Condes de Prime

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias

Condes de Prime

#37455 | nrleite | 10 mar 2003 12:29

Caríssimos,
Procuro informações sobre a ascendência e descendência dos Condes de Prime.

Tenho indicação de haver descendência dos 2ºs Condes, numa bisneta chamada Maria do Céu Teixeira Rebelo. Estou, sobretudo, curioso sobre a origem dos apelidos Rebelo e Teixeira de Carvalho nesta família.

Muitos cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Prime

#37459 | jpcmt | 10 mar 2003 13:42 | Em resposta a: #37455

Caro Nuno da Rocha Leite:
Segundo se vê no LON, o apelido Teixeira de Carvalho entrou na Casa de Prime pelo 2º casamento de D. Maria da Glória Teixeira de Carvalho de Sampayo da Rocha Pinto Velho, n. 20-10-1826, com José Porfírio de Campos e Brito Rebelo e Almeida, 2º Barão, 1º Visc. e 1º Conde de Prime. D. Maria da Glória tinha sido casada, em primeiras núpcias, com o 1º Barão de Prime, Luiz de Loureiro de Queiroz Cardoso do Couto Leitão, senhor da Casa de Prime.

Esta senhora foi filha e herdeira de:
-António Teixeira de Carvalho e Sampayo; MFCR com exercício, C.O.Xto.,cc D. Maria Tomásia da Rocha Pinto Velho da Silva, fª de Manoel Velho da Silva (brasileiro) e de s.m. D. Maria Rita da Rocha Pinto (do Porto)
Neta paterna de:
-D. Maria José de Carvalho de Sampayo, n. a 25-11-1779, + 1818, c.c. José Ernesto Teixeira de Carvalho,+1831, FCCR,C.O.Xto., senhor dos vínculos de Vilar-Seco e de Viseu, e dos prazos de Brufe, Bertelhe, Marzovelos, Fojo e do Palácio de Cima da Vila, em Viseu.

Os Rebelos descendem por varonia legítima de Cipriano Francisco Rebelo e Almeida, natural de Lisboa, Cav. Prof. O. Xto., e de s.m. D. Teodora Maria. Destes foi filho Luiz Cipriano Rebelo e Almeida, cc D. Bernarda Joaquina da Cunha Lima, de Lisboa (filha de António Luís Ferreira Braga e de s.m. D. Úrsula Ferreira da Cunha) de quem teve, entre outros, Luiz António Rebelo e Almeida de que sua mulher D. Maria Benedita de Brito Cabral Abreu de Campos
teve por sua vez o 1º Conde de Prime.

Espero que ajude.

Melhores Cumprimentos,
João de castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Prime

#37461 | jpcmt | 10 mar 2003 13:54 | Em resposta a: #37455

ERRATA- Leia-se:

....Luiz António Rebelo e Almeida que, de sua mulher, D. Maria Benedita de Brito Cabral Abreu de Campos , teve por sua vez o 1º Conde de Prime.

jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Prime

#37486 | LCM | 10 mar 2003 18:29 | Em resposta a: #37455

Caro Nuno,

Sobre os Rebelos há boas informações num trabalho do Nuno Canas Mendes sobre a família Mauperrin publicado no n.º 1 da Revista "genealogia e Heráldica" do Centro de Estudos da Univ. Moderna do Porto. existe separata que estava à venda na Férin.

Jantei o mesmo passado com duas primas direitas suas - Rosas da Silva Rocha Leite - no casamento da minha prima Joana Rosas da Silva de Figueiredo Marques. O mundo é pequeno.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Prime

#37496 | vbriteiros | 11 mar 2003 00:07 | Em resposta a: #37455

Caro Nuno Rocha Leite
Não se pode falar em Condes de Prime , sem referir o belíssimo Solar que possuiram no centro de Viseu( hoje restaurado, mas de interior demasiado moderno).
Cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Prime

#37511 | nrleite | 11 mar 2003 10:49 | Em resposta a: #37461

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Muito obrigado pela sua resposta e pelas indicações.

Um abraço
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Prime

#37512 | nrleite | 11 mar 2003 10:55 | Em resposta a: #37486

Caro Lourenço
Não fazia ideia do seu parentesco com a Joana. Já não a vejo há tanto tempo (aliás como ao Chico, que conheço há muitos anos, e às minhas primas)! Em pequenos, juntavamo-nos muitas vezes em Salir do Porto ou numa quinta do Tio Zé Figueiredo Marques.
Quem sabe já nos teremos encontrado por lá!

Quanto aos Rebelos, vou tentar então a minha sorte na Ferin.

Muito obrigado e um abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Prime

#37560 | LCM | 11 mar 2003 17:56 | Em resposta a: #37512

Caro Nuno,

O Tio Zé é primo direito da minha Mãe. Também eu tenho usufruido da casa de Salir - a melhor vista sobre a baia - e em pequeno fui muito para Quinta de S. João na Moita, que hoje deve ser um pequeno reduto de verde - meia duzia de hectares - numa selva urbana. Não vou lá há muitos anos.
O mundo é mesmo muito pequeno.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

Teixª de Carvalho, da Casa de Cimo de Vila, Viseu

#37647 | Portuguez | 12 mar 2003 23:11 | Em resposta a: #37455

Caro Nuno Rocha Leite

Leio que está curioso sobre a ascendência dos condes de Prime. Alguma coisa sei por via dos meus primos (ambos neste fórum) Gonçalo Calheiros e Nuno Ponces, pois todos descendemos dos Teixeira de Carvalho construtores e senhores da casa em epígrafe, depois também chamada de Casa Prime.

O ano passado, por essa razão, interessei-me e fotografei-a toda por fora e por dentro (é uma beleza) e tenho muito gosto em fornecer-lhe essas fotografias se tiver nisso interesse.

Quanto a antepassados Teixeira de Carvalho, apenas conheço os meus que nessa linha existem, os mais recuados pode vê-los neste excerto:

«VII Capitão Lourenço do Couto da Costa e Sampaio, sargento-mor de Azurara da Beira (Mangualde), morgado de Lobelhe, sr. da Casa de Cães de Cima, n. em 1697 e c.c. D. Ângela Maria da Anunciação, natural de Nespereira de Gouveia. FILHA de Manuel Rodrigues Gregório e mulher Ana Rodrigues, "ambos de geração de lavradores honrados". Foram moradores na Casa de Lobelhe, segundo a CBA concedida a seu filho Doutor Bernardo do Couto da Costa e Faro. Tiveram pelo menos a
1(VIII) D. Josefa Maria Rita Quitéria do Couto da Costa e Faro, casou no mesmo dia e local que seu irmão Bernardo José do Couto, a 10 XI 1754, em Lobelhe do Mato, com o irmão de sua cunhada José Teixeira de Carvalho, COX, Sargento-Mór de ? e Ajudante de Ordens do General X, Senhor da Casa de Cimo de Vila, em Viseu. C. g. numerosa em Viscondes e Condes de Prime, Viscondes de Loureiro, 1º Visconde de Marzovelo.
2(VIII) Doutor Bernardo José do Couto da Costa e Faro, que segue.

VIII Frei Bernardo José do Couto da Costa e Faro, FCA (2), COX (3), sr. da Casa de Cães de Cima, morgado de Lobelhe, bacharel formado em Leis pela U.C., desembargador da Relação do Porto, foi b. aos 23 3 1732. Casou no mesmo dia e local que sua irmã D. Josefa Maria Rita Quitéria do Couto, em 10 XI 1754, com a irmã de seu cunhado D. Vicência Maria Tomásia de S. José Viegas do Loureiro, * de Viseu. FILHA de António Teixeira de Carvalho, FSO (4), sr. da Casa de Cima de Vila, em Viseu (depois conhecida por Casa Prime), e mulher D. Leonarda Maria de São José do Loureiro e Cunha, que n. em 21 IV 1710 em Santar, e c. em 10 II 1732 em Vilar Seco. NETA PATERNA de Manuel Teixeira de Carvalho e mulher D.Sebastiana Viegas de Oliveira. NETA MATERNA de Manuel do Loureiro e mulher D. Maria do Amaral (filha de Antão do Amaral e de D. Isabel de Morais) ambos * de Vilar Seco, aonde casaram a 18 VIII 1702. Tiveram entre outros a
1(IX) Lourenço do Couto da Costa e Faro, sucessor, que segue.
2(IX) José do Couto da Costa e Faro, s.m.n.
3(IX) Revº. D. Caetano Maria do Couto da Costa e Faro, Abade de S. Pedro de Espinho.»

Teixeira de Carvalho, é fácil investigá-lo por haver um FSO. Sei que as origens eram humildes inicialmente, beirãs, e depois fizeram uma grande fortuna fundiária, quando ascenderam. Caso saiba alguma coisa para cima (eu não tenho tempo para pesquisá-lo, confesso), e nomeadamente se vier por acaso a descobrir quem era o General X, e de que terra foi sargento mor José Teixeira de Carvalho, fico-lhe muito grato.

Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Casa de Cimo de Vila, em Viseu

#37649 | Portuguez | 13 mar 2003 00:22 | Em resposta a: #37496

Caro Vasco

Está bem restaurada... só não tem é mobiliário que não seja de escritório (branco simples), por servir agora de sede ao projecto Polis. Chamar-lhe palácio parece-me exagerado, mas é notável solar pela sua beleza de proporções, nobreza de materiais, e confronto dos belíssimos azulejos joaninos josefinos e marianos, alguns de recorte, com o granito e os madeiramentos brancos.
Abç
Alexandre

Resposta

Link directo:

Condes de Prime

#385186 | Rommel | 07 out 2017 19:16 | Em resposta a: #37455

Prezados,
Tenho um antepassado que nasceu em Prime, batizado na Freguesia de Fragosela, Viseu em 1708 de nome Matias Pereira Castello Branco, filho de João do Rego e de Maria da Cunha, ambos do lugar de Prime e casados em 1707 em Fragosela. Esse João do Rego é filho de um outro João do Rego e de Ana de Amaral. Gostaria de saber a origem de seu sobrenome "Pereira Castello Branco", visto que seus pais e avós não o possuíam... Será que poderia haver alguma ligação dele com os "Almeida Castello Branco" de Viseu ou com os Condes/Barão/Visconde de Prime ou talvez com a gente de Vouzela?
Cumprimentos,
Rommel Diógenes Castello Branco

Resposta

Link directo:

Condes de Prime

#428055 | maria duarte | 16 out 2020 15:44 | Em resposta a: #37455

Caros
Alguém me sabe dizer qual a relação entre esta familia Teixeira de Carvalho e José Teixeira de Carvalho, nascido em Távora, Tabuaço, em 4.4.1862, batizado em 31.5.1862 (registo nº 4), filho de João Teixeira de Carvalho e Brízida Magna Sequeira Nobre.
Casou com Etelvina Ferreira Carvalho, por volta de 1912.
Teve um colégio em Viseu e a minha pesquisa pretende identificar o edifício onde funcionou o colégio.
Obrigada
Maria Duarte

Resposta

Link directo:

Condes de Prime

#445376 | Peixeira | 19 jan 2023 15:59 | Em resposta a: #37647

Na inquirição de Leonarda Maria de São José do Loureiro diz-se que o Antão do Amaral seria natural dos Pardieiros (freg. Beijós), mas não se consegue aclarar qual a sua relação com os (numerosos) Amarais dos Pardieiros.
Muito agradeço a quem tenha alguma informação sobre este Antão...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen