Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#37478 | 1947 | 10 mar 2003 17:24

Meu Caro Alentejo
Tenho alinhavado um borrão mais actualizado de Cunhas da Sortelha que penso possam estar ligados aos Cunhas do Sabugal e estes aos de Castelo Branco.
Revendo a sua consulta de 29-5-2001 pergunto-lhe se terá a paciência de confrontar os seus dados com os meus para tentar obter pistas para eventuais ligações
Antecipadamente grato
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#37484 | jmrprospero | 10 mar 2003 18:16 | Em resposta a: #37478

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Penamcor teve Cunhas e Cunhas da Fonseca.
Estes são fáceis de entroncar nos Cunha Fonsecas de Castelo Branco e Sabugal. Os outros vou tentar organizar para os enviar para o fórum de modo a tentar entroncá-los.

Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#37490 | alentejo | 10 mar 2003 19:03 | Em resposta a: #37478

Caro Manuel Lamas de Mendonça,

Terei todo o gosto em confrontar os elementos que possue com aquilo que tenho sobre Cunhas Fonsecas. Essa linha aparece no livro de Portalegre e na altura gostaria de ter actualizado um pouco mais daquilo que lá consta mas, vendo os paroquiais de Castelo Branco, parece-me que se estabeleceram em Lisboa e tal não foi possível.

Com os melhores cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo

#37520 | 1947 | 11 mar 2003 12:08 | Em resposta a: #37484

Caro Joaão Manuel Próspero dos Santos
...e ando eu, há anos, a procurar ligar uns aos outros. Aguardo, com a maior expectativa, o seu precioso contributo
Cumprimentos agradecidos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#37521 | 1947 | 11 mar 2003 12:11 | Em resposta a: #37490

Caro Nuno Borrego
Para lhe remeter o meu esqueleto dos Cunhas da casa de S.to Estêvão, Sortelha, Sabugal, necessitava do seu email que, infelizmente, não possuo.
Com os meus cumprimentos agradecidos
MLM

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#37523 | alentejo | 11 mar 2003 12:28 | Em resposta a: #37521

Caro Manuel Lamas de Mendonça,


O meu mail é nunoborregoarrobapontopt.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#37600 | 1947 | 12 mar 2003 12:08 | Em resposta a: #37523

Caro Nuno Borrego
Certamente por lapso meu
não consigo enviar nada para
nunoborregoarrobapontopt (sic)
nunoborrego@clix. pt tão pouco
Algo está errado
Cumprimentos
MLm

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#37606 | alentejo | 12 mar 2003 12:41 | Em resposta a: #37600

Caro Manuel,

Peço desculpa, o erro foi meu.

O email é nunoborregoarrobanetcabopontopt

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo

#38855 | jmrprospero | 02 abr 2003 18:57 | Em resposta a: #37520

Caro Manuel Lamas

Compilei parte dos Cunhas de Penamacor. Não estão completos, pode ser que alguém ajude a completar.
Há ainda outros que compilarei, proximamente e que estão relacionados mas ainda não sei como.

Aí vai o que tenho

---------------------------------------

CUNHAS DE PENAMACOR
$1

Catarina da Cunha, não sabemos de quem é filha, nasceu em Penamacor, e é neta de Incenso Vaz e de Beatriz Antunes, e irmã de Inês Antunes. Morreu em Penamacor a 8-11-1648. Casou em Penamacor com Fernando Esteves, que morreu a 4-2-1642. Tiveram a:
1. Afonso Lourenço da Cunha, que segue
2. Frei Fernando Esteves da Cunha
3. Inês Antunes, que casou a 5-6-1633 na Igreja de S. Maria de Penamacor com Sebastião Mendes filho de Domingos Mendes e de Violante Lopes , s.m.n.
4. Beatriz Esteves, que casou a 6-10-1624 na Igreja de S. Maria de Penamacor com Domingos Esteves filho de Álvaro Thomé e de Catarina Esteves, e morreu a 8-1-1644.Tiveram a:
2.1. Catarina da Cunha, sendo os Pais já falecidos, que casou na Igreja de S. Maria de Penamacor a 15-4-1655, com André Rodrigues filho de André Rodrigues e de Joana Antunes de Buarcos, e que tiveram a:
4.1.1. Joana, que nasceu a 8-10-1656, s.m.n.
4.1.2. Joana, que nasceu a 2-7-1666, s.m.n.
5. Isabel da Cunha, que casou com Domingos Ramos a 20-5-1639, s.m.n.
6. Vasco Esteves

2. Afonso Lourenço da Cunha, filho de Catarina da Cunha e de Fernando Esteves, nasceu a 28-10-1595, e casou a 1ª vez em S.Tiago de Penamacor a 3-7-1625 com Catarina Esteves de Vasconcelos, filha de Francisco Vicente e de Guiomar Esteves. Tiveram a:
2.1. Sebastião Lourenço da Cunha, Capitão, que casou a 20-2-1671 com Maria de Proença filha de Diogo Botelho e de sua 1º mulher Garcia de Paiva, que segue.
2.2. D. Catarina da Cunha, que morreu em Castelo Branco, freguesia de Santa Maria 27-6-1693, e casou com Luís Toscano de Elvas e Sousa, filho de Luís Toscano Carrasco e de Isabel Lopes de Elvas, e tiveram a:
2.2.1. Dr. Francisco Esteves da Cunha que casou a 5-9-1693 com D. Joana Mendes Sanches Moutoso, filha de Dr. Francisco Sanches Moutoso e de D. Catarina Mendes Moutoso. Tiveram a:
2.2.1.1. Joana
2.2.1.2. Fernando
2.2.1.3. Dr. Domingos Alexandre Fernandes de Elvas Portugal que viveu em Penamacor. S.m.n.
2.2.1.4. D. Josefa Guiomar Maria de Sousa Toscano da Cunha, que casou em Castelo Branco com José Correia Botelho de Sampaio, Capitão de Cavalaria, natural de Vila Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, filho de Sebastião Correia Botelho e de D. Angela de Mendonça. S.m.n.
2.2.2. Catarina
Casou 2ª vez com Guiomar de Proença e teve a:
2.3. Beatriz de Proença que casou com Sebastião Lourenço de Morais, que segue em Capítulo

3. Sebastião Lourenço da Cunha, filho de Afonso Lourenço da Cunha e de Catarina Esteves de Vasconcelos, Capitão, que casou a 20-2-1671 com Maria de Proença filha de Diogo Botelho e de sua 1º mulher Garcia de Paiva. Tiveram a:
2.1. D. Brites da Cunha, que casou com o Coronel Manuel da Cunha da Fonseca, filho do Sargento-Mór Martinho Soares da Cunha e de D. Aldonça da Costa, que segue.
2.2. D. Ana de Jesus da Cunha, ou D. Ana de Sousa, que casou com o Licenciado Manuel Esteves Robalo filho de Francisco Robalo e de Maria Antunes, que segue em $ 3


4. D. Brites da Cunha, filha de Sebastião Lourenço da Cunha e de Maria de Proença, casou com o Coronel Manuel da Cunha da Fonseca, Moço Fidalgo da Casa Real, com 1.000 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia (18-6-1694), filho do Sargento-Mór Martinho Soares da Cunha, Moço Fidalgo da Casa Real, com 1.000 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia (27-3-1668), Governador da Praça de Segura em 1704, e de D. Aldonça da Costa, e tiveram a:
2.1. Martinho Soares da Cunha da Fonseca, nasceu em Penamacor e foi capitão de Cavalos no Regimento de Almeida, Sargento-Mór de Cavalaria, M.F.C.R. (foro que lhe pertencia por seu Pai, em 4-1-1719), F.S.º (22-5-1772) casou com D. Vicência Teles de Mendonça, natural de Ílhavo (Bispado de Coimbra), onde viveu, filha de Remígeo Ferreira Rosa, e de sua Mulher D. Maria Teles da Costa e Meneses. Teve de Brites Fernandes, mulher solteira a:
4.1.1. José Soares, que serviu no exército em cavalaria.
2.2. D. Francisca da Câmara da Cunha da Fonseca, que casou a 27-5-1741 com João da Costa Saraiva, natural de Santo Estevão, filho de Bautista da Cunha e de D. Maria de Sousa Azevedo, que segue
2.3. D. Teresa Luisa da Câmara que casou com o Capitão Cristóvão Palha de Almeida, filho de João Palha de Almeida e de D. Maria Borralho, que segue em $ 2

5. D. Francisca da Câmara da Cunha da Fonseca, filha de D. Brites da Cunha e de Coronel Manuel da Cunha da Fonseca, casou a 27-5-1741 com João da Costa Saraiva, natural de Santo Estevão, filho de Bautista da Cunha e de D. Maria de Sousa Azevedo, e tiveram a:

$ 2
5. D. Teresa Luisa da Câmara da Cunha da Fonseca, filha de D. Brites da Cunha e de Coronel Manuel da Cunha da Fonseca, casou com o Capitão Cristóvão Palha de Almeida, filho de João Palha de Almeida e de D. Maria Borralho, e tiveram a:
2.1. D. Antónia Maria da Câmara, que casou a 25-12-1722, com seu primo Francisco da Silva Serrão e Arzila, filho de Tenente Luís da Cunha Robalo e de D. Maria de Deus Pereira da Silva, neto paterno do Licenciado Manuel Esteves Robalo e de D. Ana de Jesus da Cunha, e materno do Capitão Alexandre da Silva Serrão e Arzila, Cav. da Ordem de Cristo, Fidalgo da Casa Real, F.S.O, e de D. Isabel Robalo Botelho, que segue em $
2.2. D. Joana Maria Inácia Palha da Câmara que casou com seu primo Brás José de Arzila, filho de Tenente Luís da Cunha Robalo e de D. Maria de Deus Pereira da Silva, irmão da mulher de sua cunhada D. Antónia, que segue em $
2.3. D. Teresa Luisa
2.4. D. Francisca Josefa de Almeida
2.5. João Palha de Almeida



$ 3
4. D. Ana de Jesus da Cunha, ou D. Ana de Sousa, filha de Sebastião Lourenço da Cunha e de Maria de Proença, casou com o Licenciado Manuel Esteves Robalo filho de Francisco Robalo e de Maria Antunes, a 9-1-1684, e tiveram a:
2.1. Manuel Robalo Botelho
2.2. Isidoro Robalo
2.3. D. Maria Robalo
2.4. D. Josefa Robalo
2.5. Afonso da Cunha Robalo, que segue
2.6. Luís da Cunha Robalo, que segue em $ 4

5. Afonso da Cunha Robalo, filho de licenciado Manuel Esteves Robalo e de D. Ana de Jesus da Cunha, ou D. Ana de Sousa, foi Governador da Praça de Salvaterra do Extremo e de Segura, e casou com D. Josefa Robalo, a 5-9-1719, filha do Capitão Alexandre da Silva Serrão e Arzila, Cav. Da Ordem de Cristo, Fidalgo da Casa Real, F.S.O, e de D. Isabel Robalo Botelho, neta paterna do 1º casamento do Capitão Manuel da Silva Serrão, Juiz dos Órfãos de Penamacor, Cavaleiro da Ordem de Cristo, natural de Abrantes, filho de Adrião Francisco Serrão e de Joana Lopes Nunes, e de D. Francisca de Arzila, natural de Lisboa, filha de Manuel Coelho de Arzila, Cavaleiro da Ordem de S. Tiago, e de D. Agostinha Pereira. Tiveram a:
2.1. D. Joana Bautista Robalo de Arzila, que casou a 22-8-1765 com Luís da Fonseca Castelo Branco Oliveira da Silva, filho de João da Fonseca Castelo Branco e Silva e de D. Maria Freire da Fonseca, de Aldeia Nova do Cabo. S.m.n.
2.2. D. Isabel Bernardina Robalo da Silva, que casou na freguesia de S. Tiago de Penamacor a 11-4-1763 com Valério José Correia, natural da Guarda, filho de Manuel Rodrigues Pena e de Antónia Correia. S.m.n.

$ 4

5. Luís da Cunha Robalo filho de licenciado Manuel Esteves Robalo e de D. Ana de Jesus da Cunha, ou D. Ana de Sousa, Casou a 25-1-1722 com D. Maria de Deus Pereira da Silva, e tiveram a:
2.1. D. Ana Joaquina da Silva que casou a 10-2-1760, na freguesia de S. Tiago de Penamacor, com Brás de Brito Freire, natural de Penamacor, filho do Capitão António de Brito Freire de Lisboa, freguesia de Santa catarina do Monte Sinai, e de D. Isabel ramos natural de Penamacor. S.m.n.
2.2. Brás José da Silva Arzila, que segue
2.3. Francisco da Silva Serrão e Arzila, que segue em $ 5
2.4. D. Isabel Joaquina Robalo de Arzila, que casou a 25-4-1763 com o Ajudante Bernardo António de Sousa Carneiro, filho do capitão João Rodrigues Carneiro de Reboredo e de D. Vicência Pereira de Almeida, naturais de Santa Maria da Graça de Setúbal, e tiveram a:
5.4.1. D. Maria Bernarda Robalo de Almeida que casou com seu primo Luís António da Cunha da Fonseca Palha de Almeida, que segue em $ 4


6. Brás José da Silva Arzila, Alferes. Casou na freguesia de S.Tiago de Penamacor a 6-6-1757 com D. Joana Maria Inácia Palha da Câmara, filha do Cap. De Infantaria Cristóvão Palha de Almeida, natural da vila de Terena, Bispado de Évora, e de D. Teresa da Câmara da Cunha da Fonseca, de Penamacor. Tiveram:
2.1. Luís António da Cunha da Fonseca Palha de Almeida, que segue
2.2. D. Maria Palha, que nasceu a 20-8-1759 e morreu a 2-5-1834
2.3. D. Antónia que nasceu a 12-6-1758
2.4. João, que nasceu a 29-10-1762

7. Luís António da Cunha da Fonseca Palha de Almeida, nasceu em Penamacor, e morreu pobre com 49 anos a 10-6-1801. Casou a 1ª vez com sua prima co-irmã D. Maria Bernarda de Sousa Robalo de Almeida a 10-11-1783, filha de Bernardo Joaquim de Sousa Carneiro e de D. Isabel Joaquina Robalo da Silva de Arzila. E tiveram:
2.1. D. Antónia Andreza, que nasceu a 28-11-1781 e morreu a 20-9-1797
Casou 2ª vez a 20-10-1789, também em Penamacor, freguesia de S.Tiago, com D. Maria Agostinha da Silva, filha do Capitão de Infantaria Gabriel Delgado de Matos e de D. Mónica Maria de Sousa, e que morreu pobre a 9-1-1811. E Tiveram a:
2.2. Cristóvão Palha de Almeida, que segue
2.3. D. Benedita, que morreu com 1 ano a 26-8-1798


8. Cristóvão Palha de Almeida, nasceu em Penamacor, freguesia de S.Tiago a 6-1-1789, foi morador em Penha Garcia, e casou com D. Isabel de Jesus de Carvalho e Brito filha do Dr. Vicente Ferreira Marques e de D. Isabel Robalo de Carvalho e Brito, e tiveram a:
2.1. Aires Palha de Almeida, que casou com D. Maria Emília da Conceição de Pina, a 14-8-1843, filha de Pedro de Almeida e Pina e de D. Maria da Conceição, dispensados em 1º grau por o esposo ter conhecido uma irmã germana da esposa.

9. Aires Palha de Almeida, que casou com D. Maria Emília da Conceição de Pina, a 14-8-1843, filha de Pedro de Almeida e Pina e de D. Maria da Conceição de campos, dispensados em 1º grau por o esposo ter conhecido uma irmã germana da esposa.


$ 5

6. Francisco da Silva Serrão e Arzila, filho do Tem. Luís da Cunha Robalo, casou a 29-10-1747 com sua prima co-irmã D. Antónia Joaquina Palha da Câmara, filha do capitão Cristóvão Palha de Almeida e de sua mulher D. Teresa da Câmara. E tiveram a:
2.1. José Bernardo Palha de Almeida, que segue

7. José Bernardo Palha de Almeida, casou em Penamacor a 11-5-1791 com Josefa Angélica Silva, filha de Francisco Simões Pinto e de Maria da Silva Pinto, todos de Penamacor. S.m.n.


Um Abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo

#39412 | 1947 | 08 abr 2003 12:37 | Em resposta a: #38855

Meu Caro Próspero dos Santos
Grande ajuda a sua. Parece-me que existem inequívocos laços de parentesco entre os Cunhas da casa de S.to Estevão, Sortelha, e os de Castelo Branco. Não é de afastar a hipótese de que possam partilhar uma origem comum.
É o que um dia tentarei averiguar
Seu, muito e muito agradecido
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo

#39438 | 1947 | 08 abr 2003 17:09 | Em resposta a: #38855

Meu Caro Próspero dos Santos
Nos seus Cunhas vem um João ( não será José ?) da Costa Saraiva casado (em Penamacor) a 27-5-1741 com D. Maria Francisca da Câmara da Cunha e Fonseca.
Ora eu tenho um João da Costa Saraiva que casou a 12-6-1696 com D. Isabel Robalo da Gama Pignatelli E não os entronco nos Costas Saraivas do Alão, vol. V, p.83, embora seja possível que se trate da mesma gente
Cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo

#39454 | jmrprospero | 08 abr 2003 18:40 | Em resposta a: #39438

Caro Manuel Lamas
Nos meus apontamentos vem assim. Neste momento não lhe poderei confirmar ou infirmar. Tenho pronto uma versão mais actualisada da que lhe mandei, mas por agora mando-lhe esta parte.

-----------------------------------------------
5. D. Francisca da Câmara da Cunha da Fonseca, filha de D. Brites da Cunha e de Coronel Manuel da Cunha da Fonseca, casou a 27-5-1741 com João da Costa Saraiva, natural de Santo Estevão, filho de Bautista da Cunha da Fonseca e de D. Maria de Sousa Azevedo que casaram em Penamacor a 2-6-1683 (Penamacôr, Freg. S. Tiago, 1C), e irmã de João da Costa Saraiva, F.S.O, neto paterno de Manuel da Fonseca Carvalho, natural de Almeida e de D. Luisa de Almeida, de Santo Estevão, e neto materno de Simão Saraiva da Costa, da Guarda, e de Maria de Elvas de Azevedo, de Penamacôr, e tiveram a:


Se me der o seu E-Mail poderei enviar-lhe aversão mais actualizada, que já é um pouco grande.
Se me fizesse a gentileza de me dar o que tiver dos Cunhas para o meu E-Mail jmrprospero@netvisao.pt
agradeço-lhe.
Um Abraço
João Mamuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#357291 | PSacadura | 06 mai 2015 09:02 | Em resposta a: #39454

Exmo. Sr. João Manuel Próspero dos Santos,

Tenho o maior interesse na genealogia dos Cunhas, ditos do Sabugal. Gostava de saber se poderia partilhar comigo as informações que tem sobre esta familia?

Muito obrigado,
Pedro Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

Confrade Alentejo Cunhas Fonsecas de Castelo Bran

#423967 | anabcosta | 06 mai 2020 14:37 | Em resposta a: #38855

Relativamente a este casal, conhece a sua descendência? Grata.
"D. Josefa Guiomar Maria de Sousa Toscano da Cunha, que casou em Castelo Branco com José Correia Botelho de Sampaio, Capitão de Cavalaria, natural de Vila Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, filho de Sebastião Correia Botelho e de D. Angela de Mendonça. S.m.n."

Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen