Quinta da Princesa-Restelo

Este tópico está classificado nas salas: Património

Quinta da Princesa-Restelo

#37987 | Prince1 | 18 mar 2003 07:47

Caros amigos,

Gostaria de saber se porventura, haverá alguem ou, algum lugar que tenha fotografias da antiga Quinta da Princesa, sita no espaço que é hoje conhecido como Restelo e, que era em frente à Torre de Belém?
Sei que era uma Quinta grande com um Palácio e, que foi expropriada pela Républica por volta dos anos 40.

Desde já o meu muito obrigado,

Vasco Corrêa Martins

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38040 | Prince1 | 18 mar 2003 18:15 | Em resposta a: #37987

Caros amigos,

Renovando o meu pedido, agradeço.

Vasco Corrêa martins

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38069 | cm | 19 mar 2003 12:28 | Em resposta a: #37987

Caro Vasco Corrêa Martins

Quanto a fotografias não tenho qq informação, mas quanto à localização deve ter sido no local que diz, visto que o cruzamento da Av. da Torre de Belém com a R. de Pedrouços (não sei se conhece) se chama Lg. da Princesa e do lado esqº de quem sobe a dita Av., já na R. de Pedrouços existe o Chafariz da Princesa. É daí para cima que se desenvolve o bairro do Restelo - acho que construído precisamente pelos anos 40/50.

Cump.
Conceição Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38076 | Prince1 | 19 mar 2003 13:50 | Em resposta a: #38069

Cara Conceição Mascarenhas,

Agradeço a atenção de sua resposta.

Efectivamente é esse o local da antiga Quinta da Princesa a qual possui ainda junto à Torre de Belém um cais, que mantem ainda hoje, tambem o nome de Cais da Princesa.

Com efeito, pertencia à minha familia na altura da expropriação ( mal feita! )e, o meu interesse é puramente familiar pois até hoje ainda não consegui vislumbrar nenhuma fotografia da época, desse local.

De qualquer maneira reforço uma vez mais os meus agradecimentos, pela sua amável informação,

Cumprimentos,

Vasco Corrêa Martins

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38079 | jpcmt | 19 mar 2003 14:05 | Em resposta a: #37987

Caro Vasco Corrêa Martins:
Fotografias não tem. Mas a Quinta da Princesa e a sua história vêm saborosamente descritas nas "Memórias da Linha de Cascais" de Branca da Gonta Colaço e Maria Archer (Edição Fac-similada, editada pelas C.M. de Oeiras e Cascais, pgs. 48 e seg.).
Provavelmente já conhece mas, se precisar de
mais informações, fico ao dispor.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38082 | aeiou2 | 19 mar 2003 14:18 | Em resposta a: #37987

Caro Vasco Corrêa Martins
Já tentou a Ludoteca da Câmara de Lisboa,ao Calvário?
Boa sorte
Maria

Resposta

Link directo:

D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#38083 | Portuguez | 19 mar 2003 14:42 | Em resposta a: #38079

Caro João

Falo de cor, mas lembro que a princesa em causa que por ali morou e deu o nome á quinta foi a Princesa do Brasil D. Maria Francisca Benedita, irmã mais nova de D. Maria I, viuva sem filhos do sobrinho D. José, malogrado sucessor «esquerdista» da Rainha com quem parece que contava Pombal para herdar a coroa directamente de D. José, sem passar pela mãe, mantendo-lhe a confiança política, o que se gorou. Consta sem o Francisca com que sempre a conheci na base de dados do GP, em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=5193.

Esta princesa teria 30 ou 31 anos quando casou com o marido, de 16. A falta de descendência neste casamento terminou com uma nova linha de endogamia sem precedentes na Família Real Portuguesa desde os Aviz.

D. Maria Francisca Benedita de Bragança ficou ligada á protecção dos militares desvalidos, que protegeu, fundou para o efeito o Hospital Militar de Runa. Viviam-se os tempos posteriores ás invasões napoleónicas, talvez por isso.

Ainda esteve onze anos casada, seguiu para o Brasil, e morreu em Lx. já no reinado de D. Miguel. Como se sabe, em Portugal só os herdeiros da coroa podiam ostentar o título de príncipe, raro entre nós, daí talvez a designação abreviada de Princesa sem mais para a quinta bastasse.

Um abraço

ATF

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#38090 | jpcmt | 19 mar 2003 15:10 | Em resposta a: #38083

Meu Caro Alexandre:
No livro que citei, se diz apenas que a Quinta era propriedade de uma filha de D. José I. Mas é quase certo que foi da Princesa do Brasil.
Conheço um pouco da história que conta, até porque a Princesa teve como Açafata a célebre "Sereia dos Olhos Verdes" (também conhecida pelo anagrama "Armânia", como lhe chama a Marquesa d'Alorna).Era ela D. Mariana Joaquina Apolónia da Costa Pereira de Vilhena Coutinho (está aqui no D/B)e ficou igualmente conhecida por D. Mariana d'Arriaga, seu nome de casada; faleceu aqui em Oeiras, no Palácio dos Arriagas.
Esta senhora, irmã de um meu 4º avô, teve , aparentemente um papel importante nos amores do herdeiro da Coroa, e meu avô publicou um artigo no "Janeiro" e escreveu uma novela sobre o assunto, no seu livro "Portugal Amoroso" . Também D. António Xavier Pereira Coutinho (Soydos) se debruçou sobre o tema, numa conferência que fez no Clube de Leça, em 1942.

Acrescento que já visitei Runa. Vale a pena a deslocação para ver o edifício, a capela e o museu. Quando lá fui, há cerca de um ano, os próprios aposentos da Princesa Real estavam a ser restaurados, para abrir ao público.

Obrigado e um grande abraço,
João
P.S.: Vou mandar para o seu mail-box o artigo referido.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38092 | José | 19 mar 2003 15:17 | Em resposta a: #38082

Uma sugestão:
Os livros de Marina Tavres Diniz "Lisboa Desaparecida" - vai no 7º volume.

Quando refere que a expropriação se deu por volta de 1940, terá sido por causa das obras para a Exposição do Mundo Português ?

Talvez qualquer das publicações que vieram à estampa referentes àquela Expo tragam qualquer coisa sobre o assunto.

Boa sorte na pesquisa

José

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38110 | Prince1 | 19 mar 2003 18:35 | Em resposta a: #38092

Caro José,

Agradeço os seus comentários sobre este tema.

A referida expropriação deveu-se ao facto da construcção das Avenidas de Belém (da Torre de Belém à Ermida), de outras 2 ruas paralelas e, de todas as perpendiculares que existem actualmente.

Esqueceu-se a Républica que no meio, ficaram grandes lotes de terreno, que foram mais tarde vendidos para várias embaixadas e, casas senhoriais que ainda hoje por lá existem.

Um grande abraço,

Vasco Corrêa Martins

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Princesa-Restelo

#38115 | Prince1 | 19 mar 2003 18:49 | Em resposta a: #38082

Cara Maria,

Efectivamente não, mas irei tentar a sugestão que me propõe, o que desde já agradeço.

Aceite os meus cumprimentos,

Vasco Corrêa Martins

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#38119 | Prince1 | 19 mar 2003 19:25 | Em resposta a: #38083

Caro Alexandre,

Agradeço-lhe os seus exclarecimentos. Todavia salientaria, uma dúvida, à qual V/Exª anuio no seu ultimo parágrafo. D. José de Bragança foi efectivamente marido da dita Princesa, conferindo-lhe o titulo que possuia na altura de Príncipe do Brasil. No entanto saliento que quer D. Maria Francisca quer D. José foram filhos de Reis de Portugal, sendo que na prática eram primos direitos quando se casaram.
Nao sei se estarei a pensar bem ou náo, mas D. José de Bragança, Principe do Brasil era filho varão e herdeiro do Rei de Portugal, D. Pedro III.

Assim seria, por principio, o herdeiro da coroa podendo por tal efeito, ostentar esse titulo conferindo o mesmo a sua esposa.

Não querendo de forma alguma fazer criticas até porque de Genealogia conheço bastante pouco, por favor, aceite, os meus cumprimentos.

Vasco Corrêa Martins

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#38123 | Portuguez | 19 mar 2003 21:29 | Em resposta a: #38119

Caro Vasco Corrêa Martins

Sem excelência, sff. A infanta D. Mª Francisca Benedita era filha de D. José I e irmã da Rainha reinante, D. Maria I. D. Maria I, era ainda Princesa do Brasil (título depois de D. João V exclusivo do herdeiro/a da Coroa) quando seu filho primogénito, então ainda Príncipe da Beira (título exclusivo depois de D. João V do herdº sucessor do Príncipe/Princesa do Brasil, e em segunda linha da Coroa) casou com sua Tia, pouco antes de D. José I morrer.

Assim, temos: D. Maria I casada com seu tio o infante D. Pedro (D.Pedro III, apenas rei consorte) irmão de seu pai D. José I, foram pais de D. José Príncipe da Beira (depois do Brasil, quando a mãe subiu ao trono) que por sua vez casou por vontade de D. José I, seu avô, não sei já se no leito de morte deste, com a irmã de sua mãe infanta D. Maria Francisca Benedita, que por sua vez era também sobrinha do pai, e como tal sua prima direita e tia simultaneamente.

Em árvore aqui no Genea compreende-se isto mais facilmente. Mas como vê D. José, Príncipe do Brasil, era filho de tio e sobrinha, e por sua vez casou com uma sua tia, irmã de sua mãe, e ainda sobrinha de seu pai, D. Pedro III. Daí a endogamia de que falei.

O título de Princesa conferido à infanta veio-lhe portanto, como muito bem diz, do seu casamento com o herdeiro em segunda linha da Coroa.

Espero que não tenha saido confuso pois estou com alguma pressa.

Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#39144 | cmrs | 04 abr 2003 19:54 | Em resposta a: #38090

Exmo Senhor João Trovisqueira:
Sou um funcionário do Centro de Apoio Social de Runa, ex-Hospital Real, Asilo de Inválidos ou Lar de Veteranos Militares. Foi com muita satisfação que vi um forum em era mencionado o nome de Dª Maria Francisca Benedita, uma vez que faço nos poucos tempos livres de que disponho, alguma pesquisa sobre esta Instituição e os factos históricos em seu redor. Dado que o assunto mencionado sobre a paixão do Príncipe D. José para com Dª. Mariana são novos para mim, solicitava se havia possibilidade de me facultar o artigo de que fala na sua mensagem.
Relativamente à questão do fórum, sei que Dª. Maria Francisca Benedita comprou além da Quinta de Alcobaça em Runa, a Quinta de São Miguel na Enxara do Bispo e a Quinta da Amora em Almada, para com o rendimento das três, manter o Hospital Real.
Pronto para qualquer informação que possa dar,
Atenciosamente
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#39147 | jpcmt | 04 abr 2003 20:31 | Em resposta a: #39144

Caro Confrade:
Terei muito gosto em lhe enviar o artigo.
Necessito, para isso, que me dê um endereço de e-mail ou uma morada de correio.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#39149 | cmrs | 04 abr 2003 21:07 | Em resposta a: #39147

Exmo Senhor:
Agradeço que me envie o artigo para
sajito@sapo.pt
Se o senhor, ou alguém do forum necessitar de algo sobre Runa estarei inteiramente ao dispôr.
Com os melhores cumprimentos,
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#156959 | eribeiro | 22 mai 2007 18:25 | Em resposta a: #39149

Exmo.Sr.º
Encontro-me a fazer uma pesquisa sobre os serviços sociais nas forças armadas, procuro informação desde 1827 (Hospital Real dos Inválidos Militares) até 1995 (IASFA). Sei que tem informação sobre os serviços sociais em Runa, agradecia se possivel que me facultasse o que puder para me ajudar nesta pesquisa.
Atenciosamente
Edite Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil

#157343 | cmrs | 26 mai 2007 09:28 | Em resposta a: #156959

Exma Sra.
Só agora vi a sua mensagem e tenho o maior prazer em ajudá-la. Contacte-me para serejocarlos@gmail.com para que troquemos informações mais detalhadas.
Ao seu inteiro dispôr,
Carlos Serejo

Resposta

Link directo:

Quinta da Princesa-Restelo

#359923 | Moizeis | 25 jul 2015 00:24 | Em resposta a: #39147

Exmo Senhor J. Castro e Mello,

A mim, interessa-me o envio do referido artigo, pois estou a desenvolver uma pesquisa de pós-doutoramento sobre a Princesa do Brasil, D. Maria Francisca Benedita. Precisamente, tenho o objetivo de estudar a biblioteca desta princesa, buscando saber como se formou, para onde terá ido após seu falecimento. De modo, que o artigo referido me interessa, pois pode lançar alguma luz sobre minha pesquisa.

meu endereço de email é moyses_jesus@hotmail.com.

Com os melhores cumprimentos,

Moizeis Sobreira

Resposta

Link directo:

Quinta da Princesa-Restelo

#359924 | Moizeis | 25 jul 2015 00:27 | Em resposta a: #39149

Exmo Senhor,

Gostaria de saber, na medida do possível, se nos registros dos Hospital dos Inválidos há alguma referência à biblioteca da Princesa D. Maria Francisca Benedita e aos seus hábitos de leitura. Estou a desenvolver uma investigação de pós-doutoramento sobre a biblioteca desta senhora e qualquer informação sobre ela seria de grande valia.

Com os melhores cumprimentos,

Moizeis Sobreira

Resposta

Link directo:

Quinta da Princesa-Restelo

#359931 | JC | 25 jul 2015 12:14 | Em resposta a: #359923

Caro Sr. Moizeis Sobreira,

O Senhor João Castro e Mello Trovisqueira a quem dirige esta mensagem já faleceu há uns anos.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 16:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen