Apelido Lamy/Lamim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelido Lamy/Lamim

#3838 | marsousa | 07 mai 2001 00:50

Boa noite

Gostaria de saber se alguém conhece a origem do apelido Lamy que surge na minha família a partir de uma bisavó de Tavira.
Apresenta também a forma Lamim.

Dos antepassados com o referido apelido, a mais antiga (não consegui avançar mais) é D.Maria Josefa Lamim, de Faro, casada com Silvestre Fernandes de Figueiredo, de Portimão. Os dados que tenho foram tirados do registo do segundo casamento de seu filho Francisco Pedro Lamy, em Portimão no ano de 1779, com D. Maria Tomasia de Meneque. Estes últimos são meus 6.os avós.

Agradeço desde já qualquer ajuda.
MM

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#5316 | marsousa | 25 mai 2001 22:45 | Em resposta a: #3838

Boa noite

Volto ao tema pois, a partir do assento de baptismo em Portimão, de Violante, filha dos já referidos Silvestre Fernandes de Figueiredo e D. Maria Josefa Lamim, obtive novos dados.
Os pais de Silvestre Fernandes de Figueiredo são Pedro Fernandes de Figueiredo e Catarina Rodrigues de Portimão e os de D. Maria Josefa Lamim são o Doutor Manuel Freire de Lamim natural de Alqueidão, freguesia de Tomar e D. Josefa Maria de Morais natural de Portimão.
Do índice da Leitura de Bacharéis consta o nome de Manuel Freire Lamim.
Também aparece no Registo Geral de Mercês. ( tença de 28 mil reis 8-6-1709; tença de 28 mil reis com hábito 19-6-1709 e juiz de fora da vila de Albufeira, por três anos 12-7-1713. Neste último refere-se o nome do pai, Basílio Freire de Lamim.)

Será que alguém tendo estudado famílias da região de Tomar já encontrou este apelido?

Agradeço antecipadamente a ajuda que me possam fornecer.

MM

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#14114 | João B. Galvao Teles | 11 dez 2001 19:19 | Em resposta a: #5316

Existem membros da família Lamy na freguesia de Aldeia Galega da Merceana, concelho de Alenquer, ao longo dos séculos XVII e XVIII (dos quais creio que descende o automobilista Pedro Lamy).

Veja-se a publicação de assentos paroquiais dispersos da referida freguesia, editados por Manuel Arnao Metello em diversos números da revista Raízes & Memórias, da Associação Portuguesa de Genealogia.

Cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#22098 | roberto lopes | 28 mai 2002 23:43 | Em resposta a: #3838

Caro MM

Estes nossos antepassados estão no Genea Portugal, faça pesquisa por nome e já está!
! A nossa avó chama-se D. Jozefa Maria Correia de Figueiredo Velez de Morais e ñ apenas D. Jozefa Maria de Morais.
Veja o tópico "Família Mesquita de Tânger"

Cumprimentos do primo

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#22099 | roberto lopes | 28 mai 2002 23:46 | Em resposta a: #3838

Vej-se o tópico "Mesquitas de Tânger-séc. XVII" e ñ como antes enunciei!

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#22124 | marsousa | 29 mai 2002 14:42 | Em resposta a: #14114

Caro Senhor

Muito obrigada pelas informações sobre os Lamy. Vou tentar encontrar os dados que refere.
Peço desculpa por não ter respondido à mensagem mais cedo, mas não a li na ocasião.
Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#22125 | marsousa | 29 mai 2002 14:47 | Em resposta a: #22098

Olá Roberto

Vejo que descobriu uma das minhas tentativas de conseguir saber mais sobre a ascendência dos nossos Lamim. Por essa altura tinha eu consultado o processo de leitura de Bacharéis do avô Dr.Manuel Freire de Lamim que até já estava microfilmado (agora já sei quem é que o encontrou antes).

Foi uma das minhas primeiras intervenções no Fórum quando eu não costumava escrever o nome, daí não me ter identificado.

No tópico Famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar (username marsousa) poderá ler algumas intervenções minhas sobre o mesmo assunto (em 4, 6 e 7 de Setembro de 2001). Ainda não sei qual a ligação entre os nossos, nomeadamente o Dr.MFL, e José Pires Lamim que fundou a cidade de Lamim em Minas Gerais, Brasil.

Quanto aos apelidos da D. Josefa, aparecem de muitas maneiras e por vezes ainda são mais (tinha muito por onde escolher...) mas até causaram problemas pois a certa altura já parecia que o avô MFL tinha casado duas vezes, e que ambas as esposas tinham o nome de Josefa.

Agora tenho aparecido menos no Fórum pois o Rui substitui-me com vantagem. Mas realmente quem começou a estudar este ramo fui eu.

O que tenho feito ultimamente (quando há um pouco de tempo livre, o que é raro, é procurar e passar assentos de baptismo de familiares dos ramos do Barlavento algarvio. Mas são muitos e, dos já referenciados, ainda tenho imensos para passar. Dado que temos muitos ramos de antepassados em comum, esses assentos também lhe interessam, p.ex. os dos filhos dos avós Gregório de Serpa e Brites Rodrigues. Quando estiver tudo mais organizado há-de receber essas informações.

Cumprimentos

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#22132 | roberto lopes | 29 mai 2002 17:58 | Em resposta a: #22099

Cara Manuela

Agora já percebi tudo!
Ontem estava a consultar tópicos antigos e reparei no seu, mas não associei de quem seria, e o que me ocorreu de imediato, foi o de sugeir o tópico "Mesquitas de Tânger do séc. XVII"!
Bem, o trabalho espera-me, tenho que ir...

Um abraço do primo

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Lamy/Lamim

#135355 | lami | 24 nov 2006 20:26 | Em resposta a: #22125

Boa noite,

Estou a iniciar uma pesquisa do meu ramo “Lami” (originalmente Lamim). Cheguei apenas ao assento de baptismo do meu Bisavô: José Lamim (casado com Cremilde Cabrita D’Almeida); e a referência do nome de seu pai: João Lamim (casado com Ignácia da Conceição) e do seu avô, também João Lamim (casado com Isabel Maria).

Agradeço assim qualquer informação que eventualmente possa disponibilizar que me permita avançar (aliás, recuar!) um pouco mais.

Cum.tos
JLL

Resposta

Link directo:

Apelido Lamy/Lamim

#449026 | JHLAMIM | 18 jul 2023 01:08 | Em resposta a: #22125

PAZ E BEM !!!

Sou natural da cidade de Lamim, Minas Gerais, Brasil.
Pesquiso um dos nossos fundadores Joseph Pires Lamim que faleceu aqui por volta de 1710 ainda solteiro.
Nossa história diz que veio da Ilha de São Miguel junto com seus companheiros: Francisco de Souza Rego e Pedro Manoel da Rosa.
Souza Rego confirmamos sua origem em Relva, São Miguel. Entretanto, não existiam Lamim nos Açores.
Alguém pode me ajudar ???
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen