Familia Ribeiro de Castro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Ribeiro de Castro

#37423 | aluizioalac | 09 mar 2003 15:47

Caro Amigos do Forum.
Gostaria de informações sobre a Família Ribeiro de Castro que veio para o Brasil.Da descendencia desta familia tenho notícias de José Ribeiro de Castro, casado com Maria Magdalena Rosa de Castro entre 1820 e 1830 e de seus filhos: Leopoldo Ribeiro de Castro, Luiz Ribeiro de Castro e João Nepomoceno Ribeiro de Castro. Esta familía não está relacionada ao Cap.Mor Manuel Antonio Ribeiro de Castro que nasceu em 08/11/1767-São Miguel das Caldas-Guimarães. Último Capitão Mor de Campos-RJ, casado com Anna Francisca Pinheiro de Castro em 24/05/1797 na Catedral de Campos.
Agradeço a ajuda.
Aluizio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#37458 | mcc | 10 mar 2003 13:38 | Em resposta a: #37423

Caro Sr.

Desconheço se esses Ribeiro de Castro de que fala têm qualquer relação com os Ribeiro de Castro de Lisboa. Conheço, por sinal, um AmzalaK Ribeiro de Castro. Caso pertença à mesma família, pode solicitar o meu endereço electrónico ao moderador.Enviarei o contacto para que possa tirar a questão a limpo.

Com os melhores cumprimentos
MCC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#37854 | aluizioalac | 16 mar 2003 13:06 | Em resposta a: #37458

Grato por atender a minha solicitação.

Aluizio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#41405 | aluizioalac | 11 mai 2003 13:39 | Em resposta a: #37423

Caros Amigos do Fórum,
Cont. da Pesquisa da Família Ribeiro de Castro no Brasil.
Gostaria de incluir na pesquisa desta Família, os nomes de Leandro Ribeiro da Graça e Isabel Maria do Nascimento, pais de José Ribeiro de Castro. Este Leandro nascido em 1713 em Portugal.
Agradeço q.q. ajuda.

um abraço,
Aluizio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#130276 | gparacatu | 06 out 2006 18:04 | Em resposta a: #37423

Caro Aluizio,

Êsses Ribeiro de Castro a que se refere são de Minas? Descendo por um tronco de uns R. de Castro que se estabeleceram na região de Oliveira - Mg e que deram origem aos Castros Botelhos e Castros Magalhães de Araxá - Mg ; descendo dos Castro Botelho e estou à procura de alguma pista desses R. de Castro de Oliveira, o que está sendo muito difícil. Se a sua procura tiver relação com a minha, responda - me.

Seu xará Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#130612 | aluizioalac | 09 out 2006 18:58 | Em resposta a: #130276

Prezado Aluisio Botelho,

Ainda não tenho notícias de Castro Botelho e nem Castro Magalhães na minha pesquisa. Estou procurando descendentes dos irmãos Leopoldo e Luis Ribeiro de Castro em Salvador-BA no período após 1830.
Existe um livro chamado: Castro tesouro de familia, cujo autor é o Samuel.

um grande abraço,

Aluizio.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#184293 | anabrasil | 10 fev 2008 01:16 | Em resposta a: #130612

CAROS COLEGAS,

NA CERTIDÃO DO MEU AVÔ MARIO FREDERICO D'ARAGÃO MAGALHÃES NASCIDO EM MONÇÃO EM 1904, CONSTA COMO ESCRIVÃO DO CARTÓRIO fREDERICO RIBEIRO DE CASTRO CEZAR E MARIA DA GLÓRIA MAGALHÃES, QUE SEGUNDO A CERTIDÃO SÃO TIOS DO MEU AVÔ.
ALGUÉM POSSUI ALGUMA INFORMAÇÃO???

AGRADEÇO,
ANA PAULA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#184328 | Samuel C O Castro | 10 fev 2008 13:02 | Em resposta a: #41405

Estimado Aloísio,

Só hoje li este tópico. Não sei se trata-se da mesma pessoa, mas tenho em minha Grande base dos Castros um Leandro Ribeiro de Castro, N-1713, que abaixo exponho. Esses dados foram conseguidos do BTH (Boletim de Trabalhos Históricos), de Guimarães, que encontra-se no site www.csarmento.uminho.pt/amap.asp ou arquivo.municipal@cm-guimaraes.pt .

Note que o Leandro também teve um irmão chamado José Ribeiro de Castro, que teria vindo para Cachoeira (Bahia). Será que o Leandro seria pai ou irmão do José que referes ?

Caso confirmar a ascendência que abaixo lhe exponho, peço sua gentileza de me informar.

Para que eu possa incluir na Grande base, peço-lhe o favor de informar para meu e-mail castro ponto genealogia arroba bol ponto com ponto br toda a descendência que tens do referido Leandro, que será com prazer que ali constarão.

Agradeço-lhe no que for possível disponibilizar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP


Maria de Castro – N-1636 – B-20-...-1636, Creixomil - F-1704 - Esposo: Domingos Lourenço Peixoto
C-10.7.1655, na Igreja de São Martinho de Candoso – Ele Sr. da Casa do Assento, São Martinho de Candoso.
BTH, pg 64, 66, 67 e 101, árv 1 - Fhs:
a) João – b) Maria – N-1666 - c) Ângela - N-1670 – F-1724
d) Jerônima de Castro – N-1672 – F-1752 - Da Casa do Assento
Esposo: Baltazar Ribeiro – F-1692 - Sr. da Quinta Casal Paço Santa Cristina de Cerzedelo – BTH, pg 101, árv 1 - Fhs:
1) Miguel Ribeiro de Castro - N-1696 - Alferes de Ordenança no Porto de S. Pedro de Muritiba, Cachoeira, Brasil. Negociante de grosso trato – FSO.
2) Jerônima Ribeiro de Castro – N-1698 - 3) Bento - 4) Ângela – N-1703
5 Antônio Ribeiro de Castro – N-1705 – Esposa: Ana Ribeiro – C-1732
6) Manuel de Castro – N-1710
7) Leandro Ribeiro de Castro – N-1713
8) José Ribeiro de Castro – N-1712 – Foi para Cachoeira, Brasil, onde viveu
9) Antônia de Castro – N-1715 - Solteira
10) Jerônima de Castro – N-1693 – F-1714 – BTH, pg 101, árv 1

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#184329 | Samuel C O Castro | 10 fev 2008 13:05 | Em resposta a: #184293

Estimada Ana Paula,

Em minha Grande base dos Castros tenho muitos dessa família em Monção, mas não o Frederico que citaste. Caso você vier a descobrir a ascendência dele, peço sua gentileza de me informar, pois será com prazer que voltarei a verificar se consta na referida base, ou mesmo fazer o entroncamento, que tenho grande interesse. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#209258 | TTLaranjo | 26 set 2008 03:10 | Em resposta a: #130276

Sou colateral dos Ribeiro de Castro de Oliveira e/ou Bom Sucesso-MG. Tenhos parentes que descendem diretamente de Mizael Ribeiro de Castro, filho do Comendador Mariano Ribeiro de Castro, da Fazenda capão Redondo em Oliveira.
Estou procurando saber quem foram os ascendentes do Comendador Mariano, a fim de dar continuidade ao meu estudo da genealogia desse ramo dos Castros. Se o senhor souber algo que possa acrescentar alguma informação ao meu estudo, por favor entre em contato. Obrigada. TTLaranjo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#209282 | Samuel C O Castro | 26 set 2008 15:08 | Em resposta a: #209258

TTLaranjo,

Em minha base que estou a montar sobre a família Castro não encontrei os nomes informados.

Caso descobrires a ascendência do Comendador Mariano, peço sua gentileza de me informar, pois será com prazer que reverei se entronca na referida base.

Não sei se já teve a oportunidade de ver o site http://br.geocities.com/ferreiradecastro/ConteudoQuemsomosnos.htm que retrata o ramo a que referiste.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#209291 | TTLaranjo | 26 set 2008 17:04 | Em resposta a: #209282

Prezado sr. Samuel, já vi a página dos Ferreira Castro, de Lênio de Castro Lara. Ele não cita infelizmente nenhum nome que pudesse ser ascendente do Comendador. Parece que nossa genealogia parou por aí. Claro que se eu tiver acesso a algum dado referente a esse ancestral, eu o informarei ao senhor. Obrigada pela resposta. Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#213349 | LSpiritus | 16 nov 2008 12:57 | Em resposta a: #37423

Sou descendente do Cap.Mor Manuel Antonio Ribeiro de Castro, gostaria de trocar idéias e dados.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#213350 | LSpiritus | 16 nov 2008 12:59 | Em resposta a: #37423

Sou descendente do Cap.Mor Manuel Antonio Ribeiro de Castro, gostaria de trocar idéias e dados.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#213404 | Samuel C O Castro | 17 nov 2008 10:42 | Em resposta a: #213349

LSpiritus,

Em minha base que estou a montar da família Castro, tenho o Cap. mor Manuel Antônio Ribeiro de Castro. Se você puder fazer a gentileza de me informar a descendência dele, será com prazer que ali incluirei.

Para facilitar, estou solicitanto seu contato ao Geneall, que lhe disponibilizará meu e-mail. Na oportunidade, lhe enviarei o que dele possuo.

Antecipadamente agradeço. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#213627 | LMoraes | 20 nov 2008 11:22 | Em resposta a: #213349

Sou descendente do Cap.Mor Manuel Antonio Ribeiro de Castro, gostaria de trocar idéias e dados.
Onde está o Aluizioalac ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#233370 | numeriano | 04 jul 2009 20:44 | Em resposta a: #184293

Cara Ana Paula meu nome e Claudio Cesar Magalhaes Numeriano e tenho eu certidao do mario frederico aragao magalhaes meu avo, onde consegui a sua? Sera que somos parentes? Meu endereco claudion@bellsouth.net

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#284753 | CCASTRORIBEIRO | 15 ago 2011 21:17 | Em resposta a: #184329

Me desculpe ! só tenho enteresse de saber onde morreu o major Antonio Ribeiro de Castro !!
Dos demais não tenho informaçãoes ...
Se alguem puder me responder !!!!! agradeço muuuuiiitooo..

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#284797 | Samuel C O Castro | 16 ago 2011 12:49 | Em resposta a: #284753

Prezado CCastroRibeiro,

Em minha base tenho alguns Antônio Ribeiro de Castro, sem saber se algum deles foi Major.

Para que eu e outros colegas possamos responder-lhe com segurança, peço o favor de informar dados complementares da pessoa que procuras, como nome dos pais e da esposa dele.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#284799 | CCASTRORIBEIRO | 16 ago 2011 14:12 | Em resposta a: #284797

Meu caro Samuel

O pai de Antonio Ribeiro de Castro Foi Manuel Antonio Ribeiro de Castro ...
A mãe foi Anna Francisca Baptista de Almeida Pinheiro

Esquece o que eu disse sobre (Major) Não sei bem o que ele foi..


Fico no aguardo

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#284801 | Samuel C O Castro | 16 ago 2011 15:04 | Em resposta a: #284799

Prezado CCastroRibeiro,

Este Antônio Ribeiro de Castro, faz parte de minha base e os dados que eu tinha dele, são os que constam aqui no Geneall. Infelizmente não constando a data e local de seu falecimento.

Pesquisando na NET, achei ele na Wikipédia, aqui em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Ribeiro_de_Castro , onde consta novos dados, que inclui na base e fiz a devida referência bibliográfica.

Noto que, dos dados que constam aqui no Geneall, os descendentes da filha dele, Raquel, não consta a descendência. E, do filho Manuel, constante do site indicado, também não consta os descendentes dos filho dele.

Tenho imenso interesse em conseguir as descendências faltantes, que acima expus. Se por acaso você descender deles e tiveres dados complementares que possa me fornecer, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido, pois será com prazer que os incluirei em minha base que estou a montar da família CASTRO, como poderás ver aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=284608&fview=e .

Estou tomando a liberdade de solicitar seu contato via Geneall.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#284808 | CCASTRORIBEIRO | 16 ago 2011 15:46 | Em resposta a: #284801

Caro Samuel

Sou descendente dele sim !
Ele foi meu tataravo, foi bizavo de meu pai e avo de meu avo
O pai da minha mão também era Ribeiro de Castro

No demais não posso dar mais informações

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#294031 | Jeffersondecastro | 05 jan 2012 18:08 | Em resposta a: #284801

Boa Tarde! Não sei se posso ajudar um pouco. Meu avô era morador de campos RJ. seu nome Amaro Ribeiro de Castro e sua esposa Amélia Souza Lobo seu Seus filhos todos Ribeiro de Castro Ex: meu pai Ismael Ribeiro de Castro e eu Jefferson Ribeiro de Castro. Não recordo o nome de meu bisavô, porém sei que são descendentes de Portuquêses. Não sei se ajudei em alguma coisa, mais gostaria muito se caso as informações forem corres pondentes ter acesso aos restantes de minha ancestralidade. Atenciosamente: Jefferson Ribeiro de Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#294055 | Samuel C O Castro | 05 jan 2012 21:08 | Em resposta a: #294031

Prezado Jefferson,

Em uma grande base que estou a montar da família Castro, não encontrei seu avô Amaro Ribeiro de Castro.

Em Campos de Goitacazes existiu uma família Ribeiro de Castro, havendo grande possibilidade de seu avô descender deles, mas isto só retroagindo na ascendência dele poderá se confirmar.

Se por acaso descobrires a ascendência dele, peço o favor de me informar.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#320799 | ILKA | 15 jan 2013 17:02 | Em resposta a: #284797

Ola, gostaria de ter informações sobre Antônio de Castro Ribeiro, que veio de Portugal (não sei de onde)
e se casou com Purcina Eufrásia de Oliveira 1846 em Minas Gerais. Pais de Joaquim de Castro Ribeiro. Obrigada! icmvillela@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#320814 | Samuel C O Castro | 15 jan 2013 20:58 | Em resposta a: #320799

Prezada Ilka,

Pesquisando em minha base dos Castros, não localizei os nomes informados.

Se por acaso descobrires a ascendência do Antônio de Castro Ribeiro, e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#320832 | ILKA | 16 jan 2013 01:23 | Em resposta a: #320814

Caro Samuel,

Infelizmente tenho somente esta informação que consta no livro "Nossas Raizes " da Ruth de Castro.
Antônio de Castro Ribeiro (Portugal ) casou-se em 1846 com Purcina Eufrásia de Oliveira - Residiram na Fazenda das Granjeiras – Fazenda do Retiro – onde nasceu??
Filho
Joaquim de Castro Ribeiro casado com Maria Claudina de Carvalho ( Cap. José Martins de Carvalho e Hortência Gabriela de Jesus – nascida em 16/11/836) – Fazenda do Mata Pau – São Bartolomeu
Filho
Geraldino Augusto de Castro Ribeiro (Camargos – 21/02/1857- 01/09/1930)casado com Ana Inácia linhares (Nicota)
Filho
Geraldino de Castro Filho ( Bom Jesus do Amparo) casado com Josina de Queiroz Castro ( Chopotó – MG) - meus avós


Tenho a seguinte anotação sobre Ribeiro de Castro:
"Provavelmente descendem de Francisco Ribeiro e Maria de Castro, naturais do Bispado de Braga. Em 1750 veio para Aplicação da Capela de Santana, Jerônimo Ribeiro de Castro. Um dos seus descendentes, Francisco Ribeiro de Castro, filho de Joaquim Ribeiro de Castro, morador em Rio Novo, se casou em 1852 na Fazenda da Lagoinha (Violeiros) com Maria Angélica de São José (filha de Januário Barbosa e Eufrásia Esméria de São José – filha de Domingos Gonçalves Correia e Maria Angélica de São José)."

Obrigada pela sua atenção.
Um abraço

Ilka de Castro Moreira Villela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ribeiro de Castro

#320841 | Samuel C O Castro | 16 jan 2013 11:34 | Em resposta a: #320832

Prezada Ilka,

Em minha base tenho um extenso ramo "Ribeiro de Castro", com muitos nomes que se repetem: Antônio, Jerônimo, Francisco, Joaquim, mas nenhum deles coincide com os que informaste. Alguns deles ainda não descobri as esposas.

No casamento que citas de seu ancestral Antônio de Castro Ribeiro, em 1846, não consta os pais dele e a sua Freguesia de origem em Portugal?

Para confirmar se ele descende das pessoas que você informou no final de sua mensagem, sugiro que tentes descobrir os ancestrais dele através das certidões de batismo ou casamento. Outra dica seria verificar no Fórum da Comarca donde ele residia e tinha bens, para ver se no Cartório existe algum Processo de Inventário ou de Testamento dele e pesquisá-los.

Se descobrires a ascendência dele, por favor, peço que me informe.

Continuo a disposição. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#360790 | uidx | 26 ago 2015 15:51 | Em resposta a: #37423

Meus ascendentes são "Ribeiro de Castro" da região de Oliveira (MG). Gostaria de contatar pessoas interessadas em compartilhar informações.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#360794 | Samuel C O Castro | 26 ago 2015 18:20 | Em resposta a: #360790

Colega UIDX,

Se puderes fazer a gentileza de aqui informar todos os dados que tens do casal mais antigo de seu ramo Castro, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido, pois gostaria de verificar se entroncam com alguns dos troncos que tenho pesquisado e, em se confirmando, poderei disponibilizar-lhe os dados que eu tiver.

Fico a disposição. Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#361065 | Jeffersondecastro | 04 set 2015 23:32 | Em resposta a: #37423

Boa noite!
Minha família é de campos dos goytacazeseus, meu pai se chama Ismael Ribeiro de Castro meu avô Amaro Ribeiro de Castro e meu bizavô Inácio Ribeiro de Castro não sei o nome do pai de meu bizavô.
Gostaria de saber se minha família tem raízes na família Portuguesa de Antônio Ribeiro de Castro de Campos dos goytacazes.
Ficaria muito grato!

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#361078 | TTLaranjo | 05 set 2015 22:53 | Em resposta a: #361065

Segundo minha pesquisa inconclusiva, os Ribeiro de Castro de Oliveira, do ramo de Mizael Ribeiro de Castro, descendem do Comendador Mariano Ribeiro de Castro cc Maria Cândida de Castro, da Fazenda Capão Redondo, em Oliveira. O comendador é descendente do 1º Barão de Santa Rita, Manoel Antônio Ribeiro de Castro, nascido em São Miguel de Caldas (Braga), freguesia de Guimarães, Portugal, e falecido em Campos dos Goitacazes, Brasil, na Fazenda do Queimado, em 1854. Foi casado com Francisca Baptista de Almeida Pinheiro, falecida em 1870. O Barão é considerado o patriarca da família Ribeiro de Castro, no Brasil.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#361079 | TTLaranjo | 05 set 2015 22:57 | Em resposta a: #361078

Correção: "os Ribeiro de Castro, da cidade de Oliveira" e não os Ribeiro de Castro "de Oliveira"

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#371961 | Mileny | 14 jul 2016 21:53 | Em resposta a: #130276

Caro Aluísio,

sou descendente de Ribeiro de Castro de Minas Gerais, região de Itapecerica, próximo a Oliveira. A família que é da região de Fiães, Lourosa, mais ao norte de Portugal, inicialmente esteve em Pitangui-MG. Há informações de parentes que se fixaram em Paty do Alferes no Rio. Atualmente estou em busca de informações de Pitangui.

Segue email para o caso de haver interesse: adv.mileny@gmail.com.

Abraços

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#371962 | Mileny | 14 jul 2016 22:01 | Em resposta a: #360794

Prezado Samuel,

você teria na sua base de dados os Ribeiro de Castro de Lourosa e Fiaes? Somos parentes do Reverendo Moysés Alves de Pinho. Consegui unificar a parte brasileira com a portuguesa mas faltam dados.Minhas informações estão bem preciosas até Diogo Ribeiro de Castro e seus filhos. No entanto, a partir daí tenho duas gerações com informações incompletas.
Segue email: adv.mileny@gmail.com

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#371989 | Samuel C O Castro | 15 jul 2016 16:58 | Em resposta a: #371962

Milany,

Agradeço seu contato.

Pesquisando em minha base, infelizmente, nada encontre sobre os Ribeiro de Castro de Lourosa ou Fiaes.

Na obra "Memórias, recordações duma vida que o Senhor quis longa" de Moysés Alves de Pinho, que aparece aqui em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=Ffg8AAAAIAAJ&dq=%22diogo+ribeiro+de+castro%22&focus=searchwithinvolume&q=Castro , na pg 40 dá a impressão que o pai do Diogo Ribeiro de Castro seria o José Ribeiro de Castro, mas sem mais detalhes.

Tendo imenso interesse em entroncar esse ramo junto aos demais de minha base, se por acaso descobrires os ascendentes do Diogo Ribeiro de Castro, peço sua gentileza de me informar.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#371993 | Mileny | 15 jul 2016 17:58 | Em resposta a: #371989

Samuel,

enviei-lhe por email os ascedentes e descendentes, parte de um trabalho incompleto. Se não o tiver recebido, gentileza avisar-me.
Se souber como posso pesquisar documentos daqui do Brasil, em especial Redondo, Lourosa/ Fiães e se puder compartilhar, agradeço muito.
Abraços

Mileny

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#371994 | gparacatu | 15 jul 2016 18:11 | Em resposta a: #371961

Prezada Mileny

Obrigado pelo contato.
Pelas minhas pesquisas, descobri que o sobrenome Ribeiro de Castro, originados na região de São Bento do Tamanduá (Itapecerica), freguesia de São Francisco de Paula, que se espalharam para as freguesias limítrofes - Carmo da Mata e Oliveira, e mais tarde para o Sertão da Farinha Podre - Araxá, Desemboque e Uberaba, foi decorrente da composição de sobrenomes - Castro/Ribeiro da Silva/Ribeiro de Moraes e Castro, etc. Para mim está elucidado.
Se você quiser estudar estas composições, acesse o projeto compartilhar e vá aos links das seguintes famílias - André Ribeiro da Silva, Sargento Mor Antonio José Barreto e os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado.
Se há relação com os Ribeiro de Castro de Lourosa é outra história a ser contada.
Abraços,
Aluísio Botelho - gparacatu.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#372002 | Mileny | 15 jul 2016 19:32 | Em resposta a: #371994

Boa tarde,

obrigada Aluísio mas eu não localizei o citado "projeto compartilhar" e nas informações das "famílias" também não localizei.

Por gentileza, envie-me maiores detalhes.

Obrigada.

Mileny

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#372018 | Samuel C O Castro | 16 jul 2016 13:02 | Em resposta a: #372002

Mileny,

Eis os links respectivos das famílias que o colega Aluísio Botelho informou do Projeto Compartilhar:

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/AndreRibeirodaSilva.htm

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/AntonioJoseBarreto.htm

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/RibeirodaSilvadeSGB.htm

Ótimo fds. Forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#372046 | uidx | 17 jul 2016 00:41 | Em resposta a: #371993

Prezada Mileny,

sou descendente dos Ribeiro de Castro da região de Itapecerica. Inclusive tenho parentesco com Diogo Ribeiro de Castro, da região de Lourosa/Fiães/Redondo. Tenho os dados de Portugal, certidões de batismo e etc.

Encontrei também alguns dados de Pitangui. Enviarei-lhe um e-mail para tentarmos compartilhar o máximo possível de informações.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#372047 | Mileny | 17 jul 2016 01:33 | Em resposta a: #372046

Boa noite,

Que ótimo. Aguardo seu email.

Obrigada.

Mileny

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#372048 | Mileny | 17 jul 2016 01:34 | Em resposta a: #372018

Obrigada Samuel!

Mileny

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#409024 | Castro Seibert | 27 out 2018 06:40 | Em resposta a: #37423

Bom dia !

Meu bisavô é José Ribeiro de Castro, da região de Canavieiras, Camacan, Itabuna, Ilhéus.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#426243 | adris | 06 ago 2020 20:18 | Em resposta a: #130276

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-9L9R-N?i=14&wc=M5FY-W38%3A370497601%2C369589902%2C370700101&cc=2177275


Veja se te ajuda. José Ribeiro de Castro - filho de Antonio Ribeiro de Castro e Izabel Maria de Jesus

Procuro o outro casal desse registro ( canto direito inferior) Ignácio Pereira de Oliveira c.c. Anna Francisca da Conceição. Se alguém encontrá-los agradeço. Estimo que Ignácio tenha nascido por volta de 1750

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#446227 | SuSousa | 28 fev 2023 15:35 | Em resposta a: #184328

Caro Samuel,
sou descendente destes Ribeiro de Castro que descreveu (mais propriamente de Baltazar Ribeiro e de sua esposa Jerónima de Castro e da filha de ambos, Jerónima de Castro, casada com Faustino de Castro, que segundo um dos registos que vi também emigrou para o Brasil) e teria todo o interesse em obter mais informações sobre esta família. Seria possível dizer-me em que volume do BTH encontrou estes dados? Tenho tentado encontrar mas não tenho tido sucesso.
Com os melhores cumprimentos,
Susana de Sousa

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#446302 | Samuel C O Castro | 04 mar 2023 22:06 | Em resposta a: #446227

Boa noite Susana de Sousa,

Agradeço seu contato.

Em minha base de pesquisas sobre os Castros, por um descuido meu, deixei de anotar o VOLUME a que se referia as informações que lhe passei. Observando algumas gerações anteriores, fiz a anotação "BTH, vol XXVII, 1967, pgs....".

Sugiro-lhe tentar pesquisar no volume mencionado (que não tenho acesso no momento), para ver se os dados que citei são lá mencionados.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Abraço fraterno.

Samuel Cândido de Oliveira Castro

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447325 | saguilar_ufmg | 26 abr 2023 19:06 | Em resposta a: #446302

Bom dia, Samuel!
Estou procurando informações sobre o meu bisavô, Delphim Ferreira de Castro, português. No Brasil, casou-se com Petrina Nunes Braga. O único registro que encontrei foi relativo ao retorno de um viagem de portugal, chegando no porto do Rio de Janeiro em 1906. Seu nascimento provável é em torno de 1880. Antecipo agradecimentos.

Sandro Aguilar

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447326 | Jorge Resende | 26 abr 2023 21:01 | Em resposta a: #37423

http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=23138&url=http://memoria.bn.br/docreader#


SANDRO, NESTE JORNAL DO RIO 1903 SURGE O NOME DELE, LADO ESQUERDO

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447327 | Jorge Resende | 26 abr 2023 21:15 | Em resposta a: #37423

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_08&pesq=%22DELPHIM%20FERREIRA%20DE%20CASTRO%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=27238


DEU DINHEIRO EM 1898 PARA UMA LISTA DE PEDITORIO PORTUGUÊS LISTA 3244

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447328 | Jorge Resende | 26 abr 2023 21:19 | Em resposta a: #37423

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=313394&pesq=%22DELPHIM%20FERREIRA%20DE%20CASTRO%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=22501



EM 1902 TERIA UM NEGÓCIO DE LOUÇAS , NO HOSPÍCIO, RIO

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447329 | Jorge Resende | 26 abr 2023 21:29 | Em resposta a: #37423

312754 Delfim Ferreira de Castro Gondomar Gondomar Domingos Ferreira Dos Santos &bnsp; Negociante 41 Rio de Janeiro Casado
335226 Delfim Ferreira de castro Gondomar Gondomar Domingos Ferreira Dos Santos &bnsp; Trabalhador 29 Rio de Janeiro Solteiro


PEDIDOS DE PASSAPORTE, DATAS DESCONHECIDAS, MAS 1ª VEZ FOI SOLTEIRO, 2ª VEZ CASADO, ESTE ERA DE GONDOMAR, O PAI dDMINGOS FERREIRA DOS SANTOS, DIZ-LHE ALGUMA COISA????

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447330 | Jorge Resende | 26 abr 2023 21:53 | Em resposta a: #37423

SANDRO, APENAS TEM ESTES DADOS SOBRE SEU BISAVÔ????
PROCURA O ASSENTO DE BATISMO/NASCIMENTO DELE? ERA FILHO DE QUEM????
CASOU QUANDO E ONDE?MORREU QUANDO?
SABE A NATURALIDADE DELE?, DE QUE CONCELHO FREGUESIA ERA ELE?


SE PUDER AJUDAR COM MAIS INFORMAÇÃO... NOME DE ALGUM FILHO E DATA DE NASCIMENTO DELE, SEU AVÔ...
AGUARDO

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447331 | mila1000 | 26 abr 2023 22:25 | Em resposta a: #37423

Sandro,

Qual o nome doseu avô / avó filho(a) Delphim?


O Delphim , filho do Domingos Ferreira dos Santos e de Anna de Castro nasceu na Freguesia Rio Tinto, Gondomar.
batismo nº 119 em 22 de Agosto de 1865
imagem 837.tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=539604


Creio que foi quem aportou em 03/10/1906 , vapor Orensa, no Rio de Janeiro com a mulher Petrina Braga.


Se souber onde e quando ele casou no Brasil, queira informar. Difícil auxiliar apenas com nomes.


mila

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447332 | mila1000 | 26 abr 2023 22:41 | Em resposta a: #37423

Esqueci de mencionar que em 13/9/912 num jornal do RJ, consta que está sendo o inventário de josé Vicente de Castro , no Porto, e, Delphim Ferreira de castro encontra-se ausente, estando no Brasil.

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=100439_05&pesq=%22jos%C3%A9%20vicente%20de%20castro%22&pasta=ano%20191&hf=memoria.bn.br&pagfis=3947

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447333 | Jorge Resende | 26 abr 2023 23:51 | Em resposta a: #37423

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=539610 imagem 720 assento 6
casamento dos pais de delfim

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447334 | saguilar_ufmg | 27 abr 2023 00:45 | Em resposta a: #447333

Obrigado Jorge Resende e Mila. Estou tentando conseguir mais dados, mas estou com dificuldades. Eu consegui o inventário dele, de 04 de abril de 1921, em Guanhães, MG, e estou tentamos entender a letra para ver se consigo alguma informação nova. Muito obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447335 | mila1000 | 27 abr 2023 11:39 | Em resposta a: #37423

Creio que a arvore tenha sido feita pela sua pessoa:

https://www.familysearch.org/tree/person/details/LH6G-ZPD


Petrina nunes braga nascida 1888 guanhaes
Filha de pedro de oliveira braga (1855 guanhaes) e de America augusta nunes coelho nascida 1856 virginopolis e falecida 10 de julho 1887 guanhaes)

Irmaos gabriel nunes braga 1884
Levi nunes braga 1886



Filha com delphim de castro :
maria dolores aguillar castro ( 1909 /1974)
Casada com jose aguillar filho ( nascido 1910)

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447350 | saguilar_ufmg | 27 abr 2023 22:17 | Em resposta a: #447335

Mila,
com os dados que vocês passaram, consigui confirmar e melhorar as informações da minha árvore na Family Search, meu id é GVN4-3HF.
Delfim Ferreira de Castro G7FT-987 casado com Petrina Braga de Castro LH6G-ZPD
em 22 de fev de 1903, ele com 37 anos, ela com 21 anos, na cidade de Guanhães, MG.
Ele faleceu em 12 de fev de 1921 (55 anos), em Guanhães.
Ela tem uma ampla árvore porque seus ancestrais estão citados no livro A Mata do Peçanha, de Dermeval José Pimenta, em 1965.
Provavelmente, ele foi mesmo a pessoa chamada para o inventário josé Vicente de Castro , no Porto, porque há uma história de herança não recebida porque ele não quis viajar novamente para Portugal. Sua segunda viagem com a esposa foi considerada traumatizante. Ele, realmente, é filho do Domingos Ferreira dos Santos e de Anna de Castro e a informação de naturalidade na certidão de casamento está Porto. Então, os dados estão batendo porque Rio Tinto, Gondomar, está no Porto.
Minha avó é a Dolores de Castro (Aguilar com o casamento – id LYTY-YND) e meu avó Jose de Aguilar Junior (Filho – id LYTY-Y9H).
Mais uma vez, muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447351 | saguilar_ufmg | 27 abr 2023 22:18 | Em resposta a: #447330

Jorge Resende,
com os dados que vocês passaram, consigui confirmar e melhorar as informações da minha árvore na Family Search, meu id é GVN4-3HF.
Delfim Ferreira de Castro G7FT-987 casado com Petrina Braga de Castro LH6G-ZPD
em 22 de fev de 1903, ele com 37 anos, ela com 21 anos, na cidade de Guanhães, MG.
Ele faleceu em 12 de fev de 1921 (55 anos), em Guanhães.
Ela tem uma ampla árvore porque seus ancestrais estão citados no livro A Mata do Peçanha, de Dermeval José Pimenta, em 1965.
Provavelmente, ele foi mesmo a pessoa chamada para o inventário josé Vicente de Castro , no Porto, porque há uma história de herança não recebida porque ele não quis viajar novamente para Portugal. Sua segunda viagem com a esposa foi considerada traumatizante. Ele, realmente, é filho do Domingos Ferreira dos Santos e de Anna de Castro e a informação de naturalidade na certidão de casamento está Porto. Então, os dados estão batendo porque Rio Tinto, Gondomar, está no Porto.
Minha avó é a Dolores de Castro (Aguilar com o casamento – id LYTY-YND) e meu avó Jose de Aguilar Junior (Filho – id LYTY-Y9H).
Mais uma vez, muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447352 | saguilar_ufmg | 27 abr 2023 22:20 | Em resposta a: #447333

Jorge Resende, como você consegue fazer uma pesquisa como esta? Os dados estão escritos a mão e são relativos a várias pessoas. Como indexar?

Resposta

Link directo:

Familia Ribeiro de Castro

#447353 | saguilar_ufmg | 27 abr 2023 22:20 | Em resposta a: #447331

Mila, como você consegue fazer uma pesquisa como esta? Os dados estão escritos a mão e são relativos a várias pessoas. Como indexar?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 04:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen