Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Património | Famílias

Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38175 | aeiou2 | 20 mar 2003 17:04

Cara A:
Resolvi abrir outro "tópico" para a árvore de costados dos condes de Castelo de Paiva.

1.José Martinho de Arrochela Pinto de Lancastre Ferrão 3ºconde de Castelo de Paiva (alv.CN,24.2.1973),3ºconde de Arrochela (alv.CN,12.11.1977),N.22.6.1908,Lisboa e m.Paço de Arcos,s.g.

2.Manuel Maria de Lancastre Ferrão de Castelo-Branco,2º conde de Arrochela em sua vida (dec de 2.10.1905 e alv.do CN,20.1.1948,eng.civil e de minas,n.Lisboa 4.2.1884 e m.Lisboa 1963,csa.7 out 1905
3.D.Brites José de Arrochela Vieira Sodré Pinto de Miranada Montenegro,2ª condessa de Castelo de Paiva (autorização de el-Rei D.ManuelII),srª das casa da Boa Vista,Sobrado,etc., em Castelo de Paiva

4.José Ferrão de Castelo-Branco,FCCR
5.2ª m.er D.Maria Ana Henriques de Lancastre (Alcáçovas)
6.Martinho Pinto de Miranda Montenegro Pamplona de Vasconcelos e Sousa
(Continua)

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38182 | vbriteiros | 20 mar 2003 18:46 | Em resposta a: #38175

Cara Maria
Lembro que os Arrochela possuiam uma Casa muito interessante em Guimarâes onde receberam uma vista Real. Sabe algo disso? Esperemos que o nosso confrade Carlos Silva nos possa contar um pouco, porque me apercebi que dispõe de uma publicação " Curiosidades de Guimarâes" !!!
Este Palacete Arrochela é hoje um polo da Univ. do Minho e digno de figurar aqui no GP!
Tradicionais beijinhos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Arrochela-Guimarães

#38184 | jpcmt | 20 mar 2003 19:38 | Em resposta a: #38182

Caro Vasco:
O Solar dos Arrochelas, em Guimarães, (também conhecido pelo Palácio de Vila Flor)recebeu a visita de D. Maria II, em 1852. Foi hóspede de Nicolau de Arrochela Vieira de Almeida Sodré Laborão de Morais e Castro Pimentel que, no mesmo ano foi elevado a Conde de Arrochela por decreto de 10-11.
Na "Enciclopédia pela Imagem", há uma fotografia do edifício. Se estiver interessado, posso reproduzi-la.
Esperemos que o nosso Amigo Carlos Paulo nos conte o resto.
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Arrochela-Guimarães

#38196 | vbriteiros | 20 mar 2003 22:54 | Em resposta a: #38184

Caro João.
Agradeço a sua oferta mas já tenho fotos da casa. Parece que é lá que funciona o NEPS da UM e onde terei de ir brevemente.
Estou em negociações com um amigo que me vai arranjar uns(?) volumes das tais Curiosidades de Guimarães.
Parece que a visita Real foi muito celebrada.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38234 | aeiou2 | 21 mar 2003 18:26 | Em resposta a: #38182

Caro Vasco
Sim,foi conde por ter recebido em sua casa,o Palácio Vila Flôr,a Rainha D.Maria II.Vi um dia destes no NTv uma parte de uma visita a Guimarães e um dos palácios era o referido,mas funcionava lá uma escola de artesanato.
Essa publicação "Curiosidades de Guimarães" deve ser interessante.
Vamos lá ver se avanço mais um bocado nos costados do conde de Castelo de Paiva
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38239 | FJCSAC | 21 mar 2003 21:14 | Em resposta a: #38175

Cara Maria

A questão que lhe vou colocar sai um "pouco" do tópico,mas não resesti de lhe falar sobre outro aassunto,relacionado com os Cochofel Montenegro.

Há anos um meu conhecido, deu-me a seguinte informação
genealógica:

Manuel de Sousa Castro Cochofel Montenegro da da Quinta de Vilela,Souselo,Cinfães do Douro(filho de um Pároco da dita família) cc N...Carvalho de Araújo e houve pelo menos D.Maria Eugénia de Castro Cochofel Montenegro cc N...Pinho e destes houve pelo menos Manuel de Castro Cochofel Montenegro de Pinho o tal meu conhecido cs.

Tem alguma informação sobre esta gente?

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Arrochela-Guimarães

#38247 | Vasco Jácome | 22 mar 2003 00:02 | Em resposta a: #38196

Caríssimo(a)s

Tenho uma dúvida relacionada com o Palácio Vila Flor: qual a relação entre esta casa e a chamada Casa da Arrochela? É que não me parece que sejam a mesma coisa. Esta última, segundo Gayo ttº de Almeidas §15 N17 seria em Arões, Fafe. Será então a que figura no site www.monumentos.pt, e bastante mais antiga que Vila Flor.

O Palácio Vila Flor não será muito mais antigo que o final do séc. XVIII ou inícios do XIX. A sua pedra de armas principal (fachada virada para o centro da cidade) não deixa dúvidas que era relativa a esta família.

Será que alguém me pode esclarecer esta relação entre Casa de Arrochela e Palácio Vila Flor? Este parece ser a “casa de cidade” dos Arrochelas.

Obrigado por qualquer ajuda,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Arrochela-Guimarães

#38251 | jpcmt | 22 mar 2003 09:17 | Em resposta a: #38247

Caro Vasco Jácome:
O Solar dos Arrochelas, em Guimarães, mostrado na "Enciclopédia Ilustrada" é descrito como se segue, no artigo sobre a mesma cidade, no "Guia de Portugal", editado pela F.C.Gulbenkian (Vol.IV, Entre-Douro e Minho, II, Minho, pg. 1148):
"O soberbo Palácio de Vila Flor, dos Arrochelas, com uma fachada de feição aristocrática, um dos mais curiosos e originais, a par da traça primitiva dos seus formosos jardins."
É, portanto a este que me referi na minha nota, e não à casa de Fafe -- a que se vê no site da DGEMN.
Um abraço,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Arrochela-Guimarães

#38253 | Vasco Jácome | 22 mar 2003 11:51 | Em resposta a: #38251

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Certamente que sim. A minha dúvida acaba por se relacionar com a data de construção de Vila Flor e quando é que passou a ser habitado pelos Arrochelas.
É que nem na “Nobreza de Portugal e do Brasil”, “Últimas Gerações” ou “Livro de Oiro” a situação é clarificada. Nem sequer falam em Vila Flor.
Suponho que tenha sido como eu disse: a habitação original era a de Arões e posteriormente, construíram o imponente Vila Flor. Talvez por isso mesmo, por ser a melhor casa da cidade, foi lá que se hospedou Sua Majestade.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Arrochela-Guimarães

#38255 | jpcmt | 22 mar 2003 12:10 | Em resposta a: #38253

Caro Vasco Jácome.
Tudo o que consegui encontrar na net:
"Palace of Vila Flôr - The building dates back to the 18th century. It was the residence of Queen D. Maria II during her visit to Guimaraes, when she ascended the village to town, on the 22nd of June 1853. It was also in this Palace, that the 1st Industrial and Trade Exposition of Guimaraes took place. Inside, there are some sculptures of the 1st Kings of Portugal. Around the palace there are beautiful gardens."
Quanto ao resto, também concordo consigo.
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C

#38264 | aeiou2 | 22 mar 2003 19:29 | Em resposta a: #38239

Caro Francisco Álvares de Carvalho
Neste momento não lh sei dar uma resposta,mas com calma,quando continuar a àrvore de costados com que iniciei este tópico,vou ter o cuidado de estar atenta a esses nomes,pois a leitura que fiz em diagonal na primeira procura,deixou alguma recordação.Agora é a tal sorte....
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38265 | alentejo | 22 mar 2003 20:04 | Em resposta a: #38239

Caro Francisco,

Nas Últimas Gerações (...), Vol. II,pag. 119, consta o seguinte:

3 Pedro da Silva da Fonseca da Cerveira Montenegro e Bourbon, Senhor da Casa da Granja em Sinfães, etc., faleceu solteiro, em 1902, instituindo herdeiros seus filhos naturais, havidos em D. Carolina da Rocha de Sousa Figueiredo. Filhos perfilhados:

4 D. Maria da Silva da Cerveira Montenegro e Bourbon, casou a 12-XI-1903, com seu primo Manoel de Sousa e Castro Cochofel Montenegro, senhor da Casa de Vilela, e Tesoureiro da Fazenda Publica em Sinfães, que n. em 1872 e f., viuvo a 03-XI-1931, filho de Manoel de Sousa Cochofel Montenegro, capitão do exercito, sr. da Casa de Vilela e de sua mulher D. Ana Soares de Melo da Mota Cabral Vieira Barbosa. Filhos:

5 D. Maria Cristina Cochofel Montenegro, casada com Alberto Castelo-Branco.
5. D. Eugénia
5. D. Alzira
5. D. Maria da Glória
5. D. Irene
5. D. Beatriz

4. José Joaquim da Cerveira Montenegro de Bourbon, que vive solteiro no Porto.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Solar dos Arrochela-Guimarães

#38269 | Vasco Jácome | 23 mar 2003 00:06 | Em resposta a: #38255

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Obrigado por mais essa achega.

Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38270 | Vasco Jácome | 23 mar 2003 00:24 | Em resposta a: #38239

Caro Francisco Álvares de Carvalho

No Gayo, no ttº de Pintos §19 N11 existe uma Verónica Pinto c. c. Miguel Correia Montenegro. Infelizmente, o autor só diz que tiveram geração mas não a descreve.
Esta Verónica é filha da Isabel Pinto da Cochofel aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=56631

Pode ser apenas coincidência, mas pelo menos é uma ligação entre Cochofeis e Montenegros. Serão antepassados remotos desse seu conhecido? Pelo menos fica a indicação.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C

#38285 | FJCSAC | 23 mar 2003 13:29 | Em resposta a: #38264

Cara Maria

Os meus agradecimentos pela seu interesse.

O Nuno Borrego já me deu informações que lhe podem ser úteis na construção da árvore como já deve ter reparado.

Cumprimentos

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38289 | FJCSAC | 23 mar 2003 13:47 | Em resposta a: #38270

Caro Vasco Jácome

Os meus agradecimentos pela dica.É uma base de partida mais que possível.

Já agora aproveitava a oportunidade de lhe perguntar se conhecimento de alguma aliança entre Jácomes e Freires.

É que tenho entre os filhos um Avô Manuel Vaz (Freire) nasc c. de 1620 na Covilhã,Casegas,casou duas vezes da 1ª nasceu Frei Paulo Vaz Jácome,Vigário de Idanha a Nova e prof. das Ordens de Aviz e de Cristo e do 2º entre outros a minha Avó D.Ana Vaz Freire cc com Cap. Paulo (Vaz) de Carvalho e Frei Aleixo Vaz Freire nasc 1683 da Ordem de Avis ,vigário de Meimoa e Prior de Seda e Benefeciado em Benavente.

Nunca lhe apareceu qualquer refência a esta gente?

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38305 | aeiou2 | 23 mar 2003 20:05 | Em resposta a: #38175

Caros amigos
Muito obrigada pelas ajudas.Comecei pelas "Últimas Gerações Entre-Douro e Minho",pág.98 e depois seguirei pelo F.Gayo.
6. ...,m.22.5.1923,1ºconde de Castelo de Paiva,FCR,governador civil de Aveiro,Sr. da Casa da Boavista e do Serrado em Castelo de Paiva e dos morgados da Rua Chã,de Valbom,de Tuías,Paço de Alvarenga e Vegide,casou em Agosto de 1867,e teve mais um irmão Pedro Augusto sg e dois irmãos naturais Augusto Pinto de Miranda Montenegro,General,FCR cc D.Sofia Borges da Silva e tiveram Artur Pinto de Miranda Montenegro,Doutor em Direito, e Luiz Augusto Pinto de Miranda Montenegro
7.D.Brites de Arrochela Vieira de Almeida Sodré,n.5 de Julho de 1843


8.fica para depois
9. "
10. "
11. "
12.Albino Pinto de Vasconcelos de Miranda Monetenegro,bacharel formado em Direito,Sr.da quinta de Sete Capelas em Valbom,e de vários vínculos,m.30.9.1887,cc,29.5.1865
13.D,Júlia de Sousa e Barros Leitão da Carvalhosa,n.15.7.1840,Guimarães,governador civil do Porto.
14.Nicolau de Arrochela Vieira de Almeida Sodré Laborão de Morais e Castro Pimentel,n.9.12.1799,m.26.10.1867.FCR.par do reinoC.22.10.1874,sr.do morgado de Arrochela,Paço,Ameixoeira,27ºadministrador da capela,albergaria e morgado de Santa Catarina em CHaves,26ºpadroeirodo conventode S.Francisco,em Bragança,9ºadministrador do morgado e capela da freguesia do Pópulo S.Sebastião ,sr das quintas do Covelo e Pousada em Castelo de Paiva e da quinta de Covelinhas em Guimarães.com.de Carlos III de Espanha,gov.civil de Braga,de 1847 a 1848,juiz de fora em Mesão Frio,em 1823,bacharel formado em direito,UC,por ter hospedado em sua casa,em Guimarães a rainha D.Maria II,quando da sua viagem régia ao Norte,no ano de 1852,foi-lhe concedido o título de 1ºconde de Arrochela em sua vida (dec.10.11.1853,e C.9.1.1853)cc 18.5.1840
15.Miss Virgínia Thacher,n.23.3.1817 (Fazia hoje se fosse viva 186 anos)m.15.12.1854
(Continua)

Resposta

Link directo:

Jácomes na Covilhã

#38306 | Vasco Jácome | 23 mar 2003 20:13 | Em resposta a: #38289

Caro Francisco Álvares de Carvalho

Não tenho ideia de haver ramos dos meus Jácomes na Covilhã.

Relembro a origem patronímica deste apelido e que como tal existem várias famílias Jácome sem qualquer ligação entre elas.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Jácomes na Covilhã

#38312 | FJCSAC | 23 mar 2003 22:53 | Em resposta a: #38306

Caro Vasco Jácome

Obrigado pela informação que enviou.

Sei que Jácome é um patronímico no entanto no meu caso os dois ascendententes de Manuel Vaz (Freire),logo a seguir são Aleixo Vaz (Freire ) filho de outro Aleixo Vaz (Freire) nasc. c.1540.O Jácome há-de vir de gerações anteriores ou de uma aliança posterior.

O único facto hoje em dia ainda visível,é a Pedra de Armas mediaval e quadrada,numa casa já abastardada e sem a dignidade de outros tempos,pelo menos no exterior ,já que no interior existem pedras quase de 1 mtro de largura.

Foi um tiro no escuro,de qualquer forma os meus agradecimentos.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#38315 | FJCSAC | 23 mar 2003 23:27 | Em resposta a: #38265

Caro Nuno

Os meus agradecimentos pela informação que me enviou.

Depois de estar com o dito meu conhecido e hoje em dia amigo e mostrar-lhe a informação que vem referida na dita obra,existem erros nela.

Ele confirma a Casa da Granja e de Vilela e outras,mas continua a insistir num Padre na ascendência....!! o que vai verificar.

Esta gente por razões da bondade do dito Manuel de Sousa e Castro Cochofel Montenegro,senhor da Casa de Vilela,Tesoureiro da Fazenda Pública e Lic. em Farmacia(teve uma farmácia dita da Esperança)faleceu inesperadamente em 1931,com obrigações financeiras não directas mas relativas a um primo da Casa da Granja que ele resolveu "atravessar-se"de tal forma que as suas filhas comeram o pão que o diabo amassou,depois de pagarem as responsabilidades assumidas.(pelo que ele me diz foram na altura cerca de 200 contos)

Até nas terras tiveram que directamente trabalhar...!!!,para sobreviverem.

De qualquer forma existem dois casamentos do 1º nasceram até D.Irene e depois casou com uma Carvalho Araújo,parente de Alexandre Herculano e teve a D. Beatriz.

Ele ficou-me de me documentar estes dados com datas de nasc. e eventualmente de casam.

Um Abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#39557 | aeiou2 | 09 abr 2003 18:56 | Em resposta a: #38305

(continuação)
Tenho uma dúvida,muitas....No GP genalogia.sapo.pt/pessoas/...47549 João da Silva Marténs Ferrão de Castelo Branco,que parentesco tem com o 52798 João Baptista Marténs Ferrão de nome completo João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Marténs ?
Desde já agradeço qualquer resposta
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Jácomes na Covilhã

#39570 | manuelr | 09 abr 2003 23:18 | Em resposta a: #38312

Caro Francisco Álvares de Carvalho

Os únicos de que tenho conhecimento, mas que não tenho estudados, são:
Sargento Mor Manuel Travassos de Morais Sarmento ( dos Calvo de Morais), de S. Vicente da Beira, que casou com Francisca Jacques de Lima, filha de Vicente Leitão de Carvalho, Alferes e Tabelião em São Vicente da Beira e de Antónia Jacques de Lima, que veio de Cambas, Covilhã. Tiveram:
-Licenciado Geraldo de Morais, que se ordenou em 1697.
-Licenciado Manuel Jacques, que se ordenou em 1709.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Jácomes na Covilhã

#39571 | manuelr | 09 abr 2003 23:25 | Em resposta a: #38312

Caro Francisco

Dos que indico a seguir, o Nuno Ponces deve saber alguma coisa, pois que são dos Sarafana dele.

Maria Nunes Sarafana, que casou com Geraldo Marques Freire, filho de Diogo Freire Jacques, Capitão de Infantaria, de Lisboa, neto paterno de Diogo Freire Jacques e de Elvira Marques, materno de Diogo Alves Giraldes e de Elvira Marques. Foram pais de Catarina Marques Giraldes casada com o Tenente de Cavalos Manuel Fernandes Galinha.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Jácomes na Covilhã

#40016 | FJCSAC | 16 abr 2003 12:53 | Em resposta a: #39571

Caro Manuel

Obrigado pelas dicas.

O meu Primo Rui Pereira é que tem investigado esta ascêndencia e a certa altura tinha dúvidas se seria Jacques ou Jácome.

Por fim chegou á conclusão que era efectivamente Jácome.No entanto também encontrou uns Fernandes Jacques perto de Casegas.

Pode acontecer que se tomasse Jácome por Jacques ...

A única hipótese de se esclarecer este assunto, era recorrer-se á Câmara Eclesiástica de Viseu mas pelo que me disseram está fechada a sete chaves....

Uma Abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#240800 | maria alexa | 01 out 2009 00:11 | Em resposta a: #38315

Francisco
não sei exactamente como, mas vim parar a este fórum
chamo-me Maria Alexandra Meneses Sampaio Gonçalves Montenegro sou casada com Pedro Américo Soares Pinto Montenegro e somos ambos naturais de Cinfães.
após a morte de meu sogro senhor que foi da casa da granja aqui referida, a mesma foi herdada por meu marido e seus nove irmãos
existe em suporte de papel, na Casa da granja, uma árvore genealógica muito antiga da qual em tempo retirei alguns dados
apercebi-me aqui, neste fórum, de algumas dúvidas que poderei eventualmente esclarecer
1- existe uma referência a Frei João de sousa Montenegro que viveu na Casa da Granja,no século dezassete
2-Manuel de Sousa e Castro Cochofel Montenegro casou em 1903 com uma prima, Maria da Silva Cerveira Montenegro e Bourbon
3- Maria da Silva Cerveira Montenegro e Bourbon era filha de Pedro da Silva Cerveira Montenegro e Bourbon e de Carolina da Rocha de Sousa Figueiredo
4- era também filho de Pedro da Silva Cerveira Montenegro e Bourbon, portanto irmão de Maria da Silva Cerveira Montenegro e Bourbon o avô de meu marido, José da Silva da Cerveira Montenegro de Bourbon
5-José da Silva da Cerveira Montenegro de Bourbon casou com Alice Leite de Almeida e tiveram 4 filhos
*João Pinto Sousa Leite Montenegro, pai de meu marido,(segundo consta não tem Bourbon porque nasceu em outubro de 1911, um ano após a implantação da república e não era de todo aconselhável nome tão nobre)
*Lídia, Francisca e Graça, também já falecidas

ao dispôr
Maria Alexandra Montenegro

Resposta

Link directo:

Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#423104 | Larroche | 11 abr 2020 21:08 | Em resposta a: #38253

Acabo de ler este tópico, dezessete anos depois, e confirmo que antes da família Arrochela instalar -se em Vila Flor, Guimarães, tiveram com residência principal a casa de Aroes, sede desse morgadio minhoto, mas chamo atenção que o 1 Conde de Arrochela e Presidente da Câmara dos Pares do Reino, no reinado de Dom Pedro V, nasceu na Casa do Barreiro em Ponte de Lima, da família da sua Avó paterna e residiu grande parte da sua vida na Casa de Santa Catarina em Chaves, sede do seu vínculo mais antigo e do qual foi 26 Administrador desse morgadio por sucessão. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Casa da Boa Vista-Castelo de Paiva-Condes de C.P,

#444468 | JMontenegro | 29 nov 2022 17:50 | Em resposta a: #38175

Boa tarde,

Gostaria de obter informações relativas à Casa da Granja, em São Cristóvão de Nogueira (Cinfaes) pertencente à família Montenegro.

Os primeiros registos que encontro da Casa da Granja são do Século XVII, do casamento de Miguel Correia Montenegro com Ana d’Almeida.
Em 1738 António Correia de Sousa Montenegro, tetraneto de Miguel, residia na Casa da Granja.

A mesma foi pertença de Pedro da Silva da Cerveira Montenegro de Bourbon, no final do século XIX.

Deixando a mesma como herança a sua filha Maria da Silva da Cerveira Montenegro de Bourbon e seu marido Manuel de Sousa Cochofel Montenegro. Que a deixaram a seu sobrinho João Pinto de Sousa Leite Montenegro.

Pertencendo, hoje em dia, a Casa da Granja aos seus filhos.

Obrigado por toda a informação que possam prestar.

João Montenegro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen