Pugas de Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pugas de Ponte de Lima

#38220 | pcf | 21 mar 2003 15:04

Ando à procura de elementos sobre a família Puga radicada em Ponte de Lima. Já consegui alguns elementos, bastante incompletos, até ao sec. XVI.

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#38322 | ANTONIO ASSIS | 24 mar 2003 03:24 | Em resposta a: #38220

Tenho bastantes elementos desta gente, e especialmente da freguesia de S. Miguel da Facha. É uma gente muito interessante.

Terei todo o gosto em falar consigo a este propósito.

Estarei no norte esta semana (Porto e Lamego); escreva-me para antonio.assis@clix.pt, e combinamos.

Um abraço

António de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#38342 | jliberato | 24 mar 2003 16:48 | Em resposta a: #38322

Meu caro António,

Vi a sua mensagem em que refere que tem bastantes elementos sobre São Miguel da Facha.
Acontece que tenho um ramo dos meus antepassados que vem da Facha.
Trata-se dos antepassados do meu 9º avô Domingos Amado Cerqueira nascido na Facha em 11-08-1645 que casou em Seara em 27-03-1674 com Catarina Gonçalves, de Nabais.
Era filho de João Gonçalves Sequeira natural da Facha, casou com Ana Vaz na Facha em 02-10-1644 e faleceu em 06-06-1691, e de Ana Vaz, natural da Facha, aonde faleceu em 26-09-1677.
Avós paternos: Domingos Gonçalves Sequeira e Maria Amada.
Avós maternos: António Alves e Isabel Anes.

Nunca encontrei os baptismos de João Gonçalves Sequeira e de Ana Vaz.
Posteriormente às datas mencionadas a família foi para Nabais e depois para Brandara.
Conhece estes nomes?
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#38677 | jpcmt | 30 mar 2003 17:03 | Em resposta a: #38220

Caro Confrade,
Apenas uma referência, que talvez lhe interesse:
No "Arquivo de Ponte de Lima" de 1985 vem um artigo sobre "Capelas Vinculares da Facha" de António José Baptista.
Entre outras, aí se fala na Capela de Santo António (Casa da Pedreira) fundada pelo P.e Francisco Manuel de Puga, fº de Manuel Fernandes, do Soalheiro, e de Mariana Puga, do Outeiro do Rio; neto materno de Vicente Luís Cabeças e Justa Gonçalves de Puga.
Cumprimentos.
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#109470 | fcunha79 | 13 jan 2006 02:10 | Em resposta a: #38677

Meu nome é Francisco da Cunha Ferreira, sou brasileiro. Estou tentando obter informações sobre a minha descendência portuguesa. A minha avó, ainda viva, me informou que o pai dela, meu bisavô, era oriundo da região de Facha - Ponte de Lima. O nome do meu bisavô era Francisco Manoel Rodrigues de Puga.
Por favor, se tiverem alguma informação sobre a família "Rodrigues de Puga" ou de como poderia obter tais informações, agradeço gentilmente.
Estou aguardando ansiosamente pela resposta.
Desde já agradeço a atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#109473 | jpcmt | 13 jan 2006 08:38 | Em resposta a: #109470

Caro Confrade:

O artigo que mencionei não tem qualquer referência específica ao que procura. No entanto, transcrevo extractos da sua parte final, que lhe poderão dar alguma pista:

" O P.e Francisco Manuel da Puga deixou as casas, capela e Quinta da Pedreira ao seu afilhado Francisco Joaquim da Puga. [...] Instituiu o seguinte legado: [...] missa de aniversário do tio P.e José; aniversário de seus pais a 19 de Fevereiro de cada ano e mais um pelas tias Maria e Jacinta [...]. Mais declara que teve uma filha natural, de nome Maria do Rosário, que perfilhou por escritura pública de 22.12.1876. [...].
O referido herdeiro, Francisco Joaquim Puga, foi depois casado com Maria Fernandes Barbosa, de quem teve quatro filhos: Laura, António, Joaquim e Virgínia, vindo a falecer com 93 anos, em 20-2-1935. Os bens do legado vieram a tocar aos irmãos Joaquim e Virgínia, que faleceram solteiros, respectivamente em 1968 e 1969, deixando, por sua vez, os seus bens ao irmão António, então residente no Brasil, também já falecido"

E é tudo o que lhe posso dizer.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#177076 | jgal | 18 dez 2007 23:45 | Em resposta a: #109470

O Pároco da Facha tem um bom estudo sobre as famílias da sua freguesia, parcialmente publicado, mas a maior parte ainda inédito. Escreva-lhe, porque é muito possível que ele saiba quem era Francvisco Manuel Rodrigues de Puga. O contacto é: Revº Padre António José Baptista - Igreja Paroquial da Facha - 4990 Ponte de Lima - Portugal. Há também uma publicação recente com os registos de todas as pessoas que embarcaram em Viana do Castelo entre 1830 e 1900, referindo naturalidade, filiação, morada, profissão, características poareticulares, objectivos da viagem, etc. Como comprei o livro há dias, vou ver se encontro o registo do seu embarque. Depois lhe direi. Cumprimentos.
JGAL

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#177078 | jgal | 18 dez 2007 23:47 | Em resposta a: #109470

O Pároco da Facha tem um bom estudo sobre as famílias da sua freguesia, parcialmente publicado, mas a maior parte ainda inédito. Escreva-lhe, porque é muito possível que ele saiba quem era Francvisco Manuel Rodrigues de Puga. O contacto é: Revº Padre António José Baptista - Igreja Paroquial da Facha - 4990 Ponte de Lima - Portugal. Há também uma publicação recente com os registos de todas as pessoas que embarcaram em Viana do Castelo entre 1830 e 1900, referindo naturalidade, filiação, morada, profissão, características poareticulares, objectivos da viagem, etc. Como comprei o livro há dias, vou ver se encontro o registo do seu embarque. Depois lhe direi. Cumprimentos.
JGAL

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#177113 | abribas | 19 dez 2007 12:16 | Em resposta a: #177078

Confrade JGAL,
Poderia me fazer o favor de verificar nesse livro de registos se existe alguma referencia a "João Jorge Gaio Júnior" ou a "Manoel Jorge Gaio", perto de 1880.
Antecipadamente grato,
António

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#177120 | abribas | 19 dez 2007 12:55 | Em resposta a: #38220

Caro PCF
Tenho uma 14ª avó do sec. XVI, Maria de Puga, filha de Gonçalo Anes de Puga cc Isabel Velho de Puga, que casou com Rodrigo Álvares D'Antas em Moreira, Ponte de Lima, do qual teve 4 filhos:
1. Inês Rodrigues D'Antas
2. Cecília Rodrigues D'Antas
3. Gaspar Rodrigues D'Antas
4. Diogo Rodrigues D'Antas
Descendo da Inês. O nome Puga volta a surgir mais tarde.
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#177825 | jal | 26 dez 2007 13:08 | Em resposta a: #177113

C. António
Os dois nomes que deu não constam nos registos de passaportes emitidos pelo Governo Civil de Viana do Castelo. Terão eles embarcado noutro porto? De que concelho eram naturais?
JGA

Resposta

Link directo:

RE: Pugas de Ponte de Lima

#177830 | abribas | 26 dez 2007 13:56 | Em resposta a: #177825

Caro JGA,
Muito obrigado pela consulta!
Nada mais sei sobre estes irmãos Gaio, que penso seriam naturais de Viana do Castelo, e teriam embarcado com cerca de 10/15 anos para o Brasil.
O primeiro, João Jorge, foi o bisavô da escritora brasileira Ângela Dutra de Menezes, autora de um recente livro com bastante sucesso de vendas, e que procurava primos descendentes de um outro irmão, António Jorge Gaio, que por cá ficou e terá sido proprietário de uma frota de pesca do bacalhau.

Eu apenas procurava ajudar uma amiga comum, ficando aqui os dados para se alguém souber algo mais.

Mais uma vez agradeço, com votos de um bom ano,
António

Resposta

Link directo:

Pugas de Ponte de Lima

#369159 | eusoeuso | 09 mai 2016 10:53 | Em resposta a: #177120

Caro Antonio

Tenho uma 11ª avó , Maria de Puga, casada com Francisco Correa Duro , Moradores na Facha (ponte de Lima) , que tiveram Belchior Correa de Puga 1598, Catarina Correa de Puga 4 Août 1599 e Francisca Correa de Puga ~ 1600 , axo que deve de ter ligaçoes com o seu Gonçalo Anes de Puga e que tanbem deve de ser o que passou de Espana para Portugal ?

Resposta

Link directo:

Pugas de Ponte de Lima

#371183 | leonelcs | 27 jun 2016 20:16 | Em resposta a: #369159

Muito interessante o que você postou. Fiz um estudo sôbre a Genealogia do meu compadre MARIO AUGUSTO MARTINS PEREIRA, que tem como 9os. Avós o mesmo seu FRANCISCO CORRÊA (DURO) e a MARIA DE PUGA, que tiveram além dos 3 filhos citados, a ISABEL CORRÊA casada em 29.4.1640 com o GONÇALO AMADO, filho do SEBASTIÃO VAZ e da CATARINA AMADA, estes casados em 22.6.1606, todos da Freguesia de Facha. Atenciosamente,
LEONEL CORRÊA SALGUEIRO.

Resposta

Link directo:

Pugas de Ponte de Lima

#371200 | natercia7 | 28 jun 2016 09:38 | Em resposta a: #371183

PONTE do LIMA, «  tête de pont » para os galegos ?


Quando tento « ler » a minha àrvore, uma interrogação surge ràpidamente.

Porque é que alguns dos meus antepassados de origem galega, quando se instalam em PORTUGAL, escolhem regularmente a Vila de PONTE do LIMA ?
Qual seria a razão desse tropismo ? Penso que historiadores locais ou nacionais jà estudaram a questão.
Alguns exemplos :

- Quando Diego de PAZOS de PROBEM, apos o desastre de TENORIO, onde morreu o seu pai, foge com a Maria AFONSO de FIGUEIROA para PORTUGAL, é PONTE do LIMA que os acolhe.
Quando os irmãos Gonzalo e Juan PITA da ORTIGUEIRA se instalam, ao termo de uma correria desvairada em PORTUGAL, é em PONTE do LIMA que o fazem.
E nessa Vila quem exercia, talvez sem coincidência de datas, o cargo de « almoxarife » ? Um PITA da ORTIGUEIRA.
Para terminar, o caso dos « PUGAS ». O meu avô galego que veio casar a Melgaço, em 23-05-1791, com Rosa Quitéria ALVES FERNANDES, era natural de ARBO. A « suite » passou-se entre Melgaço e Moncão. Por isso PONTE do LIMA não me concerne pessoalmente.
Mas, de uma maneira geral, o primeiro PUGA instalado em PORTUGAL, teria sido o Gonzalo ANES da PUGA, citado ontem neste topico.

Se hà confrades, que possam ajudar a esclarecer essa atração de hidalgos galegos por PONTE do LIMA, seria muito interessante em termos de cultura geral.
Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Pugas de Ponte de Lima

#373751 | triste12 | 13 set 2016 00:39 | Em resposta a: #371183

Boia noite . Esse casal tiveram Belchior 1598 que teve gerações com Margarida Gonçalces tiveram Maria Correa de Puga mãe de o Padre Vicente Correia Puga 1681; esse Belchior caso depois com Leonor Barbosa Fagundes , Catarina 1599 casada com Francisco Pires , Francisca e não Isabel que foi casada com Gonçalo Amado
( forem pais de Domingos 1643 ,Féliciana 1647, Simão 1649 e Maria 1650 ) , e por final Sebastião casado com Maria Cabeças .

Resposta

Link directo:

Pugas de Ponte de Lima

#373755 | leonelcs | 13 set 2016 03:55 | Em resposta a: #373751

Boa Noite,
Peço desculpas pois na hora de transcrever eu troquei o nome de Francisca Correia, para Isabel.
Agradeço a correção.
Cumprimentos,
Leonel.

Resposta

Link directo:

Pugas de Ponte de Lima

#419139 | natercia7 | 04 nov 2019 10:16 | Em resposta a: #371200

Bom dia a todos os confrades.

Venho de novo solicitar os conhecimentos de alguns de entre vos. Alguém pode explicar esse tropismo dos fidalgos galegos para a vila de Ponte do Lima ? Perdoem a teimosia. Cumprimentos da Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen