Costas,de Seia,Midões e Lagares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39110 | Conde | 04 abr 2003 13:29

Confrades:
Palpita-me que são todos aparentados.Mas concretamente procuro Eufémia bap.6.Ag.1759,fª de Domingos Coutinho e Luisa da Costa,de Lagares e ele de S.Romão (fº de Domingos Fernandes Coutinho e de sm Catarina Fernandes) e a Luisa fª de Manuel da Costa, de Lagares e sm Isabel Gonçalves.
Por outro lado procuro a família Vaz da Costa,de Midões.Procuro ainda Manuel da Costa Paes c 28.6.1738 S.Martº de Seia com Luzia Ferreira ou Lopes Ferreira,filha de Manuel Lopes Madeira e sm.Mariana Ferreira.Ora venham lá esses Costas.Cumprimentos a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39294 | Conde | 07 abr 2003 12:30 | Em resposta a: #39110

Continuação:Manuel da Costa Pais já referido,seria filho de Martinho Lopes e sm Ursula Paes,casados em S.Martinho de Seia a 56.10.1692,sendo este bap. a 18.11.1688 e ela a 7.10.1674(filha de António Gabriel e de s.m. Ana Paes, casados a 14.1.1674).Martinho Lopes era filho de Francisco Lopes e de s.m. Maria Martins(casados a 31.10.1664 em S.Martinho de Seia),neto paterno de Afonso Tavares e de Isabel Lopes.Questões:Quem é este Afonso Tavares que era de outra condição social?Como aparece o apelido Costa?

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39297 | Conde | 07 abr 2003 12:47 | Em resposta a: #39294

E quem será o Manuel da Costa, de Midões, filho de Simão da Costa e de s.m. Ana da Cruz,casado a 25.12.1729 com dispensa de 3º e 4º graus e de 4º por outra via com Madalena Soares(todos de Midões) filha do Padre Luis Soares de Albergaria,desta Vila (Cf.SOARES DE ALBERGARIA,de (LBG)Manuel S.A.P.Mello,pag.225 e pag 187,188)e de Isabel Tavares, das Chãs de Viseu,sendo filho o dito Padre de Manuel Soares de Albergaria e de sua mulher D.Maria Antunes da Costa,Senhora do Morgado de Midões,filha esta do Capitão Pedro Sengo da Costa e de sua mulher Maria Antunes da Costa.E pelos vistos o casal Simão da Costa e Ana da Cruz teve ainda outra filha a saber D.Angela da Costa,cc Midões com Manuel de Sousa,sendo pais de Manuel Inácio de Sousa,Alferes de Ordenanças em Midões e FSO (M247,dil.1537),casado a 15.12.1758 com D.Maria do Riosário Soares de Albergaria,n.Currrelos.bap.27.5.1738,filha de Jorge Monteiro Soares de Albergaria e sm D.Maria Josefa da Costa (Cf.pag.201 do mesmo livro).
Há notícias?

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39298 | cris | 07 abr 2003 12:49 | Em resposta a: #39110

Gostaria de entrar em contacto consigo. Seria possivel ?

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39305 | Conde | 07 abr 2003 13:11 | Em resposta a: #39298

Pode.Mas a ideia do forum é a de pôr as nossas perguntas e respostas em open space.Se me quiser indicar a dúvida em aberto preferiria.Se não puder ser,logo arranjaremos uma via alternativa.
Não tenha acanhamento de pôr as suas questões.Nem ninguem nasce ensinado, nem ninguém sabe tudo,a não ser Deus,para este último caso.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39311 | cris | 07 abr 2003 13:19 | Em resposta a: #39305

Agradecida.
A minha familia "MATOS" assim como "MENDES" vêm de Marco de Canaveses. Gostaria simplesmente de saber se conhece esta terra ?

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39317 | Conde | 07 abr 2003 13:29 | Em resposta a: #39311

Conheço muito bem e sou Mendes de lá:têm grande possibilidade de ser Mendes de Vasconcellos.Conhece a freguesia desses?Há Mendes em Penhalonga,Sande,Tuias,Avessadas,Canaveses,Fornos,Freixo,que conheço bem.Noutras haverá.Matos é o nome de uma das freguesias do Marco.Pode ser que o seu apelido provenha de topónimo.Só vendo.Há outros Matos vindos de fora.Em Sande ou Penhalonga há uns Matos do Sec.XVI mas são poucos.Dê mais dados.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39319 | cris | 07 abr 2003 14:03 | Em resposta a: #39317

Julgo que os Mendes (avó) vêm de Tuías.
Agricultores de uma quinta em Tuias sei que a minha avó é prima da maê do Eng. Belmiro de Azevedo. Uma parte da familia encontra-se hoje no Brasil onde têm certos comércioas como padarias.

Quanto à familia Matos (avô) sei que nasceu em 1920 (José Carlos DE MATOS)no concelho de Tuias. Seu pai (meu visavô) tocava harmonica e animava festas, casamentos, etc.

Estou muito interessada pela genealogia da minha familia (DE MATOS). Na proxima visita a Portugal vou tentar contactar directamente um genealogista. Ja agora lhe deixo o meu mail cristinadm@bluemail.ch

Muito obrigada pelas suas informacoes.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39389 | Conde | 08 abr 2003 08:18 | Em resposta a: #39319

Pelos vistos tem a sua genealogia toda feita.É melhor contactar a Profª Emília Monteiro,casada com o genealogista António Monteiro Novais Sanhudo,residentes na Casa de Santo António,Rua Dr.João Leal Marco de Canaverses e que têm um completo estudo sobre as suas linhas.E desde já lhe adianto que vai ter agradáveis surpresas,pois por esse lado descendem todos,incluindo o Engº Belmiro de Azevedo,de famílias ilustres e fidalgas,embora tenham decaído algures na História .
Parabens.Vê que é fácil?

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39403 | cris | 08 abr 2003 09:58 | Em resposta a: #39389

Agradeco-lhe muiiiiito pelas suas informacoes, informacoes essas que me deixam agradavelmente surpreendida. Suponho que se refere aos Mendes?! Sera que a Sra Monteiro me podera ajudar igualemente com os Matos ? E jà agora, neste site poderei obter ainda mais informacoes necessarias à minha genealogia? Interesso-me bastante jà desde os 14 anos (hoje 28).
Caro senhor, penso que nao sabe a que ponto me ajudou!! Assim aqui lhe envio de Genebra os meus sinceros agradecimentos.
CRIS

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39726 | md | 11 abr 2003 15:45 | Em resposta a: #39297

helo

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39729 | md | 11 abr 2003 15:54 | Em resposta a: #39297

Meu caro

Detenho especial interesse neste tópico, visto que alguns dos nomes acima referidos serem tataravós meus.
Desconheço o porquê do uso de «D.» para Maria Antunes da Costa, ou qualquer outra informação sobre a mesma.
Desculpe a audácia, mas que interesse detém neste tópico?
Midões

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39734 | Conde | 11 abr 2003 16:49 | Em resposta a: #39297

O uso do Dona resulta da situação social de proeminência e não funciona como hoje.Neste caso parece mais derivar do casamentro do que da paternidade,uma vez que a mulher do capitão não o usa.Interessa-me este tema por várias razões sendo uma delas,a menos importante,por descender dos Costas Godinhos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39742 | md | 11 abr 2003 17:22 | Em resposta a: #39734

Antes de mais agradeço-lhe a atenção dispensada.
As indicações que tenho são de que Maria Antunes da Costa casada com Manuel Soares de Albergaria, seria Senhora do Morgado de Azenhas em Midões, herdado de sua tia D. Isabel Antunes.
D. Maria Antunes da Costa filha de Pedro Sengo e D. Maria Antunes da Costa, daí a minha questão sobre o «D.». Desculpe mas saberá explicar-me de onde vêm estes Costas, provávelmente a sua dúvida será mesmo esta!
Queira desculpar mas continuo sem entender de onde vem o D., visto que a mãe e a tia o usam.
Já agora quem são os Costas Godinhos, desculpe-me a ignorância!?

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39850 | Conde | 14 abr 2003 12:41 | Em resposta a: #39742

A minha questão é mesmo essa.Os Costas Godinhos vêm dos Costas desenvolvidos pelo genealogista e Bispo de Pinhel Mendonça Arrrais,de Seia,na sua obra Genealogia dos Costas salvo erro,já publicada no Arquivo de Documentos Históricos,esgotadíssima obra e que bem merecia uma reimpressão.
CUMPRIMENTOS.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39855 | md | 14 abr 2003 13:53 | Em resposta a: #39850

Meu caro
Antes de mais venho pedir-lhe desculpa pela enorme falta de educação que tenho tido para consigo, não só não me apresentei, como também nem me despedi, espero que me compreenda, pois é muito estranho para mim faze-lo para um ecrã.
Mas voltando aos Costas, focando a situação de Maria Antunes da Costa, filha de Pedro Sengo, que era capitão; pergunto-lhe qual é a associação que faz entre estes Costas e os Costas Godinhos, de que entoncamento?
Com os melhores cumprimentos
Diogo Albergaria

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#39917 | Conde | 15 abr 2003 11:31 | Em resposta a: #39855

Caro Diogo Albergaria:
Não sei entroncar.Mas imagino esta terra há quatro séculos atràs,sem geografia que permita toponomizar Costas,e interrogo-me sobre quantas famílias homónimas e absolutamente distintas poderia haver.O mesmo exercício é de fazer sempre nestas situações (não em Lisboa,Porto,Coimbra ou praças fortes).E o mesmo é válido para outras vergônteas que não patronímicas,como Ferrões,Castelo-Brancos,Amarais,Loureiros e assim por diante.Se calhar só no céu saberemos entroncá-los.Mas a suspeita fundada fica.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Costa Godinho, da Casa do Adro, em Avô

#39927 | Portuguez | 15 abr 2003 13:32 | Em resposta a: #39734

Caro Conde
Refere-se aos Costa Godinho da Casa do Adro, em Avô?
Cumptos.
Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Costa Godinho, da Casa do Adro, em Avô

#39940 | md | 15 abr 2003 15:27 | Em resposta a: #39927

Exº.Sr. Alexandre Tavares Festas
Peço desculpa, mas gostaria de saber se é possivel entrar em contacto consigo via mail, pois tenho algumas questões, sobre SDA, e penso que pelo menos saberá indicar-me como as posso tentar resolver.
A única pessoa a quem me dirigi para tentar perceber algumas coisas, foi o Sr. Vasco Briteiros, mas ele na discussão sobre o morgado de tonda, era o único que não era SDA.
Agradeço-lhe desde já a atenção dispensada
Com os melhores cumprimentos
Diogo SDA
ps- peço-lhe desculpa pela ousadia, mas foi a única maneira que tive de falar consigo. obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Costa Godinho, da Casa do Adro, em Avô

#39964 | Portuguez | 15 abr 2003 19:50 | Em resposta a: #39940

Caro Diogo Soares de Albergaria

Não incomoda de maneira nenhuma, e sem Exa. sff. Tentarei ver se posso ser-lhe útil, na medida dos meus pequenos préstimos, na floresta albergariana. Escreva para atavaresfestas arroba hotmail ponto com.

Melhores cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Costa Godinho, da Casa do Adro, em Avô

#40008 | Conde | 16 abr 2003 12:24 | Em resposta a: #39927

Caro Portuguez:
Por exemplo esses.Os Costas Godinhos são todos os mesmos naquela zona.Os Costas que refiro ligam-se a Motta Veiga,aos Brandões que dão os Viscondes do Ervedal,e destes aos Hortas da Franca de Sousa Macedo de Almeida e Vasconcellos,e dão os Horta e Costa,Barões de Santa Comba,etc.etc.Se vir os ascendentes do Visconde de Vinhal lá encontra estes Costas.Daí o meu palpite.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Costa Godinho, da Casa do Adro, em Avô

#40046 | Portuguez | 16 abr 2003 20:51 | Em resposta a: #40008

Caro Conde

Não sei qual a ligação dos Costa Godinhos aos Costas que refere. Se a descobrir nos nobiliários oitocentistas que trouxe de Avô digo-lhe, depois da Páscoa. Não consegui também subir o Costa de Horta e Costa, Vinhal, Ervedal, aqui no GP, mas registo a informação. A minha pergunta baseou-se apenas em curiosidade, pois o meu ramo Costa vem do Salgueiral, junto a Coja, e só muito mais para trás, eventualmente, poderá entroncar em fonte comum a estes de Seia e Midões. Quiz perceber melhor o Daniel da Costa Godinho padrinho de meu bisavô Alexandre de Figueiredo e Costa. Numa primeira fase pensei que fosse parente pelos Costas, mas não, era apenas vizinho e parente snme pelos Amaral, de Midões.

Cumprimentos

Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Costa Godinho, da Casa do Adro, em Avô

#40087 | Conde | 17 abr 2003 13:43 | Em resposta a: #40046

Caro Portuguez:
Quem tinha isto tudo estudado era o Manuel Rosado.Veja se consegue contactar a Mizinha que foi quem ficou com o espólio.
Páscoa Feliz.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#41950 | Conde | 20 mai 2003 07:43 | Em resposta a: #39294

Esta mensagem é sobretudo para o Primo Eduardo Osório:E estes Tavares são dos mesmos?Conhece alguma coisa dos Costas que refiro de entrada?E conhece porventura um Romão Tavares casado com Maria Antónia,de Touriz com larga descendência?.Desculpe a "metralha".
Agradecidíssimo,cumprimento cordialmente.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#45279 | Conde | 18 jul 2003 10:51 | Em resposta a: #39110

Caro Dr.Pedro França:
Estes são os Costas desentroncados que procuro.Sabe alguma coisa deles?Serão dos outros,como me palpita?Quem dera...
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#45334 | Pedro França | 19 jul 2003 00:31 | Em resposta a: #45279

Cara Neca:

Quanta surpresa! Àquela hora já era suposto eu estar deitado na posição horizontal e em vale de lençóis... Sabe, o dia não se faz rogado, nem estica por mais algumas horitas o breu da noite só para me ser agradável. Daí que eu tenha de pôr a escrita do meu sono em dia, senão, fico bêbedo de todo.
Pois disponha, em "forno brando". Ainda bem que pude ser-lhe útil.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#45335 | Pedro França | 19 jul 2003 00:42 | Em resposta a: #45334

Caríssimo Conde:

A mensagem para a Neca veio parar aqui inadvertidamente. É que, como o meu sinal de ligação à rede pela Netcabo costuma cair-me com montes de frequência, vejo-me na necessidade imperiosa de clicar para copiar o texto, salvando-o, para depois colá-lo caso deixe de me ser apresentada a página. Infelizmente, o rato não me copiou o texto que eu acabara de lhe escrever e o computador apenas reteve a mensagem precedente que não vinha ao caso neste tópico. Enfim, não vejo
solução para o problema.
O que eu lhe queria dizer, de facto, é que tomei nota de todas as intervenções neste tópico. Posso dizer-lhe, confrade amigo, é que,
quanto a Costas, tenho por referência as genealogias de F. Gaio e do Bispo de Pinhel. Também sou um Costa Godinho, por várias vias: a dos Mirandas Brandões CB:cos, e a dos Costas Brandões que depois desembocam nos Ervedais da B:ra. Minha avó paterna ainda usou o apelido Costa, que entretanto, nas gerações seguintes desapareceu por negligência, infelizmente.
Pois, eu vou ver se consigo construir um "puzzle" decente com os dados que reuni. Vou estar atento às intervenções neste tópico.
Mas...vai demorar. Roma e Pavia...
Entretanto, fique com o meu abraço costumeiro.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#45415 | Conde | 21 jul 2003 09:21 | Em resposta a: #45335

Caro Amigo:
Agradeço-lhe muito,mesmo.Estas linhas de Costas não sei entroncar.Os Costas Godinhos sei.Deve andar tudo pelo mesmo.O país é pequeno.
Boas férias.Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#152733 | Pinduka | 17 abr 2007 19:21 | Em resposta a: #45415

Caro Conde,

Alguns anos depois de ter iniciado este tópico, tomo contacto com o mesmo e informo-o que também faço parte da mesma família, Costa Godinho. Por via de meu 4º Avô Arcanjo da Costa Pinto descendente dos Miranda Brandão Castelo-Branco e dos Costa Brandão. Aliás o "interveniente" Pedro França é neto paterno de uma prima co-irmã de meu Avô paterno. No meu caso o uso do Costa ainda se mantém.
Disponibilizando-me para o que poder auxiliar, cumprimentos,

Pedro da Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#153847 | Conde | 26 abr 2007 15:25 | Em resposta a: #152733

Então somos parentes por esse costado.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#153852 | Pinduka | 26 abr 2007 15:49 | Em resposta a: #153847

Boa tarde,

É sempre agradável conhecer parentes, mais ou menos longínquos, como tal disponibilizo-lhe o meu email caso necessite de algum auxílio que considere pertinente.
Ficando a aguardar notícias, cumprimentos,

pedrocostapinto arroba portugalmail ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#196099 | ffarrajota | 11 mai 2008 21:20 | Em resposta a: #39110

Senhor Conde:
Sou descendente de João Coutinho e Maria Ferreira, casados a 9 nov 1714, de S.Romão, ele filho de Domingos Fernandes e Catarina Coutinho, casados a 26 fevereiro 1685. Estes Coutinhos terão alguma ligação com os seus antepassados? Tem mais informação sobre a família Coutinho?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#209143 | Conde | 24 set 2008 18:41 | Em resposta a: #196099

Parecem os mesmos mas não sei mais do que tenho aqui.
Cumprimentos Cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Costas,de Seia,Midões e Lagares

#256152 | espariz | 07 jun 2010 22:47 | Em resposta a: #39294

Tambem tenho o sobrenome Da COSTA, a minha familia é duma pequena vila chamada Avô, fica no conselho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Somos muitos, posso mesmo afirmar que somos quase todos "primos e primas". O meu avô chamava-se Ramiro da Costa. Gostava muito de saber da onde vai este ramo dos Costas.
Tambem tenho um tio que não tendo Costa no seu nome, pois chama-se Quaresma, descobriou há pouco tempo que o seu sobrenome têm origem nos Costas Quaresma, de Candosa ou Várzea de Candosa, distrito de Tábua. Ele vive no mesmo distrito mas noutra terra. Gostaria muito de saber algo destes Costas. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 20:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen