Oficiais de Junot

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Oficiais de Junot

#37390 | aburma | 08 mar 2003 23:08

Gostaria de saber se existe informação sobre os oficiais do exército francês que acompanharam Junot a Portugal.

Caso algum confrade disponha de dados sobre essa matéria, procuro concretamente um oficial de nome Belles.

Obrigado

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais de Junot

#37395 | rgc | 09 mar 2003 00:10 | Em resposta a: #37390

Caro Alexandre Burmester

Espero que não leve a mal aproveitar este"seu"
tópico, para formular uma pergunta respeitante à Legião Portuguesa, que embora formando um "Corpo" distinto, sob o comando do Marquês de Alorna e do general Gomes Freire de Andrade, integrou o exército francês e se portou bravamente nas maiores batalhas.
Um antepassado de meus filhos, por via da mãe, serviu na Legião Portuguesa e fez a Campanha da Rússia.
Sei que se chamava -António Mestre Coelho, nat. de Almodôvar, mas não sei o posto que ocupava. Apenas que serviu muitos anos no Exército, frequentara o Seminário para seguir a vida religiosa e que a espada dele foi oferecida pelo meu sogro ao Comendador Carrilho de Vilhena, de Almodôvar.
Gostaria de saber, onde investigar. Será no Arquivo Militar, certamente; mas que espécie de documentação, pois não tenho prática nenhuma deste género de investigação.
Os meus agradecimentos a quem me der alguma ajuda ou informação.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais de Junot

#37396 | amtf | 09 mar 2003 00:15 | Em resposta a: #37395

Caro Alexandre,

Provavelmente não terá a ver com o que procura mas encontro na GEPB o seguinte:

"BELLES, José Marciano Correia
Tenente de infantaria do exército português, sendo durante as lutas liberais ajudante de ordens e intérprete do comandante do Corpo de Atiradores Portugueses Le Charlier"

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais de Junot

#37433 | aeiou2 | 09 mar 2003 19:41 | Em resposta a: #37390

Caro Alexandre
Julgo que na GELB não sou capaz de me lembrar em que item,se Napoleão,invasões francesas ou outro ligado ao assunto,(não posso verificar pois os meus filhos hoje resolveram arrumar e não tenho acesso à GELB),estão referidos alguns nomes de oficiais portugueses.mas se sabe o nome não há como ir ao AHM a Santa Apolónia e requsitar o processo individual depois de procurar a respectiva cota.Há também várias obras que se podem consultar na sala de consultas.È procurar se alguma interessa.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais de Junot

#37445 | aburma | 09 mar 2003 23:15 | Em resposta a: #37396

Caro António,

O nome que indica é bem capaz de estar relacionado com a minha busca. Concretamente procuro os antepassados de minha trisavó D. Angélica Adelaide Gonçalves Correia Belles, mulher do explorador Serpa Pinto, filha de Pedro Luís Correia Belles e de D. Maria Gonçalves, e natural de Faro. O tenente que menciona poderia muito bem ser seu tio, e o facto de ter servido de intérprete a um indivíduo de nome francês poderá indiciar algo sobre a sua ascendência. Segundo informação familiar, esta minha trisavó descenderia de um oficial de Junot (seria porventura neta de um deles). Estou já há tempos à espera de receber nos Mormons os micro-filmes que cobrem o ano da sua nascença(1850/51) para tentar decifrar este mistério.

Obrigado pela sua ajuda.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais de Junot

#37467 | aburma | 10 mar 2003 15:11 | Em resposta a: #37433

Cara Maria,

Obrigado pelas suas sugestões. De qualquer modo, procuro um oficial francês e não português, pelo que não sei se o AHM me ajudaria, se bem que Santa Apolónia seja o local preferido de Lisboa para muitos tripeiros.:)

Beijinhos extensivos à Matilde

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais de Junot

#37692 | Crisfal | 13 mar 2003 18:52 | Em resposta a: #37433

caros senhores:
Pedindo desde já desculpa ao "dono" deste tópico, como o fez o sr. Rafael Carvalho, aproveito o ensejo para colocar uma questão referente ao general Gomes Freire e seu círculo. Quem tem a oportunidade de conhecer a obra de Sttau Monteiro acerca da morte deste militar nota a presença de um seu amigo, António de Sousa Falcão. Este meu antepassado (pois trata-se do meu quinto avô paterno) além de parente do general era também ele militar e segundo uma informação que vi no felgueiras gaio esteve no "Império" como militar no ano de 1789, ou seja encontrava-s eme terras do Sacro Império (estamos no reinado de Francisco II). A sua ligação ao general pode vir daí, já que Gomes Freire, filho do nosso embaixador na corte áustriaca, nasceu neste estado. Mas sendo Sousa Falcão um militar de carreira, que participou na campanha do Rossilhão(informação novamente dada por F. G.) terá pertencido á legião portuguesa com o seu amigo Gomes Freire? Afinal quando eles se terão conhecido. Bem sei que questões destas são dificieis de responder, até porque nós que somos família não sabemos as respostas. uma só curiosidade, o meu pai recebeu ainda do seu avô umas daquelas correntes que os militares usam ao ombro ( peço perdão pela terminologia mas não me lembra o nome correcto desse artefacto), de metal e que tem gravados símbolos que apontam para a iconografia napoleónica, caso dos fachos da antiga roma, e que eram usados pelo estado francês como seu símbolo desde a queda da monarquia de 1792. terá algum significado?
agradeçendo desde já qualquer contribuição;
Nuno d'Almeida Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Oficiais de Junot

#254512 | Joao Augusto Aldeia | 10 mai 2010 14:37 | Em resposta a: #37445

José Marciano Correia Beles faceleceu em Sesimbra em 1895. O jornal A Vanguarda do dia 2 de Fevereiro de 1895 publica a seguinte correspondência:
(Telegrama) Cezimbra 1 - Faleceu ontem às 7 horas da noite o sr. José Marciano Correia Belles, comerciante, proprietário, carácter probo e honrado; prestou, quando ainda no exercício da clínica, enormes serviços a esta terra. Ocupava elevada posição social; foi nomeado em 1838, por D. Maria II, 1º capitão honorário do exército em atenção aos serviços prestados à causa liberal. É geralmente sentida a sua morte.

Quanto ao tenente-coronel Le Charlier, terá comandado um corpo de atiradores belgas, ao serviço de Portugal, ao lado dos liberais, sob o comando de Sá da Bandeira, durante a guerra civil.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen