Solar em Torredeita - Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Heráldica | Famílias

Solar em Torredeita - Viseu

#38185 | miglopes | 20 mar 2003 20:02

Gostaria de saber se alguém possui alguma informação sobre uma casa solarenga que se encontra na localidade, digo Vila - de Torredeita, no Concelho de Viseu.

Pelos meus poucos conhecimentos de heráldica, julgo estarem representadas na pedra de armas aposta por cima da entrada lateral, os nomes de Bandeira, Melo e Gama.

expressando já agradecimentos,
Luis Miguel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Solar em Torredeita - Viseu

#38273 | gonçalo calheiros | 23 mar 2003 09:48 | Em resposta a: #38185

Caro Luis Miguel
Tem efectivamente toda a razão.Os apelidos são Bandeira Gama e Melo.Pertenceu a Casa a esta família,sendo o último Sr dela,NA FAMÌLIA,Gonçalo Pires da Bandeira da Gama e Mello,último Morgado de Torredeita,pessoa pública do concelho de Viseu,onde desempenhou importantes cargos-deputado,presidente da Câmara,etc.Casou,em "perigo de vida",com uma senhora com quem vivia e de quem não teve filhos,que, sendo sua herdeira ,deixou a Casa e Quinta aos seus sobrinhos.O último herdeiro destes vendeu-os, últimamente, á Associação de Torredeita.Gonçalo Pires era irmão de minha quarta avó.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Solar em Torredeita - Viseu

#38298 | miglopes | 23 mar 2003 15:50 | Em resposta a: #38273

Caro Gonçalo

Não terá memória de quem seriam as "meninas", a que se referem as pessoas mais idosas de Torredeita, já que o que restou do morgado ficou recordado como a "Quinta das Meninas".

Cumprimentos
Luis Miguel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Solar em Torredeita - Viseu

#38302 | gonçalo calheiros | 23 mar 2003 17:36 | Em resposta a: #38298

Meu Caro:
As referidas "meninas" eram sobrinhas(ou sobrinhas netas?) da referida D.Cândida Seabra,viúva do último Morgado.
Ainda as conheci.
Cumprimentos.
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen