Heráldica: Cardosos, Silvas e Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias | Títulos | Património | Regiões

Heráldica: Cardosos, Silvas e Vasconcelos

#37514 | Vasconcelosminas | 11 mar 2003 11:18

Caros colegas do Forum,

Venho recorrer aos préstimos dos caros amigos na esperança de obter uma orientação sobre uma questão que, não nego, conforme exponho abaixo, me deixou, como dizemos aqui no Brasil, numa sinuca de bico (indeciso quanto ao que fazer diante de uma situação). Vejam, por favor.

Graças à gentileza do colega Francisco Braz Teixeira, em 2001, consegui a informação sobre uma quinta que pertenceu a minha família, situada em Abrunheira, termo de Montemor-o-Velho. Transcreveu o caro Francisco uma passagem do livro "Terras de Montemor-o-Velho" de Antônio Santos Conceição, 1949 em que o autor declara que:

"O brasão, que ainda se ostenta na casa apalaçadada Abrunheira, pertencente a esta família, tem, no 1º quartel 3 faxas veiradas (Vasconcelos), no 2º e no 3º 2 leões (Cardosos), e no 4º um leão. Enfeita-o uma coroa de visconde."

Trata-se de uma quinta de nome "da Boa Vista", anteriormente chamada "das Pretas" que, tendo pertencido a meu tio-quinto-avô Jerônimo Pereira de Vasconcelos - Visconde de Ponte da Barca (o primeiro do título), foi, antes, de seu (dele Jerônimo) tio-materno Fernando Luís de Sousa Barradas Cardoso e Silva.

Até ai, tudo bem.

Nos últimos dias da semana passada, chegou-me correspondência com documentos de uns primos meus de Portugal, descendentes do dito visconde. Trazia, entre outras coisas, a imagem do brasão do dito Visconde. É quase a imagem do escudo acima, porém, no primeiro quartel vem as armas dos Pereiras e no segundo a dos Vasconcelos (3º e 4º são os mesmos - Cardosos e Silvas). A fonte: o anel de armas que pertenceu ao Jerônimo P. De Vasconcelos e a imagem que aparece no retrato do mesmo visconde (um quadro a óleo contemporâneo ao visconde).

Em resumo:

1 - A pedra de armas da Quinta da Boa Vista, esquartelado o escudo, primeiro Vasconcelos; segundo e terceiro Cardosos e o último Silvas.

2 - Do anel e do quadro do retrato, esquartelado, o primeiro com Pereiras, o segundo com Vasconcelos, o terceiro Cardosos e o último Silvas.

Será possível que tenha ele Visconde de Ponte da Barca alterado as armas de seu escudo (O que julgo explicaria os dois brasões)?
Qualquer luz sobre a questão muito irá me ajudar, tenham certeza.

Mui cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Chiador - MG - Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen