Leonor de Avila Coelho Pereira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Leonor de Avila Coelho Pereira

#37721 | tiago792001 | 14 mar 2003 12:42

Caros Confrades,

Gostaria de saber a ascendencia desta minha antepassada que
viveu no seculo xvi, e segundo tradição, era natural de Beja.

Um muito obrigado e bem hajam,

Tiago Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37725 | magalp | 14 mar 2003 13:23 | Em resposta a: #37721

Caro Parente Tiago

Com o nome que carrega esta sua antepassada - bem grande para o séc. 16... vai encontrar para além de mim dúzias e dúzias de parentes!

Comigo é por Coelho e Pereira...
Venho de Egas Moniz, o Aio e se conseguir meter na câmara de gás uns quantos milhares, passarei a figurar como seu respresentante!

Não será tarefa fácil, pois uma coelha forte e anafada,consegue procriar três a quatro vezes por ano! Por isso é que, legítimos, não legítimos e assim assim, deverá haver entre nós talvez mais de cinco milhões!
Mas a sua avó Leonor, palpita-me, era das mais legítimas em seu tempo ainda que emigrada na moirama...

Por Ávila, não me pronuncio. Infelizmente não tenho um pingo de sangue dessa nobilíssima casta... Mas anda por aí um tal Don Alberto d'Ávila, puro castellano ainda q. nos Açores, que poderá ler-nos e contestar de sua justiça.
Palpita-me até que Doña Leonor d'Ávila, em Beja, será sua parente.

Finalmente por Pereira, são os outros cincos milhões de portugueses e uns quantos milhares nos Paizes Baixos, ditos de "sngue infecto" mas com os quais eu bem gostaria de ter parentesco provado e comprovado...

Não vai esperar muito, pois daqui a 3 ou 4 msgs. vai ver aí a ascenência da Senhora sua Avó até aos Reis Godos e a Don Pelayo de Covadonga, nos belos Picos da Europa!

Entretanto, os meus respeitosos cumprimentos ao parente que acabo de conhecer.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

Dona Leonor de Avila Coelho Pereira

#37733 | Portuguez | 14 mar 2003 15:46 | Em resposta a: #37721

Caro Parente Tiago Azevedo

Muito curiosa a sua asserção, que me despertou memória de uma comunicação já esquecida do meu caro primo Gonçalo Calheiros, deste fórum, em que me informou descendermos de uma D. Maria de Ayala, ou Ávila, cc D. Manuel de Sousa (fº de D. Diogo de Sousa e sm D. Catarina de Albuquerque, e ambos moradores na cidade de Lisboa no sc. XVI) e fª «... do capitão mor de ? Francisco, ou Pedro Martinez de Ayala e mulher D. Luisa de la Peña, ou da Penha».

O problema aqui parece ser a alteração dos sobrenomes pela descendência, talvez interessada em aproximar-se da casteloa santa de Ávila, e do duque português do mesmo sobrenome do sc. XIX, ficando nós na dúvida se Ayala e Ávila são de raiz comum ou diversa.

Outro mistério que o Tiago Azevedo poderia talvez ajudar a desvendar é qual a capitania mor de Francisco ou Pedro Martinez de Ayala/Ávila, ignoro se em Espanha havia capitanias mores ou se foragido foi nomeado em alguma de cá da fronteira, aquém Badalhouce.

Por outro lado, continuamos na dúvida se este pai era Francisco, Pedro, Francisco Pedro ou Pedro Francisco, além de poder ser Auila Avila ou Ayalla. Há também já quem mo tenha indicado como nome deturpado dos antigos Avilez, sob a forma arcaica Avelez, no tempo medievo também grafada Velez.

Quanto ao seu genuino Coelho, se poder avançar informação sobre ele, poderá Luis Amaral, impulsionador deste site e notável genealogista, saber entroncá-los nos Coelho de Miranda do Amaral a que ambos estamos remotamente ligados. Tenho ideia que em tempos tinha havido uma ligação aos bons Pereiras, por via de um dos 22 (ou 24?) filhos B. do Prior Pereira pai de Nun'Álvares, snme ainda por alturas do sc. XIV, com ramificações para novos senhorios recém-conquistados aos primogénitos morgados desapossados pela Revolução de 1383, no sul do Reino.

Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37734 | vbriteiros | 14 mar 2003 15:46 | Em resposta a: #37725

Caro Tiago 792001
Esta sua Ancestral terá ligação com os Coelho de Idães? Se encontra qq. possibilidade de relacionamento com Idães estou interessadíssimo.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37737 | Angrense54 | 14 mar 2003 16:12 | Em resposta a: #37721

Caro Tiago Azevedo,

Tendo visto o nome Ávila a encabeçar este tópico, e após leitura das mensagens entretanto aqui deixadas, principalmente a do confrade Tavares Festas, e digo principalmente esta, pois outra houve que se refere à minha pessoa como "um tal Don Alberto Avila", assinada pelo sr. Magalhães dos Coelhos, o qual escusadamente refere não ter pinta de sangue Ávila, pois se o tivesse decerto usaria de outros modos - não que eu tenha ficado amofinado, pois sei tratar-se de pessoa fidalga - dizia eu, após leitura dessas mensagens, posso referir-lhe descender eu de Antão Gonçalves de Ávila, * cerca de 1440, filho de João Sanchez de Ávila de Bettencourt, sr. de S. Bartolomeu de Lunares e de D. Maria Vaz de Vadillo, casado com D. Inês Gonçalves (ou Gonzalez) de Antona, neto paterno (o Antão) de Elvira Gonçalves de Ávila, filha de Esteban Dominguez de Ávila, señor de Navas e Cespedoza.

Não tenho cohecimento de ramos alentejanos da família Ávila, mas tratando-se de terras raianas provável será que estejamos a falar dos mesmos. Acaso não tem o estimado confrade dado algum sobre a ascendência Ávila desta sua antepassada?

Devo referir que, tanto quanto é do meu conhecimento, estes Ávilas nada terão a ver com a família dos Duques de Ávila, ou com uma conhecida marca de material condutor.

Quanto a Coelhos ou Pereiras já aqui lhe deixaram vastas pistas. Dos Pereiras "bons", para citar o sr. Tavares Festas, todos aqui descenderemos,e de Coelhos pareceu-me ser o sr. Magalhães, o tal que descende do aio (e porventura também de Rodrigo Afonso "o Merda Assada") pessoa entendida, pelo que qualquer dado que eu lhe pudesse adiantar despiciendo se revelaria.

Aceite os meus melhores cumprimentos

Alberto Ávila

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37739 | Portuguez | 14 mar 2003 16:34 | Em resposta a: #37721

Caro Parente Tiago Azevedo

Descontando as habituais ironias de estilo proprias como legítimo godo á pena do meu primo Manuel Maria Alpendurada, esqueceu-me há bocado de lhe referir que possuo um original manuscrito de inícios do sc. XIX contendo em bonita letra a ascendências aos reis de Leão (um dos quais cego no sc. VIII ou coisa assim) dos Avilezes/Avelez/Velez, a qual lhe enviarei com muito gosto caso se comprove a raiz comum entre Avila/Ayala/Avilez/Velez e nisso esteja interessado.

Esta genealogia foi encomendada pelo 1º conde de Avilez, e submeti-a já ao avisado parecer do nosso confrade e amigo Nuno Borrego, que confirmou os dados nela constantes como lídimos, idênticos aos transcritos na sua recente e notável obra «Livro da Cidade de Portalegre».

Com os melhores cumprimentos, fico ao seu dispor

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

D. Leonor de Avila Coelho Pereira

#37741 | Portuguez | 14 mar 2003 16:55 | Em resposta a: #37737

Caro Parente Alberto Avila

Verficando agora a sua oportuna intervenção neste topico, venho maçá-lo por duas razões:
primeiro rectificar que, pelas leis da aritmética, além de todos descendermos dos Pereiras "bons", todos descendemos igualmente dos Coelhos "bons", mesmo que venhamos porventura também dos Pereira e Coelho "menos bons" em termos estritamente nobiliárquicos ultrapassados. Depois pedir a ajuda do conhecimento que decerto terá sobre Ávilas em solo lusitano para requerer informes que deslindem a nebulosa questão que acima expuz sobre o entronque dos Ayala/Ávila quinhentistas. Confesso que fiquei espantado por não se ter pronunciado nessa questão, que além de mim interessa a tantos beirões.

Antecipados e gratos cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: D. Leonor de Avila Coelho Pereira

#37746 | aburma | 14 mar 2003 17:37 | Em resposta a: #37741

Prezado Parente Alexandre Tavares Festas,

Reporto-me à sua precedente mensagem, cujo obséquio muito agradeço.

Acerca da sua referência à ascendência de todos nós em Coelhos, "bons" ou "menos bons", eu diria que, tendo em atenção o que aqui expôs o nosso confrade Magalhães dos coelhos acerca da fecundidade das coelhas, mais depressa descenderemos de Coelhos que de Pereiras! rsrsrs

Sobre o para mim muito caro tema de Ávilas, prometo debruçar-me sobre o assunto que aporta e a ele a breve trecho voltar, mas devo referir incidirem os meus conhecimentos nessa matéria mais sobre os Ávilas que passaram aos Açores e seus ascendentes em Castela, que sobre os que porventura tenham ido para o Continente. Já vi contudo algures referido que o nome Ayala poderia ser corruptela de Ávila, mas sobre tal asserção não me atrevo a penhorar a minha palavra.

Meus efusivos cumprimentos

Alberto Ávila

PS fico também "cliente" dos elementos que disponibilizou ao nosso estimado confrade Tiago Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: D. Leonor de Avila Coelho Pereira

#37747 | aburma | 14 mar 2003 17:45 | Em resposta a: #37746

Caros Confrades,

Não se trata de equívoco, não! O nosso confrade Alberto Ávila, que faz o favor de ser meu amigo, e além disso é meu parente, estava em minha casa quando redigiu a mensagem anterior, e daí ter inadvertidamente usado o meu nick, o qual tinha ficado automaticamente na caixa de resposta depois de uma minha recente intervenção.

Estou a seguir com interesse este tópico.

Cumprimentos a todos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37821 | emedina | 15 mar 2003 16:12 | Em resposta a: #37737

Meu Caro
Já agora na sua informação ao sr.Festas acrescente que o Antão Glvs. Avila - o castelhano - veio para a Terceira com um irmão ambos fugidos via cidade do Porto à Guerra das Comunidades acabando um filho dele e o tio por casarem na Graciosa onde existe larga descendência desta família. Acrescente-lhe que eram Bettencourts e descendiam (sobrinhos netos ou bisnetos do Jean Bett. das Canárias) e que na Graciosa voltaram a usar bastante o sobrenome Bettencourt. Na matriz da Graciosa existe uma pedra tumular no altar mor de Melchior Gonçalves de Avila filho ou neto (tinham o mesmo nome)do Antão cuja leitura eu ouvi no local feita pelo Dr.António Maria Mendes. E.Medina

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37825 | Angrense54 | 15 mar 2003 18:43 | Em resposta a: #37821

Caro E.Medina,

Muito lhe agradeço as informações que presta, as quais eram, na sua maioria, de meu conhecimento, mas que úteis serão, sem dúvida, aos nossos confrades interessados neste tópico.

Os meus cumprimentos

Alberto Ávila

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37826 | aburma | 15 mar 2003 18:50 | Em resposta a: #37821

Caro E. Medina,

Conheço razoavelmente bem a história das famílias Bettencourt e Ávila, e agradeço os elmentos adicionais que aqui trouxe. Uma correcção eu faria: o Jean de Bettencourt das Canárias - se se refere ao conhecido como Jean IV de Bettencourt - não deixou descendentes.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37848 | magalp | 16 mar 2003 12:39 | Em resposta a: #37737

sr. alberto

Tem alguma coisa contra a minha ascendência?
Julga lá por ser açoreano e ter hoje a cimeira do T3+1 tem melhores ascendências do que nós outros que daqui não saimos?

Faça favor de moderar a sua linguagem e os seus ímpetos de grandeza, herdados (bem por certo) de Castilla La Vieja e fique ciente de que os ilhéus sempre foram considerados "de segunda", até porque vêm de segundos, terceiros e quartos, da Península e do Continente!

O "tal"
Senhor Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37850 | magalp | 16 mar 2003 12:45 | Em resposta a: #37737

Queira investigar melhor...
Tenho para mim que os ditos da "marca de cabos condutores" provém de Los Señores de Cespedoza y Navas.

MM

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37857 | gonçalo calheiros | 16 mar 2003 13:52 | Em resposta a: #37739

Caro Primo Alexandre
Estou convicto de que se trata mesmo de Ayala.Sobre os Ávila julgo ter qualquer coisa ,nos Brasões inéditos,que de momento não consigo encontrar.Mas vou procurar.Fiquei muito interessado nessa ascendência que tens dos Velezes,dos quais descendo-julgo que são os mesmos tratados pelo Nuno,nas Famílias de Portalegre,que infelizmente não possuo e ainda nao tive oportunidade de consultar.
Um grande abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37862 | tiago792001 | 16 mar 2003 15:13 | Em resposta a: #37739

Caros confrades e portugues:

Agradeco os inumeros contributos para descobrir
a genealogia desta minha ancestra.
Sei que por tradição a familia dela tinha autorização para usar cota de uma arma.
Pergunto á vista dos apelidos que arma poderá ser?pistola, espada, punhal?

Agradeço possiveis pistas

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37880 | Nuno | 16 mar 2003 18:11 | Em resposta a: #37721

Caro Tiago,

Não me diga que descende dessa senhora.
Há anos que procuro saber algo sobre a sua e minha antepassada.Como o mundo é pequeno.
Penso que pelos Coelhos e conforme aqui foi dito seremos descendentes do aio de D.Afonso
Henriques.
Estes Coelhos são realmente das mais antigas familias portuguesas e uma das poucas que não tem bastardias.

Un abraço do parente,

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37881 | Angrense54 | 16 mar 2003 18:16 | Em resposta a: #37848

Caro Sr. Magalhães,

Não, nada tenho contra a vossa ascendência, nem a considero de inferior estirpe à dos Ávilas. Mas deixe-me que lhe diga, que no caso dos Bettencourt, a quem os Ávilas estão associados, e cujo sangue também os primeiros Ávilas que foram para os Açores tinham, não eram "segundos, terceiros ou quartos" os primeiros que foram para as ilhas, mais concretamente a Madeira, aonde passou Maciot de Bettencourt, ido das Canárias.

Dado que este tema parece estar a provocar interesse, irei abrir novo tópico sobre ele.

Os meus cumprimentos, extensíveis a toda a coelhada

Alberto Ávila

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37883 | magalp | 16 mar 2003 18:22 | Em resposta a: #37862

Caro Tiago

Tb. poderia ser uma funda, mais conhecida aqui por fisga.
Tive várias, mas sem cota e autorização, pelo q. as escondia nos altos dos armários...
Como não tivesse nota para as comprar eu mesmo as fazia com borracha de cãmara de ar e presilha de couro!
Agora ambicionava ter um canhão de campanha das guerras peninsulares, para decorar o meu terraço...

MMM

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37887 | magalp | 16 mar 2003 18:33 | Em resposta a: #37880

Meu caro Nuno

Não tem os FMVR de Júlio Teixeira?
Fica elucidado com a leitura...
Claro q. só refere os como tal conhecidos, pois há realmente muitos mais!
Em Vila Real, Terras de Basto e nos intervalos das mesmas não deve haver muita gente q. não seja Coelho...

Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#37918 | Nuno | 17 mar 2003 09:53 | Em resposta a: #37887

Caro Manuel,

Infelizmente não tenho esse livro embora já o tenha consultado.
Quem sabe se a Leonor de Avila Coelho Pereira não virá lá mencionada?

Un abraço,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Leonor de Avila Coelho Pereira

#38192 | Portuguez | 20 mar 2003 22:24 | Em resposta a: #37857

Primo Gonçalo

São os mesmos sim. Quando quiseres diz que tos mando: não sabia que tinhas costela Velez/Avilez. Fico á espera da tua busca nos Brasões Inéditos sobre Ávilas nossos, para reconto do nosso Chanceler.
Gd Abç
Alexandre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 06:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen