Família MAVIGNÉ

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família MAVIGNÉ

#3829 | JMBM | 06 mai 2001 11:46

Alguém me pode dar uma pista sobre esta família Francesa ? não sei se o nome está bem escrito ?
obrigado . José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: Família MAVIGNÉ

#4112 | NBA | 12 mai 2001 16:08 | Em resposta a: #3829

Caro José Manuel

Tenho conhecimento de algumas informações relativas à família Mavigné em Portugal que talvez lhe possam interessar.
A Casa das Virtudes, sita na Rua Azevedo de Albuquerque (apelido que usou a família desta casa), no Porto, foi fundada na segunda metade do séc. XVIII por José Pinto de Meirelles. Esta é a casa onde desde há muitos anos está instalada a Cooperativa Árvore. Um neto seu de nome João Pinto de Azevedo Meirelles (13/01/1819-06/06/1886) casou com Joana Maria Mavigné (15/09/1828-11/10/1890), filha de Pedro Mavigné e de sua mulher Maria O’Keef Bowman, e tiveram descendência. Este Pedro Mavigné era filho de outro do mesmo nome, súbdito francês. Segundo uma carta do Dr. António Meyrelles do Souto, morador em Lisboa e descendente desta família, de onde transcrevi algumas informações, era uma família da “burguesia antiga”. Um Mavigné teria sido “parfumeur et gantier du Roy”. Segundo o mesmo, Maria O’Keef Bowman era filha de Thomas O’Keef, Esq., e irmã da Condessa Amedée de Turenne.
Sobre a Casa das Virtudes foram publicados dados genealógicos no costado 139 vol. II, p. 136-137 e 541-544, das “Últimas gerações de Entre Douro-e-Minho, de José de Sousa Machado, apostilas aos “Costados das familias illustres de Portugal...”, de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello-Branco.
Se o seu interesse ultrapassa a mera curiosidade, sugiro-lhe que contacte o escritor Mário Cláudio, descendente da família da Casa das Virtudes, no Porto, que se interessa especialmente pelo assunto e escreveu um romance baseado na história familiar, intitulado “Casa das Virtudes”, cuja leitura lhe recomendo. Deve conseguir o seu contacto deste escritor através da Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde lecciona.
Espero ter-lhe sido útil, com os meus melhores cumprimentos


Braga, 12 de Maio de 2001 Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família MAVIGNÉ

#4358 | JMBM | 13 mai 2001 11:41 | Em resposta a: #4112

Caro Nuno Borges de Araújo

Muito obrigadso pela sua informação .
De facto uma prima direita da minha avó materna chamava-se Joana Mavigné ( Mavigné Ferreira ? )Freire Themudo ! E não sei nada destes Mavigné's , pois esta minha prima não teve irmãos nem geração!
Vou consultar o que me sugeriu.
José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen