Familiar do Santo Ofício

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

Familiar do Santo Ofício

#38535 | victória | 26 mar 2003 22:49

Senhores

Algum dos senhores tem informações relativas ao processo do Santo Ofício de Baltazar de Magalhães, da Vila de Figueiró dos Vinhos, bispado de Coimbra, casado com Ana da Costa da freguesia de Troviscoso em Monção, bispado de Braga, que foi Familiar do Santo Ofício?? (viveu durante o século XVII, sendo já falecido em 1683 aquando da Inquirição de Genere de seu neto, António de Magalhães Andrade).

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#38572 | Abreu Coutinho | 27 mar 2003 19:49 | Em resposta a: #38535

Caro Eduardo Domingues

Também estou interessado em saber mais informações deste meu avô, Baltazar de Magalhães e Andrade(viúvo de D.Maria Trancoso de Lira).Casou em Monção com D.Ana da Costa de Lançós,Senhora da Casa da Armada em Troviscoso,baptizada em Monção a 7.4.1599 e + em aí a 26.7.1631,Jaz no Convento de S. Bento de Monção.

Curiosamente e na instituição vincular do dito Padre António de Magalhães,(Casa e Capela de Santo António de Faquelo,na freguesia de S.Paio dos Arcos de Valdevez) uma das principais cláusulas e obrigações deste cumprimento,seria que os seus representantes usariam sempre os apelidos de Magalhães Lançós.

O nome do meu tio paterno, - Pedro de Magalhães Lançós de Abreu Coutinho

Com os meus melhores cunmprimentos;

João de Magalhães e Morais de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#38573 | magalp | 27 mar 2003 20:28 | Em resposta a: #38535

Caro Eduado Domingues

Já vi isso... mas não sei onde e o diabo é encontrar o rasto!
Creio que era documentação relacionada com o músico Filipe de Magalhaens, notável compositor do séc.17
Creio q. consegui ligar esses M. de Figueiró dos Vinhos, ao ministro Rodrigo da Fonseca Magalhães, ao tempo de SM D. Maria II.
Esse apontamento vinha aos tempos actuais, encontrando gente muito interessante.
Ainda q. da região de Coimbra não entroquei com Ruy Pires de Magalhaens, Deão na Sé, que deixou larga descendencia, aqui nesta base de dados GP

Cmptos.
M.M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#38619 | victória | 28 mar 2003 22:43 | Em resposta a: #38535

Caros

João de Magalhães Abreu Coutinho
e
M M Magalhães

Muito agradeço a generosa atenção e extrema amabilidade que tiveram para comigo, pelo que lhes fico muito reconhecido.
Parece-me que há algumas coincidências entre os nossos ascendentes.

Acabei de pedir para a Torre do Tombo cópia do processo de habilitação para o Santo Ofício de Baltazar de Magalhães e Andrade. Terei todo o gosto em partilha-lo com os senhores logo que esteja em meu poder.

Aproveito para perguntar o seguinte:

Gonçalo Roiz, de S.Paio da Jolda, casou a 30.dez.1679 com Maria de Brito, filha de Francisco de Brito e Catarina Roiz em S.ta Maria Magdalena da Jolda, Arcos de Valdevez.

Serão estes Britos parentes do P.e António de Brito de Abreu, Abade de Jolda, que aparece como 6 filho de Diogo Soares de Brito, Pé de Ferro de Alcunha, no título de Soares Tangis?

Segunda questão: conhecem ramos em Paço Vedro de Magalhães das famílias Fernandes.Aranha (manuel fernandes aranha e maria cerqueira)
e Brito Lima (de António de Brito Lima e joana Rodrigues)

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#39093 | victória | 04 abr 2003 11:38 | Em resposta a: #38535

Descobri ascendências dos ditos Baltazar de Magalhães e Ana da Costa de Lançós, no Felgueiras Gayo. Posso facultar se estiverem interessados.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#39113 | Abreu Coutinho | 04 abr 2003 13:59 | Em resposta a: #39093

Caro Eduardo

Já agora, se o meu confrade fizer esse favor?
Agradeço;

Um Magalhães Lançós.

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#39116 | victória | 04 abr 2003 14:13 | Em resposta a: #39113

Caro João de Abreu Coutinho

Se tiver um endereço postal, é mais fácil enviar-lhe as fotocópias.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#39148 | magalp | 04 abr 2003 20:51 | Em resposta a: #39116

Caro Eduardo Domingues

Os Magalhães Lançós vem perfeita e óptimamente apresentados em "Uma Família Minhota" do Dr. Alberto Magalhães Queiroz.
Deverá conhecer a obra por certo.
Mas para o meu lado não se voltou, infelizmente...

cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#39325 | Abreu Coutinho | 07 abr 2003 14:45 | Em resposta a: #39116

Caro Eduardo Domingues

Aqui vai o meu endedereço postal e desde já grato pela sua gentileza,

abreu_coutinho@net.sapo.pt

Com os meus melhores cumprimentos;

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#40260 | victória | 21 abr 2003 14:54 | Em resposta a: #39325

Caro João

Acabei de esquematizar a ascendência, tanto quanto possível, do casal Baltazar de Magalhães, FSO e D.a Ana da Costa Lançós.

Terei todo o prazer em enviar para o mail que me indicou o ficheiro, mas gostaria de saber se possui o programa "family tree maker 9 ou 10" para poder visualizar.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#40387 | Abreu Coutinho | 23 abr 2003 13:55 | Em resposta a: #40260

Caro Eduardo

Só agora é que pude reparar na sua mensagem, que desde já agradeço a sua prontidão e resposta ao meu apelo... mas esse programa "family tree maker 9 ou 10,não consigo gravá-lo, depois de algumas tentativas, apenas consegui o "PAF 5", não sei se adiantará alguma coisa ?

Com os meus melhores cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#40395 | victória | 23 abr 2003 14:51 | Em resposta a: #40387

Caro João

Posso tentar enviar-lhe em anexo o family tree maker 9 e 10 num mail, se me autorizar a tal, uma vez que vai ser um mail demasiado "pesado" para receber, ou em cd, mas para isso terá de ser via postal.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Familiar do Santo Ofício

#40396 | victória | 23 abr 2003 14:53 | Em resposta a: #38535

Caro João

O paf5 não permite conversões para. Este tem a possibilidade de permitir apresentar esquematicamente, numa só arvore, todos os descendentes por todos os ramos, o que poderá causar uma esquema de 6 ou 7 metros de comprimentos, por 1 ou 2 de altura, mas sempre podemos seleccionar o que pretendemos imprimir.

Com os melhores cumprimentos

eduardo domingues

Resposta

Link directo:

Custo de cópias ...

#62171 | tagilde | 08 abr 2004 12:52 | Em resposta a: #38619

Caro Eduardo Domingues,

Poderia, por favor, informar-me sobre o custo médio da reprodução de uma habilitação para o Santo Ofício ? Pretendia pedir cópia de uns processos mas antes queria ter uma estimativa do custo.

Obrigado pela atenção

Com os melhores cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen