Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Brasil

Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#37418 | rmfrp | 09 mar 2003 14:55

Caros colegas:

Procuro informações sobre origem do apelido Lampreia da família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira.

A esta família pertenceu o diplomata João de Oliveira de Sá Camelo Lampreia, nascido em 1864 e que se estabeleceu no Brasil onde deixou descendência (indicada no "Dicionário das Famílias Brasileiras", de Carlos Eduardo de Almeida Barata e Antonio Henrique da Cunha Bueno) falecendo no Rio de Janeiro em 1943.

Na base de dados do Genea Portugal apenas encontrei Luís de Sá Camelo Lampreia (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=67220), contemporâneo do anterior e que poderá ser seu irmão pois era filho de José de Sá Camelo Lampreia e Sindina de Oliveira.

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#65965 | Cau Barata | 26 mai 2004 14:59 | Em resposta a: #37418

Rio de Janeiro, 26.05.2004 - 10:55

De Carlos Eduardo de Almeida Barata
Para Rui Pereira

Prezado Rui,

Aos poucos, estou consultandos antigas perguntas feitas aos amigos da GENEAL-SAPO e, neste instante, deparei-me com sua dúvida:

Luís de Sá Camelo Lampreia, citado pelo senhor, e que consta dos costados da Geneal-SAPO, nascido em Portugal, Madeira 26.03.1867 + 12.01.1903, realmente é irmão do diplomata João de Oliveira de Sá Camelo Lampreia, que cito no Dicionário das Famílias Brasileiras, cujas datas exatas, de nascimento, é 10.09.1863, em Funchal (Madeira).

Deixou geração do seu casamento, a 07.02.1885, em Lisboa - Portugal, com Amélia de Campos Ferreira Lima, nascida a 20.08.1867, em Lisboa - Portugal.

No entanto, discordo da paternidade apresentada para o vosso Luís de Sá Camelo Lampreia, pois, sendo irmão do diplomata João de Oliveira de Sá Camelo Lampreia, possuem os seguintes costados:

Filhos de:
2. Francisco Joaquim de Sá Camelo Lampreia, e de
3. Sindina (ou Ascendina) Natália de Oliveira.

Netos paternos de :
4. João Lampreia-de Sarre, nascido a 14.01.1790, em Castro Marim, Algarve, e falecido a 16.09.1856, na Ilha da Madeira; e de
5. Isabel Hermínia de Sá Camelo, natural de Moura, Alentejo. Aqui teve origem a união dos apelidos Sá Camelo Lampreia.

Bisnetos paternos de:
8. João Velho de Sarre e Gusmão, natural de Castro Marim; e de
9. Ângela Rita de Figueiredo Lampreia.

É o que tinha para acrescentar aos estudos dos Lampreias que, por questão de espaço, junto com quase 300 mil famílias que tinha em meus bancos de dados, não foi possível colocar no Dicionário das Famílias Brasileiras.

Atenciosamente
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#66009 | rmfrp | 27 mai 2004 00:01 | Em resposta a: #65965

Caro Carlos Eduardo de Almeida Barata:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua resposta e saudar o seu regresso ao Fórum.

No entanto, devo referir que, pouco tempo depois de ter colocado aqui no Fórum a mensagem a que agora respondeu, consegui após uma longa pesquisa que durou vários meses, envolvendo consultas a muitos arquivos e inúmeras fontes, estabelecer os entroncamentos do ramo Sá Camelo Lampreia nas famílias Lampreia e Sarre, de que descendo.

De tal facto dei conta aqui no Fórum a 10.06.2003 em resposta ao colega Inacio Ricardo, que também procurava informação desta família:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=43202&fview=c

O conjunto de informações que agora me dá é absolutamente idêntico ao que coloquei na mensagem acima citada, pelo que apenas posso concluir que ocorreu aqui um curioso circuito fechado em que dados por mim fornecidos acabaram por me ser enviados de novo depois de passarem por vários intermediários.

A filiação que apresentei para Luís de Sá Camelo Lampreia era a que constava da base de dados do Genea Portugal. Naturalmente, quando depois encontrei Francisco Joaquim casado com Sindina/Ascendina ocorreu-me imediatamente que existiria um erro na base de dados relativamente ao pai de Luís.

Continuo muito interessado em todos os dados referentes à família Camelo Lampreia, e nomeadamente à sua descendência brasileira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#66319 | Cau Barata | 01 jun 2004 07:10 | Em resposta a: #66009

Rio de Janeiro / 02.06.2004 / 03:13 manhã


Prezado Rui Pereira

Minhas desculpas em não ter acompanhando os debates em torno da família Lampreia, e ter sido repetitivo, com relação a ancestralidade dos mesmos.

O Conselheiro João de Oliveira Sá Camelo Lampreia, conforme já é do vosso conhecimento, é nascido a 10.09.1863, na Ilha da Madeira, e falecido em 1943. Ministro de S.M. El Rei D. Manuel de Portugal, junto ao governo brasileiro. Deixou geração de seu cas., a 07.02.1885, em Lisboa, com Amélia de Campos Ferreira Lima, nascida a 20.08.1867, em Lisboa.

Entre os descendentes do casal, registram-se:

I.1 - o filho, Francisco de Lima Camelo Lampreia ? que faz parte dos seus trabalhos;

I.2 ? o filho, José Lima de Sá Camelo Lampréia, nascido a 26.11.1885, Portugal. Também diplomata. Deixou geração do seu casamento, a 30.09.1911, no Rio de Janeiro, com Celina de Souza Leão Gracie, nascida a 21.12.1885, no Rio de Janeiro, filha de Samuel Gracie e de Maria Luiza de Souza Leão. Tiveram, pelo menos, três filhos:

II-1. José Eduardo Gracie Lampreia, casado com Maria da Glória Rodrigues.

II-2. Maria Luiza Gracie Lampreia

II-3. João Gracie Lampréia, nascido a 17.11.1912, Santos, São Paulo ? Brasil. Também diplomata. Deixou geração do seu cas., a 25.07.1940, no Rio de Janeiro, com Maria Carolina Guimarães Palmeira, nascida a 19.11.1909, no Rio de Janeiro, filha de Hermes Carlos Palmeira e de Carolina Buarque Pinto Guimarães. Tiveram, pelo menos, dois filhos:

III-1. Luiz Felipe Palmeira Lampréia, nascido a 19.10.1941, no Rio de Janeiro. Também diplomata, Ministro das Relações Exteriores. Com geração.

III-2. Carolina Palmeira Lampreia, nascida a 05.05.1946, em Genebra, Suíça ("Carolete")

Meus cumprimentos,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#66404 | rmfrp | 01 jun 2004 23:15 | Em resposta a: #66319

Caro Cau Barata:

Muito obrigado pelas novas informações sobre a família Camelo Lampreia, que são muito importantes para a minha pesquisa.

Posso fazer uma pequena correcção à data de nascimento do Conselheiro Camelo Lampreia. De facto, ele não nasceu a 10 mas sim a 16 de Setembro de 1863. A data de 10 de Setembro consta no registo de casamento (pelo menos eu li assim quando o consultei) mas o baptismo, que mais tarde localizei, indica 16.

Tenho seguido com muito interesse todas as suas recentes intervenções, nomeadamente as que se referem à passagem de portugueses ao Brasil, e se encontrar alguma outra ligação com famílias do meu conhecimento não deixarei de o informar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#120036 | FLampreiaCarv | 03 jun 2006 23:41 | Em resposta a: #37418

Prezado Rui Pereira,
Sou da 8a. geracao Lampreia, bisneta de Joao Oliveira de Sa Camelo Lampreia (Conselheiro Lampreia). Pelo que consta na arvore genealogica preparada por minha prima Carolina, as geracoes sao as seguintes:
1- Joao Velho Sarre casou-se com (?)- pai de Joao Velho de Sarre e Gusmao que faleceu em 1831.
2- Joao Lamprea de Figueiredo Mascarenhas casou-se com (?) - Pais de Angela Rita de Figueiredo de Mascarenhas Lamprea
2- Marechal de Campo Joao Lamprea de Sarre (nascido em 1798) filho de Angela Rita de Figueiredo Mascarenhas Lamprea e Joao Velho de Sarre e Gusmao
2- Ainda na seguinda geracao Joaquim de Sa Camello casado com Maria EUgenia Bernarda de Portugal (nao sabemos por que 'de Portugal')- filha Isabel Ismenia de Portugal (de Sa Camello Lampreia) esta casada com Marechal de Campo Joao Lamprea de Sarre
3- Isabel Ismenia de Portugal (de Sa Camello Lampreia) casada com Marechal de Campo Joao Lamprea de Sarre- filho Francisco Joaquim de Sa Camello Lampreia (1829-1876)
4- Francisco Joaquim de Sa Camello Lampreia (1829-1876) casou-se com Sindina de Oliveira (1829-1909) -filhos Joao Oliveira de Sa Camelo Lampreia (1863 (funchal) - 1943 (Rio)) casado com Amelia Ferreira de Lima (1867-1944), meus bisavos.
NB Irmaos de Joao Oliveira de Sa Camelo Lampreia : Isabel, Luiz (casado com Salema)
5- Filhos de Joao Oliveira de Sa Camelo Lampreia e Amelia Ferreira Lima: Jose Ferreira Lima de Sa Camelo Lampreia (1885 -Lisboa- 1996 (Rio); Francisco de Sa Camelo Lampreia (1891- Lisboa- 1965 (Rio) -Meu avo materno; Maria da Conceicao Ferreira Lima de Sa Camelo Lampreia, (1893-1975) e Maria Amelia Ferreira Lima de Sa Camelo Lampreia (1902-1974) [as duas filhas nunca se casaram e viveram no Rio de Janeiro]
6- Filhos de Francisco de Sa Camelo Lampreia (1891-1965) meu avo casado com Elisa Sousa Gomes - Maria Amelia S.G. Lampreia, Francisco G.S. Lampreia, Luis S.G. Lampreia, ELisa S.G. Lampreia (minha mae 'Elisinha'), Isabel S.G. Lampreia
7- Elisa S.G. Lampreia caso-se com Paulo Affonso Vasconcellos Carvalho- filhos Ana Maria Lampreia Carvalho, Laura Lampreia Carvalho, Eduardo Lampreia Carvalho, Manuel Lampreia Carvalho e Fatima Lampreia Carvalho (todos nascidos no Rio de Janeiro) -eu estou fazendo uma investigacao em Portugal portanto vivendo aqui em Lisboa ate Outubro 2006. Poderia completar a arvore genealogica mas nao sei se e de interesse.

Com meus melhores cumprimentos
Fatima Lampreia Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#120047 | rmfrp | 04 jun 2006 01:27 | Em resposta a: #120036

Cara Fatima Lampreia Carvalho:

Foi com grande alegria que li a sua mensagem. Como terá deduzido do teor das minhas mensagens anteriores neste tópico, somos ainda parentes pois também eu descendo das famílias Sarre e Lampreia. A nossa ligação mais próxima é pelos Lampreias, no século XVIII, enquanto para atingir a ligação pelos Sarres é necessário recuar ao século XVII.

O seu apelido/sobrenome Lampreia provém da família Lampreia Guerreiro da vila de Mértola, no Baixo Alentejo, tendo passado a Castro Marim, no Algarve, nos inícios do século XVIII. Nesta última vila ocorreu a ligação à família Velho de Sarre, que já se encontrava em Castro Marim pelo menos desde o século XVI.

Para ver os ascendentes de D. Ângela Rita de Figueiredo Mascarenhas Lampreia Guerreiro basta consultar, na base de dados do Genea Portugal, a página de sua irmã, a minha 7a. avó D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo, e seguir as ligações que aí se encontram:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114495

Chamo apenas a atenção para o facto de a geração mais antiga apresentada para os Lampreias (cuja colocação foi da minha inteira responsabilidade) - "Manuel Lampreia Guerreiro, * c. 1550" - não dever ser considerada. Concluí que a indicação de que o nosso antepassado João Lampreia Guerreiro (* c. 1580) era filho deste Manuel, e que aparece num documento do século XVIII, tinha sido resultado de uma confusão com pessoas mais recentes. Assim, a filiação de João Lampreia Guerreiro deve ser considerada como totalmente desconhecida.

Relativamente ao marido de D. Ângela, João Velho de Sarre - que me parece que não era Gusmão, apesar de esse apelido adicional constar de um dos documentos que o seu bisavô, Conselheiro Lampreia, doou ao Arquivo Histórico Militar de Lisboa em 1934 - ele foi Tenente de artilharia e faleceu em 1831 na prisão do Limoeiro, em Lisboa, onde estava por ser apoiante das forças liberais de D. Pedro contra D. Miguel. Era filho de um outro João Velho de Sarre, Capitão de Infantaria das Ordenanças, e de sua mulher Joana Martins Teresa, que casaram em 1753, neto paterno de outro João Velho de Sarre e de Maria Pereira, que casaram em 1722, bisneto por varonia de Belchior Fernandes e Isabel de Sarre, que casaram em 1700, e trineto, pela bisavó Isabel, de João Velho de Sarre e Inês Rodrigues, que são também meus antepassados (10s. avós):
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114717

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#120104 | FLampreiaCarv | 05 jun 2006 09:43 | Em resposta a: #120047

Caro Rui,
Foi uma boa supresa a sua resposta e sobretudo saber que somos parentes. Verifiquei os links mas em nenhum momento encontrei uma arvore genealogica ou material iconografico. Gostaria de saber se pretende escrever um livro sobre a genealogia da familia.

Com meu melhores cumprimentos

Fatima

Resposta

Link directo:

RE: Família Sá Camelo Lampreia, da ilha da Madeira

#120140 | rmfrp | 05 jun 2006 21:44 | Em resposta a: #120104

Cara Fatima Lampreia Carvalho:

A minha mãe e eu próprio vimos investigando estes e outros ramos da nossa ascendência há já vários anos e temos prevista a publicação de um trabalho sobre a nossa família Lampreia.

Relativamente aos dados disponíveis neste site, a partir das páginas cujos links indiquei é possível seguir as linhas de ascendência ou descendência clicando nos nomes dos pais ou filhos constantes da página. A opção "Costados" permite ver uma árvore de ascendência até aos bisavós, mas só está disponível para os assinantes dos serviços do Genea Portugal.

Caso prefira contactar-me por e-mail, o meu endereço é:
rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 20:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen