Familia da Fonseca Monteiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia da Fonseca Monteiro

#3742 | mdafonseca | 03 mai 2001 10:04

Gostaria de construir a arvore da familia da Fonseca Monteiro em que o ultimo ancestral que eu tenho conhecimento
nasceu no concelho de Almeida entre 1897 e 1900 eo seu nome era Jerónimo da Fonseca Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#28045 | Fonseca74 | 04 out 2002 10:53 | Em resposta a: #3742

Eu chamo-me Daniel da Fonseca Monteiro, sou de Leiria, onde existe onde tenho mias familiares tanto fonseca como monteiro.
Sei que os Fonseca são oriundos de ~são martinho de mouros concelho de resende, e que devem ser parentes dos fonseca da galiza. quanto aos monteiro não sei de onde são originários,mas espero que estas informações embora puoco seguras o ajudem.

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#28119 | mdafonseca | 05 out 2002 12:13 | Em resposta a: #28045

Não sei se isso a ajuda em alguma coisa, mas na Guarda existe um grande numero de ''Fonsecas'', em Leiria desconhecia, mas é sempre bom saber

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#28959 | rmfrp | 17 out 2002 16:31 | Em resposta a: #3742

Caros colegas:

Tenho conhecimento da existência de uma família Fonseca Monteiro com origem em Trás-os-Montes e que passou ao Algarve. Embora desconheça se existe uma ligação com os Fonseca Monteiro de Almeida, ou os de Leiria, aqui deixo os dados que tenho:


§ 1

1. MANUEL MONTEIRO DA FONSECA, natural de Lamego, casou com INÊS MARIA, natural de Lamego. Tiveram:
- 2. JOÃO MONTEIRO DA FONSECA, que segue.

2. JOÃO MONTEIRO DA FONSECA, natural de Lamego. Foi tabelião, administrador da Comenda do Conde de Soure, Sargento-Mor de Ordenanças em Castro Marim, Juiz Ordinário em Castro Marim e Vila Real de Santo António. Foi o primeiro Vereador nomeado para a Câmara da recém-edificada Vila Real de Santo António, e um dos dois nomeados para em representação da mesma irem a Lisboa beijar a mão de D. José I em agradecimento. Casou duas vezes. A primeira com ENGRÁCIA MARIA, natural de Lamego, filha de João de Paiva e de Maria Rebelo. Tiveram:
- 3. TRISTÃO JOSÉ DA FONSECA MONTEIRO, nascido em 28.05.1738 em Castro Marim. Foi Desembargador da Relação do Rio de Janeiro, Cavaleiro da Ordem de Santiago e Fidalgo de Cota de Armas (Monteiros e Fonsecas) por carta de 11.03.1790.
João Monteiro da Fonseca casou segunda vez em Castro Marim a 24.02.1744 com D.ROSA BÁRBARA PEREIRA, natural de Faro, filha do Dr. Miguel Lopez Pereira e de D. Ana Maria da Rosa. Tiveram:
- 3. JOSÉ LOPES DA FONSECA MONTEIRO, que segue abaixo.
- 3. MIGUEL LOPES DA FONSECA MONTEIRO, que segue no § 2.
- 3. FRANCISCO JOSÉ DA FONSECA MONTEIRO, a quem foi feita mercê do Hábito de Cristo, que renunciou no seu meio-irmão Tristão.

3. JOSÉ LOPES DA FONSECA MONTEIRO, natural de Castro Marim onde faleceu a 13.07.1821. Casou duas vezes. A primeira em Portimão a 06.12.1770 com D. MARIA CATARINA, natural de Portimão, filha do Cap. Pedro Mendes Correia e de Maria Antónia Micaela. Não conheço descendência deste casamento. A segunda em Castro Marim a 02.06.1806 com D. MARIANA BENEDITA DO VALE E SOUSA NOGUEIRA MIMOSO, natural de Castro Marim, filha do Maj. António José Nogueira Mimoso e de D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo. Tiveram:
- 4. D. ROSA BENEDITA, natural de Castro Marim. Casou em 20.08.1835 em Tavira (Santiago) com MANUEL MADEIRA NOBRE, filho de Manuel Madeira Nobre e de D. Maria José Furtado de Mendonça.
- 4. JOSÉ ANTÓNIO DA FONSECA MONTEIRO, que segue.
- 4. JOAQUIM, nascido em Castro Marim a 22.12.1821.

4. JOSÉ ANTÓNIO DA FONSECA MONTEIRO, natural de Castro Marim. Casou em 20.03.1843 em Tavira (Santiago) com sua prima D. MARIA CAROLINA DE BRITO MONTEIRO, natural de Tavira (Santa Maria), filha de Urbano Xavier Henriques da Fonseca Monteiro e de D. Maria Francisca de Brito França. Tiveram pelo menos seis filhas, entre as quais:
- 5. MARIA LUÍSA (indicada no baptismo como sexta do nome), nascida a 23.03.1860 em Tavira (Santa Maria) e falecida na mesma freguesia em 19.01.1861.


§ 2

3. MIGUEL LOPES DA FONSECA MONTEIRO, natural de Castro Marim. Foi Sargento-Mor de Ordenanças e Vereador. Também aparece como "Doutor", pelo que deveria ter formação universitária. Casou com D. ANA CÂNDIDA XAVIER URBANO, natural de Faro, filha do Dr. Urbano Xavier Henriques e de D. Josefa Maria Xavier Urbano. Tiveram:
- 4. URBANO XAVIER HENRIQUES DA FONSECA MONTEIRO, que segue.
- 4. D. ROSA BÁRBARA MONTEIRO. Casou em 04.03.1845 em Castro Marim com ANTÓNIO JOSÉ MENDES, filho de Manuel Mendes Chanoca e de Maria Mendes.
- 4. D. MARIA BENEDITA DA FONSECA, que segue no § 3.

4. URBANO XAVIER HENRIQUES DA FONSECA MONTEIRO, natural de Castro Marim. Casou com D. MARIA FRANCISCA DE BRITO FRANÇA, natural de Tavira, filha de João Pedro de Brito e de D. Violante Rosa. Tiveram:
- 5. D. MARIA CAROLINA DE BRITO MONTEIRO, natural de Tavira (Santa Maria). Casou em Tavira (Santiago) em 20.03.1843 com seu primo JOSÉ ANTÓNIO DA FONSECA MONTEIRO, conforme indicado no § 1.


§ 3

4. D. MARIA BENEDITA DA FONSECA, natural de Castro Marim. Casou com o seu primo FÉLIX JOSÉ LOPES RAMOS, natural de Castro Marim, Vereador, Major comandante do terço e depois Capitão-Mor desta Vila, filho de José Félix Lopes Ramos, Sargento-Mor e Capitão-Mor de Castro Marim, e de D. Ana Margarida. Tiveram:
- 5. D. MARIA MANUELA BENEDITA RAMOS, natural de Castro Marim. Casou em 11.10.1841 em Castro Marim com o Alferes ANTÓNIO RIBEIRO FERNANDES, filho do Dr. José Rivera e de D. Teresa Fernandez.


Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#97410 | mdafonseca | 04 ago 2005 22:20 | Em resposta a: #3742

Quatro anos se passaram sem que tivesse noticias de familiares do meu avô paterno Jerónimo da Fonseca Monteiro.
Agradecia a quem tivesse alguma informação sobre esta familia, com origem em Porto de Ovelha, concelho de Almeida, distrito da Guarda, o favor de me informar.

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#97411 | Cordeiro | 04 ago 2005 22:30 | Em resposta a: #97410

Ola eu sei que na regiâo de Marco de Canaveses existem muitos muitos Monteiros quase a metade das pessoas tem esse apelido
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#97417 | mdafonseca | 04 ago 2005 23:33 | Em resposta a: #97411

Vou continuar a procurar.
Obrigado pela informação
Manuel da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#240530 | joao afonso | 28 set 2009 17:57 | Em resposta a: #97410

em badamalos talves exista informação sobre Jerónimo da Fonseca Monteiro este de que falo era meu sogro e se nao me engano descende de porto de ovelha e era casado com Maria Adelaide barreira são seus filhos delfina,isabel,florescia,Joaquim ,António,José (já falecido) Manuel e Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#240622 | monteirop | 29 set 2009 14:31 | Em resposta a: #240530

em porto de ovelha , podemos encontrar um conjunto de familias . mas os nomes mais frequentes sao:
afonso, videira e monteiros . tambem alguns veigas .
mas o nome mais encontrado sao os monteiros.

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#240626 | monteirop | 29 set 2009 15:27 | Em resposta a: #240622

mas para ter a certeza , convem que adquira a certidao de nascimento dos seus pais , seguida avos, e por ai fora...
encontran se na T.Tombo - guarda-almeida-porto de ovelha - n.s. da expectação

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca Monteiro

#240640 | monteirop | 29 set 2009 17:53 | Em resposta a: #240626

desde que consiga as certidoes dos seus pais e avos.... o restou procura se na torre do tombo, mas para isso precisa que leia nas respectivas certidoes os locais onde pertenciam os seus pais e avos....
A TT tem registos cerca de 1500 + - ate 1900 ... da zona de porto de ovelha e arredores... alguns podem se encontrar no arquivo distrital da guarda , pois este arquivo nao entregou a totalidade dos livros a torre do tombo.
quando eu fiz a pesquisa sa minha familia, tive de me desdobrar entre a torre do tombo e o arquivo distritral.
tente as certidoes quem sabe nao será mais facil... ajudar.

Resposta

Link directo:

Familia da Fonseca Monteiro

#383823 | mdafonseca | 21 ago 2017 17:32 | Em resposta a: #240640

Obrigado monteirop, estive em Porto de Ovelha em Fev 2017 e com uma folha de árvore deste ramo da Família, já consegui recuar até por volta de 1730, sendo que datas confirmadas, a mais antiga que tenho é de 1888, ano de nascimento do meu avô paterno em Porto de Ovelha. Consegui ir até ao casamento que deu origem aos Fonseca Monteiro. Abraço
Manuel da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 18:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen