Zuzarte Carregal do Sal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Zuzarte Carregal do Sal

#3792 | amaral | 04 mai 2001 20:19

Entre os meus antepassados do conc. do Carregal do Sal, encontrei duas avós do sec. xviii com este apelido. Alguém tem uma ligação? De onde veio?

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#3796 | JCC | 04 mai 2001 20:59 | Em resposta a: #3792

Zuzarte ou Juzarte é uma (ou várias) família nobre conhecida, com ramificações no Alentejo e em Santarém mas originária, ao que julgo, do Norte. Usam, inclusivamente , brasão de armas

Eu tenho antepassados Juzarte de Santa Maria, em Santarém. Não tenho elementos aqui à mão mas, se lhe interessar, diga que poderei junt´-los e enviar qualquer coisa.

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#3804 | amaral | 04 mai 2001 23:38 | Em resposta a: #3796

Agradeço, pois é um nome que desperta curiosidade. Quando recuar, poderei trocar informações consigo.
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#3807 | MAS | 05 mai 2001 00:39 | Em resposta a: #3792

Tenho estudados os Juzarte ou Zuzarte de Carregal do Sal. Mande-me para o meu e-mail (soveral@netcabo.pt) os dados concretos que quer saber.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#3813 | amaral | 05 mai 2001 11:00 | Em resposta a: #3807

Desculpe mandar os dados p. forum mas o meu computador executou uma operação ilegal e a qualquer momento desliga a internet.
O meu avô, Isidro Silvestre do Amaral, era filho de Maria da Natividade de Sousa, cujo avô materno, António Gomes Provedor, nasceu no Carregal em 1808. António era filho de Conceição Maria, de Póvoa de Arnosa , filha de Maria Zuzarte, de P. Arnosa e neta de Lulano(? ) de Zuzarte do Carregal. Não consegui decifrar o nome próprio na cert. de Conceição. Espero decifrá-lo da cert. de Maria Zuzarte.
Obrigado
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#3820 | MAS | 05 mai 2001 15:29 | Em resposta a: #3813

Os Juzarte de Carregal começam com duas irmãs, naturais de S. Miguel o Anjo, que no séc. XVI vieram casar a Carregal, dando origem a dois ramos desta família. Eu só estudei a descendência de uma delas, Simoa Juzarte, que cc Cristóvão Borges, sr. da Casa das Laranjeiras, em Carregal, dando origem aos Juzarte desta casa, que nos finais do séc. seguinte, por ligação aos Costa Veloso, de Papízios, mas com ascendência em Braga, passaram a Juzarte da Costa, e mais tarde, por ligação aos Britto Ribeiro de Figueiredo, de Oliveira do Conde, passaram a Juzarte de Figueiredo, e depois, por ligação aos Soares de Albergaria Cabral, passaram a Soares de Britto e Albergaria Cabral, que sucederam na dita Casa das Laranjeiras. Só o posso ajudar se as suas investigações o conduzirem a alguma desta gente.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#3823 | amaral | 05 mai 2001 19:03 | Em resposta a: #3820

Agradeço a informação. Ainda só me encontro no início do sec. xviii e estes meus 6º e 7º avós só agora apareceram da certidão de casamento dos meus 5º avós. Alguns desses nomes citados, como Borges e Ribeiro, fazem parte da minha árvore genealógica. Apareceu também agora uma 6ª avó oriunda de Ratoeira, Guarda e com apelido Pais.
Caso tenha obra publicada ou a publicar gostaria que me informasse.
Cumprimentos
Vera
silvestre@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#3831 | MAS | 06 mai 2001 15:21 | Em resposta a: #3823

A linha Juzarte referida integra um estudo mais vasto, intitulado «Consanguinidades de Currelos», a publicar quando for possível.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#5933 | amaral | 18 jun 2001 13:35 | Em resposta a: #3796

Neste momento tenho mais alguns dados. Manoel Zuzarte nasceu no Carragal, Viseu, em 1702. A mãe era Antónia Zuzarte. Espero cert. casamento.

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#7624 | LAV | 30 jul 2001 13:36 | Em resposta a: #3820

Meu caro Manuel Abranches de Soveral

Uma vez mais nos encontramos, agora nos Juzarte.

O meu avô paterno chamava-se João de Albuquerque Veloso e era matural da Póvoa da Arnosa, freg. de Papízios, onde possuia e nasceu numa casa com uma pequena capela separada com invocação de S. Pedro (infelizmente hoje tudo está em ruinas). O lado da Mãe dele, Albuquerque, era de Pinheiro de Ázere, mas o Pai era da Póvoa e o apelido Costa Veloso é com certeza o mesmo Veloso (lembro-me até de ver nuns papeis como padrinho ou como Pe. de algum baptizado ou casamento, um Francisco Costa Veloso).

Consegue situá-los nos seus estudos ou precisará de mais dados.

Obrigado e um abraço

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#7634 | amaral | 30 jul 2001 22:17 | Em resposta a: #7624

Caro Luís Veloso
Sou a neta da Antónia Zuzarte que deu início a esta mensagem no forum.
Talvez possa informar-me sobre estes meus familiares, também da Póvoa/Papísios:Pedro Veloso que casou com Maria da Costa, pais de Pedro da Costa Guerra e avós de António Lopes, nascido em 1730.
Entretanto, após esta mensagem, surgiram naq minha árvore do concelho do Carregal, muitos outros Zuzartes, todos do início do sec. xviii

Cumprimentos genealógicos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#7643 | MAS | 31 jul 2001 15:33 | Em resposta a: #7624

Caro Luiz de Albuquerque Veloso
Também eu descendo desses Veloso da Costa, de Papízios, que vêm todos de Pedro Veloso da Costa, abade de Papízios, onde em 1647 instituiu o morgadio e capela de Nª Sª das Boas Novas. Este Pedro Veloso era irmão de Baltazar Veloso da Costa, que o antecedeu como abade de Papízios, lugar que já ocupava em 1610, e do Dr. António Velozo da Costa, juiz de Ponte da Barca (1599), donde todos eram naturais e filhos de Francisco Veloso e de sua mulher Maria Lopes da Costa, dos Costa de Barcelos, que está nos nobiliários, nomeadamente no Gaio.
Eu não estudei todos os Veloso da Costa (ou Costa Veloso), mas apenas o meu ramo, que é o seguinte: Daquele Pedro Veloso da Costa foi filha Mécia da Costa Veloso, 2ª morgada de Nª Sª das Boas Novas, cc o Dr. Luiz Álvares de Britto. Destes foram filhos Julião Veloso da Costa, Baltazar Veloso da Costa e o Dr. Clemente Veloso da Costa. O dito Julião Veloso da Costa foi o 3º morgado de Nª Sª das Boas Novas e de Ana Gomes Pereira teve vários filhos: Maria Veloso da Costa, 4ª morgada de Nª Sª das Boas Novas cc o Cap. Pedro Fernandes da Costa, o Padre Manuel da Costa Veloso, o abade de Papízios Pascoal da Costa Veloso e Domingas da Costa Veloso cc Domingos Juzarte, 5º senhor da Casa das Laranjeiras, em Carregal, onde faleceu a 7.9.1712 (estes meus antepassados).
Espero que estes dados lhe sejam úteis para entroncar os seus.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#7678 | LAV | 02 ago 2001 10:26 | Em resposta a: #7634

Cara Vera

Infelizmente não lhe posso ser útil pois também eu não conheço bem estes Veloso que, porém, são os meus.

Porém, e para nossa grande sorte, o Manuel Abranches Soveral repondeu à minha mensagem com informações muito úteis e onde consta o casal Pedro Veloso/Maria da Costa.

Sugiro que leia a mensagem de resposta que vou escrever ao MAS com os poucos dados de que disponho relativamente aos meus avós Veloso e que têm de se entroncar de qualquer maneira nos que ele refere.

Cumprimentos

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#7681 | LAV | 02 ago 2001 12:16 | Em resposta a: #7643

Meu Caro Manuel Abranches de Soveral

Como sempre as suas informações são de grande utilidade.

Não consegui porém entroncar os meus Veloso pois não tenho desenvolvido muito este ramo.

Aqui vai o que sei sobre estes Velosos da Póvoa da Arnosa, freguesia de Papízios, concelho do Carregal do Sal:

O meu Avô paterno, João de Albuquerque Veloso nasceu na Póvoa e era filho de Francisco Maria Veloso (filho de pai incógnito)e de sua mulher e prima direita D. Maria da Anunciação de Albuquerque Themudo. Este casal era filho de duas irmãs de nome D. Maria Cândida Veloso e D. Antónia Felismina Veloso. Estas eram filhas do Dr. João Baptista Veloso, baptizado em Papízios a 21/1/1772, tendo nascido na Póvoa, e de D. Maria Correia.
O Dr. João Baptista Veloso era filho de João Gomes Pires e de D. Maria Clara da Assunção Veloso Fernandes da Costa Azevia (será este último nome?), da Póvoa, filha de João Veloso da Costa e Azevia(?) e de D. Maria Clara da Assunção, da Aldeia de Carvalho, freguesia de S. Vicente de Alcafache, bispado de Coimbra. E dos Velosos mais não sei. No séc. XIX, de escrituras e registos paroquiais, retiro o nome de uma série de outros Veloso da Póvoa, que não sei entroncar; D. Luiza Augusta Veloso Soares e sua irmã D. Ludovina Amália Veloso; Pe. Francisco da Costa Veloso, D. Maria Delfina Veloso etc.

Apenas com ligação com os nossos Veloso, o referido João Gomes Pires era irmão de Luiz e José Gomes Pires do Couto do Mosteiro que tiveram carta de brazão, tendo aquele sido Cav. de Cristo, FSO etc. Eram todos também irmãos de Bernarda Joaquina de São José casada com Amaro José Soares, pais de Luiz Manuel Sores que foi cónego, muitos anos vice-reitor da Universidade de Coimbra, decano da faculdade de teologia, comendador da ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa etc.

Sabe se estes nossos Veloso da Póvoa usavam, naturalmente por lhes ter sido concedido, brazão de armas?

Atendendo aos apelidos que usaram, principalmente ao Fernandes, penso que talvez os referidos últimos Veloso que conheço do meu ramo (João Veloso da Costa e Azevia e sua filha D. Maria clara da Assunção Veloso Fernandes da Costa e Azevia) possam ser descendentes do casal que refere na sua mensagem Maria Veloso da Costa, 4ª morgada cc cap. Pedro Fernandes da Costa.

Um abraço e muito obrigado pelas suas achegas sempre tão úteis.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#7917 | amaral | 15 ago 2001 15:47 | Em resposta a: #7681

Caro Luís Veloso
Fiquei impossibilitada de prosseguir a minha árvore em Sobral de Papísios, no início do sec. xviii, porque o Arquivo de Viseu não tem os livros dessa época. sabe se estarão na Torre do Tombo? Quais os procedimentos que terei de seguir? Tinha muita curiosidade pois trata-se de um meu 8º avô que era o padre Manoel Borges
Cumprimentos e agradecimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#8003 | amaral | 17 ago 2001 16:54 | Em resposta a: #7643

Caro Dr. Soveral
Li a mensagem enviada ao Luís Veloso e gostaria de saber se e como os meus avós se entroncam no ramo dos Veloso. São eles: Pedro Veloso que casou com Maria da Costa, ambos de Póvoa de Arnosa. Foram pais de Pedro da Costa Guerra e avós de António Lopes que nasceu em 1730 e casou com Maria Zuzarte.
Com os melhores cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Zuzarte

#8348 | dinizjose | 28 ago 2001 22:18 | Em resposta a: #3792

Olá,
Gostaria de saber se alguém tem ligação com os Zuzartes de que eu descendo:
Meu bisavô Polidorio Dionísio de Santos Reis que casou com Dona Maria Zuzarte de Mendonça

Obrigado
José Luis

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#8351 | amaral | 28 ago 2001 22:59 | Em resposta a: #8348

Caro José Luis
Também descendo dos Zuzarte ou Juzarte do Carregal do Sal que surgem nos sec. xvii e xviii. Quem o poderá ajudar é o Dr Manuel abranches Soveral que aparece neste mesmo tópico como MAS.
Boa Sorte
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#8372 | JCC | 29 ago 2001 10:37 | Em resposta a: #8348

De onde são estes seu Juzarte (ou Zuzarte)?

Eu tenho uns Juzarte de Santa-Maria, de Santarém, que descendem de Freires e de Mendonças (aliás tenho uma carta de armas passada a João Juzarte de Santa Maria). Eu descendo de um Luis Freire de Mendonça Juzarte de Santa-Maria que, porque foi baptisado no Brasil, ainda não consegui entroncar no João (penso que me falta uma geração), que viveu em Santarém. Já encontei variados docs. na TT, no Reg. Geral de Mercês mas, para a ligação qu me interessa, estou "à nora".

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#8379 | MAS | 29 ago 2001 15:08 | Em resposta a: #8003

Cara Vera
Desculpe-me o atraso na resposta, mas estive para fora e só agora reparei na sua mensagem. Mas não a posso ajudar, pois não sei mais sobre os Costa Veloso do que aquilo que já deixei aqui dito. De qualquer forma, mande-me para o meu e-mail uma resenha o mais detalhada possível (inclua por exemplo o nome dos padrinhos) das suas ascendências de Carregal, para eu analisar e, se vier a obter mais dados, a completar.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral
soveral@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#17273 | limad | 15 fev 2002 21:23 | Em resposta a: #8372

"JOSÉ DE SOUSA ZUZARTE
Casou com HELENA MARIA DA CRUZ.
Tiveram:
DOMINGOS DE SOUSA
Foi baptizado na Igreja de Santa Susana do Maxial, Torres Vedras, a 11 de Agosto de 1706. Foi padrinho, Manuel Mendes, “brabo“, morador em Monte Redondo.
JOÃO DE SOUSA ZUZARTE GIRÃO
Baptizado na freguesia do Maxial a 29 de Outubro de 1707. Foram padrinhos, Manuel de Sousa, moço solteiro, filho de Amador do Rego e de Mariana de Sousa e Feliciana do Rego, moça solteira, filha de António dos Rios, preto e de Maria do Rego, todos do Maxial.
Casou a 09 de Janeiro de 1754, na Igreja de Santa Susana do Maxial, com ANA DE JESUS E SILVA , baptizada na freguesia de Aldeia Galega da Merceana, filha de JOSÉ GOMES e de LUZIA DA SILVA, naturais e moradores no Arneiro, Aldeia Galega
Tiveram:
JOÃO DE SOUSA ZUZARTE
Nasceu a 14 de Janeiro de 1756. Foi baptizado na Ermida de Nossa Senhora da Piedade a 21. Foi padrinho, o Reverendo Padre Domingos de Sousa, seu tio e morador no Maxial".
Por curiosidade, havia nesta região ( Maxial-Torres Vedras e Aldeia Galega-Alenquer )uns Zuzartes. Desconheço antecedentes.

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#17900 | JMBMSS | 02 mar 2002 11:51 | Em resposta a: #8348

Caro José Luis

Por coincidência enviei ontem para o fórum
um apanhado dos Zuzarte no qual estão incluídos
os Zuzarte de Mendonça, de quem também descendo por Honorato José de Mendonça.. A sua bisavó era filha de qual deles?
O que enviei está em Juzartes de Coimbra.
Cumprimentos
José Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#155868 | JMCBZB | 11 mai 2007 23:47 | Em resposta a: #17273

Boas. A minha avó era Zuzarte e vivia perto de Alenquer. Ainda conservo o nome Zuzarte. Aliás a minha avó casou com Francisco Baltazar (n sei o nome completo), também da zona de Alenquer. Alguém me pode ajudar a descobrir os antecedentes?

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#155870 | JMCBZB | 11 mai 2007 23:51 | Em resposta a: #8348

A minha avó era Zuzarte Reis, vivia na zona de Alenquer. Desconheço os seus familiares mais antigos. Será que existe possibilidade de haver ligação?

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#186770 | ZUZAGANSO | 01 mar 2008 21:10 | Em resposta a: #17273

Não sei se este forum ainda está activo mas, a verdade, é que só hoje tomei conhecimento da sua exustência. Quero dizer-lhe que também eu sou ZUZARTE, Luis Zuzarte e sou natural do concelho de Santa Comba Dão, mais concretamente da freguesia de S.Joaninho.
Há muito que me dedico a "descobrir" a origem do meu apeido e descobri algumas coisas e, entre elas, que ZUZARTE é brazonado. Tenho o Brazão que mandei reproduzir no Castelo de Palmela.

Se me quizer contactar, ou alguém mais interessado, virei aqui saber.
Espero que este forum ainda esteja activo

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#233345 | LAV2 | 04 jul 2009 12:08 | Em resposta a: #7643

Caro Manuel Abranches

Passados tantos anos!

Queria perguntar-lhe se é possível consultar nalgum arquivo a instituição e a lista dos administradores do morgadio e Capela de N. Sra. das Boas Novas. Nem sei onde era essa Capela e morgadio!

Um abraçodeste seu ainda parente

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#233368 | mqs | 04 jul 2009 19:33 | Em resposta a: #233345

Caro Luis Albuquerque Veloso,

Em primeiro lugar, aceite as minhas desculpas por me intrometer desta maneire, mas por acaso dei com o seu nome neste tópico, e decidi entrar em contacto consigo, referente a outro tema que talvez me possa ajudar.
Chamo-me Miguel Miranda Monteiro Queiroz Santos e sou bisneto de Alice Myre Ravazzini de quem não encontro os assentos de baptismo e de casamento com o meu bisavô Daniel Augusto de Queiroz Santos, pois não sei onde se casaram e também não sei se Alice Myre Ravazzini terá nascido em Portugal ou Itália.
Sei que tem ligação familiar com a minha bisavó Alice Myre Ravazzini, por casamento de alguém da família, tias do meu pai que vivem em Lagos.
Estes meus familiares encontram-se na base de dados do Geneall, escritos da seguinte forma: Alice Myre Ravazzini e Daniel de Queirós Santos.
Se por acaso tiver alguma informação dos ascendentes da minha bisavó Alice, agradeço-lhe desde já!

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#233415 | mqs | 05 jul 2009 22:34 | Em resposta a: #233345

Caro Luis Albuquerque Veloso,

Em relação à mensagem que lhe enviei anteriormente, e após ter falado com o meu pai, parece-me que a ligação que os Albuquerque Veloso têm com a família Myre refere-se ao seu irmão João, e as tias que falei serão primas do meu pai, Luis Filipe Chalbert Queiroz Santos.
Penso um dia passar por Lagos e conhecer as primas Alda e Branca Myre Pimenta Callapez, pois sei qual a casa e livraria em Lagos, mas sem morada e nºs de telefone, assim como tenho feito com alguns primos que não conhecia, o que me tem dado a conhecer muita coisa sobre as várias famílias, para poder dar continuidade ás minhas pesquisas familiares.
Aproveito para lhe perguntar também se me poderá facultar o número de telefone da casa de Lagos, para quando lá passar poder ligar e saber se estarão por lá.
Deixo-lhe o meu e-mail, miguel_qs@sapo.pt, e mais uma vez lhe agradeço antecipadamente qualquer informação a este respeito.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#234210 | MTVD | 14 jul 2009 20:36 | Em resposta a: #7681

Caro Senhor Veloso

Sou bisneta de Luísa Amália Albuquerque Themudo Veloso e neta de Francisco Maria Veloso Dias dos Santos.Por mera curiosidade fui dar com este fórum! E descubro que somos primos!! Se puder ajudar em algo fico à sua inteira disposição.

Maria Teresa Veloso Dias

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#234633 | LAV2 | 20 jul 2009 22:08 | Em resposta a: #234210

Olá Teresa

Muito obrigado pela sua mensagem.

Somos efectivamente parentes muito chegados pois o meu pai, Luiz Alberto de Albuquerque Veloso, é primo co-irmão do seu avô Francisco Maria Veloso Dias dos Santos que é irmão de Alice, mãe do meu padrinho Manuel Veloso casado com Mª Luisa, minha madrinha. Infelizmente são estes os únicos parentes Veloso com quem nos damos.

Há uma grande diferença de idades, o meu pai nasceu em 1930, porque o meu avô João nasceu quando as irmãs já eram crescidas e casaram quando ele era ainda muito pequeno.

O meu avô paterno, João de Albuquerque Veloso, é irmão da sua bisavó Luiza Amália e, não sei se sabe, estão ambos enterrados na mesma sepultura no cemitério de Papízios.

Talvez seja melhor continuarmos directamente estas nossas trocas de mensagens pois eu tenho o máximo dos interesses em saber a descendencia dos vários filhos da Tia Luísa, sua bisavó. Tb. uma vez conheci a sua tia Fina e o marido que viviam na Figueira. O meu mail é albuquerquepontovelosoarrobamnepontopt


Um abraço do

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#240353 | MD89 | 26 set 2009 17:39 | Em resposta a: #155870

Boa tarde,

Pertenço à familia dos Zuzarte Reis, e gostava de saber se há a possibilidade de conhecer os meus familiares. A minha bisavó chamava-se Maria Celeste Zuzarte Reis.

Cumpreimentos,

Maria Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#240714 | silvestre | 30 set 2009 16:11 | Em resposta a: #186770

Caro Luis
Este tópico, iniciado por mim há 8 anos, está por vezes esquecido mas não perdido. Desde essa altura, tenho pesquisado os Juzarte/Zuzarte de Carragal do Sal e caso queira trocar dados, deixo o meu contacto: juzarte @iol . pt
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#243602 | jomimota | 06 nov 2009 18:04 | Em resposta a: #17273

Caro Confrade,

Se possível gostaria de saber onde arranjou essa informação sobre baptismos na freguesia do Maxial, dado que os Registos Paroquiais, ao que eu saiba só estão disponíveis a partir de 1777.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#249441 | JMCBZB | 07 fev 2010 22:35 | Em resposta a: #240353

OLÁ. Eu sou parente...Eu sou neto da Maria da Conceição Zuzarte Reis. De que zone é?

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#249442 | MD89 | 07 fev 2010 22:41 | Em resposta a: #249441

Olá,

A minha bisavó chamava-se Maria Celeste Zuzarte Reis, creio que Maria da Conceição Zuzarte Reis seja a prima, por quem conheço por Tia Bia.

Chamo-me Maria Diniz e sou de Lisboa.

A minha bisavó morava em Torres Novas

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#249443 | MD89 | 07 fev 2010 22:44 | Em resposta a: #249441

En gano meu, a pessoa de quem falo não é conceição mas sim Assunção. A sua Avó é de onde?

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#250585 | JMCBZB | 26 fev 2010 20:25 | Em resposta a: #249443

De uma aldei perto de olhalvo. N sei se seria labrujeira.

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#250586 | JMCBZB | 26 fev 2010 20:27 | Em resposta a: #249442

Eu sou o João baltazar. Sou de torres novas. A minha avó era de uma aldeia perto de alenquer. Pelos visto acabei de encontrar uma prima :-).

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte

#273311 | ZUZAGANSO | 25 mar 2011 12:19 | Em resposta a: #240353

Cara Maria Diniz

Só hoje, 25 de março de 2011, vi esta sua mensagem porque devido a ausência fora do país, não tenho entrado a "espiolhar" este fórum que tanto aprecio.

Não sei se ainda irei a tempo de a ajudar mas, de qualquer maneira, aqui lhe deixo a seguinte informação:

A Rádio renascença (RR) teve um colaborador chamado ZUZARTE REIS que escrevia os textos "O Repórter da História" que eram passados no programa da manhã do António Sala.

Conheci o Sr Zuzarte Reis pois que também eu era colaborador da RR (correspondente do distrito de Setúbal).
Zuzarte Reis faleceu há uns anos mas tem a sua filha ANA PAULA REIS, que fez TV na RTP e é casada com aquele comentador das corridas de fórmula 1, Domingos Piedade.
Sou amigo da Ana PR mas há muito que não temos contacto. Ainda há poucos dias a vi num qualquer programa da TV a falar sobre um assunto que nem me recordo.
Espero que lhe tenha sido útil

Cumprimentos
Luis Zuzarte

Resposta

Link directo:

RE: Zuzarte Carregal do Sal

#301003 | marcia cemog | 27 mar 2012 19:49 | Em resposta a: #3792

Boa tarde, estou a procura de informaçoes de meu avô pelo que sei nascido em carregal do sal se chamava Jose Antonio Gomes nascido em 20-12-1906 ou 1907 filho de Jose Gomes Pereira e Maria Etelvina ele tinha uma irmã que morava la mais morreu a alguns anos, tinhamos contato com ela e alguns primos mais nos perdemos novamente minha tia se chamava Filomena Gomes Pereira primos Herculano Gomes Pereira, Alcides Gomes Pereira e Virginia Gomes pereira gostaria muito de encontralos gostaria de dupla cidadania.


Marcia Gomes
marcia-cemog@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Zuzarte Carregal do Sal

#406845 | BNV | 27 ago 2018 10:51 | Em resposta a: #7643

Caríssimo MAS,

Então (constatando esse mesmo estatuto de Abade de Pedro Veloso da Costa)... não está a ver que o erro (não apenas seu) de nomear Abade de Papízios ao Dr. Manuel Pereira Franco só pode derivar da leitura errada do assento (inacreditável, por sinal, logo na sua feitura) do casamento "duplo" (a 03-03-1640) dos Filhos daquele: o homónimo Manuel Pereira Franco e Ângela Pereira, respectivamente com Antónia Nunes (da Fonseca) e com Pedro Soares de Albergaria???
> Dei-me ao trabalho de "varrer" os assentos de Papízios, nessas datas, e (como Abade) só aparece esse Senhor Padre Pedro Veloso da Costa.
> Relendo, poderia defender a seguinte versão: O Procurador de ambos os Filhos é seu Pai (Dr. Manuel Pereira Franco, ainda não de partida para o Brasil), e da Nora deste (Antónia Nunes da Fonseca) seria o seu "recém-Cunhado" (Pedro Soares de Albergaria); o Celebrante, apenas isso: um amigalhaço, ou Primo, ou assim (de Papízios)...

Aliás, não se está nada a ver um Abade (de Papízios) ser nomeado pouco tempo a seguir (23-03-1643) Ouvidor-geral do Brasil [PT/TT/RGM/Q/0006/343331]...

Cumprimentos, com a IMENSA admiração e reconhecimento que, em qualquer caso, se lhe deve a si, ao seu trabalho, à sua integridade, etc.

BNV

Resposta

Link directo:

Zuzarte Carregal do Sal

#452561 | DaSilvaMonteiro | 21 fev 2024 16:58 | Em resposta a: #3792

Boa tarde,

A casa das Laranjeiras foi documentado em algum sítio ? Quem foram estes senhores da casa das Laranjeiras ? Nada encontro online… O próprio site do Geneall descreve isto tudo com uma fantasia…
O meu antepassado foi o “primeiro senhor” das laranjeiras, se tal houve ….

Resposta

Link directo:

Zuzarte Carregal do Sal

#452562 | silvestre | 21 fev 2024 17:45 | Em resposta a: #452561

A casa das laranjeiras existiu, até há cerca de 15 anos numa rua do Carregal do Sal, altura em que foi demolida. Senhor da casa das laranjeiras não é um título nobiliárquico. Quando se refere a "fantasia", onde leu tal afirmação relativamente a esta casa? Referir-se-á à origem do apelido Zuzarte/Juzarte? Não sei o que o google lhe diz sobre o assunto e esta família mas, para além das fontes primárias, há neste forum outros tópicos que poderá pesquisar pois só desse modo poderá desconstruir a "fantasia" e o "se é que existiu".

Resposta

Link directo:

Zuzarte Carregal do Sal

#452596 | DaSilvaMonteiro | 23 fev 2024 01:47 | Em resposta a: #452562

Obrigado Silvestre pela sua resposta. Agradeço a informação.

Sobre a fantasia, refiro-me a este parágrafo retirado do geneal:

“History

pt
Tratando-se de um patronímico transformado em apelido, se bem que pouco comum, pretendem certos genealogistas transformá-lo no nome sob o qual se ilustrou uma família da alta nobreza medieval, o que parece não passar de fantasias sem bases.

Em termos documentais, os primeiros indivíduos que parecem ter usado no nosso país de tal patronímico já como apelido terão vivido no tempo de D. João I. As armas que esta família (?) usou, que têm uma composição caracteristicamente estrangeira.”


Também achei que não fosse título. No Geneall há 5 pessoas registadas como senhores da casa das Laranjeiras. Deveria ser removido.

Resposta

Link directo:

Zuzarte Carregal do Sal

#452599 | silvestre | 23 fev 2024 09:08 | Em resposta a: #452596

Caro senhor,
Se fosse título, estaria designado como tal em "títulos". Quanto à citação, refere-se a Juzarte, apelido de Simoa, esposa de Cristóvão Borges, e sobre o qual há muita mais informação, bastando pesquisar.

Resposta

Link directo:

Zuzarte Carregal do Sal

#452714 | tiagosmend | 28 fev 2024 17:52 | Em resposta a: #452562

Boa tarde,

Também descendo da Casa das Laranjeiras. Existirá por acaso fotografias dessa casa? Conheço Carregal do Sal, mas não sei onde ficava. Tenho muitos antepassados em freguesias do concelho.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Sousa Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen