Almeida Saldanha da Vila de Melo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Almeida Saldanha da Vila de Melo

#37376 | jmrprospero | 08 mar 2003 16:51

José de Almeida Saldanha, nasceu na Vila de Melo, em 7-11-1720, f.º de João de Almeida Afonso, tabelião do público, e de Maria de Almeida, ambos da Vila de melo, neto paterno de Manuel Afonso da vila de Melo e de Maria de Almeida de Almeida. Neto materno de Manuel Fernandes e de Maria de Almeida. Casou com Ana Maria Ramalho, natural de Algodres, onde nasceu a 17-1-1734, f.ª de Lourenço Temudo da Carrapichana e de Bernarda Cardoso de Algodres, neta paterna de Gaspar Temudo casado com Maria Roiz a 21-8-1679, e materna de Manuel Ramalho casado com Luisa da Cunha a 30-5-1707. Manuel Ramalho era f.º de Manuel Cardoso e Ana de Sousa.
Pelos antepassados não encontro a origem de Saldanha, que gostria de descobrir.
Se alguém souber alguma coisa sobre estas famílias agradeço a colaboração.

Jmrprospero

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#37382 | magalp | 08 mar 2003 17:42 | Em resposta a: #37376

Caro João Manuel

Tenho um velho amigo originário desse belo paiz que é a Beira e que mantem ainda a velha Casa, Eduardo Saldanha, neto doutro Dr. Eduardo Saldanha, que foi Governador Civil de Viseu em 1933, não sei já se médico do partido, mas não há dúvida que figura de proa ali. Não sei se o Euardo terá tombos ou qualquer outra documentação familiar que lhe permita ir até ao séc.17, mas é possível.
Vive aí em Lisboa e é C/C dos TAP. Poderá contactá-lo via Suzana.
Vou tentar arranjar o seu telefone para lho passar, mas não sei quando...
Abraço
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#37383 | jmrprospero | 08 mar 2003 17:44 | Em resposta a: #37382

Caro Manue Maria

Obrigado pela sua resposta
Aguardo

Um abraço
JmPróspero

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219031 | LCM | 20 jan 2009 16:52 | Em resposta a: #37383

Caro J.M. Próspero

Qual o seu interesse por esta família? Estou a ver os registos paroquiais de Melo e encontrei alguns registos que talvez lhe interessem.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219079 | prosperos | 20 jan 2009 23:08 | Em resposta a: #219031

Caro Lourenço CM
O interesse nesta família advém do facto de serem meus antepassados. Por outro lado tenho conseguido seguir as linhas colaterais dos diversos ramos da minha família, sobretudo da Beira-baixa até à actualidade, e esta não, por não viver em Lisboa neste momento. Acresce que não descobri a razão do apelido Saldanha. Tenho a linha que me liga a estes no Genall, se procuarar pelo meu nome, ou mais facilmente por Próspero, e ainda em Temudos da Carrapichana, aonde acaba por nascer o meu tetravô, José Pinheiro de Almeida Saldanha.
Aguardo notícias suas, que desde já agradeço.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

PS. Estou interessado também em Almeida Brandão, família da minha mulher, de que há uma Silva Carvalho. Se me souber dizer como entrar em contacto agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219197 | LCM | 22 jan 2009 09:06 | Em resposta a: #219079

Caro José Manuel,

Estou a investigar a família Beja, de Melo, http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=216611 e encontrei uma senhora casada com um Adrião da Costa, Almeida Saldanha pela mãe. Aqui fica o que tenho:

Maria Teresa de Beja, nasceu em Melo.
Casou com Adrião da Costa, que nasceu em Melo a 5 de Fevereiro de 1791 e foi baptizado a 11 do mesmo mês[1], sendo padrinhos o baptisante, Frei Adrião, Prior de Meruge, e Francisco Leitão, e testemunhas Francisco José da Costa e José Facundo.
Filho de José da Costa Coelho, de Folgosinho, e de sua mulher, com quem casou em Melo a 9 de Outubro de 1782[2] (dispensados em 3.º e 4.º grau de consanguinidade), Teresa Joaquina de Saldanha (ou de Almeida), nascida em Melo a 3 de Fevereiro de 1763[3] e falecida aí a 15 de Junho de 1801[4].
Neto paterno de José da Costa, de Melo, e de sua mulher Luísa Coelho, de Folgosinho, e materno de José de Almeida Saldanha[5], de Melo, e de sua mulher Ana Maria Ramalho[6], de Algodres, falecida em Melo a 26 de Novembro de 1898[7].

--------------------------------------------------------------------------------

[1] T.T., Reg. Par., Gouveia, Melo, B.-3, fl. 81-81v.º.
[2] T.T., Reg. Par., Gouveia, Melo, M.-3, fl. 192v.º. Padrinhos: Francisco Coelho e sua mulher D. Leonarda. Testemunhas: Francisco José Ferreira, o velho, e José Cardoso Martins, de Melo.
[3] T.T., Reg. Par., Gouveia, Melo, M.-3, fl. 48. Baptizada a 10.2 sendo padrinho o baptizante Padre Salvador Ferrão, de Carrapichana, e Miguel Pinto de Beja. Testemunhas: João Facundo e Isidoro Henriques.
[4] T.T., Reg. Par., Gouveia, Melo, O.-1, fl. 90.
[5] Filho de João de Almeida Afonso e de sua mulher Maria de Almeida, de Melo.
[6] Filha de Lourenço Temudo e de sua mulher Bernarda Cardoso, de Algodres.
[7] T.T., Reg. Par., Gouveia, Melo, O.-1, fl. 88.

Todas as informações sobre estes Bejas serão bem vindas.

Um abraço
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219241 | SC | 22 jan 2009 19:48 | Em resposta a: #219197

Caro Lourenço Correia de Matos,

Por acaso não terá alguma informação sobre os antepassados de Sebastião Rodrigues (de Almeida), baptizado em Melo a 26/01/1660 casado (em Melo), a 20/01/1684, com Apolónia de Almeida, aí também baptizada a 16/03/1661 (vêm referidos em Raízes da Beira, no § 6 do ttº Cardosos Gomes Pintos, de Eiras).

Entretanto, aproveito para o informar que o Frei Adrião (Prior de Meruge) que menciona na sua mensagem se chama Adrião Dâmaso Saldanha, talvez tenha alguma relação familiar com Adrião da Costa (Almeida Saldanha). O «Frei Adrião» tem «ficha» no AUC registo de matrículas.

Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219242 | SC | 22 jan 2009 19:49 | Em resposta a: #219197

Caro Lourenço Correia de Matos,

Por acaso não terá alguma informação sobre os antepassados de Sebastião Rodrigues (de Almeida), baptizado em Melo a 26/01/1660 casado (em Melo), a 20/01/1684, com Apolónia de Almeida, aí também baptizada a 16/03/1661 (vêm referidos em Raízes da Beira, no § 6 do ttº Cardosos Gomes Pintos, de Eiras).

Entretanto, aproveito para o informar que o Frei Adrião (Prior de Meruge) que menciona na sua mensagem se chama Adrião Dâmaso Saldanha, talvez tenha alguma relação familiar com Adrião da Costa (Almeida Saldanha). O «Frei Adrião» tem «ficha» no AUC registo de matrículas.

Cumprimentos,
José Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219251 | LCM | 22 jan 2009 21:17 | Em resposta a: #219241

Caro José Cabral,

Muito obrigado pelas informações. Talvez tenha passado pelo casal que refere mas confesso que só tomei nota de Bejas e agnados.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219595 | prosperos | 26 jan 2009 18:30 | Em resposta a: #219197

Caro Lourenço
Junto envio os Temudos da Carrapichana, que se cruzam com Almeida Saldanhas, de Melo, Gouveia.
THEMUDOS da Carrapichana
1. Gaspar Themudo casado com Maria Roiz a 21-8-1679, da Carrapichana, e tiveram a:
2. Lourenço Themudo, da Carrapichana casado com Bernarda Cardoso, de Algodres, filha de Manuel Ramalho casado com Luisa da Cunha a 30-5-1707. Neta paterna de Manuel Cardoso e Ana de Sousa. E tiveram a:
3. Ana Maria Ramalho, natural de Algodres, onde nasceu a 17-1-1734, Casou com José de Almeida Saldanha, nasceu na Vila de Melo, em 7-11-1720, f.º de João de Almeida Afonso, tabelião do público, e de Maria de Almeida, ambos da Vila de Melo, neto paterno de Manuel Afonso, da vila de Melo e de Maria de Almeida, de Almeida. Bisneto paterno de Adrião Afonso. Neto materno de Manuel Fernandes e de Maria de Almeida. E tiveram a:
3.1. Francisco de Almeida Saldanha, nasceu em Melo a 2-6-1755 que casou a 13-2-1779, com a 1ª vez com Ana Themuda sua prima, e 2ª vez com Teresa Pinheiro, filha de Manuel Pinheiro, de Vila Velha de Linhares e de Teodora da Trindade, da Carrapichana, e tiveram a:
3.1.1. José Pinheiro de Almeida Saldanha, Tabelião em Penamacor, que nasceu 7-6-1784 na Carrapichana e casou a 26-1-1818 em Penamacor com D. Cândida Umbelina Ferreira Marques de Carvalho e Brito, filha do Dr. Vicente Ferreira Marques e de D. Isabel Robalo de Carvalho e Brito, Cg em Costas Ribeiros, Gama, Marrocos, Palha de Almeida, Próspero dos Santos, etc.
3.2. José de Almeida Saldanha, que nasceu a 5-1-1752, e foi Padre. Será este o Boticário, de Melo que teve uma filha Freira?
3.3. Teresa Joaquina de Almeida Saldanha nascida em 18-7-1753, sendo padrinhos o Dr. Adrião de Almeida, Médico do Partido da Vila de Gouveia, e Testemunha Frei Justiniano, e que casou com João da Costa Coelho, seu primo, filho de José da Costa da Vila de Melo, e de Luisa Coelho de Folgosinho. E tiveram a:
3.3.1. José, que nasceu a 31-12-1783
3.3.2. Ana, que nasceu a 13-9-1795
3.3.3. Jerónimo, que nasceu a 9-4-1788
3.4. António de Almeida Saldanha que casou com Francisca Maria filha de João Facundo, do lugar de Moreira do Sobral da Serra, e de Maria Clemente, de Melo. Teve uma Irmã Maria Facunda que casou com Leonardo de Almeida e que tiveram uma filha Ana que nasceu a 18-1-1795. E tiveram a:
3.4.1. Maria, que nasceu a 8-4-1779
3.4.2. José, que nasceu a 3-6-1787
3.5. Maria Baptista de Almeida Saldanha que casou com António Cardoso da Silva, filho de António Cardoso e de Francisca Maria da Silva, de Porto de Mós, Bispado de Leiria, e tiveram a:
3.5.1. Francisco, que nasceu a 19-2-1790
3.6. Salvador de Almeida Saldanha que casou com Teresa Cardoso da Silva, filha de António Cardoso e de Francisca Maria da Silva, de Porto de Mós, Bispado de Leiria, e tiveram a:
3.6.1. António, que nasceu a 10-10-1795
3.6.2. Matilde, que nasceu a 6-6-1794
3.7. João Caetano Alberto de Almeida Saldanha, que casou a 6-2-1755 com Maria Violante

Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Saldanha da Vila de Melo

#219609 | LCM | 26 jan 2009 20:34 | Em resposta a: #219595

Caro João Manuel,

Muito obrigado. Cruzei-me de facto com alguns destes nomes nos paroquiais de Melo. Infelizmente muitos casamentos do séc. XVII não têm filiações pelo que se torna tudo muito dificil.

Um abraço
LCM

Resposta

Link directo:

Almeida e Saldanha : Paraná, Brasil (?)

#265803 | Peña Rey | 24 nov 2010 21:40 | Em resposta a: #219079

Por favor, Prosperos.

Sou descendente dos Almeida que viveram em Antonina, Paraná, Brasil - anos 1840 1890 ou mais.
Poderia por favor informar se tem conhecimento dos seus Almeida e Saldanha com os meus ancestrais ?

Clovis Manoel Pena - Curitiba, Paraná - Brasil clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 22:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen