J L. Cardozo de Bethencourt, Bibliotecário

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Arquivos | Regiões

J L. Cardozo de Bethencourt, Bibliotecário

#38505 | valadares | 26 mar 2003 11:58

Caros colegas,
No tópico sobre os Bettencourt há o pedido de identificação de Jean Léon Cardozo de Bethencourt. Como é um tema mais restrito, resolvi abrir este novo tópico. Pesquisando os judeus portugueses no Archives Municipales de Bordeaux encontrei o seu atestado de óbito: "Le sept décembre mil neuf cent trente huit, à quatorze heures trente, est décédé, rue Paul Bert, 4, Jean Léon CARDOZO de BETHENCOURT, né à Nantes (Loire-Ingérieure), le quinze décembre mil huit cent soixante et un, ancien Bibliothecáire de l`Académie de Sciences de Lisbonne, veuf de Magdalena RIEDL, fils de feu Jean, CARDOZO de BETHENCOURT, et de Pewtra Leona Castrilla VALASCA - Dressé leu neuf décembre mil neuf cent trent huit, à dix heures, sur la déclaration de Eugène TOULZE, cinquante cinq ans, employé rue de Belfort, 11, qui, ue lecture faite a signé avec NOUS. Joseph Benzacar, Chevr. de la Legión d`Hon., adjoint au Maire". Cardozo de Bethencourt é mencionado na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (lá os nomes dos seus pais são outros). Apesar de sua importância como bibliotecário em Portugal, há muito pouco sobre ele. Se alguém souber de algum artigo sobre Cardozo de Bethencourt, por favor, contate-me.
Muito obrigado.

Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: J L. Cardozo de Bethencourt, Bibliotecário

#38554 | PA | 27 mar 2003 12:52 | Em resposta a: #38505

Caro Paulo Valadares,

Quem procurava a pista sobre Jean Léon Cardozo de Bethencourt era eu. Trata-se do bisavô do meu marido e tenho todo o interesse em descobrir a ligação (se existir) aos primeiros Bettencourts de quem tanto se fala aqui no fórum.

Posso saber qual o seu interesse na família Cardozo de Bethencourt? Da minha parte, obviamente que também estou muito interessada em obter todos os dados possíveis sobre esta família.

Melhores cumprimentos,

Ana Pinto de Abreu
pinto.de.abreu@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: J L. Cardozo de Bethencourt, Bibliotecário

#38661 | valadares | 30 mar 2003 13:07 | Em resposta a: #38554

Bom dia,
O meu interesse é pessoal e também profissional. Descendo de cristãos-novos de Trancoso e de outras cidades da Beira. Assim ao pesquisar para compor minha árvore familiar, consegui um volume muito grande de informações que estou transformando numa dissertação acadêmica.Provisoriamente chamada: "A Presença Oculta. Cristãos-novos, assimilação e enraizamento no Brasil". Neste levantamento de cristãos-novos e seus descendentes tenho encontrado personagens como J. L.Cardozo de Bethencourt, Jorge Luís Borges (de família de Torre do Moncorvo), Rafael Cansinos Assens, Fernando Pessoa, dentre outros. Que mostram a importância desta minoria etno-cultural no mundo ibérico. Sou também co-editor de uma revistinha sobre genealogia judaica onde também trato deste tema.

Ao dispor,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen