Themudo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Themudo

#38071 | José | 19 mar 2003 12:50

Gostaria de conhecer mais sobre a ascendência do Coronel José Bernardo de Almeida Themudo, nascido a 22.4.1882 em Elvas.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38099 | doria_gen | 19 mar 2003 16:36 | Em resposta a: #38071

Tive uns colegas Themudo aqui no Rio, tempo de colégio. Eram Themudo d´Orey, creio.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38346 | José | 24 mar 2003 18:14 | Em resposta a: #38099

À 1ª vista não é dessa família nem dos Themudo Barata.
Faleceu em Lisboa em 9.10.1965

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38350 | doria_gen | 24 mar 2003 18:35 | Em resposta a: #38346

Eram dos Themudos antigos, com certeza. Lembro que o nome deles era Albuquerque Themudo d'Orey, e tinham uma grande revendedora de automóveis, a Cia. Comercial e Marítima. Moravam numa casa grande, cor de rosa, no Jardim Botânico, no alto da Rua Maria Angélica. Luiz Octávio Themudo, um ano mais velho que eu, casou com minha colega de turma Gilda Werneck de Queiroz Antunes.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38358 | magalp | 24 mar 2003 19:49 | Em resposta a: #38071

Maria Leonor da Silva da Fonseca e Bourbon de Menezes Cirne
* 1877

Pais

Pai: Pedro Henrique da Silva da Fonseca Cerveira Leite * 6.3.1836
Mãe: D. Mariana Augusta da Silva Freitas de Menezes Cirne de Sousa * 1846

Casamentos

Casamento I:
Com: Afonso da Silveira Brandão Freire Temudo

----------
Deste casamento, aqui referido em GP vem uma grande família de Themudos, ditos da Rechousa, Vila Gaya.
Família bem antiga com muito boas ligações familiares.
Tem tido ao longo das gerações muitos Oficiais do Exército e da Marinha.

cmptos.
MM

PS-creio q. NB refere Themudos nas "Famílias de Portalegre".

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38368 | amtf | 24 mar 2003 23:45 | Em resposta a: #38350

Caro FA,

Creio que esse Luíz Octávio seria filho de:
Frederico Guilherme de Albuquerque d'Orey casado com D. Maria Raquel Caldeira Queirós Freire Themudo de Vera.
Esta última filha de:
Carlos Brandão da Silveira Freire Themudo de Vera casado com D. Maria Ernestina Caldeira de Queirós.
Esta última filha dos meus Trisavós:
Dr. Francisco de Assis Caldeira de Queirós casado com D. Joana da Natividade de Lima.

Tenho por aí uns documentos da venda, há uns anos, de umas casas da Família, em Borba, onde estará, se fôr o mesmo, o nome desse Luíz Octávio. Vou ver se os encontro. Ainda há pouco tempo sua Mãe era viva, com quase cem anos...

Cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38370 | abivar | 25 mar 2003 01:03 | Em resposta a: #38350

Caro fa:

Conheci muito bem os Pais do seu colega, referidos no post de António Maria Fevereiro. A Senhora D. Raquel é grande amiga de infância da minha Mãe, apesar de uns anos mais velha (e a minha Mãe já vai fazer 85 anos...). Quando estive no Brasil em 1975, com os meus pais, fiquei uns dias em casa deles em São Paulo (que fui visitar sozinho), no “Jardim Europa” (era a segunda casa; da anterior, ainda maior, vi filmes feitos pelo meu Pai quando lá esteve em 1962 e 64), apesar de os donos da casa se terem deslocado ao Rio para estarem com os meus pais. Lembro-me sempre da extrema simpatia do casal; a “Tia Raquel” ainda esteve em Portugal pouco antes do meu casamento em 1990 e deu-me um belo presente pela ocasião. Desde a minha infância que oiço falar nos filhos, netos, bisnetos e já actualmente trisnetos (presumo que quase com idade para também terem filhos) dessa Senhora; já terá tetranetos?

Se tiver notícias deles muito gostaria de as transmitir à minha Mãe que já há algum tempo que não tem notícias da amiga.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38385 | doria_gen | 25 mar 2003 09:40 | Em resposta a: #38370

Infelizmente perdi contacto com eles. O que era mais próximo, Luiz Octávio, que nós conhecíamos como Themudo (o mais velho, como disse, era o Temudão, e o terceiro, Temudinho...), teve durante algum tempo uma agência de publicidade, a Foco. Era um centro de agitação intelectual nos anos 60, com um ótimo fotógrafo, o Edson Cláudio, e igual designer, Mario Paulo - este, me procurou recentemente, e quero ver se me encontro com ele. Depois Luiz Octavio teve um desastre terrível, mas se recuperou. Volta e meia ouço falar de suas atividades. Era um ótimo amigo.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38386 | doria_gen | 25 mar 2003 09:45 | Em resposta a: #38368

Compreende, conheci os pais superficialmente. Também chequei, aqui em casa, numa genealogia dos d'Orey, e encontrei o casal. Parece bem provável que sejam eles...

No fundo, são fantasmas da minha adolescência, e lembranças de um mundo - os anos 60 - que as coisas de agora negam.

Se souber de algo mais deles, conto aqui. Vou ver se o Mario Paulo (colega brasileiro daqueles tempos) sabe de alguma coisa mais.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38396 | abivar | 25 mar 2003 11:56 | Em resposta a: #38385

Caro Francisco:

Acabei de falar com a minha Mãe que me diz que os seus amigos devem ser antes filhos de Cristina Temudo e de seu Marido (não se lembrou do nome deste, mas era irmão da sua amiga Raquel Temudo d'Orey). Se assim for está explicado porque não eram conhecidos por d'Oreys, pois de facto d'Orey era o Marido da Tia Raquel e não o Pai deles, que era Temudo. Eu próprio também estive em casa desse casal (Cristina Temudo e Marido) a jantar com os meus Pais, também em 1975 (devia ser essa a casa de que falou no Botânico) e conheci o filho que tinha tido o grande desastre de helicóptero (?); seria o seu amigo?

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Themudo + Rijo

#38406 | José | 25 mar 2003 13:09 | Em resposta a: #38396

Os "meus" Themudos nunca andaram pelos Brasis.
O mais viajado terá sido o coronel José Bernardo A. Themudo, que, por via da sua carreira militar, esteve em Angola, na Índia Portuguesa e em Timor.
Por via materna (Almeida), estava relacionado com a família Rijo, também de Elvas.
Um Rijo, também militar, foi governador do Forte Militar de Elvas.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38417 | doria_gen | 25 mar 2003 14:22 | Em resposta a: #38396

E' ele, sim; ainda lembro da casa no Jardim Botânico, no alto da Rua Maria Angélica.

Compreenda-me, por favor: nunca, entre nós, conversamos sobre as respctivas famílias. Sabia, com certeza, que o escritório de advocacia de meu avô materno cuidava de negócios deles na Cia. Comercial e Marítima, de cujo board, inclusive, meu avô era membro. Mas isso não aparecia na amizade.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38426 | fsb | 25 mar 2003 14:55 | Em resposta a: #38385

Caros Francisco Dória, António Maria Fevereiro e António Bivar,

Por ter estado ausente do Porto só agora vi o assunto deste tópico, que me interessa sobremaneira, dado andar a recolher elementos para publicação sobre alguns ramos da família Themudo que foram para o Brasil, nomeadamente a descendência de CARLOS DA SILVEIRA BRANDÃO FREIRE THEMUDO e D. ERNESTINA CALDEIRA DE QUEIRÓS. Segundo os dados que possuo, este casal teve 6 filhos:

2 - D. MARIA RAQUEL DE QUEIRÓS FREIRE THEMUDO c.c. FREDERICO PERESTRELO DE ALBUQUERQUE D’OREY.
Tiveram 3 filhas, com descendência (d’Orey Serva, d’Orey Cunha Bueno, d’Orey Posser de Andrade), e um filho de nome FREDERICO JOSÉ CARLOS FREIRE THEMUDO D’OREY, conhecido no Brasil por «Fritz», creio que devido à sua ascendência germânica, que foi corredor de automóveis, participando em vários circuitos de Fórmula 1 (1959/60), e que terminou a sua carreira por ter tido um violento acidente no circuito de Le Mans em 1960, que o manteve em coma durante alguns meses. Com descendência que desconheço.

2 - D. MARIA ERNESTINA DE QUEIRÓS FREIRE THEMUDO, f. solteira em 1986.

2 - D. HELENA DE QUEIRÓS FREIRE THEMUDO c.c. FERNANDO DE SOUSA TEIXEIRA DE SAMPAIO, com descendência em «Os Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira» de Jorge Forjaz.

2 - CARLOS DE QUEIRÓS FREIRE THEMUDO, f. criança.

2 - JOÃO AFONSO DE QUEIRÓS FREIRE THEMUDO, c.c. D. MARIA CRISTINA VECCHI REBELO DE ANDRADE PINTO COELHO (?), com descendência que desconheço.

2 - JOSÉ CARLOS CALDEIRA DE QUEIRÓS FREIRE THEMUDO, c.c. D. MARIA CÂNDIDA BRÁS FERNANDES DA NÓBREGA DE LIMA, com descendência (Themudo Gilman, Themudo Gallego, Themudo Caldeira Cabral, Themudo Ribeiro Ferreira).

O referido Luís Octávio será então filho de João Afonso Themudo e D. Maria Cristina ?
Ficarei muito grato por qualquer achega sobre o assunto.

Os meus cumprimentos
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38431 | abivar | 25 mar 2003 15:09 | Em resposta a: #38426

Caro Francisco Serpa Brandão:

Ficou apurado, pelo que me disse a minha Mãe e o nosso confrade Francisco Dória que, de facto, é essa a filiação do referido Luís Octávio. Poderei tentar conseguir o contacto dos Pais e da Tia; a minha Mãe tinha concerteza as moradas certas, mas já há anos que não tem contacto, nem, infelizmente, sabe se ainda estarão todos vivos; trata-se de pessoas já de muita idade.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38432 | amtf | 25 mar 2003 15:11 | Em resposta a: #38426

Caro Francisco Serpa Brandão,

Quem penso saber muito sobre os Caldeiras de Queirós é o meu primo, advogado aí no Porto, João Afonso Pindela, que sei estar a preparar um trabalho sobre estes nossos Avós.
Logo, em casa, verei o que tenho sobre esta gente e, o que tiver, passarei para aqui.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38433 | amtf | 25 mar 2003 15:15 | Em resposta a: #38432

Peço imensa desculpa, com a pressa não assinei:

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38453 | fsb | 25 mar 2003 18:52 | Em resposta a: #38431

Caro António Bivar,

Agradeço qualquer dado (nomes, moradas, etc.) sobre este ramo da família Themudo.

Cumprimentos e ao dispôr.
Francisco S. Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38454 | fsb | 25 mar 2003 19:12 | Em resposta a: #38432

Caro António Maria

Agradeço a dica. Embora saiba quem é, não conheço pessoalmente o João Afonso, mas se necessário tento falar-lhe.
Dado ser 3º neto do Dr.Francisco de Assis Caldeira de Queirós e de D. Joana da Natividade de Lima, poderá s.f.f. facultar-me os respectivos dados biográficos, pois só tenho os nomes?
De D.(Maria?)Ernestina, c.c. Carlos Themudo, tenho que era natural de Sobral, Borba. O António Maria sabe a data do seu nascimento?

Antecipadamente grato.
Francisco S. Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38456 | LCM | 25 mar 2003 19:21 | Em resposta a: #38432

Caro António,

Fico curioso sobre esse trabalho de João Afonso Pindela. É primo direito da minha Tia Rita Nazareth de Carvalho Figueira, casada como o Tio Ginho (Luís) irmão do meu pai e portanto os Caldeira de Queirós são antepassados dos meus primos. Estão todos aqui no site.
O mundo é pequeno...

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38473 | amtf | 25 mar 2003 21:32 | Em resposta a: #38454

Caro Francisco,

O meu Avô Francisco era, em 1893, Juíz de Direito na comarca de Coimbra, conforme consta no assento de casamento de sua Filha, minha Bisavó, Elisa. Sobre a Avô Joana nada sei a não ser que ainda era viva em 1921, quando serviu como testemunha do casamento de sua neta, e minha Avó, Maria Elisa.
Da Tia Maria Ernestina nada tenho, infelizmente...

Entretanto, descobri a morada da Tia Raquel, na Rua General Mena Barreto, Jardim Paulista! Pelo menos era onde vivia em 1990.
Se me quiser contactar, e o António Bivar, terei todo o prazer em vo-la detalhar.

Ao seu dispôr,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38475 | amtf | 25 mar 2003 22:08 | Em resposta a: #38456

Caro Lourenço,

Realmente o mundo é pequeno.
Conheci há uns bons anos um Luís (Ginho) que morava para Benfica. Alto, magro, loiro... Será o mesmo? Não me consigo recordar do apelido...
Estive a ver agora a base de dados e noto que há um erro na ascendência materna de sua Tia, e minha Prima, Ana Rita, que passo a indicar, à benevolente atenção de GP:

1. Ana Rita Nazareth de Carvalho Figueira
3. Isabel Maria Bacelar de Queirós Nazareth de Sousa
7. Isabel Maria Bacelar Caldeira Queirós
14. Dr. Henrique José Caldeira de Queirós
15. D. Ana Júlia de Abreu Barbosa Bacellar

O nº. 14 era irmão de minha Bisavó Elisa Caldeira de Queirós e a nº. 15 irmã de meu Bisavô José de Abreu Barbosa Bacellar. Daí talvez a confusão gerada aqui na base de dados.

Um abraço,
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38478 | LCM | 25 mar 2003 22:50 | Em resposta a: #38475

Caro António,

É esse mesmo Ginho, alto, magro, loiro, que morava em Benfica que casou com a Tia Rita, que também morava em Benfica onde aliás ainda vive a Mãe, Tia Conta, irmã da mãe do João Afonso Pindela, ambas netas materna de um Caldeira de Queirós.
Conheceu mais algum dos meus tios? São onze, para todas as idades dos 55 aos 37, salvo o erro.
O mundo é mesmo muito pequeno.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38481 | amtf | 25 mar 2003 23:33 | Em resposta a: #38478

Lourenço,

O seu Tio teve um namorico de adolescência com uma de minhas irmãs :)
Conheci-o na Praia das Maçãs, onde nós passávamos os costumeiros (e saudosos) 3 meses das férias de Verão.
Se estiver com a Tia Conta mande-lhe saudades minhas. Há muitos anos que não a vejo. Desses tios o único com quem vou falando é o Tio Henrique (Quinho)...

Grande abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38498 | doria_gen | 26 mar 2003 09:50 | Em resposta a: #38426

Compreenda que estou falando de amigos de adolescência, que não vejo há muito, embora acompanhe de longe suas carreiras (já devem ser avós, como eu...)

Creio que os pais são esses: João Themudo e Maria Cristina. Tenho uma lembrança que o Temudão, o filho mais velho, era João, talvez João Jr. Não me lembro de nenhum deles com o nome longo; o do Luiz Octávio, sempre o ouvi como Luiz Octávio Themudo, tout court.

(Mas tinha uma lembrança de ascendência nos d'Orey, destes meus amigos Themudo.)

Como disse, casou com minha colega de turma no colégio, a Gildinha Antunes, Gilda Werneck de Queiroz Antunes. Acho que têm filhos.

Dos outros, não sei. Luiz Octávio tem 58 anos hoje. O Temudão deve estar além dos 60. O Temudinho, 56.

fa

Resposta

Link directo:

Caldeira de Queiroz

#38503 | alentejo | 26 mar 2003 11:32 | Em resposta a: #38473

CAro António Maria,

Deixo-vos algumas notas que possuo desta família.

Abraço
NB


Família Queiroz
(de Borba)



§ 1º


I ANTÓNIO FERNANDES QUEIROZ, natural de Nossa Senhora da Azinhaga, Chaves. Foi filho de João Queiroz e de Isabel Fernandes. Casou com CECÍLIA MARIA, nascida na freguesia dos Arcos, Estremoz, a 30-X-1701, filha de Domingos Rodrigues e de sua mulher Maria Martins, dos Arcos. Tiveram:

1 (II) JOÃO ANTÓNIO QUEIROZ “O Moedas”, que segue.

II JOÃO ANTÓNIO QUEIROZ “O Moedas”, nasceu na freguesia de Santa Maria, Estremoz, a 26-VI-1738. Casou com JOANA RITA, natural da freguesia da Terrugem, Elvas, filha de Manuel Gomes e de sua mulher Ana Maria. Tiveram filhos:

1 (III) DIOGO MANUEL QUEIROZ, que segue.
2 (III) MARIA, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 18-VII-1765.

III DIOGO MANUEL QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 15-VII-1764. Foi Major. Casou com D. MARIA CECÍLIA CAMÕES DE OLIVEIRA DELGADO, nascida na freguesia da Alcáçova, Elvas, filha de António de Oliveira Delgado e de sua mulher Maria Joaquina. Tiveram filhos:

1 (IV) D. JOANA PETRONILHA OLIVEIRA QUEIROZ, com quem se abre o § ...
2 (IV) CAETANO BONIFÁCIO QUEIROZ
3 (IV) D. MARIA DO CARMO OLIVEIRA QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 23-II-1806. Casou na freguesia de São Bartolomeu, Borba, a 01-II-1835, com JOAQUIM JOSÉ GIÃO, já viúvo de Maria do Carmo Velez, e filho de Veríssimo José Gião e de sua mulher Mariana Joaquina Rosa; neto paterno de Manuel Gião e de sua mulher Úrsula Maria; neto materno de Roberto Henriques e de sua mulher Arcângela Teresa.
4 (IV) D. ANA BALBINA QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 31-III-1808. Casou na Matriz de Borba, a 02-VI-1836, com MANUEL MARIA DE BRITO PERACHA, nascido em Vila Viçosa, a 10-VI-1812, filho de Manuel Bernardo de Brito Peracha e de sua mulher D. Mariana do Carmo de Araújo. Tiveram:

1 (V) D. MARIA, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Borba, a 16-X-1837
2 (V) D. MARIA, nasceu na mesma freguesia a 21-IX-1840.

5 (IV) ANTÓNIO MARIA QUEIROZ, com quem se abre o § ...
6 (IV) D. JOANA
7 (IV) MANUEL
8 (IV) JOSÉ ANICETO QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 17-IV-1818. Casou na Matriz de Borba, a 01-XII-1844, com D. JOANA CÂNDIDA BARATA DE MATOS BARATA E LIMA, nascida na freguesia Matriz de Borba, filha de José Manuel de Matos Barata e Lima e de sua mulher D. Mariana José Mendes da Costa; neta materna João José de Matos e de sua mulher D. Antónia Bárbara das Dores; neta materna de Laureano José e de sua mulher Joana Inácia. Tiveram:

1 (V) D. MARIANA DA ASSUNÇÃO LIMA QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 21-V-1848.
2 (V) D. MARIA, nasceu na mesma freguesia a 12-VI-1849.
3 (V) D. JOANA DA NATIVIDADE DE LIMA QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 02-VI-1851. Casou com seu primo o Dr. FRANCISCO DE ASSIS CALDEIRA QUEIROZ, filho de Francisco de Assis Salles Caldeira e de sua mulher D. Joana Petronilha de Oliveira Queiroz, referidos no § ...., com geração que aí se desenvolve.
4 (V) D. FLORINDA AMÉLIA LIMA QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 09-XI-1858. Casou na freguesia de São Bartolomeu, Borba, a 12-IX-1892, com JOSÉ JANUÁRIO DA SILVEIRA E COSTA, nascido na freguesia de São Bartolomeu, Borba, a 27-IX-1854, filho de Francisco António Silveira e Costa e de sua mulher Antónia Rosa e Silva; neto paterno de António Velho Silveira e de sua mulher Rita Inácia; neto materno de Manuel Custódio Cebola e de sua mulher Maria Dores Silva.

9 (IV) JOÃO OLIMPIO DO CARMO QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 26-VII-1820 e morreu solteiro na mesma vila a 27-VI-1881. Teve reconhecida:

1 (V) MARIA LUÍSA, baptizada a 25-VIII-1857.

IV CAETANO BONIFÁCIO QUEIROZ, nasceu em Borba e morreu com testamento, a 05-VII-1868, onde declara legitimar as duas filhas. Licenciado em ..................... Teve de MARIA RITA PINHEIRO BAIÃO, natural da Moita e já viúva de Joaquim José Sanches, Soldado do Batalhão de Voluntários Realistas de Vila Viçosa, morto em combate em Cacilhas. Filhas:

1 (V) D. ANTÓNIA CAROLINA ROSA QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba. Casou na freguesia Matriz, Borba, a 10-VII-1867, com JOÃO MANUEL DA SILVEIRA, filho de Manuel Caetano da Silveira e de sua mulher Joaquina Rosa. Tiveram:

1 (VI) D. PALMIRA CONCEIÇÃO QUEIROZ DA SILVEIRA, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Borba. Casou em Borba, a 24-VI-1911, com ERNESTO AUGUSTO DE MOURA GOMES, natural de Vila de Rei, filho de João José Gomes e de sua mulher D. Emília de Oliveira Moura. Tiveram filhos:

1 (VII) JOSÉ DA SILVEIRA MOURA GOMES, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Borba, a 23-VIII-1912.
2 (VII) JOÃO DA SILVEIRA MOURA GOMES, nasceu na mesma freguesia a 27-VIII-1914.
3 (VII) MÁRIO DA SILVEIRA MOURA GOMES, nasceu na mesma freguesia a 18-I-1916.

2 (VI) D. MARIA RITA QUEIROZ DA SILVEIRA, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Borba. Casou em Borba, a 18-I-1913, com MANUEL MARIA BARATA VALADARES LACERDA, já viúvo de D. Antónia Mariana Taborda Dias Azedo, e filho de João José Carvalho Ribeiro Lacerda e de sua mulher D. Maria Teresa Barata Valadares Vieira Castelo-Branco.

2 (V) D. FILIPA JOSEFINA QUEIROZ, nasceu em Borba a 15-XI-1851, sendo legitimada a 06-II-1869 com sua irmã. Casou na Matriz de Borba, a 26-V-1869, com seu primo ANTÓNIO EDUARDO PEREIRA SEQUEIRA QUEIROZ, filho de António Maria Queiroz e de sua mulher D. Maria Teolinda de Moreira Pereira Sequeira Bramão.



§


IV ANTÓNIO MARIA QUEIROZ – f.º de ......................... – nasceu na Matriz de Borba, a 09-III-1812. Licenciado em .......... Casou na Matriz de Borba, a 25-II-1856, com D. MARIA TEOLINDA DE MOREIRA PEREIRA SEQUEIRA BRAMÃO, natural da Sé de Faro, filha de José Manuel Pereira Sequeira Bramão e de sua mulher D. Francisca B. Máxima Moreira. Tiveram:

1 (V) ANTÓNIO EDUARDO PEREIRA SEQUEIRA QUEIROZ, com quem seguimos.

V ANTÓNIO EDUARDO PEREIRA SEQUEIRA QUEIROZ, nasceu na freguesia da Conceição, Lisboa. Casou na Matriz de Borba, a 26-V-1869, com sua prima D. FILIPA JOSEFINA QUEIROZ, filha legitimada de Caetano Bonifácio Queiroz, n. IV do § 1º. Tiveram filhos:

1 (VI) ANTÓNIO MARIA SEQUEIRA QUEIROZ, que segue.
2 (VI) ARTUR, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 18-VI-1871.
3 (VI) D. MARIA TEOLINDA SEQUEIRA QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba. Casou na mesma freguesia, a 28-VII-1900, com JOAQUIM JOSÉ DE CAMPOS MARTINS, natural de Borba, filho de Isidoro Martins e de sua mulher D. Cândida do Carmo Tenreiro Campos; neto paterno de Isidoro Martins e de sua mulher Maria Domingues; neta materna de Joaquim José de Campos e de sua mulher Mariana Carolina Tenreiro. Tiveram:

1 (VII) ISIDORO.................................., nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 23-IV-1902. Casou com D. MARIA ALEXANDRINA DE LEMOS MARQUES DA SILVA, natural da freguesia de Santa Isabel, Lisboa.

4 (VI) D. PALMIRA, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 17-III-1875.
5 (VI) D. MARIA, nasceu na mesma freguesia a 30-III-1878.

VI ANTÓNIO MARIA SEQUEIRA QUEIROZ, nasceu em Borba. Licenciado em .............. Casou em Borba, a 16-X-1912, com D. MARIA MARGARIDA TENREIRO DE SARZÊDAS, natural da freguesia de Santo André, Estremoz, filha de Joaquim António dos Reis Tenreiro de Sarzêdas, Licenciado em Medicina, e de sua mulher D. Maria José dos Reis Tenreiro; neta paterna de Sebastião José Tenreiro e de sua mulher D. Margarida da Conceição Sarzêdas; neta materna de Joaquim António dos Reis Tenreiro e de sua mulher D. Maria Carolina Reis e Silva.



§

CALDEIRA DE QUEIROZ

IV D. JOANA PETRONILHA OLIVEIRA QUEIROZ, casou na freguesia Matriz, Borba, a 18-VIII-1835, com o Dr. FRANCISCO ASSIS SALES CALDEIRA, nascido na freguesia Matriz, de Castelo de Vide, filho de José Joaquim Ribeiro Caldeira e de sua mulher D. Maria Catarina Cândida Pereira Roxo. Tiveram:

1 (V) D. AMÁLIA, nasceu na freguesia Matriz, Veiros, a 25-VIII-1837.
2 (V) FRANCISCO DE ASSIS CALDEIRA QUEIROZ, que segue.

V FRANCISCO DE ASSIS CALDEIRA DE QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Veiros, a 05-XI-1838. Licenciado em ................. Casou na freguesia Matriz, Borba, a 21-V-1873, com sua prima D. JOANA DA NATIVIDADE DE LIMA QUEIROZ, filha de José Aniceto Queiroz e de sua mulher D. Joana Cândida de Matos Barata e Lima; neta paterna de Diogo Manuel de Matos e de sua mulher D. Maria Cecília Camões Oliveira Delgado (n.ºs III deste §); neta materna de José Manuel Matos Barata e Lima e de sua mulher D. Mariana José Mendes da Costa. Tiveram filhos:

1 (VI) HENRIQUE JOSÉ CALDEIRA DE QUEIROZ,que segue.
2 (VI) D. SARA CÂNDIDA CALDEIRA DE QUEIROZ, nasceu na freguesia de São João da Praça, Lisboa. Casou na freguesia Matriz, Borba, a 29-IV-1899, com EDUARDO PAES DE VASCONCELOS, natural de Olhão, filho de José Paes de Vasconcelos, natural da freguesia de Santa Engrácia, Lisboa, e de sua mulher D. Luísa Clara Afonso, natural da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Olhão.
3 (VI) D. ERNESTINA CALDEIRA DE QUEIROZ, nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes. Casou com CARLOS DA SILVEIRA BRANDÃO FREIRE THEMUDO, Engenheiro Civil, filho de José Fortunato Silveira Freire Themudo de Vera e de sua mulher D. Augusta Pereira Couto Brandão. Tiveram:

1 (VII) JOSÉ CARLOS CALDEIRA DE QUEIROZ FREIRE THEMUDO, nasceu no Porto. Casou com D. MARIA CÂNDIDA BRAZ FERNANDES DA NÓBREGA LIMA, filha de Luís da Nóbrega de Lima e de sua mulher D. Berta Braz Fernandes; neta paterna de Júlio Rodrigues de Lima e de sua mulher D. Joaquina de Araújo Pereira Álvares da Nóbrega; neta materna de João Braz Fernandes e de sua mulher D. Maria Luísa Teixeira Marques. Tiveram:

1 (VIII) D. MARIA DA ASSUNÇÃO DA NÓBREGA FREIRE THEMUDO, nasceu em Coimbra, a 09-V-1940. Licenciada e Mestre em Lingüística. Casou em Carcavelos com JOÃO DA FONSECA CALDEIRA CABRAL, nascido em Lisboa a 20-XII-1940. Tiveram:

1 (IX) TOMÁS THEMUDO CALDEIRA CABRAL, nasceu em Lisboa a 13-IX-1970. Licenciado em História. Casou com D. PATRÍCIA PIGNATELLI DE ALMEIDA DA SILVA, nascida a 10-III-1970, Licenciada em História.

4 (VI) D. RAQUEL ADELAIDE CALDEIRA DE QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 17-XI-1879. Morreu a 30-XI-1894.
5 (VI) D. ELÍSA CALDEIRA DE QUEIROZ, casou a 09-VIII-1895, com JOSÉ DE ABREU DE BARBOSA BACELAR, nascido a 19-IV-1866, Contra-Almirante, irmão de sua cunhada D. Ana Júlia de Abreu Barbosa de Bacelar. Tiveram:

1 (VII) D. MARIA HELENA CALDEIRA DE BARBOSA BACELAR
2 (VII) D. MARIA ELÍSA CALDEIRA DE BARBOSA BACELAR, casou com ANTÓNIO PEREIRA DE TORRES FEVEREIRO. Tiveram:

1 (VIII) D. MARIA JOANA
2 (VIII) D. MARIA TERESA
3 (VIII) ANTÓNIO PEDRO

3 (VII) JOSÉ CALDEIRA DE ABREU BACELAR, Licenciado em Medicina.

VI HENRIQUE JOSÉ CALDEIRA DE QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba. Licenciado em Medicina. Casou com D. ANA JÚLIA ABREU BARBOSA BACELAR, nasceu na freguesia Matriz, Alvito, a 24-X-1865, filha de Rosendo de Abreu Lobo Bacelar e Meireles, Bacharel formado em Direito, Secretário Geral, Governador Civil e Tesoureiro Pagador do Distrito de Beja, e de sua mulher D. Isabel Amália Barbosa Bacelar e Meireles . Tiveram:

1 (VII) FRANCISCO, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 19-IX-1902.
2 (VII) HENRIQUE BACELAR CALDEIRA DE QUEIROZ, nasceu na freguesia Matriz, Borba, a 23-I-1904. Licenciado em Direito; Embaixador em Roma.
3 (VII) D. ISABEL MARIA BACELAR CALDEIRA DE QUEIROZ,

VII D. ISABEL MARIA BACELAR CALDEIRA DE QUEIROZ, casou com CUSTÓDIO AGOSTINHO DE AZEVEDO NAZARETH DE SOUSA, Engenheiro Civil. Tiveram:

1 (VIII) HENRIQUE DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA, que segue
2 (VIII) D. ANA ISABEL MARIA DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA
3 (VIII) D. ISABEL MARIA DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA
4 (VIII) D. MARIA LUÍSA DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA
5 (VIII) D. MARIA DA NAZARÉ DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA
6 (VIII) D. MARIA MANUEL DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA
7 (VIII) MANUEL DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA

VIII HENRIQUE DE QUEIROZ NAZARETH DE SOUSA,

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38527 | fsb | 26 mar 2003 19:12 | Em resposta a: #38473

Caro António Maria

Agradeço os dados enviados, agora mais completos com a ajuda, sempre amável, do Nuno Borrego.

Cumprimentos
Francisco S. Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38530 | fsb | 26 mar 2003 19:28 | Em resposta a: #38498

Caro Francisco Dória

Agradeço os dados possiveis. Já me deu uma pista para tentar entrar em contacto com estes meus parentes. De qualquer forma, se apanhar mais algum dado acerca deles, fico grato se mo comunicar.
Sobre o facto de usarem apenas o apelido Themudo, posso confirmar que por aqui também os há com igual modo «tout court» no nome. Dizem, com graça, que um Themudo não precisa de usar mais nada para se impôr.

Cumprimentos
Francisco S. Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Queiroz

#38532 | amtf | 26 mar 2003 20:31 | Em resposta a: #38503

Caríssimo Nuno,

Não sei como lhe agradecer as extensas notas sobre estes meus parentes!
Ao lê-las lembro-me vagamente de ouvir meu Pai falar da Avó Petronilha e meus irmãos e eu rirmo-nos deste nome tão anacrónico, ou do "Moedas", creio que muito rico, teria enlouquecido e deitava os seus dobrões pela janela abaixo perante a impotência dos seus que, por o temerem, não conseguiam impedi-lo!
Infelizmente, meu Pai já se foi há muito e não há quem mas possa recordar...

Bem haja pela sua boa vontade
Grande abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38533 | amtf | 26 mar 2003 20:36 | Em resposta a: #38527

Caro Francisco,

Mais acima propuz-me dar-lhe a morada da Tia Raquel, em S. Paulo, mas esqueci-me de dar o meu contacto. Aqui fica:
fevereirosarrobanetcabopontopt

Cumprimentos
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38545 | doria_gen | 27 mar 2003 09:45 | Em resposta a: #38530

O Luiz Octávio se orgulhava muito do nome. Lembro que, uma vez, na biblioteca do colégio, ele pegou um volume da _Grande Enciclopédia..._ e me mostrou o verbete, ilustrado com as armas, sobre a família Themudo. Com muito orgulho.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Themudo + Rijo

#38598 | José | 28 mar 2003 15:37 | Em resposta a: #38406

Folgo mto que tantos Themudos se tenham re-encontrado graças à questão que pus.

Mas não haverá minguém que me possa esclarecer quanto aos Themudos de Elvas ?

JSP

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Queiroz

#38599 | 1947 | 28 mar 2003 15:46 | Em resposta a: #38503

Caldeira Queiróz
I (IX) Patricia Pignatelli de Almeida Lamas da Silva, f.ª de João Manuel de Moraes Lamas da Silveira de Mendonça e de sua 1.ª mer D. Maria Isabel Pignatelli Megre Carneiro de Almeida
Tiveram:
1(X) Maria Francisca Pignatelli Lamas Caldeira Cabral
2(X) António Pignatelli Lamas Caldeira Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38605 | rgc | 28 mar 2003 17:56 | Em resposta a: #38071

Caro confrade

Não li as mensagens todas e não sei se a informação que envio já terá sido dada, ou se terá alguma importância, por isso peço a relevação da falta.
Mas como as informações genealógicas nunca serão demasiadas, penso eu, aí vai o que sei sobre -Themudos.
Era criança, mas recordo-me de ver e cumprimentar uma vez ou duas,indo com meu pai, o Dr. Temudo, médico veterinário em Ourique e, se não estou em erro, cunhado do Dr.Augusto Guerreiro de Melo,grande lavrador desta vila.
E é natural que haja ainda pessoas desta família, na referida vila.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Themudo + Rijo

#38737 | José | 31 mar 2003 17:32 | Em resposta a: #38598

.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#38797 | Fonseca74 | 01 abr 2003 18:46 | Em resposta a: #38071

Caro José,
Por curiosidade sei que entre 1916/17 houve um senhor de apelido THEMUDO que foi presidente do Benfica,será algum parente seu?vale a pena você investigar.
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo + Rijo

#38804 | amtf | 01 abr 2003 20:35 | Em resposta a: #38598

Caro José S. P.,

Lamento imenso não o poder esclarecer em relação aos seus Themudos, mas já lhe devia ter agradecido por ter aberto este tópico que me proporcionou, graças à generosidade de Nuno Borrego, o conhecimento de um ramo de minha ascendência sobre o qual estava muito pouco informado.

Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo + Rijo

#39310 | José | 07 abr 2003 13:18 | Em resposta a: #38804

.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo + Rijo

#40450 | José | 24 abr 2003 15:21 | Em resposta a: #39310

Themudo

Resposta

Link directo:

RE: Themudo + Rijo

#40810 | José | 01 mai 2003 19:23 | Em resposta a: #40450

.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#40811 | artur41 | 01 mai 2003 19:31 | Em resposta a: #38797

Caro Daniel


Está a se referir ao Dr. Nuno Freire Themudo, não é?
Foi presidente em 1916-1917.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Themudo+Saldanhas

#41311 | jmrprospero | 09 mai 2003 13:33 | Em resposta a: #38071

Meu Caro José

Os Themudos parecem ter origem em Abrantes, ou pelo menos deles há um Ramo antigo.
Dou-lhe de qualquer forma uns outros Themudos da Carrapichana, Termo de Celorico da Beira, e também antigos, pois constam de um casamento de 1679.
Não sei se lhe será útil? Pelo menos para mim se houver algué que os entronque será muito útil.
Um Abraço e aqui vai.
João Manuel Próspero dos Santos

THEMUDOS da Carrapichana
1. Gaspar Themudo casado com Maria Roiz a 21-8-1679, da Carrapichana, e tiveram a:
2. Lourenço Themudo, da Carrapichana e de Bernarda Cardoso, de Algodres, e tiveram a:
3. Ana Maria Ramalho, natural de Algodres, onde nasceu a 17-1-1734, Casou com José de Almeida Saldanha, nasceu na Vila de Melo, em 7-11-1720, f.º de João de Almeida Afonso, tabelião do público, e de Maria de Almeida, ambos da Vila de Melo, neto paterno de Manuel Afonso, da vila de Melo e de Maria de Almeida, de Almeida. Bisneto paterno de Adão Afonso. Neto materno de Manuel Fernandes e de Maria de Almeida. E tiveram a:
3.1. Francisco de Almeida Saldanha, nasceu em Melo a 2-6-1755 que casou a 13-2-1779, com a 1ª vez com Ana Themuda sua prima, e 2ª vez com Teresa Pinheiro, filha de Manuel Pinheiro, de Vila Velha de Linhares e de Teodora da Trindade, da Carrapichana, e tiveram a:
3.1.1. José Pinheiro de Almeida Saldanha, Tabelião em Penamacor, que nasceu 7-6-1784 na Carrapichana e casou a 26-1-1818 em Penamacor com D. Cândida Umbelina Ferreira Marques de Carvalho e Brito, filha do Dr. Vicente Ferreira Marques e de D. Isabel Robalo de Carvalho e Brito, Cg em Costas Ribeiros, Gama, Marrocos, Palha de Almeida, Próspero dos Santos, etc.
3.2. Teresa Joaquina de Almeida Saldanha nascida em 18-7-1753, sendo padrinhos o Dr. Adrião de Almeida, Médico do Partido da Vila de Gouveia, e Testemunha Frei Justiniano, e que casou com João da Costa Coelho, seu primo, filho de José da Costa da Vila de Melo, e de Luisa Coelho de Folgosinho. E tiveram a:
3.2.1. José, que nasceu a 31-12-1783
3.2.2. Ana, que nasceu a 13-9-1795
3.2.3. Jerónimo, que nasceu a 9-4-1788
3.3. António de Almeida Saldanha que casou com Francisca Maria filha de João Facundo, do lugar de Moreira do Sobral da Serra, e de Maria Clemente, de Melo. Teve uma Irmã Maria Facunda que casou com Leonardo de Almeida e que tiveram uma filha Ana que nasceu a 18-1-1795. E tiveram a:
3.3.1. Maria, que nasceu a 8-4-1779
3.3.2. José, que nasceu a 3-6-1787
3.4. Maria Baptista de Almeida Saldanha que casou com António Cardoso da Silva, filho de António Cardoso e de Francisca Maria da Silva, de Porto de Mós, Bispado de Leiria, e tiveram a:
3.4.1. Francisco, que nasceu a 19-2-1790
3.5. Salvador de Almeida Saldanha que casou com Teresa Cardoso da Silva, filha de António Cardos e de Francisca Maria da Silva, de Porto de Mós, Bispado de Leiria, e tiveram a:
3.5.1. António, que nasceu a 10-10-1795
3.5.2. Matilde, que nasceu a 6-6-1794
3.6. José de Almeida Saldanha, que nasceu a 5-1-1752, e foi Padre
3.7. João Caetano Alberto de Almeida Saldanha, que casou a 6-2-1755 com Maria Violante

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#49135 | José | 05 out 2003 20:04 | Em resposta a: #38071

.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#54119 | amtf | 19 dez 2003 23:17 | Em resposta a: #38456

Caro Lourenço,

Para seu conhecimento, o meu primo João Afonso Machado acabou de publicar os “Caldeiras de Queiroz, de Borba”, que estuda a descendência até à actualidade de uma família Caldeira, do alto Alentejo, que se liga no início do séc. XVIII a uns Queirozes, fixados em Estremoz mas originários da freguesia do Outeiro Seco, termo de Chaves. Contém abundantes notas biográficas e referências a fontes primárias. O livro, ao que julgo, também estará à venda aqui na Livraria do Guarda-Mór
Ao João Afonso envio as mais calorosas felicitações pelo excelente trabalho realizado, bem como a seu irmão José pelos lindíssimos desenhos da capa, que ilustram as casas que foram até há bem poucos anos desta Família.

Um abraço para todos e votos de um Feliz Natal

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#54142 | LCM | 20 dez 2003 23:50 | Em resposta a: #54119

Caro António Maria,

Muito obrigado pela informação. Já vi o livro hoje na mão de um amigo e vou comprar na 2ª feira.

Um abraço e Santo Natal
Lourenço

Resposta

Link directo:

Temudos em Nisa

#61904 | jliberato | 04 abr 2004 14:58 | Em resposta a: #38071

Caros confrades,
Estando a estudar a freguesia de Nossa Senhora da Graça em Nisa, em busca dos meus Fartos, encontrei Temudos. Como é sempre uma informação interessante para detectar ramos que se "dispersam", resolvi dar-vos esta informação, até porque me recordava deste tópico, embora ele não me interesse directamente.
Exemplo: casamento aos 21-08-1707 de Manuel Temudo, viúvo de Maria Figueiredo com Josefa Dias, filha de Manuel Lourenço e Maria Domingues.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Themudo

#62124 | Claude | 07 abr 2004 19:53 | Em resposta a: #38071

Bonjour,

Perdão para o meu mau português, é francês.

Gabriel Gonzalves de Freitas é o primeiro Temudo-Themudo. O rei Afonso V atribuiu-lhe o título de cavaleiro Themudo o 11.10.1475 em Porto. Nasceu à Abrantès.

As cartas de noblesses e o brasão existem.

É Fernao Fernandes Rodrigues Themudo fios de Rui Fernandès, nascido à Abrantès que transformou o título em patronímico.

Detalhes sobre o brasão:

Apelido que deve ser de origem port. e proveniente de uma alcunha. A palavra "temudo", em port. arcaico, significava temido. Perdem-se os lingagistas em consideraçoes sobre a origem e existencia do apelido T. Querem que a fam. tenha principio na descendencia do casamento de Rui Fernandes, natural da vila de Abrantes (segundo alguns autores era filho de Fernao Fernandes), com Isabel Gonçalves de Freitas e da sua mulher, Leonor Dias, A alcunha ou apelido foi segundo dizem, concedido a Rui Fernandes por ser muito valorosa e destemido. Esta deduçoes dos linhagistas sao motividas por D. Afonso V ter condedido a merce de brasao des armas novas, por carta passada, em Arevol, em 11. 1O. 1475, a um Gabriel Gonçalves, fidasgo da Casa Real, pelos seus valiosos serviços prestados em Africa, que dizem ser Gabriel Gonçalves de Freitas. A merce era extensiva aos descendentes do beneficiario. As armas concedidas pela citada carta de brasao sao: de azul, aguia de duas cabeças de moiro, cortada em sengue e foteada de prata; cordao de S. Francisco, de oiro, Porto Estado-Membro orla. Selo: a aguia DAS armou.

Cordialmente

Claude

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen