Família Cunha da Covilhã

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Família Cunha da Covilhã

#38499 | agp | 26 mar 2003 10:32

Caros Confrades

Tenho procurado sem sucesso, dado o elevado número de freguesias da Covilhã, o casamento de Gonçalo da Cunha com Inês Rodrigues. Este casamento correu seguramente antes de 1700.
Algum dos confrades tem esta linha?

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha da Covilhã

#38714 | Conde | 31 mar 2003 12:29 | Em resposta a: #38499

Caro Confrade:
Esses Cunhas devem ser Cristãos-novos.Já procurou na base de dados do ANTT?Tem Cunhas da Covilhã e do Fundão,algus antepassados do Fernando Pessoa.Já existe aqui um título deste tema.Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha da Covilhã

#38729 | agp | 31 mar 2003 14:43 | Em resposta a: #38714

Caro Confrade
Muito obrigado pela sua informação.
Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha da Covilhã

#157971 | LProjecto | 31 mai 2007 22:53 | Em resposta a: #38729

Caro (Parente) António,

Desde já lhe peço desculpa pela invasão do tópico, dado não ser o tema do mesmo o motivo que me leva a nele intervir.
Na verdade, estava eu para aqui a juntar algumas peças da minha ascendência quando, em momento oportuno, resolvi verificar na BD do Genea se existia algum indivíduo com o apelido de um dos meus avoengos, e deparei-me com alguns que seriam naturais da mesma localidade. Percorri a linha descendente e "esbarrei" com o António (mais uma linha de parentesco ?!)...

Assim, aproveito para aqui deixar o nome deste meu ascendente, na esperança de que possa relacioná-lo com os seus...

- Manuel Fernandes Geada, n. Barco - Covilhã. Infelizmente não sei de quem era filho, mas apenas que foi casar a Rio de Moinhos - Borba, primeiro em 1702, com Isabel Rosada, e depois a 1.4.1712, em segundas núpcias, com a minha ascendente Maria Rodrigues. Deixou larga descendência para as bandas de Borba, que hoje ainda usa o apelido "Geadas".

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Cunha da Covilhã

#158024 | Sobral | 01 jun 2007 14:02 | Em resposta a: #157971

Caro Luís Projecto Calhau

Poderá ser filho de Pedro Fernandes Geada, nascido na Erada a 25.04.1622,
e casado com Maria Esteves, que tiveram no Barco a Eugénio Fernandes Geada
(18-1-1675), segundo informações que poderá encontrar com uma simples
procura no forum, sob o nome Geada.
Também encontrará os nomes dos pais de Pedro Fernandes Geada.
Cumprimemtos
GSantos

Resposta

Link directo:

Fernandes Geada, do Barco

#158029 | agp | 01 jun 2007 15:59 | Em resposta a: #157971

Caro Parente Luís Projecto Calhau

Temos aqui mais uma linha de parentesco, já que o apelido Geada terá aparecido no Barco "levado" da Erada por Pedro Fernandes Geada que casou no Barco em 1647, como sabe, com Maria Esteves. Assim, todos os Geadas do Barco são seguramente descendentes deste casal.

O referido casal teve pelo menos 13 filhos, incluindo dois de nome Manuel, um em 17.11.1658 e outro em 1675, este baptizado como Manuel dos Santos. O último pode ser o seu antepassado Manuel, já que teria casado 1ª vez com 26 ou 27 anos, o que me parece muito razoável.

Outra hipótese é o seu Manuel ser neto, e não filho, daqueles. Digo isto, já que Pedro Fernandes Geada e Maria Esteves foram pais de Maria (12.3.1648), Ana (b. 12.12.1649), Pedro (7.6.1651, e que casou em 1671) e Isabel (b. 6.3.1656) todos eles a tempo de poderem ser pais de um outro Manuel nascido cerca de 1680 que possa ser o seu antepassado. Julgo que uma boa pesquisa nos registos do Barco poderá esclarecer se existe ou não algum Manuel nestas condições.

Para completar a lista de filhos de Pedro Fernandes Geada e Maria Esteves tenho ainda nota do nascimento da minha avoenga Catarina (7.11.1660), Eugénio (18.1.1665), Domingos (14.2.1666), Teodósio (b. 11.9.1668), Paula (b. 10.10.1669, antepassada do Marco Pereira, que costuma aparecer aqui no Fórum, e ainda do Doutor Joaquim Candeias da Silva, a quem devo muitos destes dados do Barco), Simão (1.9.1671) e João Baptista (24.6.1673).

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158155 | LProjecto | 02 jun 2007 17:33 | Em resposta a: #158029

Caro Parente António,

Muito lhe agradeço a interessante informação que teve a gentileza de compartilhar.
De facto, poucas dúvidas restam de que naqueles Geadas encontro o prolongamento de um ramo da minha ascendência – tendo tal apelido sobrevivido até à data por várias linhas descendentes (ex: a minha mãe ainda usa o apelido Geadas, que provêm da varonia da minha avó materna).

Tal como o António refere, só confirmando a existência de algum Manuel - neto do Pedro Fernandes Geada e de Maria Esteves - e a ter existido procurando saber que rumo tomou, será possível esclarecer de que "Manuel", efectivamente, se tratava.

O facto de ter chamado "Estevão" ao seu filho (o único de que tenho notícia) e pela associação que faço com "Esteves" leva-me a suspeitar que seria filho do Pedro Fernandes Geada e da Maria Esteves, mas não passam de mera especulação que só se justifica quando não temos outros elementos mais transparentes para explicar o ainda dúbio...!

Já agora, a título de curiosidade, refiro que os “Geadas” , de Barco, representam também a varonia do, nosso parente, o Dr. Henrique Granadeiro.
A este propósito aproveito para adiantar que, logo que me for possível, lançarei no fórum alguns elementos, que estou a preparar, sobre a ascendência do Presidente da PT que, em boa hora, poderá ser aproveitado pelos amigos do Genea, pois embora o mesmo se encontre na BD nada figura sobre a sua ascendência.
Na verdade, o trisavô do Dr. Henrique Granadeiro, Francisco da Silva Geadas, era irmão do meu 5º avô Manuel da Silva Geadas (ambos bisnetos do tal Manuel Fernandes Geada, de Barco).
A derivação do apelido, de Geadas para Granadeiro, surge quando o referido Francisco da Silva Geadas resolveu baptizar dois filhos com o apelido "Granadeiro", que se assume, provavelmente, como uma corruptela , da profissão de Ganadeiro - pelo que os "Granadeiros, desta zona, encerram em si tal origem. Já as duas filhas acabaram por levar o apelido “Geadas”.

Também através da nossa linha “Barroso”, da Soalheira, existe parentesco com o indivíduo referido. Neste caso, a minha bisavó, Vitória da Encarnação Barroso (mãe da minha avó materna), era irmã de Vicência Barroso (avó materna do Dr. Henrique Granadeiro).
Vicência Barroso casou com José Fusco e tiveram, entre outros, Ana Barroso Fusco, que casou com Manuel Granadeiro (com varonia Geadas), que tiveram, entre outros filhos, o Dr. Henrique Manuel Fusco Granadeiro.

Daí até à Soalheira é um "saltinho": a minha bisavó, Vitória da Encarnação Barroso, era filha de João António Barroso Ruivo e de Mariana de Jesus Bento, neta de Joaquim José Barroso e de Joana Maria, bisneta de Pedro Martins Barroso e de Maria de Oliveira, trineta de Manuel Martins Barroso e de Maria Lourenço Robalo, 4ª neta de outro Manuel Martins Barroso e de Maria Fernandes, 5º neta de outro Manuel Martins Barroso e de Susana Fernandes Feio, 6ª neta de Domingos Martins Barroso e de Leonor Fernandes.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158256 | rmfrp | 03 jun 2007 20:42 | Em resposta a: #158029

Caros Colegas:

Procuro dados sobre um ramo Geada que poderá estar relacionado com o que aqui se trata.

António Correia Geada casou com Luísa de Almeida. Deste casal nasceu um filho chamado João Correia Geada Vilela, que em diferentes fontes é dado como sendo do Teixoso, da Erada ou de Aldeia do Carvalho.

João Correia Geada Vilela casou pelo menos três vezes:
(1) com Maria Rodrigues;
(2) com Perpétua Maria Dias da Purificação, a 24.05.1769 em Casegas;
(3) com Catarina Antunes da Anunciação, a 01.11.1773 em Casegas.

Quaisquer dados adicionais sobre a ascendência e eventual descendência de João Correia Geada Vilela serão muito bem-vindos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158267 | Sobral | 03 jun 2007 22:23 | Em resposta a: #158256

Caro Rui Pereira

Tenho um estudo sobre esta família, originária dos Correia de Vide e Geadas da Erada, que casaram em Aldeia (Vila) de Carvalho. O apelido Vilela desconhacia-o.
Sobre este João Correia Geada existe um processo do Stº Ofício muito interessante sobre a vivência em Casegas, motivado por vingança do Cap. Paulo Vaz de Carvalho.
Próximos dias enviarei os dados sobre os Correia Geadas que foram para Casegas e seus ascendentes (Vide, A. Carvalho, Manteigas).

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158272 | rmfrp | 03 jun 2007 23:18 | Em resposta a: #158267

Caro G. Santos:

Muito obrigado pela sua resposta.

Estou naturalmente muito interessado nas informações que refere, e que desde já agradeço.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158301 | agp | 04 jun 2007 11:21 | Em resposta a: #158155

Caro Parente Luís

Muito interessante a sua última mensagem e muito boa a sua iniciativa de trazer os Geadas a este Fórum. Parece-me, a avaliar pelas mensagens que já surgiram, que esta família vai ser finalmente tratada neste Fórum.

Se bem se lembra trocámos dados (ascendência e descendência) do nosso ramo comum da Lousa. Estive a rever os dados que me enviou e lá estão os Geadas, de Borba. Estava muito longe de imaginar que estes tivessem a mesma origem dos meus Geadas, da Beira Baixa. Gostava imenso de ter a ligação entre esses Geadas de Borba e os da Beira Baixa, por isso proponho-lhe repetir a experiência de troca de dados, agora a respeito dos Geadas. O que acha?

Cumprimentos,
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158310 | Sobral | 04 jun 2007 15:13 | Em resposta a: #158272

Caro Rui Pereira

Limitando-me aos Correia Geada que se relacionaram em Casegas segue um breve apanhado.
Caso esteja interessado nos outros ramo, terei de enviá-los em ficheiro GED.

0 N. Correia
1 Pde. Simão Correia (+29.08.1634, Vide). Pároco de Vide. Deixou uma capela à sua sobrinha Catarina.
1 Helena Correia c. Silvestre Fernandes f. 1 Abr 1641
2 Gaspar Correia n. _____ f. 13 Abr 1641 Vide c. Domingas de Gouveia c. 25 Set 1628 Vide n. ABT 1615 f. 4 Jul 1674 Vide CG principalmente na Erada
2 António Correia n. _____ f. 17 Jan 1673 c. Ana Lopes CG principalmente na Vide
2 Ana Correia n. _____ Vide f. 29 Out 1671 c. Pedro Anes f. 14 Abr 1674
3 Manuel Correia n. 10 Ago 1634 Vide f. 8 Out 1685 Vide c. Ana Domingues c. 20 Jun 1660 Vide f. 22 Set 1692 Vide, filha de Domingos Pires e Domingas Simões
4 Ana Correia n. 1670 Vide
4 Manuel Fernandes Correia n. ABT 1660 c. Maria Fernandes Geada c. ABT 1690 n. ABT 1670 Erada, filha, provalvemente, de Manuel Henriques CC a 8.02.1659, Erada, com Maria Fernandes Geada, np de Pedro Henriques e Isabel Duarte; nm de Pedro Fernandes Geada (+30.10.1641) e Ana Pires ou Rodrigues (+21.04.1649)
5 António Correia Geada c. Luísa de Almeida c. 29 Jul 1718 Aldeia de Carvalho, filha de Manuel de Almeida (Manteigas) e Maria da Conceição, A. Carvalho
6 Maria Correia de Almeida c. Manuel Nunes Borges c. 7 Mai 1737 Aldeia de Carvalho CG>
6 António Correia de Almeida c. Águeda de Abranches c. 4 Abr 1746 Aldeia de Carvalho
6 Teresa Correia de Almeida c. José de Fontes e Sousa c. 12 Set 1746 Aldeia de Carvalho
6 Domingos Correia de Almeida c. Catarina Rodrigues c. 26 Mai 1740 Aldeia de Carvalho
6 Manuel Correia Geada c. Luísa Rodrigues c. 6 Ago 1742 Aldeia de Carvalho
6 João Correia de Almeida Geada, Oficial de Barbeiro. Processo de Inquisição de Lisboa nº 14069, foi viver em Casegas
c. Maria Rodrigues
c. Perpétua Maria Dias da Purificação c. 24 Mai 1769 Casegas , filha de João Dias Neves e Maria Brás
c. Catarina Antunes, filha de Manuel Francisco do Adro e Ana-Maria Antunes, tendo a seguinte geração:
7 Constância Geada n. 19 Jan 1784 Casegas
7 Ana Correia Geada n. 22 Ago 1774 Casegas
7 João Correia Baptista de Almeida n. 5 Abr 1776 Casegas c. Joaquina Maria, Unhais da Serra, filha de José Fernandes da Cruz e Josefa Rodrigues
8 Maria de Almeida n. 14 Jul 1798 Unhais da Serra
8 Hermenegildo de Almeida n. 9 Abr 1801 Unhais da Serra
8 Maria de Almeida n. 10 Set 1804 Unhais da Serra
8 Paulo Correia de Almeida n. 20 Fev 1806 Unhais da Serra
8 Maria Correia de Almeida n. 5 Abr 1808 Unhais da Serra
8 Antónia de Almeida n. 14 Fev 1811 Unhais da Serra
8 João Correia de Almeida n. 26 Nov 1812 Unhais da Serra
7 Caetano Correia Geada n. 19 Abr 1777 Casegas
7 José Correia Geada n. 22 Set 1778 Casegas
7 Manuel Correia de Almeida n. 27 Jan 1780 Casegas c. Catarina Maria Rodrigues da Silva c. 13 Jun 1811 Unhais da Serra n. 18 Nov 1779 Unhais da Serra, filha de José Rodrigues Russo e Joana Maria da Silva
8 Albano Correia de Almeida n. 18 Mar 1813 Unhais da Serra
8 Maria Correia de Almeida n. 28 Set 1815 Unhais da Serra c. Luís Casegas Ruivo c. 22 Nov 1849 Unhais da Serra n. 27 Jul 1811 Unhais da Serra
9 Maria Catarina Correia n. 23 Out 1851 Unhais da Serra c. José Nunes Serra ? c. 5 Nov 1874 Unhais da Serra n. 11 Dez 1841 Unhais da Serra
10 Maria Catarina Correia n. 10 Jul 1875 Unhais da Serra c. Fernando Correia Pinto c. 1 Mar 1897 Unhais da Serra n. 31 Dez 1870 Unhais da Serra
10 Aleixo Serra n. 10 Jan 1887 Unhais da Serra c. Maria Bárbara Canas n. 14 Jan 1894 Unhais da Serra
9 Carolina Maria Casegas n. 26 Out 1858 Unhais da Serra c. António Serra n. 26 Dez 1856 Unhais da Serra
8 Domingos Correia de Almeida n. 4 Ago 1819 Unhais da Serra f. 28 Set 1898 Unhais da Serra c. Brísida Carvalho c. 7 Abr 1853 Unhais da Serra n. 15 Abr 1832 Unhais da Serra f. 9 Abr 1883 Unhais da Serra
6 José Correia de Almeida c. Helena de Oliveira c. 30 Ago 1753 Aldeia de Carvalho
5 Manuel Correia Saraiva c. Teresa de Almeida c. 21 Set 1723 Aldeia de Carvalho CG
5 Paula Fernandes Geada c. Simão Francisco c. ANT 20 Abr 1739
3 António Correia n. 2 Dez 1636 Vide f. 28 Abr 1700 Vide c. Maria de Figueiredo c. 28 Mai 1672
3 Helena Fernandes Correia n. 3 Jul 1640 Vide c. Marcos Jorge c. 2 Abr 1653 Vide
3 Francisco Correia n. 20 Mar 1644 Vide c. Maria Fernandes
3 Simão Fernandes Correia n. 30 Abr 1648 Vide c. Ana da Fonseca c. 14 Mai 1672 Loriga c. Maria Fernandes c. 8 Set 1687
3 Domingos Correia n. 29 Jan 1656 Vide
3 Pedro Francisco c. Maria da Fonseca c. 28 Jun 1671 Loriga

O processo do Pde Simão Correia poderá avançar um pouco a ascendência.

Qualquer dúvida, disponha.

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158372 | agp | 04 jun 2007 22:35 | Em resposta a: #158310

Caro G Santos

Embora a sua mensagem não me tenha sido dirigida quero agradecer-lhe toda a informação que acaba de disponibilizar. Como deve calcular, na minha qualidade de descendente dos Geadas do Barco, aquela informação interessou-me bastante.

Julgo que deve conhecer o meu ramo, já que ele consta aqui na base de dados do Genea. Como pode verificar os meus Geadas passaram para São Miguel de Acha na pessoa de André Esteves Geada neto materno de Pedro Fernandes Geada e de Maria Esteves.

Tenho na minha base de dados um número considerável de descendentes dos Geadas. Estou interessado na troca de ficheiros GED com essa descendência. A ideia agrada-lhe?

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158381 | rmfrp | 04 jun 2007 23:02 | Em resposta a: #158310

Caro G. Santos:

Muito obrigado por mais esta sua grande contribuição para o estudo das famílias de Casegas e não só.

Aproveito para referir que nos meus registos tenho uma Maria Correia que casa a 29.03.1701 na Vide com Manuel Pereira Barbeiro, de Serpins. Esta Maria Correia era filha de um Simão Fernandes - o registo só indica o pai - que poderá ser o que indica como Simão Fernandes Correia, nascido em 1648.

Também me chamou a atenção o apelido Henriques na Erada. Como saberá melhor que eu, muitos dos actuais Henriques de Casegas descendem de um Simão Henriques, da Erada, que casou a 17.09.1661 em Casegas com Catarina Rodrigues, do Sobral. Infelizmente o registo do casamento não indica os pais dos contraentes. Tem alguma pista sobre a ascendência deles?

Mais uma vez obrigado por toda a sua colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158464 | Sobral | 05 jun 2007 10:46 | Em resposta a: #158381

Caro Rui Pereira

Maria Correia era filha de Simão Fernandes Correia (nasc 30.04.1648)
e Ana da Fonseca (2º casam. de Simão a 14.05.1672, Loriga); np de
Pedro Anes (+14-4-1674) e Ana Correia(+29-10-1671) que aparecem
na minha anterior mensagem; nm de Simão Duarte e Florência da Fonseca
Manuel Pereira Borges era de Ribeira do Conde, Serpins, filho de Filipe Rodrigues Pereira e Isabel Filipe.
Dos seus 2 casamentos teve bastante descendência.
Quanto aos Henriques de Erada o mai antigo que conheço é o Pedro Henriques
da última mensagem.
Escapou-me o Simão Henriques de que fala, ou por não ter passado o nome para o computador ou porque tenha algum outro apelido.

Cumprimentos
G Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158532 | rmfrp | 05 jun 2007 22:52 | Em resposta a: #158464

Caro G. Santos:

Muito obrigado pelas novas informações.

Para situar melhor o citado Simão Henriques posso informar que, tendo como referi casado em Casegas a 17.09.1661 em Casegas com Catarina Rodrigues, do Sobral, teve pelo menos dois filhos desse casamento: Isabel Henriques, que casou a 03.03.1703 em Casegas com Manuel João; e Vicente Henriques, que casou a 25.02.1697 em Casegas com Maria Francisca. Um possível terceiro filho é Manuel Henriques, de Casegas, que é dado como filho de Simão Henriques e Maria Rodrigues quando casa a 25.07.1697 em Unhais-o-Velho com Isabel Gonçalves, das Meãs.

Eu sou descendente da filha Isabel Henriques por uma neta desta chamada Bernarda Henriques Giraldes (1741-1831) que deu origem a um numeroso ramo de "Bernardas".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158548 | LProjecto | 05 jun 2007 23:53 | Em resposta a: #158301

Caro Parente António,

Estou já a preparar o ficheiro ged para lhe enviar logo que me for possível.

Vamos ver se ainda tenho o seu e-mail...penso que sim!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Troca de dados (Família Geada)

#158574 | agp | 06 jun 2007 07:10 | Em resposta a: #158548

Caro Parente Luís

Na minha página indico o dito endereço:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

Eu também vou preparar o gedcom, durante o fim-se-semana.

Cumprimentos
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves Borrego

#158617 | Lourval | 06 jun 2007 15:34 | Em resposta a: #158548

Caro Luís,

Estou com os microfilmes de Escalos de Baixo. Estão passando por mim muitos Gonçalves Borrego. Mas ainda não consegui ligá-los aos meus, de Alcains. Você conseguiu? Os de Alcains são muito antigos. Há duas famílias Borrego em Alcains. Os Gonçalves Borrego e os Nunes Borrego. Uma hipótese é que eles tenham ambos origem no casamento de Manuel Luís Gonçalves Borrego com Maria Nunes cerca de 1650, em Alcains.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Borrego

#158704 | LProjecto | 06 jun 2007 23:59 | Em resposta a: #158617

Caro Lourval,

Infelizmente, nada mais posso acrescentar sobre esta gente em relação ao que já referi nas intervenções anteriores .

O "Gonçalves Borrego", fim-de-linha da minha ascendência, chamava-se Domingos, era natural de Escalos de Baixo, casou a 14.06.1698 na mesma localidade, com Maria Gonçalves Ribeiro, filha de Santos Fernandes Alferes e de Beatriz Gonçalves Ribeiro. Ignoro a filiação de Domingos Gonçalves Borrego, que deve ter nascido em data anterior a 1678. Resta esperar que algum confrade contribua com mais alguma dica...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves Borrego

#158733 | Lourval | 07 jun 2007 05:29 | Em resposta a: #158704

Caro ´provável´ parente Luís,

Aparentemente neste casamento de Domingos Gonçalves Borrego casado com Maria Gonçalves Ribeiro os nomes dos pais dele não foram citados, certo? Ele era viúvo? De quem?

O meu antepassado Domingos Nunes Borrego, filho de Mateus Gonçalves Borrego e Maria Nunes casa-se com Maria Rodrigues (Ramalho) e tem filhos entre 1680 e 1696. Domingos Nunes Borrego nasceu em 1656. Uma de minhas hipóteses é de que ele pode ter ficado viúvo e ter se mudado para Escalos de Baixo e lá casado pois ainda tinha 42 anos em 1698. Mas há outras hipóteses que ainda vou apurar pois há muitos Gonçalves Borregos antigos em Alcains e um deles pode ter se deslocado para Escalos de Baixo e ter tido filho Domingos. Há um Domingos Gonçalves Borrego nascido cerca de 1625 que eu acho ser irmão de Mateus Gonçalves Borrego. Ele teve filhos Maria Gonçalves Borrego * 1649, Manuel * 1651 e Manuel * 1652. Talvez haja filho Domingos. Vou descobrir.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#158796 | rmfrp | 07 jun 2007 22:07 | Em resposta a: #158310

Caro G. Santos:

Ao pesquisar no site da Torre do Tombo encontrei um total de três processos da Inquisição de Lisboa referidos como sendo de João Correia Geada. Para além do processo 14069, referido nos seus dados, existem também os processos 14661 e 15747. Presumo que sejam fragmentos do processo principal que por alguma razão foram separados do mesmo. Também os consultou?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#159019 | Sobral | 11 jun 2007 12:03 | Em resposta a: #158796

Caro Rui Pereira

Consultei os ditos processos, já lá vão muitos anos.Ao que penso, os dados que referi foram retirados do processo que indiquei, parte de um livro sobre Casegas, cuja conclusão está no limbo dos projectos inacabados.
Se o desejar posso permenorizar os dados desse processo, que teve a ver com amores ilícitos do cap. Paulo Vaz de Carvalho.
Quanto aos pais de Simão Henriques, por enquanto nãos os encontrei nos meus apontamentos. Os Henriques que tenho são posteriores. A referência mais antiga de Henriques na Erada é o casamento de Maria Henriques, de Loriga, casada a 15.2.1624, Loriga, com Pedro Vaz, de Erada.
Aproveito para lembrar, sem dúvida já conhece, outros Henriques, do fam. S. Ofício Manuel Henriques de Jesus casado com Genoveva Dias Geraldes.

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#159020 | Sobral | 11 jun 2007 12:08 | Em resposta a: #158372

Caro António Pereira

Não aprofundei muito os Geadas que foram para o Barco pois me interessara mais os ligados aos Correias da Vide.
Em todo o caso tenho todo o gosto em trocar os dados respectivos.
O meu email: gabrielsantos@sapo.pt
Comprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

Troca de dados (Geadas)

#159054 | agp | 11 jun 2007 18:58 | Em resposta a: #159020

Caro G Santos

Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Acabo de enviar um gedcom com descendência dos Geadas que inclui os ramos que constam na minha base de dados.

Cumprimentos,
António Pereira

Resposta

Link directo:

Troca de dados (Família Geada)

#159055 | agp | 11 jun 2007 19:00 | Em resposta a: #158548

Caro Parente Luís Calhau

Espero que o seu mail continue o mesmo, já que acabo de enviar gedcom com descendência dos Geadas da Beira Baixa.

Cumprimentos,
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Borrego

#159058 | agp | 11 jun 2007 19:07 | Em resposta a: #158733

Caro Parentes Lourval e Luís Calhau

O Domingos Gonçalves Borrego que casou (pela terceira vez) com Maria Ribeiro a 14.6.1698 nos Escalos de Baixo é natural dos Escalos de Cima.
No assento de casamento não consta nem o nome dos pais nem o nome das duas esposas anteriores.

Um abraço
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves Borrego

#159060 | Lourval | 11 jun 2007 19:39 | Em resposta a: #159058

Caro Primo António e provável Primo Luís,

Como havia dito em outra mensagem, o meu antepassado Domingos Nunes Borrego, filho de Mateus Gonçalves Borrego e Maria Nunes, nasceu em 01.01.1656, em Alcains. Ele casou-se em 1678 com Maria Rodrigues e tiveram 6 filhos entre 1680 e 1696. Mas se em 1698 ele já era casado pela terceira vez, então está descartada minha hipótese de serem a mesma pessoa. Mas continuo achando que eles estão ligados e que os Gonçalves Borrego tem origem em Alcains. Vou tentar localizar o casamento do Mateus nesta quarta-feira.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Borrego

#159066 | agp | 11 jun 2007 21:20 | Em resposta a: #159060

Caro Primo Lourval

Temos de estar atentos a estes Borregos.

Mudando de assunto, passei hoje pelos serviços postais e enviei o que te tinha prometido.

Um abraço
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#159069 | rmfrp | 11 jun 2007 22:18 | Em resposta a: #159019

Caro G. Santos:

Muito obrigado pela sua resposta. Ficaria muito agradecido se me pudesse dar mais detalhes desse processo, pois provavelmente só dentro de alguns meses terei oportunidade de tentar consultá-lo na Torre do Tombo. Se preferir pode utilizar o meu endereço de e-mail (rmfrp@hotmail.com).

Relativamente ao FSO Manuel Henriques de Jesus, os meus conhecimentos não estão à altura das suas expectativas. Só o tinha como Manuel Henriques e não fazia ideia de que fosse Familiar do Santo Ofício. Suponho que a habilitação da esposa não tenha muitos dados, pois ela era irmã do Comissário do Santo Ofício D. Luís da Apresentação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Troca de dados (Família Geada)

#159077 | LProjecto | 11 jun 2007 23:43 | Em resposta a: #159055

Caro Parente António,

O meu mail continua igual...vou pagar com a mesma moeda.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Maria Correia de Almeida e Manuel Nunes Borges

#166230 | aliceg | 31 ago 2007 13:38 | Em resposta a: #158310

Caro Gabriel Santos

Mais uma vez os seus conhecimentos me permitiram subir uns ramos na minha árvore genealógica. Sou descendente de Francisco Nunes Correia (da Aldeia de Carvalho), filho de Maria Correia e Manuel Nunes Borges (ela foi dada como sendo da Aldeia do Carvalho e ele como sendo do Tortozendo). O Francisco casou com Joana do Rosário (de Alvoco da Serra), nascida em 29-1-1744.

A Maria Correia e Manuel Nunes Borges parece-me que são as pessoas referidas no ponto:
6 Maria Correia de Almeida c. Manuel Nunes Borges c. 7 Mai 1737 Aldeia de Carvalho CG>

Não querendo abusar da sua disponibilidade, mas não tem por acaso informações sobre o Manuel Nunes Borges ou sobre os outros cônjuges identificados nos ascendentes da Maria Correia de Almeida?

Agradecendo desde já

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pde Simão Correia

#166231 | aliceg | 31 ago 2007 13:49 | Em resposta a: #158272

Caro Rui Pereira

Venho perguntar-lhe se teve obteve mais informações sobre o Pde Simão Correia, através do seu processo (na sequência da mensagem do confrade Gabriel Santos de 04-06-2007, 15:13)?

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pde Simão Correia

#166232 | aliceg | 31 ago 2007 13:51 | Em resposta a: #166231

Claro que "teve obteve" = "obteve".
:)

Resposta

Link directo:

RE: Pde Simão Correia

#166244 | rmfrp | 31 ago 2007 15:53 | Em resposta a: #166231

Cara Alice Gomes:

Não tenho, pelo menos por agora, mais dados sobre o Pe. Simão Correia. Creio que o colega Gabriel Santos se refere a um hipotético processo de habilitação que possa existir no Arquivo da Universidade de Coimbra. Não tive ainda oportunidade de verificar se tal processo existe de facto, e atendendo à data já bastante recuada o mais provável é que não exista.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pde Simão Correia

#166254 | aliceg | 31 ago 2007 16:37 | Em resposta a: #166244

Caro Rui Pereira

Obrigada.

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Maria Correia de Almeida e Manuel Nunes Borges

#166869 | Sobral | 08 set 2007 14:49 | Em resposta a: #166230

Cara Alice Gomes

Manuel Nunes Borges era filho de outro Manuel Nunes Borges, salvo erro de Tortosendo e
Catarina de Assunção que suponho de Alvoco, onde existirá o casamento
estes Borges julgo serem de Oliveira do conde onde veio casar o avô do 1º. tudo isto é de memória que já tem perto de 15 anos.
Maria Correia é dos Correia Geada de que se falou noutro sítio, fª de António Correia Geada e Luísa de Almeida, de Ald Carvalho
Se não encontrar os dados no forum posso enviar-lhe um apanhado em formato GED.
Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Maria Correia de Almeida e Manuel Nunes Borges

#167006 | aliceg | 10 set 2007 13:19 | Em resposta a: #166869

Caro Gabriel Santos

Muito obrigada. Gostaria de receber o ficheiro com os dados que possui sobre estas pessoas. Ainda não escolhi nenhum programa para registo da minha árvore genealógica. É preciso algum em especial para esse ficheiro? Pelo que percebi, numa pesquisa que fiz no fórum, os ficheiros GED são compatíveis com vários programas.

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, Covilhã

#190907 | fsrogeiro | 03 abr 2008 16:37 | Em resposta a: #166254

Caros confrades

Dada a relativa complexidade em pesquisar nos paroquiais da Covilhã, pelo grande número de freguesias que compunham a antiga vila, não cheguei a consultá-los exaustivamente, como pretendia, com o objectivo de registar todos os assentos relacionados com indivíduos de apelido ROGEIRO, mais frequentemente RODRIGUES ROGEIRO.

O mais antigo que encontro é Domingos Rodrigues Rogeiro, tintureiro, casado com Maria Soares, que terá chegado à Covilhã na década de 1630, presumo que vindo de Penalva ou Valezim. Sobre a sua descendência, há mais dados no tópico «Botelhos, da Covilhã (séculos XVII-XVIII)».

A grafia pode variar entre Rogeiro, Rugeiro, ou Rogeyro e, abreviadamente, Rog.º ou Rog.ro.

Procuro assim quaisquer informações relativas a indivíduos deste apelido quer na Covilhã, quer em outras localidades da região, entre os séculos XVII e XIX.

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, Covilhã

#191090 | fsrogeiro | 04 abr 2008 16:24 | Em resposta a: #190907

(...)
No séc. XIX ligaram-se, entre outras, às famílias Moura, Carqueja, Montez, Barata, Cardona, Amaral, Lino, Terenas Coelho, Teles de Paiva, Paula Moura, etc., da Covilhã.
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Maria Correia de Almeida e Manuel Nunes Borges

#191683 | fsrogeiro | 08 abr 2008 20:53 | Em resposta a: #166869

Caros Alice Gomes e Gabriel Santos

Também eu descendo dos Nunes Borges e dos Correia Geada de Aldeia do Carvalho.
Manuel Nunes Borges, o moço, era de facto natural de Tortosendo, filho de outro Manuel Nunes Borges, efectivamente de Oliveira do Conde, e de Catarina de Ascensão, da vila de Alvoco da Serra; neto paterno de Manuel Lucas e Maria Borges.
Viúvo de Maria Correia, casou em 26.02.1759, em Aldeia do Carvalho, com Maria Antunes Inácia, filha de Manuel Antunes Sarzedo e de outra Maria Antunes Inácia, todos do mesmo lugar.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#191944 | fsrogeiro | 10 abr 2008 12:39 | Em resposta a: #158310

Caro Gabriel Santos

Quero também agradecer-lhe estas informações todas sobre os Correia Geada, que me permitiram não só recuar duas gerações mas também conhecer outros ramos, dispersão geográfica, etc.

Não consultei todos o meus papéis, mas, porque possa interessar a alguém, adianto aqui algumas linhas da descendência destes Correia Geada que se fixaram em Aldeia do Carvalho: António Correia Geada e Manuel Correia Saraiva. Descendo três vezes do primeiro e uma do segundo e creio mesmo que em Aldeia do Carvalho toda a gente os terá como antepassados.

Reportando-me assim ao seu esquema:

António Correia Geada (5) cc Luísa de Almeida. Ele baptizado na Erada em 02.02.1699.

Maria Correia de Almeida (6) cc Manuel Nunes Borges: Manuel Nunes Borges, o moço, era natural de Tortosendo, filho de outro Manuel Nunes Borges, de Oliveira do Conde, e de Catarina de Ascensão, da vila de Alvoco da Serra. Neto paterno de Manuel Lucas e Maria Borges. Maria Correia faleceu antes do marido, e este casou em 26.02.1759, em Aldeia do Carvalho, com Maria Antunes Inácia, filha de Manuel Antunes Sarzedo e de outra Maria Antunes Inácia, todos do mesmo lugar. Houve descendência deste casamento.

António Correia de Almeida (6) cc Águeda de Abrantes: Há uma linha de descendência aqui mesmo na base de dados: www.geneall.net/P/per_page.php?id=562601.

Teresa Correia de Almeida (6) cc José de Fontes e Sousa: Ele era natural de Aldeia Nova do Cabo, fº de Domingos de Sousa e Maria Mendes Neves. Teresa e José foram pais de Manuel de Fontes e Sousa, que casou em 11.12.1768 com Joana Gomes, fª de Domingos Gomes e de Maria Fernandes ou Antunes. Manuel e Joana foram pais de Ana Gomes das Fontes, nascida em 30.09.1780, que casou em 02.02.1803 com João Rodrigues Manteigueiro, fº de José Rodrigues Manteigueiro e de Maria Rodrigues das Candeias.

Domingos Correia de Almeida (6) cc Catarina Rodrigues: Usou também Domingos Correia Geada de Almeida Cabeçudo, alcunha certamente, mas que incluía na assinatura.

Manuel Correia Geada (6) cc Luísa Rodrigues: Ela era fª de António Dias e Maria Rodrigues. Manuel e Luísa foram pais de Joana Rodrigues Correia, que casou em 07.12.1768 com Jerónimo Duarte, nascido na Covilhã, Salvador, em 05.03.1746, fº de Gregório Francisco Duarte e de Joana da Silva. Joana e Jerónimo foram pais de João Correia Duarte, que casou com Joana Antunes da Costa, filha de Domingos Antunes Sarzedo e Rita da Costa; e de Manuel Correia Duarte, que casou em 21.05.1792 com Maria Rodrigues da Conceição ou de Aguilar, fª de Francisco Rodrigues de Aguilar e de Maria Josefa da Conceição.

Manuel Correia Saraiva (5) cc Teresa de Almeida: Ele nasceu na Erada em 10.02.1703. Manuel e Teresa tiveram Maria Correia, que casou em 04.12.1747 com João Baptista. Estes foram pais de Micaela Baptista Correia, que casou com Francisco José Salcedas. Estes foram pais de João Baptista Salcedas, nascido em 02.09.1798, que casou em 14.06.1825 com Maria Santa Lopes, nascida em 20.08.1808.

As mulheres dos irmãos António Correia Geada e Manuel Correia Saraiva eram também irmãs: Luísa e Teresa de Almeida. Eram filhas de Manuel de Almeida, natural de Manteigas (Sameiro) e de Maria Dias da Conceição, de Aldeia do Carvalho, onde casaram a 29.08.1685. Manuel de Almeida e sua mulher foram ainda pais de João de Almeida e de Nicolau de Almeida. Nicolau casou em 22.03.1716 com Maria Rodrigues, fª de Miguel Rodrigues e Maria Esteves. João de Almeida casou em 12.08.1714 com Catarina Antunes, fª de Inácio Giraldes e Isabel Antunes, de Aldeia do Carvalho. João e Catarina, mais tarde moradores na Quinta da Flandes, Covilhã, foram pais de Maria Antunes, que em 1736 casou com João Rodrigues Manteigueiro; e de Luísa de Almeida ou Antunes, nascida em 07.08.1726, que casou na Covilhã, Salvador, em 08.07.1759, com Francisco Rodrigues Rogeiro.

Pedia-lhe mais um favor, caso fosse possível: se me dava, resumidamente, os dados biográficos (pais, avós, bisavós ?) que constam do processo de João Correia de Almeida Geada, oficial de barbeiro, que foi para Casegas.

Muito obrigado.

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, Covilhã

#192345 | MariaDavid | 13 abr 2008 12:03 | Em resposta a: #190907

Caro Filipe Rogeiro

Como não sei se há problemas com a nova mensagem que lhe enviei, agradeço que me confirme se recebeu os dados pedidos sobre o Bernardo Henriques. Utilizei o forun para este recado, pois não tenho mais nehum contacto seu.

Com os melhores cumprimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#192358 | Sobral | 13 abr 2008 15:10 | Em resposta a: #191944

Caro Filipe Rogeiro

O processo de João Correia Geada, não contém sessão genealogia, como os restantes do S. Ofício. Assim não traz dados sobre os familiares.
Trata-se de um processo que não envolve judaísmo mas maus costumes, que contrapõem João a um dos senhores da terra o Cap. Paulo Vaz de Carvalho.
A sua filiação é a já conhecida: António Correia Geada e Luísa de Almeida, com a ascendência que vai atrás.

Cumprimentos
G Santos

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, Covilhã

#192384 | fsrogeiro | 13 abr 2008 18:24 | Em resposta a: #192345

Cara Maria David

Recebi os dados, que agradeço, e acabei de lhe responder para o mail.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Fernandes Geada, do Barco

#192385 | fsrogeiro | 13 abr 2008 18:37 | Em resposta a: #192358

Caro Gabriel Santos

Agradeço a sua resposta.

Conforme apelo que faço neste tópico, aproveito ainda para lhe perguntar outra coisa:
Em tempos deu-me nota dos indivíduos de apelido Rogeiro que encontrara na Covilhã. O que agora lhe perguntava era se acaso encontrou esta gente fora da Covilhã, ou seja, em qualquer das freguesias da região com que está familiarizado?

Antecipadamente grato
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Maria Correia de Almeida e Manuel Nunes Borges

#194498 | aliceg | 28 abr 2008 15:40 | Em resposta a: #191683

Caro Filipe Rogeiro

Só hoje vi a sua mensagem.

Obrigada pelas informações que vieram confirmar e completar os meus registos.

Atentamente

Alice Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Rogeiro, Covilhã

#241163 | jaferro | 05 out 2009 12:43 | Em resposta a: #190907

Caro Confrade,

Encontrei nos RP on-line de Penalva de Alva, o seguinte registo de casamento, que lhe poderá interessar:

Domingos Rodrigues, filho de Domingos Rodrigues, morador no lugar da Rapada, Penalva de Alva cc Isabel Gracia, filha de Palos Gracia, em 06.02.1633 (i45, Mistos, 1628/1746). Dispensados em 3º e 4º grau de consanguinidade.

Os RP de Penalva de Alva têm um índice de registos, o que sempre ajuda...

Os meus 11ºs avós, Luis Fernandes e Francisca João, são moradores, no início do século XVII, do referido lugar da Rapada.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Maria Correia de Almeida e Manuel Nunes Borges

#293990 | Ana Bento | 05 jan 2012 05:15 | Em resposta a: #191683

Sera relacionado um Jose Nunes Borges da Aldeia de Carvalho,casado com Maria Dias,filha de Joaquina Martins Nao sei datas de nascimento mas deduzo a volta de 1870's ?
Cumprimentos
Ana Maria Faria Duarte

Resposta

Link directo:

Vaz Quaresma, Escalos de Cima

#299802 | Lourval | 14 mar 2012 15:46 | Em resposta a: #158029

Caro Primo Antônio,

Percebi que o Doutor Joaquim Candeias da Silva descende de Francisca Vaz Quaresma, dos Escalos de Cima. Esta Francisca Vaz Quaresma nascida em 1756 deve estar muito próxima a Manuel Vaz Quaresma casado com Maria Soares, antepassados de José Sanches Roque. Manuel Vaz Quaresma nasceu cerca de 1745, nos Escalos de Cima.

Você conhece a relação que os liga?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Quaresma, Escalos de Cima

#299806 | agp | 14 mar 2012 16:23 | Em resposta a: #299802

Caro Primo Lourval,

Eu não sei responder a essa pergunta já que não conheço qualquer antepassado de Manuel Vaz Quaresma e Maria Soares. Só fazendo alguma pesquisa na TT poderei responder a essa questão.

Abraço,
agp

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Quaresma, Escalos de Cima

#299813 | manuelr | 14 mar 2012 18:37 | Em resposta a: #299802

Olá Lourval

Tudo bem?

Veja por favor em Barroqueiro §1 a filha do Nº5. Será a mesma Francisca?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Vaz Quaresma, Escalos de Cima

#299819 | Lourval | 14 mar 2012 19:02 | Em resposta a: #299813

Caríssimo Primo Manuel Rolão!!!

É ela, a Francisca Vaz Quaresma. E é irmã do Manuel Vaz Quaresma, antepassado do ilustre José Sanches Roque. Valeu o dia :)

Lourval

Resposta

Link directo:

Vaz Quaresma, Escalos de Cima

#299823 | Lourval | 14 mar 2012 19:10 | Em resposta a: #299813

Caríssimo Primo Manuel Rolão!!!

Eu outra vez. Gostaria de sua opinião sobre a palavra que se segue a António Gomes no batismo da Catarina. Este casal, António Gomes e Isabel Martins, de Alcains, me intriga, não somente por serem meus antepassados. Tiveram 10 filhos e só encontro o casamento de um dos filhos, a de Maria Gomes Castelhana. Os 10 filhos nascidos em Alcains e sempre declarados, os pais, naturais de Alcains. Porém no casamento da Maria Gomes, eles são declarados fregueses em Badajoz. Talvez daí o Castelhana.

Quem sabe a palavra após Gomes me dê uma luz. Acho que este casal, está ligado a Escalos de Cima, pelo que leio sobre os diversos padrinhos de seus filhos. Maria Gomes Castelhana às vezes é declarada Maria Gomes Loureira.

Este casal também é antepassado do construtor civil João da Costa Riscado.

O link para o batismo
http://www.mediafire.com/download.php?xi6klhrkl827iep

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 18:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen