Sarafana

Este tópico está classificado nas salas:

Sarafana

#3876 | Nuno | 08 mai 2001 19:17

Procuro informações sobre a origem da familia Sarafana, da Beira Baixa, que deu origem, entre outras, à familia Correia de Sampaio, de Castelo Novo.


Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#3881 | manuelr | 08 mai 2001 22:06 | Em resposta a: #3876

Caro Nuno Ponces

Sobre a origem do Nome e quem foi o 1º a usá-lo, não lhe poso ser útil.
Viveram muito tempo em Alpedrinha, e ligaram-se aos Vaz, Taborda de Negreiros e tb aos Matos da Atalaia do Campo, termo de CºNº.

Em todas as freguesias limítrofes de Cº Nº encontra Sarafanas.

Se pretende saber de algum em particular, posso ver se terei alguma coisa sobre ele.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#3892 | Nuno | 09 mai 2001 10:25 | Em resposta a: #3881

Caro Manuel,
Muito obrigado pela informação.Uma das hipoteses para o nome Sarafana terá sido
a alcunha Carafa posta a um espanhol que veio para Alpedrinha (seculo xvi) mas ainda
não consegui confirmar esta hipotese.
Sei que foi um padre desta familia que no seculo xvii passou a utilizar o nome Sarafana.

Tem alguma informação sobre um Manuel da Silva
Cabral que viveu em Castelo Novo(seculo xvii) que mandou
construir a casa que por sucessivos casamentos
veio a pertencer á familia Correia de Sampaio?

Com os melhores cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#3972 | manuelr | 10 mai 2001 23:21 | Em resposta a: #3892

Caro Nuno

Tenho vários Manuel da Silva Cabral, de Castelo novo, mas não sei qual deles se ligou Aos Correia Sampaio.

1-Manuel da Silva Cabral, cc Maria Branco, Pais de:
2-Manuel da Silva Cabralcc Margarida da Silva da Cunha, pais de
3-Manuel da Silva Cabral, n em CºNº em 1645 cc Maria Freire, irmã do Dr. Manuel Freire de Matos em 29-05-1667.Teve de Apolónia da Cruz Leitão, donzela, Pedro, em 1697

Irmãos do nº 2:
2-Estevão da Silva Cabral, soltº
2-Catarina Mendes da Cunha cc Capitão Paulo Rodrigues da Costa Manso
2-Jerónima do Avelar e Silva
2-Ana da Silva cc Gregório Pereira da Câmara
2-Guiomar da Silva Cabral cc Francisco da Costa Pinto

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#3993 | Nuno | 11 mai 2001 10:20 | Em resposta a: #3972

Muito obrigado pela informação.Tem imenso interesse essa informação que me deu.O Manuel
da Silva Cabral que mandou construir a actual casa Correia de Sampaio foi casado com Maria Freire.Não tendo filhos legitimos terá doado a casa a sua irmã que se não estou em erro veio
a casar com um Freire Corte Real que vieram a ligar-se aos Correias .
Alias Catarina Mendes da Cunha que eu nunca soube identificar, está sepultada na capela da Casa Correia de Sampaio
Mais uma vez obrigado

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4004 | manuelr | 11 mai 2001 16:16 | Em resposta a: #3993

Caro Nuno Ponces

Estive a ver dos elementos que tenho, os já relacionados, pois tenho muitos registos na base de dados mas não estão todos ainda " compostos " e o que tenho é o seguinte:

Freires:
1-Simão Freire, de Boidobra, casou com Domingas Antónia, de Alpedrinha, e tiveram
2-Cristóvão da Costa Freire que casou em 1588 com Maria da Costa e foi padrinho na Aldeia das Donas em 1600, pais de
3-Miguel Freire da Costa, de Alpedrinha, que se habilitou de genere em 1620.

Sem ligação estabelecida com estes,
1-Cristóvão da Costa, de Castelo Novo, fº de Veríssimo Saraiva Monteiro e de Maria Vaz Botelho, casou em CºNº em 1689 com Maria Correia, fª de João Correia e de Isabel Martins.

Silva Cabral:
1-Manuel da Silva Cabral cc Maria Branco ( Mendes da Cunha Avelar ?), pais de
2-Catarina Mendes da Cunha que casou com o Capitão Paulo Rodrigues da Costa Manso, fº do L.do Julião Rodrigues da Costa e de Margarida Manso, neto pat do L.do Constantino Rodrigues e de Isabel Fernandes, de CºNº e neto mat do Vigº L.do Gregório Antunes e de Isabel Marques, em 12-10-1637, em CºNº e tiveram
3-Isabel Cabral, n em 1640 m em 1666. Ele era irmão de Feliciana da Costa, que casou com Francisco Fernandes Sarafana ( da Silva?), familiar do Santo Ofício, fº de Pedro Lopes Sarafana e de Maria Fernandes, neto pat de Domingos Vaz e de Isabel Lopes.
Na altura em que um dos Manuel da Silva Cabral anda nas festas de batizados, aparece tb como padrinho, " o fidalgo de Belmonte ", que eu penso que seja um deles.

Correia Sampaio:

1-António Correia da Silva, casou com Brites..., pais de
2-António Correia de Sampaio, natural do Alcaide onde casou em 08-02-1651 com Isabel Pestana, fª de António Galvão Pestana e de Isabel Antunes. Era viúvo de Mécia de Almeida. Foi Padrinho na Atalaia do Campo em 1653.Teve da 1ª a
3-Maria de Almeida, natural do Alcaide, que casou em 1655 com Francisco Lopes Sarafana, fº de Francisco Lopes Sarafana e de Maria Nunes.

Há ainda um Álvaro Mendes da Cunha, cc Ana Fragoso de andrade, pai de
2-João Rodrigues de Beja cc Maria Supico de Morais Sarmento, pais de ...
3-Feliciana Nunes Sarafana !

Como disse, não sei se ainda posso relacionar mais alguma coisa, mas do que puder, não me parece que acrescente algo de novo.

Quanto a Vaz Sarafana, Lopes Sarafana, Nunes Sarafana a confusão é tão grande nos registos, que só para os " desenrolar " deve ser pior que os Taborda !

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4007 | Nuno | 11 mai 2001 16:50 | Em resposta a: #4004

Caro Manuel,
Mais uma vez obrigado pelas preciosas informações.
Em relação aos Sarafanas realmente a confusão é enorme. Há tempos tentei fazer um trabalho sobre essa familia, apoiado pelo arquivo da casa Correia de Sampaio(familia da minha mãe)
mas desisti e voltei-me para os Correias onde fui mais feliz e consegui ir até 1450. Vamos lá ver se consigo acabar. Faltam só algumas gerações mais recentes
Com os melhores cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4009 | manuelr | 11 mai 2001 17:21 | Em resposta a: #4007

Caro Nuno

Se forem os Correia Sampaio, 1ºs Viscondes de Castelo Novo, cuja filha Maria do Sagrado Coração de Jesus Correia de Sampaio cc Luís António de Barros Botelho e tiveram 7 filhos, todos Correia Botelho,ainda tenho alguma coisa, principalmente os ascendentes de Luís António. Ainda conheci pessoalmente uma filha e as netas, que viveram Salvo erro na Póvoa de Varzim e tinham casa no Escalos, mas perdi-lhes completamente o rasto.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4012 | Nuno | 11 mai 2001 17:59 | Em resposta a: #4009

Caro Manuel,

São realmente os Correias de que fala. Sou bisneto do Pedro Correia da Silva de Sampaio, irmão do Visconde de Castelo Novo .Sobre a ascendencia de Luis Barros Botelho tenho pouca coisa e, embora seja consorte, tenho interesse
na sua ascendencia.Se não der muito trabalho agredecia que me desse um pouco da sua ascendencia.Quanto á sua descendencia penso que a tenho mais ou menos completa.
Com os melhores cumprimentos

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4014 | manuelr | 11 mai 2001 18:15 | Em resposta a: #4012

Caro Nuno Ponces
Cá vai:

1-Alferes Manuel Fernandes Carrilho, cc Maria Jerónima. Naturais da Lardosa, pais de
2-Alferes Manuel Fernandes Carrilho Grilo, cc Catarina Gonçalves Louro, fª de António Gonçalves Saraiva e de Maria Gonçalves Louro, da Lardosa e tiveram
3-Manuel Fernandes Carrilho de Aragão; que segue
3-Domingos Gonçalves
3-P.e Manuel José Carrilho, nasceu em 1767, com pº de Ordenação

3-Manuel Fernandes Carrilho de Aragão, capitão de Ordenanças cc Isabel Maria Botelho, sobrinha do Vigário da Fatela, aparentada com Maria de Eça Teles, Administradora do Morgado do Paúl. Tiuveram
4-JOaquim Manuel Botelho, Sargento Mor de Milícias, a quem foi passada Carta de Brasão de Armas. Não sei com quem casou. Foi pai de
5-António Justiniano Batista Coelho, dos Escalos de Cima, Bachare. Casou 3ª vez com Joaquina Amália da Silva Biscaia Hortas, pais de
6-João Batista da Silva Hortas Botelho, dos Escalos de Cima, cc sua prima Maria José de Barros Castelo Branco, fª de Tomé de Barros de Castelo Branco e de Maria Cassiana Biscaia e Silva, e tiveram
7-Tomé de Barros Botelho, s.g.
7-Maria da Conceição de Barros Botelho, viveu em Gáfete, cc Dr. Rafael de Morais e tiveram Alberto Botelho de Morais, Maria da Glória, António, João e Maria José
7-Luís António de Barros Botelho cc Maria do Sagrado Coração de Jesus Correia de Sampaio de Melo e Castro, fª dos 1ºs Viscondes de Castelo Novo.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4016 | manuelr | 11 mai 2001 18:31 | Em resposta a: #4014

Caro Nuno

Maria Rosa de Melo e Castro da Cunha e Menezes de Sousa, cc o Conde de Lumiares, diz-lhe alguma coisa ?

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4576 | Nuno | 14 mai 2001 10:14 | Em resposta a: #4016

Caro Manuel,
Mais uma vez obrigado pelas suas preciosas informações.

Quanto a Maria Rosa de Melo e Castro não estará
a referir-se a Maria Rosa de Melo e Castro c.c
com Macario de Sousa Pinto Cardoso cujo filho Pedro da Cunha e Sousa veio a casar-se com Maria de Assunção da Cunha e Menese(Lumiares)?

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4596 | manuelr | 14 mai 2001 20:25 | Em resposta a: #4576

Caro Nuno

Exacto, que são 3ºs Avós de minha mulher. Só que não tenho esta linha.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4610 | Nuno | 15 mai 2001 10:15 | Em resposta a: #4576

Caro Manuel,

Maria Rosa de Melo e Castro encontra-se na gp
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=16754 onde vem referido os seus pais.Se estiver interessado na sua ascendencia terei muito gosto em dar-lha.
Eu descendo de sua irmã ( Maria Leonor c.c Francisco Correia da Silva de Sampaio) meus terceiros avós.

Com os melhores cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4613 | MAS | 15 mai 2001 11:57 | Em resposta a: #4012

Caro Nuno Ponces
Desculpará a «boleia» neste tema, mas precisava de trocar consigo umas informações genealógicas que temos em comum. Qual é o seu e-mail? O meu é soveral@netcabo.pt
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4617 | Nuno | 15 mai 2001 13:07 | Em resposta a: #4613

Caro Manuel,

O meu email é ncp@megamail.pt

Um abraço

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4743 | mop79436 | 17 mai 2001 17:19 | Em resposta a: #4014

Caro Manuel

Em Casegas aparecem uns Fernandes Grilo,o Rev Padre Francisco Xavier Fernandes Grilo e irmãos,Maria Fernandes Grilo cc Mathias Simão,Teresa Fernandes Grilo,Ana Fernandes Grilo ,Helena Fernandes Grilo e Manuel Fernandes Grilo, que teve filhos,Manuel Fernandes Grilo,Rosa Fernandes Grilo,José Fernandes Grilo e Maria Fernandes Grilo.

Estes faleceram c. 1795 e 1810.

Para além do referido no Manuel Fernandes Carrilho Grilo ,tem conhecimento de mais Grilos na Beira Baixa?

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana

#4753 | manuelr | 17 mai 2001 23:09 | Em resposta a: #4743

Caro Francisco

Na Beira Baixa tenho conhecimento de vários Grilo, espalhados +- por todo o Distrito, pois tenho apanhado alguns nos vários Concelhos. O mais conhecido será talvez o antigo Ministro da Educação, Marçal Grilo. Mas não tenho nada sobre os Grilo, a não ser sobre o antigo Ministro da Educação.
Destes, penso que o primeiro a ir para Castelo Branco foi Possidónio José da Silva Marçal, Bisavô do Ministro, que era do Nesperal, Priorado do Crato, onde foi bat a 27-06-1820.O avô deste, José Marçal da Silva,era do Cardal, Palhais, Sertã, casado com Isabel Maria, de Tira Cabeça, da mesma Freguesia.

Dos outros não tenho nada, mas como tenho a linha dos Carrilho, naturais da Lardosa, pendente, é natural que tenha de vir a saber de onde são esses.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Saraiva Monteiro - Castelo Novo (Fundão)

#326425 | MontDias | 29 mar 2013 23:44 | Em resposta a: #4004

Ex.mo senhor Manuel da Silva Rolão,

Vi que faz referência a um Veríssimo Saraiva Monteiro, de Castelo Novo.

Tendo-me aparecido uns antepassados de Tentúgal, orignários de Castelo Novo e com o mesmo apelido, gostaria de lhe perguntar se, eventualmente, terá na sua base de dados alguma referência a um

1. FRANCISCO SARAIVA MONTEIRO, que terá nascido cerca de 1665 em Castelo Novo. Casou com uma mulher de Tentúgal (Montemor-o-Velho), Inês da Conceição. Viveram em Lisboa e tiveram:

2. INÁCIO SARAIVA MONTEIRO, couteiro dos duques de Cadaval em Tentúgal, c.c. Antónia Rodrigues Neto. C.g.

2. padre FRANCISCO SARAIVA, s.m.n.

2. ISABEL SARAIVA, s.m.n.?

Desde já, muito grato por qualquer informação que me possa dar.

Uma santa Páscoa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 06:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen