Guerra Junqueiro e Augusto dos Anjos, primos ?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil | Bibliografia

Guerra Junqueiro e Augusto dos Anjos, primos ?

#38665 | valadares | 30 mar 2003 13:54

Estudando o caudaloso "No roteiro dos Azevedos e outras famílias do Nordeste", de Sebastião de Azevedo Bastos, um combinação onomástica despertou nossa atenção. Era o quase quase espanholado Sanches Massa entre os povoadores da Paraíba. Ali se registrou que o trasmontano Coronel José (Silva) Sanches Massa, natural de Freixo de Espada a Cinta, em 1817, era Senhor do Engenho Pacatuba e de sua esposa, Maria Rita Massa, deixou grande descendência no sertão nordestino. O mais famoso deles é o poeta Augusto dos Anjos. Cuja genealogia (parte) podia ser composta assim:

I - Coronel João Sanches Massa casou-se com Maria Rita da Silva e tiveram a :
II - Ana Cândida Vitória dos Prazeres, que casou-se com Antonio Fernandes de Carvalho, e tiveram a:
III - João Antonio Antonio Fernandes de Carvalho, que casou-se com a sobrinha Juliana Fernandes de Carvalho, e tiveram a :
IV - Córdula Fernandes de Carvalho, que casou-se com Alexandre Rodrigues dos Anjos, e tiveram a;
V - o Poeta Augusto dos Anjos (1884-1914), misantropo e de vida miserável, apesar da origem senhorial. É dele o poema: "Vês ? ! Ninguém assistiu ao formidável / Enterro de tua última quimera. / Somente a Ingratidão ´esta pantera - / Foi tua companheira inseparável ! / Acostuma-te à lama que te espera ! / O homem, que, nesta terra miserável, / Mora, entre feras, sente inevitável / Necessidade de também ser fera. / Toma um fósforo. Acende teu cigarro ! / O beijo, amigo, é a véspera do escarro / A mão que afaga é a mesma que apedreja / Se a alguém causa inda pena a tua chaga, / Apedreja essa mão vil que te afaga, / Escarra nessa boca que te beija ! " . Apesar do gosto duvidoso , Augusto dos Anjos ainda é declamado por bêbados e bachareis.

Ao recompor esta genealogia, nos lembramos de outra semelhante, a do poeta Abílio Manuel Guerra Junqueiro (1850-1923), autor de "A velhice do Padre Eterno". tentando encontrar o ancestral judeu do poeta, o Abade de Baçal revirou os livros paroquiais de Freixo de Espada a Cinta, onde descobriu os bisavós maternos do poeta: Bento José Massa e Francisca Sanches, pais de Francisca Maria Sanches Massa (possivelmente irmã do Coronel José (Silva) Sanches Massa, ancestral de Augusto dos Anjos). Esta Francisca, mãe de Ana Maria Guerra, mãe de Abílio Manuel.
Esta mensagem não é uma pergunta, apenas um exercício dominical, mostrando um pouco das relações de Portugal e Brasil, num momento onde há um processo de "deslusitanização" cultural no Brasil.

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Guerra Junqueiro e Augusto dos Anjos, primos ?

#94856 | Fontanetti | 01 jul 2005 13:19 | Em resposta a: #38665

Caro Paulo,
Por acaso voce tem mais detalhes sobre a genealogia desses Massa em Freixo de Espada a Cinta ? Estou muitissimo interessado pois tenho uma costela que vem dali. Mas so os Massa de Freixo de Espada a Cinta e nao a parte da Paraiba.
Obrigado e um abraco
Eng. Clodoaldo Fontanetti
Fontaneto d'Agogna (Novara)
Italia

Resposta

Link directo:

RE: Guerra Junqueiro e Augusto dos Anjos, primos ?

#222508 | MEntECapTO | 01 mar 2009 00:03 | Em resposta a: #38665

Caro Valadares,

Vejo que tens o mesmo interesse que eu. Também tenho parentesco com Augusto dos Anjos e desde 2001, nesta comunidade, estou pesquisando o "elo perdido" entre minha família aqui na Paraíba e Portugal, como você pode ver nesse tópico aqui mesmo: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=11945#lista

Se tiver mais alguma informação serei grato, ou mesmo as informações que desejares, estou a disposição.

Saudações.

Émerson Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen