família figueiredo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

família figueiredo

#37409 | franfigueiredo | 09 mar 2003 12:29

Gostaria de obter informações sobre a Família Figueiredo tanto no Brasil quanto em Portugal. Meu Avô Antônio Figueiredo era português veio para o Brasil em Torno de 1900
casou-se na cidade do Rio de Janeiro com Maria da Conceição Figueiredo e eram adventistas. Qualquer informação será bem vinda, pois estou iniciando a árvore genealógica.
Desde já agradeço
franfigueiredo

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#37420 | abivar | 09 mar 2003 15:16 | Em resposta a: #37409

Caro Franfigueiredo:

Tal como a maioria dos apelidos (sobrenomes, no Brasil) portugueses, também o de Figueiredo se encontra muito espalhado geografica e temporalmente, pouco se podendo dizer de útil genealogicamente acerca dessa “família” em geral. Aqui no Genea Portugal, fazendo uma busca por famílias, encontrará referências a alguns dos mais antigos Figueiredos documentados e uma extensa lista de titulares e outros indivíduos que usam ou usaram o referido apelido, sem que se saiba, em geral, se têm ou não ligação familiar uns com os outros e com os tais mais antigos documentados. Também encontrará referências à respectiva heráldica. Tudo isto será certamente interessante para si, mas muito pouco lhe poderá adiantar quanto à sua ascendência por essa linha; para isso terá de procurar seguir laboriosamente o que os assentos paroquiais lhe forem indicando. Procurou obter o assento de casamento do seu avô? em princípio ficará a saber de que freguesia era oriundo e quais os nomes dos pais; se conseguir por essa via (ou outras) obter este tipo de informações, poderá então dar-se o caso de alguém já ter investigado algumas linhas da sua ascendência. Devo adverti-lo que, provavelmente, só recuando mais algumas gerações, em geral pelo mesmo processo de consultas de assentos paroquiais, poderá chegar a alguma linha já investigada por outrém. Espero que não se desanime e que, pelo contrário, encare com optimismo este tipo de actividade que acaba por apaixonar muita gente!

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#40274 | franfigueiredo | 21 abr 2003 17:28 | Em resposta a: #37420

Procuro descendentes de Pedro Victor Figueiredo, Elias Figueiredo,José Figueiredo, Zacarias Figueiredo, Paulina Figueiredo, Maria Figueiredo e também no Estado do Rio de Janeiro, Cidade de Rio Claro descendentes de Francisca Maria da Conceição , que teve um filho nesta cidade em 13 de agosto de 1898 de nome Euzébio Figueiredo.
Desde já agradeço
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#40275 | Aqua | 21 abr 2003 18:04 | Em resposta a: #40274

Olá,
Também sou Figueiredo do lado paterno, mas os meus Figueiredos, ao que pude apurar, provêm da freguesia de Paradela, concelho de Barcelos, Distrito de Braga. Ainda não tive tempo para estudar esse ramo da família, mas assim que encontrar alguma coisa, colocarei no fórum.
Cumprimentos
Rosário

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#40345 | vbriteiros | 22 abr 2003 19:41 | Em resposta a: #40275

Olá Rosário.
Sobre Figueiredos de Barcelos obterá seguramente uma boa resposta do nosso confrade Pde. António Júlio Trigueiros, quando ele regressar ao nosso convivio, que esperamos seja em breve.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#40403 | Aqua | 23 abr 2003 17:14 | Em resposta a: #40345

Caro Vasco Briteiros,

Obrigada pela gentileza.

Cumprimentos
Rosário

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#40439 | artur41 | 24 abr 2003 10:34 | Em resposta a: #40274

Cara Francisca


Já procurou contactar com o Colégio Brasileiro de Genealogia do Rio de Janeiro, ou com a Cûria Metropolitana?
Se quiser, posso-lhe dar alguns contactos.

O meu e-mail é: arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#40784 | franfigueiredo | 01 mai 2003 14:13 | Em resposta a: #40439

Caro Artur

gostaria de obter os contatos e o endereço do Colégio Brasileiro de Genealofia do Rio de Janeiro e também da Cúria Metropolitana.
Meu e-mail: fran1@sapo.pt
Um abraço
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#40791 | artur41 | 01 mai 2003 15:31 | Em resposta a: #40784

Cara Francisca


Vou-lhe enviar por e-mail aquilo que pede.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#43694 | franfigueiredo | 19 jun 2003 13:33 | Em resposta a: #40791

Artur!!
Muito Obrigado pela informação, caso em suas pesquisas encontre algo sobre a família Figueiredo por favor me envie. Pois não consigo evolluir em minhas pesquisas.
Um grande abraço
Francisca

Resposta

Link directo:

Figueiredos, de Paradela

#43754 | Vasco Jácome | 20 jun 2003 19:50 | Em resposta a: #40275

Cara Rosário

De facto, em meados do séc. XVII existiram Figueiredos em Paradela e foram estudados por António Júlio. Já foram publicados (não sei se ele ainda tem mais do que o que lá está) na Barcelos Revista, Vol. I, Nº 2 de 1983. Estão ligados ao Casal do Boco e depois à Casa de Requiães. Mas a sua origem seria de Famalicão, Casa do Paço.
Têm também a estranha particularidade de, pelo menos no ramo principal, “virarem” Figueiroas de uma geração para a outra.
Quando tiver alguma coisa sobre os seus, pode-se tentar verificar se entroncam nestes.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#43755 | artur41 | 20 jun 2003 19:58 | Em resposta a: #43694

Cara Francisca


Não tem de quê. Gostaria de saber, com exactidão, aquilo que pretende sobre os "Figueiredos".


Um grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#43844 | Aqua | 23 jun 2003 15:33 | Em resposta a: #43754

Caro Vasco Jácome,

Muitíssimo obrigada pela informação. Com efeito, o meu avô paterno, José Craveiro da Silva Figueiredo, dizia que a sua família era originária de Paradela, freguesia onde, aliás, costumava ir de vez em quando, creio que para visitar alguns parentes. O meu ramo Figueiredo radicou-se em Laúndos, onde meu avô e meu pai nasceram. Mas já na aldeia dizia-se que "os Figueiredos não eram dali". Portanto, resta retroceder mais algumas gerações para ver se é possível entroncar com os Figueiredos do século XVII, que habitaram em Paradela. A respeito de Figueiredo/Figueiroa, conheço um caso semelhante em que uma amiga da minha irmã tem o apelido Sousa, mas o seu avô tem o apelido Souto. Então descobriram que na altura em que registaram o pai dela, por engano colocaram Sousa em vez de Souto. Ninguém mexeu uma palha para resolver a situação e voltar ao apelido antigo, e portanto ela continua a usar o Sousa, o que provavelmente acontecerá também para os seus descendentes, caso venha a ter filhos. Já agora, onde posso encontrar a Barcelos Revista? Na Biblioteca Municipal de Barcelos, talvez?

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#43855 | ajtrigueiros | 23 jun 2003 19:00 | Em resposta a: #43844

Cara Rosário:

Terei o maior gosto em lhe fornecer muitas informações sobre a família Figueiredo de Paradela, que tenho bem estudada. Pedia-lhe que me contactasse para o meu mail

ajtrig@hotmail.com

Se por acaso me puder dar dados mais precisos sobre o seu avô, tal como data de nascimento, filiação, tenho a certeza que o poderei entroncar nesta família, da qual aliás eu próprio descendo.

Agurado pois o seu contacto!

Cumprimento amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#43856 | Vasco Jácome | 23 jun 2003 19:25 | Em resposta a: #43844

Cara Rosário

É bem capaz de ser essa a melhor forma de chegar às revistas, pois são propriedade da Câmara e a publicação é da Biblioteca da Câmara Municipal de Barcelos. Por isso, o contacto com alguma destas instituições é capaz de ser esclarecedor.
De qualquer modo, as referências a Figueiredos e que podem incluir os seus, estendem-se apenas por umas 4 pág. que devem dar 2 fotos no scaner. Por isso, se me quiser dar o seu e-mail, facilmente lhas mando.

Cumprimentos,
Vasco Jácome
vascojacomearrobanetpontosapopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#43892 | Aqua | 24 jun 2003 15:51 | Em resposta a: #43855

Caro António Júlio Trigueiros,

Assim que tiver dados mais concretos sobre a ascendência do meu avô, irei contactá-lo por e-mail. Agradeço a sua preciosa oferta, pois sempre é um trabalho a menos que terei na pesquisa dos meus antepassados. Se, entretanto, eu puder ser útil em alguma coisa que seja do seu interesse, não hesite em contactar-me.

Com os melhores cumprimentos,
Rosário

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#43893 | Aqua | 24 jun 2003 15:55 | Em resposta a: #43856

Caro Vasco Jácome,

Muito obrigada pela oferta. Se quiser, pode enviar para este endereço:

aquasafiriarrobayahoopontocompontobr.

Ou então, se preferir, pode pedir ao moderador o meu outro endereço de correio electrónico.

Com os melhores cumprimentos
Rosário

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#43947 | Vasco Jácome | 25 jun 2003 19:46 | Em resposta a: #43893

Cara Rosário

Acabei de lhe enviar a mensagem para o endereço indicado. Chamo a atenção para o facto de ter mais de 1,2 Mb.
Agradecia que depois me confirmasse a sua recepção (ou não...).

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#43976 | Aqua | 26 jun 2003 16:10 | Em resposta a: #43947

Caro Vasco Jácome,

A sua mensagem chegou em perfeitas condições.
Obrigada.

Rosário

Resposta

Link directo:

RE: família figueiredo

#44072 | franfigueiredo | 29 jun 2003 16:11 | Em resposta a: #43755

Caro Artur!
Gostaria de obter informações sobre os Figueiredos que entraram no Barsil em torno de 1898 e que vieram para Minas.
Meu avô Antônio Figueiredo veio de Águeda Portugal nesta época se casando com Francisca Maria da Conceição , tiveram um filho na cidade de Rio Claro Rj de nome Euzébio Figueiredo.
Espero encontrar informações sobre outros Figueiredos que possam estar relacionados a minha família.
Um abraço
Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredos, de Paradela

#44091 | pbm | 30 jun 2003 08:11 | Em resposta a: #43855

Li o intercambio de mensagens com interesse. Sabe-me dizer alguma coisa sobre um certo Nuno de Figueiredo Barbosa, consul português em Paris entre 1834-35? Temos um retrato muito interessante de um senhor que foi "trisavô" pensamos da minha avó (Maria Helena da Silva Guerra Gonçalves) e a única pista que temos são que viveu em Paris, que tinha ligações com a família Barbosa, e que casou com uma francesa. Infelizmente, moro na Bélgica, e não tenho a oportunidade de vir a Portugal à Torre do Tombo.

Muito obrigado por qualquer pista que me possa fornecer.

Philip Bastos Gonçalves Martin

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen