RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Lopes de Sousa, de Tarouca

#37939 | Conde | 17 mar 2003 14:07

Caros Confrades:
Procuro uns Lopes de Sousa,que tiveram vários morgadios ou capelas vinculadas em S.João de Tarouca ou em Tarouca, antes da lª metade do sec.XVII. Três delas foram abolidas no reinado de D.José I como tantas outras. Não era impossível serem próximos parentes dum Fradique Lopes de Sousa, (quiçá se antepassado do PR de S.Tomé e Principe).
Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#37945 | LCM | 17 mar 2003 14:54 | Em resposta a: #37939

Caro Conde,

O Fradique Lopes de Sousa era muito provavelmente da Casa de Bordonhos estudada pelo Prof. Luís Melo Vaz de São Payo nas "Armas e Trofeus".

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#37966 | nrleite | 17 mar 2003 18:25 | Em resposta a: #37945

Caro Lourenço,
No "Genea" estão já quatro "Fradique Lopes de Sousa", dois dos quais, respectivamente pai e filho (c. 1650), de Diogo Lopes de Sousa, referenciado nos "Azeredos de Mesão Frio" como Senhor de Bordonhos, onde, de resto, é indicada a sua descendência.

Sabe onde posso arranjar o artigo do Prof. Luís Melo Vaz de São Payo?

Vi agora que a Joana ficou "mal posicionada" na base de dados do "genea". Tendo em conta que é da família, vou abter-me de pedir a correcção.

Um abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#37972 | LCM | 17 mar 2003 19:12 | Em resposta a: #37966

Caro Nuno

O trabalho sobre Bordonhos foi publicado nas "Armas e Trofeus" de 1978 mas penso que esteja esgotado.
Muito obrigado pela informação da Joana. tinha ficado como irmã do Tio Zé. Já mandei a correcção.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#37988 | Conde | 18 mar 2003 08:23 | Em resposta a: #37939

Caros Confrades:
Agradeço, a todos, as dicas.Continuo, todavia, interessado nas linhas de Tarouca e de S.João de Tarouca.Por acaso aparece lá um Fradique Lopes de Sopusa,mas não tenho a certeza de ser dos mesmos.Concretamente de Tarouca conhecem alguma linha?Fico muito agradecido.E Monteiros,já agora,conhecem das nesmas terras?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#194745 | Conde | 30 abr 2008 10:10 | Em resposta a: #37988

Continuo à procura desta gente. Eis alguns deles sem rasto: Isabel Lopes, madr. em 1607, Lucrécia Lopes, idem em 1610, Manuel Lopes de Sousa e sua irmã Maria Lopes em 1599. Um Manuel Lopes fal 10.12.1634 e Maria Lopes em 24.8.1633. Pertencem à Quinta de Corujais, hoje Quinta de Santa Luzia. Agradeço qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#194832 | cacalmei | 30 abr 2008 19:56 | Em resposta a: #37988

Não sei se lhe poderá ser útil, mas se consultar http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=346687, e percorrer os ascendentes, talvez encontre alguma coisa que lhe interesse.
Cumprimentos
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#194992 | Conde | 02 mai 2008 11:22 | Em resposta a: #194832

Obrigado. Interessa-me muito a linha do Bernardo Guedes de Carvalho e da Mulher. Tem mais? Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#195020 | cacalmei | 02 mai 2008 15:30 | Em resposta a: #194992

Infelizmente não o posso ajudar na obtenção de mais dados. A minha sugestão, derivou de que sendo tarouca tão pequena, alguma coisa era capaz de ser do seu interesse. Não sou genealogista, mas sim mero colector de dados referentes à minha familia. Boa sorte nas suas pesquisas,
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#367171 | Conde | 18 mar 2016 20:32 | Em resposta a: #194745

Talvez seja de ligar estes Lopes de Arguedeira aos Lopes de Carvalho Senhores da Quinta de Arguedeira da freguesia de Tarouca que é a mesma coisa. A capela de Nª Senhora da Conceição depois denominada de Santa Luzia é no lugar de Arguedeira. O Manuel Lopes de Sousa esta lá enterrado. A tese de Doutoramento da Univ. Católica sobre a talha nas capelas de Lamego ajuda a desvendar alguma proximidade destas personagens.

Resposta

Link directo:

RE: Lopes de Sousa, de Tarouca

#380543 | Conde | 01 mai 2017 15:56 | Em resposta a: #37939

Aditamento:
Jorge Lopes de Carvalho, Bacharel formado em Cânones em 1684, filho de Jerónimo de Carvalho n. Tarouca e de s. m. Mariana da Cunha.
Martim Lopes formado e Cânones entre 1626 e 1631 na U.C. filho de Jorge Lopes, natural de Arguedeira.
Se alguém souber que acrescente por favor.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 21:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen