de estrangeiros em Portugal

#37375 | jmrprospero | 08 mar 2003 16:37

Gostaria de saber como eram registados os estrangeiros em Portugal, e quais a evolução desses registos ao longo do tempo.
Após o Congresso de Viena, houve alguma modificação?
Ando à procura dum possível registo dum Avô meu, de nome Próspero Lucchesini, f.º de Bernardino Lucchesini e de Margarida Delfina, naturais de Lucca, Provínicia da Toscania,Itália, ou de Guavizzano, município de Lucca, que deve ter vindo por volta de 1827, pois em 1832 já era Pai em Portugal. Nos registos Paroquiais não encontro o Casamento, no Concelho de Penamacor,e em Guavizzano poderia o nome ser Lucchesi e não Lucchesini, como vem em todos os registos posteriores. Como estrangeiro também não encontro a dispensa de Casamento, pois deverá estar na Diocese da Guarda.
Agradeço a todos os que me puderem ajudar a encontrar algum caminho
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registo de estrangeiros em Portugal

#37480 | António Forjó | 10 mar 2003 17:48 | Em resposta a: #37375

Caro João

Era prática corrente entre os italianos e seus descendentes, vivendo em Lisboa ou arredores, casarem-se e baptizarem os filhos na Igreja do Loreto, onde ainda estão os respectivos Registos Paroquiais da época que refere.
Já lá fui e facultaram-me a sua consulta mas sei que respondem a consultas que lhes sejam feitas por escrito. Sugiro-lhe que os contacte.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Registo de estrangeiros em Portugal

#37482 | jmrprospero | 10 mar 2003 18:13 | Em resposta a: #37480

Caro António Forjó
O problema é esse. O casmento provávelmente deu-se no Concelho de Penamacor. Os livros que preciso não existem, entre 1825 e 1835, na freguesia provável desse Concelho, Aldeia do Bispo.
Era por isso que gostria de saber se nessa altura havia outra forma de registo de estrangeiros, já que não faço qualquer ideia, por que teria vindo para Portugal, e nomeadamente para Penamcor, naquela época.
Reia a ver com lutas entre liberais e miguelistas?
De qualquer forma vou tentar.
Obrigado pelo conselho.
cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registo de estrangeiros em Portugal

#37598 | António Forjó | 12 mar 2003 11:45 | Em resposta a: #37482

Caro João

O problema da falta de Livros Paroquiais afecta quase todos nós e já me debatí com "ele" várias vezes.
A região do Ribatejo foi particularmente afectada pelas Invasões Francesas pelo que é frequente só haver Livros posteriores a 1811.
No entanto já localizei LP de meados do sec.XIX em Conservatórias do Registo Civil, onde não deveriam estar.
Tente esta via na Conservatória do concelho de Penemacor. Talvez tenha sorte!
Um abraço

AF

Resposta

Link directo:

RE: Registo de estrangeiros em Portugal

#37693 | jmrprospero | 13 mar 2003 18:53 | Em resposta a: #37598

Caro António Forjó

Agradeço a sua indicação e vou voltar a procurar na Conservatória. Penso que a 1ª vez que o fiz ainda os livros estavam na Conservatória, e foi por isso que pedi putro tipo de auxílio, género Ministério dos Negócios Estrangeiros, ou do Reino, onde se inscrevessem os novos habitantes estrangeiros, pois 182. e tal era já quase civilização.
Mas nada custa repetir.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registo de estrangeiros em Portugal

#37728 | aeiou2 | 14 mar 2003 14:03 | Em resposta a: #37375

Já tentou o ANTT,em pedidos de nacionalização?Ou mesmo de entrada de estrangeiros em Portugal?E a Igreja do Loreto,em Lisboa que é Italiana?
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registo de estrangeiros em Portugal

#37732 | jmrprospero | 14 mar 2003 15:45 | Em resposta a: #37728

Cara Maria
Aí nunca, até porque não sei onde procurar.
Agradeço a sua ajuda.
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registo de estrangeiros em Portugal

#37757 | aeiou2 | 14 mar 2003 19:26 | Em resposta a: #37728

Sabe hoje com a idade que tenho e com os meus cabelinhos brancos,pergunto onde devo procurar o assunto que busco e resulta na maior parte das vezes.
Boa sorte
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 08:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen