Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#38038 | luis262 | 18 mar 2003 17:43

Caros participantes do Fórum:
É bem conhecida a linhagem dos Condes de Benavente,desde o 1º, João Afonso Pimentel, *c.1340 ,(título criado pelo rei Henrique III de Castela,a 17.5.1398), mais tarde Condes-Duques (28.1.1473) e Grandes de Espanha de Primeira Criação,a partir de 1520, até à actual detentora do título.
Pergunto se alguém poderá disponibilizar qualquer informação,sobre Rodrigo Afonso Pimentel, que é referido na "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira",vol.4,pag. 513,da maneira que passo a transcrever: "Condes de Benavente - 1º, Rodrigo Afonso Pimentel, de nobilíssima casa transmontana, a quem D.Filipe I de Portugal (II de Espanha) em 1598, concedeu o título em sua vida. Usou o brasão de armas seguinte: partido, primeiro de verde com cinco vieiras de prata em aspa, segundo de prata, com três cóticas de púrpura em faixa, coroa de conde. O título não se repetiu".
Ora ,por esta altura era ,em Espanha, Juan Alonso Pimentel, VII conde e V Duque de Benavente.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#38258 | alentejo | 22 mar 2003 15:29 | Em resposta a: #38038

Caro Luís Piçarra,

Em relação a esta questão, que me colocou noutro tópico, nada sei deste Rodrigo Afonso Pimentel, nem o encontro nos livros que consultei. A Nobreza de Portugal e Brasil não se lhe refere (aparece só uma Viscondessa de Benavente no séc. XIX), o Gayo em título de Pimentéis tampouco, pelo menos não encontrei; nem na Pedatura do Dr. Alão.
Talvez a melhor forma de deslindar o assunto, já que existe uma data, seja fazer a busca na Chancelaria desse Rei, na Torre, caso essa carta tenha sido assinada em Portugal.
Como saberá, o título em Espanha refere-se a Benavente (Zamora).

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#38266 | luis262 | 22 mar 2003 21:46 | Em resposta a: #38258

Caro Nuno Borrego,
Antes de mais quero agradecer-lhe a sua pronta resposta à questão que apresentei, bem como a sua sugestão,que talvez permita deslindar o assunto. Segui-la-ei,logo que me seja possível ir à Torre.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58551 | luis262 | 22 fev 2004 19:38 | Em resposta a: #38266

Caros Participantes do Fórum:

Por várias circunstâncias, não me têm sido possível deslocar à Torre e, dessa forma seguir a sugestão de consultar a chancelaria de Filipe I de Portugal, II de Espanha. Parece-me no entanto que o assunto pode ter interesse, nomeadamente para quem se interessa pela genealogia dos diferentes ramos dos Pimentéis, em Portugal.
Por isso torno a colocar esta questão.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58632 | luis262 | 24 fev 2004 13:52 | Em resposta a: #58551

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58637 | dsa | 24 fev 2004 14:21 | Em resposta a: #58632

Caro Luís Piçarra,

Antes de mais Boa Tarde!
Poderá encontrar informações sobre estes Pimenteís no Livro de Linhagens de Jaime Serpa Pimentel.
Sei que pode ser consultado na BN.
Os dados que possuo são relativos ao primeiro Conde de Benavente. Acho que não ajudo em muito, dado que é sobre o filho que procura informações.
Com os meus melhores cumprimentos,
Diogo Soares de Albergaria

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58646 | luis262 | 24 fev 2004 14:51 | Em resposta a: #58637

Caro Diogo Soares de Albergaria:

Obrigado pela sua informação.
Uma Boa Tarde para si também!
Melhores cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58651 | luis262 | 24 fev 2004 16:22 | Em resposta a: #58646

Caro Diogo Soares de Albergaria:

Se tiver mais alguns elementos sobre o 1º Conde de Benavente, ou ascendência, também estou interessado, pois tudo o que sobre ele sei, de momento, é aquilo que transcrevi da GEPB. Quanto aos descendentes, vou logo que possível consultar o livro que indicou.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58671 | dsa | 24 fev 2004 19:34 | Em resposta a: #58651

Caro Luís Piçarra,

De momento não tenho os dados comigo, mas amanhã já lhe poderei dar algumas informações sobre o primeiro Conde de Benavente.
De qualquer maneira aqui ficam as cotas do livro disponível na BN:
- H.G. 12687 V
- H.G. 12689 V
- H.G. 12688 V
- H.g. 12690 V
Terá que pedir os quatro, creio, pois cada cota corresponde a cada um dos volumes, se não estou em erro.
Permita-me que lhe pergunte qual o interesse que tem nestes Pimenteís (se não for abuso, claro)?
A descendência não está totalmente completa, mas de certeza que lá encontrará o que procura.
Renovados cumprimentos,
Diogo Soares de Albergaria

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58674 | dsa | 24 fev 2004 21:43 | Em resposta a: #58671

Caro Luís Piçarra,

Afinal ainda é hoje!Amanhã seria de todo impossível, visto que tenho um dia "complicado".
Bem, aqui ficam alguma dados (retirados do Livro de Linhagens de Jaime Serpa Pimentel).

João Afonso Pimentel, o Braganção.
Filho de D. Rodrigo Afonso Pimentel (o bom), comendador-mór de Santiago. Casou com D. Lourença da Fonseca, senhora da quinta de Água de Banhos em Elvas, filha de Lourenço Vasques da Fonseca, senhor da honra de Paredes e de sua mulher D. Sancha Vasques Serrão de Moura (existe um capítulo dedicado aos Fonseca e Coutinho e aos Serrão de Moura, onde deverão estar informações relativas a esta Senhora).

"Casado com D. Joana Teles de Menezes, comendadeira que tinha sido de Santos, da ordem de Santiago, filha B. de D. Martim Afonso Teles de Menezes,que foi mordomo-mór da Infanta D. Maria, filha de D. Afonso IV, quando casou com D. Afonso XI, rei de Castela".
Quando passou em 1398 a Castela, perdeu tudo o que tinha em Portugal, mas em compensação D. Henrique II, de Castela deu-lhe a vila de Benavente e o título de Conde, por carta passada em Tordesilhas a 17 de Maio de 1398. Ali morreu em 1420.
Seus filhos:
- D. Rodrigo Afonso de Pimentel

- D. Afonso Vasques de Pimentel, que foi comendador de Hererra, na Ordem de Alcantara

- D. Beatriz ou Brites Pimentel, que casou com Martim Afonso de Melo, guarda-mór de D. João I, filho de Martim Afonso de Melo, Senhor de Ceia, Linhares e Celorico da Beira e de sua mulher D. Marinha ou Maria Vaz ou Vasques Soares de Albergaria (que continua num outro capítulo, Pereiras e Forjazes, dizem ainda que foi morta "ás mãos do marido")

- D. Teresa Pimentel,que casou com D. Pedro Gonçalves de Basam, senhor de Val de Lerna,

- D. Martim Vasques Pimentel, casado com Inês Mesquita (com quem o autor continua - casa de Gouveia, acho eu)

- D. Luís Vasques Pimentel, que foi Bispo em Tuy.

É apenas um resumo, existem mais informações sobre o "Braganção" e sobre a sua ida para Castela. Como não sei o que pretende exactamente...
Ah, o Livro como disse são quatro volumes e estão dividos por ramos: Pereiras e Forjazes; Fonsecas e Coutinhos; Pimentel, etc. Daí ser necessário consultar os quatro.

Cumprimentos,
Diogo Soares de Albergaria

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58685 | luis262 | 25 fev 2004 01:16 | Em resposta a: #58671

Caro Diogo Soares de Albergaria:

Desde já agradeço a sua pronta colaboração.
Respondendo à sua pergunta : meu interesse em relação aos Pimentéis tem, particularmente, a ver como facto de descender dos Pimentéis Teixeiras,da Casa de Maçãs de Dona Maria, Alvaiázere.
No entanto, a genealogia dos condes e mais tarde duques de Benavente que refere, já a conheço bem.
Como refiro na primeira mensagem deste tópico, a minha pergunta tem a ver com o 1º Conde de Benavente, referido na GEPB, título concedido por Filipe I de Portugal e II de Espanha em 1598 e que que não se repetiu. Ora nessa altura, em Espanha, era Juan Alonso Pimentel
VII Conde e V Duque de Benavente, que se refere como saberá certamente a Benanvente, Zamora.Trata-se pois de um título diferente.
De qualquer forma, mais uma vez lhe agradeço

Cumprimentos
Luís Piçarr

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58686 | luis262 | 25 fev 2004 01:49 | Em resposta a: #58685

Desculpe as gralhas...
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#58951 | luis262 | 27 fev 2004 12:49 | Em resposta a: #58686

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#62986 | rop78487 | 20 abr 2004 11:52 | Em resposta a: #38038

Caros Confrades,

Agradecia que me informem, com quem se casou D. Violante de Morais Pimentel, filha de Gil Afonso Pimentel e D. Leonor de Morais.

Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

D. Violante Morais Pimentel

#63044 | Vasco Jácome | 20 abr 2004 22:18 | Em resposta a: #62986

Caro António Sousa

Segundo Gayo, D. Violante (ttº de Pimenteis §26 N8) c. c. Álvaro Pires Borges de Morais (ttº de Morais §9 N19).

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D. Violante Morais Pimentel

#63053 | rop78487 | 21 abr 2004 00:09 | Em resposta a: #63044

Caro Vasco Jácome

Grato pela informação.

Tem a ascendência e a descendência de Àlvaro Pires Borges de Morais?

Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

Álvaro Pires Borges de Morais

#63117 | Vasco Jácome | 21 abr 2004 19:10 | Em resposta a: #63053

Caro António Sousa

Afirmativo: a partir do tal ttº de Morais §9 encontra bastantes dados sobre a ascendência e descendência de Álvaro Pires Borges de Morais. Pelo menos segundo Gaio…

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pires Borges de Morais

#63150 | rop78487 | 22 abr 2004 00:41 | Em resposta a: #63117

Caro Vasco Jácome

Mais uma vez agradeço.

Cumprimentos,
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#68832 | luis262 | 04 jul 2004 13:58 | Em resposta a: #38038

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#82797 | luis262 | 26 jan 2005 15:23 | Em resposta a: #68832

Meus caros:

Descupem a insistência neste meu pedido, mas trata-se de um outro título diferente de Conde de Benavente, concedido muito mais tarde e que vêm mencionado,como refiro na primeira mensagem deste tópico, na GEPB.
Infelizmente , não tenho possibilidade, nos tempos mais próximos, de me deslocar à t.t. para consultar a documentação Chancelaria do rei espanhol que o concedeu, daí a minha insistência pois parece ser um assunto a estudar...

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#82916 | jaboo | 28 jan 2005 03:13 | Em resposta a: #58674

Caro Diogo Soares de Albergaria,

Se não for muita maçada, será que pode transcrever as informaçoes sobre a familia da "D. Sancha Vasques Serrão de Moura" presentes no Livro de Linhagens de Jaime Serpa Pimentel? Infelizmente vivo aqui nos Estados Unidos, e é-me muito dificil ter acesso a essa obra.

Muito obrigado pela ajuda e cumprimentos de
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#88096 | luis262 | 09 abr 2005 16:06 | Em resposta a: #58551

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#92250 | luis262 | 31 mai 2005 12:46 | Em resposta a: #82797

Renovação de pedido

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#145017 | luis262 | 22 fev 2007 01:47 | Em resposta a: #38038

Boa noite,


Relativa mente a este CONDE DE BENAVENTE, é claro, que a GEPEB se refere a um outro título, que não o de Conde e depois Conde- Duque de Benavente, já bastamente estudado e conhecido, Grandes de Espanha de primeira criação e, cuja actual Condessa-Duquesa , é a Duquesa de Osuna, por carta expedida em 9 de Maio de 1952, (se entretanto esta ainda fôr viva), pois os dados oficiais que possuo, datam de 31 de Dezembro de 1990.

Trata-se pois de um título concedido durante a dinastia Filipina, por Filipe I de Portugal, II de Espanha, em 1598, a RODRIGO AFONSO PIMENTEL, em sua vida e que não se repetiu.
Isto bem como as armas respectivas, vem por mim referido na msg, de 18.3.2003, com a qual abri este tópico.

Diz e, como sempre, muito bem o Dr. Nuno Borrego, na sua intervenção de 22.3.2003, que (...) talvez a melhor forma de deslindar o assunto, já que existe uma data, seja fazer a busca na Chancelaria desse Rei, na Torre, caso essa carta tenha sido assinada em Portugal(...).

Infelizmente nem a minha vida profissional, nem mais recentemente a minha saúde, já para não falar na minha inexperiência no campo da investigação genealógica, me têm permitido "meter-me" numa investigação desse tipo, mas creio que outros, melhor que eu, talvez possam achar interessante estudar o assunto, pois será mais um elemento sobre o papel desempenhado por uma boa parte da nobreza portuguesa durante esse período.

Aqui fica pois a sugestão.

Cordialmente

Luís Piçarra

Por isso lanço novamente este assunto, pois é estreanho que o dito título apenas apareça mencionado na pág. 513, do vol. 4 da "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", da Editorial Enciclopédia, que não deixa de ser uma obra de referência uma obra de referência...

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#145018 | luis262 | 22 fev 2007 01:51 | Em resposta a: #145017

Peço desculpa por não ter assinado o "post scriptum", para além darepetição de palavras no mesmo.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#145186 | Samuel C O Castro | 23 fev 2007 14:44 | Em resposta a: #38038

Estimado Luís Piçarra,

Em minha base tenho uma pendência: Froilos de Araújo – N-1480 c. c. Isabel de Castro Pimentel, filha dos Condes de Benavente, NFP, vol. II, Araújo, $14, N21. Ela deve ter nascido por volta de 1490, pois teve filho em 1510 e encontram-se aqui em: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=220712.

Peço sua gentileza, se possível, consultar as obras que tratarem sobre os referidos Condes, pra ver de qual Conde de Benavente ela seria filha ? Caso localize, também tenho interesse na ascendência Castro que ali contar.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente

#145187 | Samuel C O Castro | 23 fev 2007 14:49 | Em resposta a: #58674

Estimado Diogo Soares de Albergaria,

Em minha base tenho uma pendência: Froilos de Araújo – N-1480 c. c. Isabel de Castro Pimentel, filha dos Condes de Benavente, NFP, vol. II, Araújo, $14, N21. Ela deve ter nascido por volta de 1490, pois teve filho em 1510 e encontram-se aqui em: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=220712.

Peço sua gentileza, se possível, consultar as obras que tratarem sobre os referidos Condes, pra ver de qual Conde de Benavente ela seria filha ? Caso localize, também tenho interesse na ascendência Castro que ali contar.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 03:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen