Povoa Varzim - info

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Povoa Varzim - info

#38753 | fernando pontes | 01 abr 2003 08:28

Caros,

Gostaria de pedir um "grande" favor a todos os frequentadores/investigadores em Arquivos (e nao so): se possivel me indicar informações relativas a "processos" (docs) sobre a Povoa de Varzim e Vila do Conde.
Sei que existem documentos dispersos dos seus lugares de origem, por isso agradecia essas informações.

sem mais,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#41880 | Tatiana Fernandes | 19 mai 2003 12:29 | Em resposta a: #38753

Sei que há um Título criado por D. Luis I, rei de Portugal por decreto de 18-05-1868
a favor de:
Manuel Fernandes da Silva Campos, que é 1º barão da Póvoa de Varzim
Não sei se há alguma relação com o que você procura, se por acaso você souber algo sobre a família Fernandes peço a gentileza de que me mande um e-mail.
Obrigada
Tatiana

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#41885 | fernando pontes | 19 mai 2003 13:09 | Em resposta a: #41880

Desde ja agradeço a informaçao. Muito obrigada.

O que pretende sobre a familia Fernandes? De que anos? Freguesia?


sem mais,

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#41962 | jpcmt | 20 mai 2003 10:53 | Em resposta a: #38753

Caro Confrade:

Sobre Vila do Conde há documentação, pelo menos, em:

-Arquivo Histórico da Câmara Municipal de V.C.;
-Arquivo da Misericórdia de V.C.
-Arquivo da Irmandade de N.Senhora da Guia.

Para além disso, também existem fundos particulares, nomeadamente:

- Arquivo dos Vasconcelos de Vila do Conde (e Monteiros de Azurara);
- Documentação vária sobre Carneiros Pizarro;
- Arquivo da Casa dos Condes de Azevedo (um dos núcleos está depositado na T.T. e o outro na posse da família, segundo creio;
- Arquivo da família Carneiro de Sá.

E ainda, na T.T.:

- Arquivo do Mosteiro de Santa Clara;
- Arquivo do Convento dos Franciscanos;
- Registos Paroquiais;
- Livros dos Tabeliães.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#42049 | Vasco Jácome | 20 mai 2003 21:25 | Em resposta a: #41962

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Que arquivo dos Carneiro de Sá é esse? É particular, da família?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE:Vila do Conde-arquivos

#42080 | jpcmt | 21 mai 2003 10:45 | Em resposta a: #42049

Caro Vasco Jácome:
Pelo que me disseram, o arquivo dos Carneiros de Sá está hoje na posse do Dr. Alberto Carneiro de Sá, residente no Porto.
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE:Vila do Conde-arquivos

#42140 | Vasco Jácome | 21 mai 2003 19:36 | Em resposta a: #42080

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#42151 | joseantonioreis | 21 mai 2003 23:14 | Em resposta a: #38753

Há na Póvoa de Varzim um Arquivo Municipal recente mas com muita coisa de interesse.
Na Biblioteca da Faculdade de Letras da U P, na area de mestrados e doutoramentos, encontra também material muito bom.
E.. se quiser no ADP tem todo o Notarial de Vila do Conde e Póvoa para consultar.
Os boletims culturais da Póvoa , são também excelentes.

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#43943 | Aqua | 25 jun 2003 17:53 | Em resposta a: #38753

Sr. Fernando Pontes,

Provavelmente já sabe, mas no Arquivo Municipal da Póvoa (fica em frente ao Museu Municipal) há muita coisa interessante que pode ser consultada por qualquer pessoa. Por acaso, acabei de consultar três livros de Registo e Apresentação de Estrangeiros, com processos que vão de 1929 a 1941. Curiosamente, a maior parte desses processos são de portugueses que se naturalizaram brasileiros (se não estou em erro, foram obrigados a naturalizar-se ...). Há inúmeros processos da família Ribeiro Pontes, sei que estuda essa família e achei que poderia lhe interessar saber isto.
Também pode consultar os Indices do Boletim Cultural da Póvoa, onde, em alguns números aparecem transcrições das Memórias Paroquiais de 1758 referentes a aldeias da Póvoa.

Com os melhores cumprimentos,
Rosário

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44094 | fernando pontes | 30 jun 2003 08:56 | Em resposta a: #43943

Desde ja Muito Obrigada pelas preciosas informações.

Fui 2 ou 3 vezes ao Arquivo Municipal da Povoa...e não me informaram que existiam "processos" relativo à Familia Ribeiro Pontes...

Logo que possa irei la.

Os Indices do Boletim Cultural da Povoa estão no Arquivo ou na Biblioteca?


Os Livros de Baptismo, Casamento e Obito do sec. XIX ja estão todos no Arquivo Distrital do Porto? O que ficou na Povoa é só do sec. XX?!?

Sem mais,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44126 | Aqua | 30 jun 2003 17:13 | Em resposta a: #44094

Caro Fernando Pontes,

Encontrei os índices do Boletim Cultural da Póvoa no Arquivo Municipal, não foi na Biblioteca. Também no Arquivo Municipal estão os registos da passagem pela Póvoa de estrangeiros durante o período de 1929 a 1940, pelo menos foi o que me pareceu. No meio desses registos, havia inúmeros portugueses naturalizados brasileiros, entre os quais muitas pessoas com o apelido Ribeiro Pontes. Chamou-me a atenção por causa disso, eram muitos mesmo. Esses registos contêm o nome, filiação, data de nascimento, estado civil, profissão, domicílio na Póvoa, nº de passaporte, e até, em alguns casos, causa da morte. Mas o melhor de tudo: têm fotografia!
São três livros. O primeiro deles é o mais pequeno. Na capa têm o seguinte título: Registo e Apresentação de Estrangeiros.
Na Conservatória da Póvoa, disseram-me hoje, novamente, que os livros com mais de cem anos já estão empacotados para seguirem para o Porto, só estão a aguardar uma ordem superior. Portanto, só nos resta esperar.

Cumprimentos
Rosário

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44156 | fernando pontes | 01 jul 2003 08:43 | Em resposta a: #44126

Muito obrigado (mais uma vez) pelas informações.

Tentarei ir ao Arquivo na próxima 6ª feira.

Se precisar informações de pessoas (registos) para o séc. XVI e XVII (Póvoa de Varzim)... estou disponível.

p.s.: não sabe se na Biblioteca ou no Arquivo da Póvoa há algum posto de consulta de Microfilmes?!?! (só a máquina)

p.s.: Neste momento ando a procura de alguma "prova/documento" da passagem do apelido RIBEIRO para RIBEIRO PONTES. O acrescento PONTES. Por que é que se deu, qual foi a razão??!!?! Sei que foi em meados do séc. XVII que se deu esta passagem, este apelido (PONTES). E qual foi a razão?!!?

Muito obrigado,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44177 | Aqua | 01 jul 2003 16:04 | Em resposta a: #44156

Obrigada pela oferta. Mas ainda vou no século XIX, isto aqui vai avançando aos poucos, quando consigo um tempinho de folga no horário de trabalho (felizmente eu tenho um horário bastante flexível).
Não conheço nenhuma máquina para consulta de microfilmes, mas é certo que também nunca perguntei.

Quanto à passagem de Ribeiro para Ribeiro Pontes, posso dar-lhe uma sugestão? Já tentou saber o nome do lugar onde morava o casal que começou a adoptar o apelido Pontes? Se eles não tiverem nenhum ascendente com esse nome, é bem provável que eles fossem conhecidos localmente, na altura, por "os da Ponte" ou "os do lugar da Ponte". É que eu tenho um caso semelhante da passagem repentina de Gonçalves de Sá para Gonçalves de Sá Eiras. E eu tenho certeza absoluta de que isto se ficou a dever ao facto de ter existido uma casa na aldeia, conhecida localmente por "Casa da Eira", e todas as pessoas que lá nasciam não eram conhecidas pelos apelidos de família (neste caso Gonçalves de Sá) , mas sim como "os da Eira". Se alguém de fora quisesse falar com o João Gonçalves de Sá, provavelmente ninguém o conheceria por esse nome, mas sim por "João da Eira". Com o passar do tempo e dado que muitas vezes os nomes dentro da mesma família repetiam-se, um ramo da mesma terá decidido adoptar o "Eiras" como nome de família. Assim, por exemplo, o meu avô, João Gonçalves de Sá, teve por padrinho o João Gonçalves de Sá Eiras, que era primo direito de seu pai, José Gonçalves de Sá. Palpita-me que algo parecido terá ocorrido com os seus Ribeiro Pontes. Penso que tenho outro caso na família, de uma bisavô cuja família é conhecida localmente como "Ferreira da Ordem", mas vim a descobrir que o apelido "Ordem" vem do lugar onde viviam, o lugar da Ordem, em Terroso.

Cumprimentos
Rosário

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44219 | fernando pontes | 02 jul 2003 08:35 | Em resposta a: #44177

Ola,

Sim, também é isso que penso que se passou (morarem junto a uma ponte)...mas...
Já andei a ver o Livro dos Arruamentos da Póvoa e os familiares que encontrei nenhum deles morava junto a uma Ponte. Mas quiça!!!

Na próxima 6ª feira vou ao Arquivo da Póvoa, e vamos ver se encontrarei mais dados.

Já ouviu falar em Quinta da Ordem!??! Não será em Terrosso??

E por falar em TERROSO...Aconselho a ler o Livro de João Aguiar "Uma deusa na bruma". Este "romance" passa-se em Terrosso (Póvoa de Varzim).

Que familia esta a investigar?!?!

Sem mais,

p.s.: o dado mais curioso nas minhas pesquisas foi o seguinte: o apelido RAJAO da minha avó materna vai ate meados do sec. XVIII, e o parente descendente seguinte é MAGAR. Se invertir (efeito espelho) MAGAR da RAGAO = RAJAO?!?!?!. Curioso!!!

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44228 | Aqua | 02 jul 2003 10:31 | Em resposta a: #44219

Caro Fernando Pontes,

Por acaso, tenho em mãos um livro que me emprestaram, intitulado "Paisagem Poveira", de Júlio António Borges, Ed. Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (2003). Talvez no Arquivo Municipal o tenham a venda. Há referência, pelo menos, a dois locais onde, em tempos, terão havido pontes. Diz assim:

"A ligação com Vila do Conde e o Porto fazia-se pela actual Rua dos Ferreiros, então denominada "estrada nova". Já mencionada em 1568, aqui viviam os ferreiros que trabalhavam para os estaleiros. Neste lugar havia uma ponte com arco de pedra que atravessava o "regato de Magar", oriundo do Coelheiro e cruzava o lugar de Favais. Quando, em 1862, se rasgou a estrada real nº 30, que ligava o Porto à Póvoa de Varzim, aquela rua passou a designar-se "estrada velha". (pág. 31)

"Em 1743 iniciaram-se as obras de construção da actual Igreja Matriz, aberta ao culto a 6 de Janeiro de 1757. O ano de 1756 marca a data da fundação da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. O despovoamento da Vila Velha fez com que, no início da 2ª metade do século XVIII apenas existissem ali 4 casas e uma extensa área de campos cultivados. Por aqui corria um regato sobre o qual passava uma ponte de pedra". (pág. 29)

Nunca ouvi falar de uma Quinta da Ordem, mas se for em Terroso certamente estará ligada a essa família. Estou a estudar, por enquanto, as famílias Sá (Gonçalves de Sá), Figueiredo e Lage. Se encontrar alguns desses nomes nas suas pesquisas, por favor avise-me. Quanto ao João Aguiar, eu já li "A hora de Sertório" (julgo que é esse o nome da obra). Não li "Uma deusa na bruma", mas já que a acção se passa aqui tão perto, tenho de o ler.

Rosário

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44229 | fernando pontes | 02 jul 2003 10:54 | Em resposta a: #44228

Muito obrigado,

São informações muito valiosas.

Sei que alguns dos meus antepassados viviam na Rua dos Ferreiros, ou por lá próximo.

Não sabia da existência do "regato de Magar"...

Por acaso saberá dizer-me em que consiste o Fundo legado pela Misericórdia da P. Varzim?

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Povoa Varzim - info

#44279 | Aqua | 03 jul 2003 10:43 | Em resposta a: #44229

Caro Fernando Pontes,

Lamento, mas não lhe sei dizer o que isso é.

Cumprimentos
Rosário

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 20:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen