Família Leal Franco (em Góis?)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos | Arquivos

Família Leal Franco (em Góis?)

#37841 | jliberato | 16 mar 2003 10:57

Caros amigos,
João Leal Franco é meu 8º avô: era padre e vivia em Góis. Teve uma filha de Ana Martins do Cimo do Alvem em Góis: Ana Machado nascida em Góis em 26-05-1680 e falecida em 15-11-1751.
Sei-o porque no casamento desta em Góis em 05-03-1715 com João Nogueira refere-se Ana Machada, filha de João Leal Franco, solteiro, e Ana Martins, solteira. Não há referência ao facto de ele ser padre.
Teve outro irmão padre: António, julgo eu. Ambos têm inquirições de genere no Arquivo da Universidade de Coimbra. Nessas inquirições, que nunca pude consultar pessoalmente, consta o nome dos pais: António Leal Franco e Ana Machado de Figueiredo.
Alguém conhece esta gente e me pode dar uma ajuda?
Cumprimentos e agradecimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#41708 | Monte | 15 mai 2003 12:57 | Em resposta a: #37841

A minha família também tem algo a ver com padres e seminário, mas ao que creio o meu bisavô ou seu pai eram padres (João... Franco ???) mas ao que creio seriam do Alentejo.
Será que se pode cruzar alguma informação.

PS: Neste momento estou a fazer o levantamento deste ramo, pode ser ques e consiga cruzar alguma informação.

João Franco

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#41845 | jliberato | 18 mai 2003 18:42 | Em resposta a: #41708

Muito obrigado pela sua mensagem.
Mas estamos a falar de épocas diferentes. Eu refiro-me ao pai de uma criança que nasceu em 1680. O seu bisavô terá nascido, dependendo da sua idade, cerca de 1870.
De qualquer modo tem sempre interesse trocar informações.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44153 | Pedro França | 01 jul 2003 01:09 | Em resposta a: #41845

Caríssimo:
Reparei no seu tópico muito recentemente, mas como ficou parado pelo mês de Maio, sem mais sequência, gostaria de saber se ainda está interessado nalgum empurrão sobre os Leais Francos, de Góis, em princípio, como refere.
Agora com alguma disponibilidade acrescida, vinda com as férias escolares, poderei ir ao AUC, em cuja cidade resido.
Diga-me alguma coisa para aqui. Entretanto vou vendo o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44155 | jliberato | 01 jul 2003 08:18 | Em resposta a: #44153

Meu caro Pedro França,
Enorme simpatia a sua!
Evidentemente que estou interessado. A questão julgo que está bem sumariada na minha primeira mensagem. Em especial interessam-me as duas inquirições de genere e nomeadamente se nelas constam as datas e locais de baptismo dos dois irmãos padres, sobretudo a do meu ascendente.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44208 | Pedro França | 02 jul 2003 00:49 | Em resposta a: #44155

Meu caro JLiberato:
Recebi a sua mensagem, e ora, aqui vai disto:

O seu antepassado João Leal Franco foi baptizado em Góis a 11.10.1646/f. 74v. ou 73v. (tem duas numerações correntes na mesma folha do assento). Seu irmão - o Pe. Francisco de Figueiredo Leal, foi baptizado a 04.10.1643/f. 46v.. Este foi canonista, bacharel formado a 16.05.1668. Houve ainda outro irmão padre, António Leal Franco, baptizado a 10.02.1658/f. 181.
Os respectivos processos encontram-se nas caixas: 675/doc. 7 (os dois primeiros estão juntos), e 167. Os dois primeiros para o ano de 1668 e o último para o ano de 1679.
Nenhum deles traz De Genere propriamente dita mas o último traz os avós paternos e maternos nas inquirições.
O seu antepassado - ao contrário dos outros, de boa vida e costumes, e pacíficos -, cometeu uma grande falta/imprudência que levou, com certeza, a que por isso não viesse a ser ordenado. O processo, pelo que lhe cabe, termina aí mesmo na publicação em folha da culpa que pendia sobre ele... é inconclusivo. E a falta, se fosse hoje, levaria a prisão, mas não é roubo nem crime de sangue, embora... E mais não digo aqui. Mas não se aflija, não há que temer pelos pecados de nossos avós, ainda por cima de há mais de 300 anos. E, pelo amor de Deus, não se zangue comigo. As coisas são como são.
Continuando: em todos os processos é referido um outro irmão dos três, de nome Manuel Machado, por vezes Manuel Machado de Figueiredo ou Manuel Machado Leal, que foi FSO. Poderá no AN/TT indagar isso e talvez investigar mais para trás. Assentos de casamento, para Góis, no AUC, não os há antes de 1642.
O último processo de ordenação referido, traz sim os avós paternos e maternos: se os pais são António Leal Franco e Ana Machado de Figueiredo, os avós paternos são: António Leal e Apolónia França, da Lousã. Os avós maternos são o Licenciado Silvestre Machado e Isabel Coelho de Figueiredo, de Góis. Há um filho dos avós paternos aqui referidos que foi padre: João Leal Franco, da Lousã, ano de 1621 (caixa 675/doc. 8).
O apelido Franco, ainda não apurei, ou vem pelos Leais da Lousã, ou é corruptela de França da Apolónia França.
Por ora é tudo. Não sei se precisa de mais algum dado, da Lousã ou outro. Ah, antes que esqueça, o assento de baptismo de sua antepassada Ana Machada, de 26.05.1680, está na f. 34v. ou 178v. (dupla contagem) mas não traz o nome do que leva por pai.

Um abraço, e disponha.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44222 | jliberato | 02 jul 2003 09:26 | Em resposta a: #44208

Meu caro João França,
O meu amigo é um benemérito!
Como poderia zangar-me? Seja o que estiver no processo é História e todos temos de tudo. Zangas para outros que acham que a sua genealogia tem de ser pura e asséptica.
E finalmente o João Leal Franco foi acusado de quê? Não deve ter sido apenas de ter tido uma filha fora do casamento em 1680?
Curiosamente na genealogia da minha mulher encontro um Manuel Antunes Leal Franco, natural de Ínguias, Belmonte.
O baptismo de Ana Machado já o tinha. O nome do pai figura noutro assento que não tenho aqui pois estou em Estrasburgo e não em Bruxelas.
Não sei como lhe agradecer.
Um grande abraço
do JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44277 | Pedro França | 03 jul 2003 02:58 | Em resposta a: #44222

Meu caro JLiberato:

O meu nome é Pedro França e não João França.
Amanhã teço-lhe a história toda, mas olhe, o processo de ordenação dista mais de dez anos do baptismo da filha de João Leal Franco: são coisas independentes. Em 1668 ninguém saberia que ele iria ter uma filha em 1680.

Obrigado pelas suas amáveis palavras e um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44362 | Pedro França | 04 jul 2003 17:17 | Em resposta a: #44277

Meu caro JLiberato:

Aqui estou de novo para lhe contar a "cena" tal como a relataram e corroboraram as testemunhas das inquirições feitas. Indo directamente ao que interessa, ia certo dia, "... uma moça desta vila (Góis) para a da Lousã donde ela era natural - Joana -, filha de/o Clemente e, levando ela consigo um moço, filho de um António Simões, o "Porcarrico", da dita vila da Lousã, ele, com outro homem desta vila foram atrás dela e chegando junto à Portela desta vila, caminho ermo e despovoado, pegaram na dita moça e, querendo-lhe acudir o moço que ia com ela, puxam por uma pistola e por uma adaga para o matar e o fizeram fugir, e, pegando a dita moça aos gritos - que ela deu - e brados, acudira Lourenço Martins (extratexto: uma das testemunhas inquiridas) de Cimo d'Alvem desta freguesia, e eles lhe disseram "homem do diabo, vai-te daqui" e, temendo-os, o homem se foi. E, em saindo o dito homem, dormiu o dito ordinando com a dita moça, carnalmente, à força, no que deu grande escândalo a este povo..."
Também se alegou que: "o dito ordinando se preza de chocarreiro e jogral, e anda por esta vila pelas ruas públicas de dia e de noite, cantando cantigas desonestas, armado com pistolas em o que dá grande escândalo."

Devo dizer que em relação ao 1º caso seguiu queixa na altura, para o Príncipe, que então seria o príncipe D. Pedro, depois D. Pedro II (esta parte do processo de ordenação corre já no ano de 1669).
E pronto, era esta a notícia que eu tinha para lhe transmitir. Actualizei apenas a ortografia e procurei respeitar a estrutura do texto, a construção das frases, e coloquei a pontuação que se achava em falta...
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44407 | jliberato | 05 jul 2003 13:52 | Em resposta a: #44362

Meu caro Pedro França,
Peço-lhe desculpa pelo João, mas porventura já estava a misturá-lo com os Leal Franco...
Agradeço-lhe muito a interessantissima (embora pouco edificante...) descrição dos acontecimentos de há 300 e tal anos.
Estou neste momento em Lisboa, e por razões trágicas, tive ontem de dar um salto a Coimbra. Por coincidência encontrei um antigo presidente da Câmara da Lousã que conheço bem.
Na conversa falei-lhe dos Francos e Franças. Disse-me ele que o que existe no concelho é a família dos Francas, sem cedilha. É provavelmente este nome que está em causa. O que diz?
Muito grato e um grande abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#44412 | Pedro França | 05 jul 2003 15:21 | Em resposta a: #44407

Caro JLiberato:

Em tempo de receber a sua mensagem. Compreendi.Lamento muito os motivos que o trouxeram a Coimbra: deveria ser mais por razões de lazer e de comprazimento para o espírito e para o corpo do que outras, mas a vida é assim mesmo - um universo de contradições. Só lhe posso, por palavras, tentar incutir coragem, e, para o que for preciso...já sabe.
A respeito da pergunta que me coloca, sobre se Franças, se Francas... Devo dizer-lhe que, documentalmente, aparece-me mais o apelido França e isso para o triângulo Lousã-Miranda do Corvo-Penela. Em tempos houve uns (de) França (tenho notícias desde primórdios do séc. XVII), srs. da quinta do Engenho, que ainda existe, em ruínas, para o lugar do Espinhal/Penela. Mas, é mais fácil desaparecerem os acentos, e mudarem-se os sinais gráficos como no "ç" para "c", do que o contrário. Continuo com a minha teoria dos "Franças". Aliás, basta ir à lista telefónica e olhar para a parte referente à Lousã e encontrar lá várias famílias de apelido França. Esta questão vai tornar-se académica, quase de certeza.
Deixo-o por ora com um abraço sabatino.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Família Leal Franco (em Góis?)

#46187 | jliberato | 18 ago 2003 11:16 | Em resposta a: #44208

Meu caro Pedro França,
De regresso a Bruxelas, posso informá-lo que encontrei o processo de Manuel Machado, escrivão dos órfãos de Góis (FSO masso 16, doc. 433)
Dele consta que era filho de António Leal Franco e de sua mulher Ana Machada de Figueiredo, naturais da vila de Góis e aí moradores.
Os avós paternos eram António Martins Leal e Apolónia Franca, moradores na vila da Lousã, e os maternos o Ldo. Silvestre Machado Veloso e Isabel Coelha de Figueiredo, naturais de Góis.
Tudo isto confirma, salvo pequenos detalhes as informações que o meu amigo gentilmente obteve.
Será que este Silvestre constará das listas da Universidade de Coimbra?
Melhores cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 23:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen