Telles de Faria, origens

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia | Pessoas | Cargos

Telles de Faria, origens

#38639 | magalp | 29 mar 2003 19:13

Caros genea-confrades

Procuro as origens desta velha família, citada já no NFP de F. Gayo, numa remota ligação a Magalhães.

Em 1900, era já professor no Liceu de Braga e desta cidade natural, o Dr. Francisco José Telles de Faria, Teólogo por Braga e bacharel formado em Filosofia e em Direito, UC, c.c. D. Maria Christhina de Almeida Gonçalves, nat. de Paredes. Tiveram basta geração.

Este Dr. Faria teve vários irmãos que não consigo nomear e seu pai foi senhor duma velha casa armoriada, com capela anexa, em Stª Eulália da Ordem, Louzada, q. hoje ainda existe, ainda q. muito degradada.

Tanto quanto sei esta família está espalhada por todo o Reino, do Minho ao Algarve e será oriunda de Barcelos, como a maioria dos Farias conhecidos, mas não tenho documentação de tal.
Alguém conhece?
Para Vasco Jácome - penso que eram conhecidos em Braga por os Farias de Real e a sua casa ali, era relativamente perto da "Fábrica Confiança", na freguesia de S. Victor, creio eu.

cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38643 | vbriteiros | 29 mar 2003 20:02 | Em resposta a: #38639

Manel
Curioso que estive a falar a semana passada com gente de Braga que me citaram várias "Famílias Faria", fiquei baralhado de todo! Veremos o que diz o Vasco Jácome.
Abraços
Vasco Briteiros ( Faria Barbosa)

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38644 | magalp | 29 mar 2003 20:19 | Em resposta a: #38643

Vasco

Tive vários amigos Faria Barbosa - penso que de Paços de Ferreira - e um deles, J.P.G. Faria Barbosa encontrei-o aqui em GP. já com um neto tb..
Acho q. os deves conhecer.

Manel

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38646 | vbriteiros | 29 mar 2003 21:35 | Em resposta a: #38644

Manel
Não encontrei nenhum JPG FB no GP. Também não me recordo que estes dois nomes ainda sejam usados cá, pois julgo que a descendência masculina ficou toda no Brasil. Aqui só ficaram Soares Barbosa ou só Barbosa.
O meu apelido Faria vem de Vila Verde, freg de Soutelo, mas ainda não tive tempo de investigar apesar de um ter sido Comendador OX.
Os outros Farias em Braga eram de Tenões (estes não sei quem eram). Havia os Faria da Livraria Globo(conheci alguns) que vinham de uma uma Casa importante , fora de Braga. Tambem havia recentemente uns Faria com grande casa comercial , que conheci, mas ignoro a proveniência.
Tenho também uma costoleta Costa Faria, mas de Vila Nova de Famalicão( a minha avó paterna era filha de uma irmã do Barão de Faria).
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38648 | magalp | 29 mar 2003 23:29 | Em resposta a: #38646

Vasco

Tens toda a razão.
Não é Faria Barbosa mas Correia Barbosa, a tal família q. referia...
outro abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38681 | aburma | 30 mar 2003 17:57 | Em resposta a: #38639

Caro Primo,

Acaso imaginas que possam estes Farias estar relacionados com os Faria Machado das Casas da Bagoeira e das Hortas?

Abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38824 | magalp | 02 abr 2003 12:52 | Em resposta a: #38681

Alexandre

Na verdade não sei.
Essas Casas da Bagoeira e Hortas, não me são total/ estranhas; onde as situas?
Espanta-me o silêncio do Vasco Jácome e mesmo do Nuno Gonçalo, pois esta família tem montanhas de descendentes!
Há até uma senhora - D. Maria Christina Gonçalves de Faria - que é contra parente de ATF...
A tua mãe conheceu mto. bem o Dr. Francisco Faria, médico-dentista aqui no Porto, muito da "moda" (vai para 40/50 anos!) e onde ía toda a gente, na R. de Ceuta.
Era tio do Major-Médico Francisco Figueira, igualmente estômatologista, q. foi director do Museu Militar do Porto.

Mas ninguém me diz nada...

Outro abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38853 | amtf | 02 abr 2003 18:52 | Em resposta a: #38824

Manel,

Se te quiseres dar ao incómodo de ires a http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=34114 e leres o post do estimado Pe. António Júlio em 30.01.2003 às 17.18, ficas a saber da Casa da Bagoeira. A Casa das Hortas ficava em Braga e tampouco existe.
Fiz uma leitura cruzada do livro citado nesse post e não encontrei vestígios destes Telles de Faria.
Abraço

Tó Maria

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38859 | vbriteiros | 02 abr 2003 19:30 | Em resposta a: #38824

Manel
A Bagoeira fica lá para Barcelos. As Hortas ficam às Portas de Braga mesmo e verdadeiramente "abaixo de lá". Todavia já há uns séculos que se podia passar lá sem qq. problema. Basta dizer que o Palácio dos Biscainhos, a "Casa Grande" dos Cunha Reis e o Palacete Brandão-Pereira ficavam nas Hortas ou melhor Campo das Hortas. Sempre atravessei o Campo das Hortas para me dirigir às aulas do Sá de Miranda!!
Tanto a Bagoeira com as Hortas são Famílias descendentes de Filipe Fernandes com o qual Felgueiras Gayo inicia o tt de Costas de Barcelos e de quem também descendo.
O Dr Faria era o dentista de toda agente que conheceste a morar em Honório Lima e o Dr Figueira era pai do Alberto Figueira que tinha a Casa da Lavandeira em Ancêde-Baião e que conheci muito bem.
Grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38864 | magalp | 02 abr 2003 20:20 | Em resposta a: #38859

Vasco

Não me lembrava do Dr. Francisco Faria viver em Hon. de Lima... era perto do teu Tio e dos Malafayas?
Se hoje fosse vivo já teria mais de 100 anos!
O irmão mais novo, o Engº António (antigo director do Pejão) regulará pelos 92 e havia várias senhoras de permeio.
Nunca fui cliente dele, mas do sobrinho do dr. Figueira e só depois de ter morrido o Dr. Gouveia Durão, a quem devo a boa saúde dos meus 29 dentes e 1/2!

Abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38865 | vbriteiros | 02 abr 2003 20:48 | Em resposta a: #38864

Manel
Os meus Tios, Malafaias e os outros residentes nessa rua eram clientes do Dr Faria , mas não sei se ele morava lá.
Quanto ao Dr Figueira deve ser o pai do Alberto meu conhecido e que também foi dentista dos meus primos.
Em 1938 era dona da Casa da Lavandeira, D. Maria Cândida Pinto Fernandes já viúva do Dr. Francisco Fernades Figueira, Juiz de Direito em Baião, natural da Póvoa de Lanhoso. Tiveram:
1- Joaquim Fernandes Figueira, formado em medicina na Suissa, c.c. D. Lucília Resende ,de Cabeceiras de Basto, que tiveram várias filhas e o Alberto Figueira que conheci.
2- Francisco F Figueira + solteiro jovem
3- António F. Figueira , Tesoureiro Judicial no Porto, c.c D. Rosalina Maria Gonçalves Soares, de Paredes,c.g.
4- Alberto F. Figueira, bacharel em Direito, Escrivão da Relação de Lisboa, c.c. D. Maria Luisa Goes, c.c.
Renovadíssimo abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38867 | magalp | 02 abr 2003 21:16 | Em resposta a: #38865

Vasco

Pois. Tinha uma vaga idéia que o Dr. Francisco viveu na Constituição, do lado da capela, a caminho da "Xai-xai", na esquina para Santos Pousada. Não garanto.
O Major-Médico Francisco Figueira, nasceu nos anos 20, talvez a 22 como o meu sôgro, com o Prof. Carlos Lima, Dr. Mário Trêpa, Cor. Moraes e Silva, Dr. Manuel Sobral Torres, Francisco Manuel Silveira, Engº António Castro Girão, e outros, os 1ºs alunos do D.Manoel, antigo Liceu Rodrigues de Freitas. Tudo gente de primeiríssima!!
Que saudades...

Manel

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38873 | Vasco Jácome | 02 abr 2003 22:44 | Em resposta a: #38639

Caríssimo Manuel Magalhães

Começo por lhe pedir desculpa pelo meu silêncio! É que isto aqui anda a semelhante ritmo, que há tópicos que julgo não me dizerem nada e que já nem abro! Se não fosse a sua chamada no outro tópico este bem me passava.

Infelizmente, parece-me que não vou poder adiantar nada, pois não tenho qualquer notícia de Teles de Faria. No entanto, diz-me que estavam ligados a uma casa armoriada em Lousada. Ora Artur Vaz Osório da Nóbrega tem precisamente um livro sobre pedras de armas em Lousada. Dirá alguma coisa que lhe interesse? Eu não tenho livro.

Para já será tudo,
Vasco

Resposta

Link directo:

Dentistas do Porto

#38874 | aburma | 02 abr 2003 23:18 | Em resposta a: #38824

Manel,

A minha Mãe terá conhecido o Dr. Francisco Faria da Rua de Ceuta, mas o dentista dela ficava um pouco mais acima na Pr. Guilherme Gomes Fernandes (vulgo Largo de Santa Teresa - não sei se a de Ávila, aliás minha prima) e era tio de um futuro PM tragicamente falecido.

O dito estomatologista era senhor de uma conversa interessantíssima e a minha Mãe conversava amenamente com ele enquanto eu e as minhas irmãs íamos sendo submetidos às torturas da praxe, que pouco ficariam a dever às da Rua do Heroísmo.:) No fim, se os meninos se tivessem portado bem e esperneado pouco, tinham direito a lanche melhorado na Leitaria da Quinta do Paço e, caso se tratasse de uma extracção, a uns biscoitos da Padaria Ribeiro para levar para casa (os quais duravam uns dias, dados os traumatismos bocais sofridos).

Penso que sei quem era o Major-Médico Francisco Figueira, e se era quem eu penso, conheci a filha e os dois filhos (todos à volta minha idade).

E com esta me vou, que isto é espaço de genealogia, de preferência, e a estomatologia não é propriamente assunto da minha predilecção.

Um abraço

Alexandre (25 1/2 dentes)

Resposta

Link directo:

RE: Dentistas do Porto

#38880 | magalp | 03 abr 2003 01:23 | Em resposta a: #38874

Alexandre

Very bad essa fórmula (25 1/2 dentes)...
com 5 incógnitos acho q. nem o confrade A. Bivar a resolve!
De q.q. modo é bem feito. Tivesses ido ao Dr. Gouveia Durão!
Se calhar trabalhava mais e falava menos!

Outro abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Telles de Faria, origens

#38907 | magalp | 03 abr 2003 13:45 | Em resposta a: #38873

Vasco

Obgmo.! Verdadeiro ovo de Colombo!
Não me tinha lembrado minimamente...
Creio ter tudo quanto o Sr. Consultor produziu e em relação a Louzada, já tenho o aditamento ao belo (e muito valorizado...) 1º volume publicado.
Vou espreitar numa pausa da "Beneditina Lusitana", o meu último entusiasmo!

Grande abraço
MM

Resposta

Link directo:

Telles de Faria, origens

#403927 | Luisita | 09 jun 2018 20:28 | Em resposta a: #38639

Chamo-me Maria Luísa Figueira Azevedo. O meu pai, Francisco Arnaldo Soares Pinto de Fernandes Figueira, médico estomatologista, tinha consultório na Rua. de Ceuta. Estagiou com um primo de sua mãe , Francisco Faria, que tinha consultório na Praça D. João I.
O meu pai era militar (major) e foi o fundador e primeiro director do Museu Militar do Porto.
Era natural de Louredo, Paredes, e nasceu na Casa da Touta, onde vivia a minha avó, Rosalina Gonçalves Soares.
Quem é esse senhor chamado Alexandre que diz que me conhece ?

Resposta

Link directo:

Telles de Faria, origens

#403928 | Luisita | 09 jun 2018 20:36 | Em resposta a: #38824

O consultório do Dr Faria, primo do meu pai, era na Praça D João I. O meu pai, Francisco Figueira é que tinha consultório na Rua de Ceuta. O meu pai estagiou com o Dr Faria (Francisco Faria)
Esse Dr Faria era sogro do Dr Campos Neves, também estomatologista é professor na Escola de Medicina Dentária.

Resposta

Link directo:

Telles de Faria, origens

#403930 | Luisita | 09 jun 2018 20:41 | Em resposta a: #38859

Vejo que conheceu o meu tio Alberto, que faleceu há anos no Brasil.

Resposta

Link directo:

Telles de Faria, origens

#403931 | Luisita | 09 jun 2018 20:43 | Em resposta a: #38865

Está correcto.

Resposta

Link directo:

Telles de Faria, origens

#403933 | aburma | 09 jun 2018 20:59 | Em resposta a: #403927

Alexandre Burmester, Luísa, irmão da maria João.

Resposta

Link directo:

Telles de Faria, origens

#403934 | Luisita | 09 jun 2018 21:37 | Em resposta a: #403933

Viva, Alexandre ! Há quanto tempo ! Está tudo bem contigo ?
Beijinhos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 12:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen