Ascendência do Barão de N. Friburgo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias | Regiões | Brasil

Ascendência do Barão de N. Friburgo

#39115 | Vasconcelosminas | 04 abr 2003 14:03

Caríssimos colegas,

Estou procurando maiores informações sobre a ascendência portuguesa do 1º Barão de Nova Friburgo Antônio Clemente Pinto (título brasileiro.

O Arquivo Nobiliárquico Brasileiro, sobre esse titular, informa somente o seguinte:

NOVA FRIBURGO

O 1º barão com grandeza de NOVA FRIBURGO foi Antonio Clemente Pinto que nasceu em Ovelha de Matão e, Portugal em 6 de Janeiro de 1795 e faleceu em 4 de Outubro de 1869 no RJ com 75 anos de idade.Era filho de Manuel José Clemente Pinto e de Luiza de Miranda neto paterno de João Clemente Pinto e de Maria GONÇALVES.Casou com Laura Clementina da Silva que faleceu em Nova Friburgo a 9 de Janeiro de 1870.Eram pais do 1ºbarão e conde de SÃO CLEMENTE e do 2º barão e conde de NOVA FRIBURGO.Grande do Império,era Dignitário da Imperial Ordem da Rosa e de Cristo e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.

Brasão de Armas: Escudo partido em pala: na primeira em campo de ouro,cinco crescentes de lua de azul,postos em aspa; na segunda as armas dos Vasconcellos que são:em campo preto,três faxas,veiradas e contraveiradas de prata e goles.TIMBRE: uma águia de preto,estendida.(Brasão passado em 8 de Dezembro de 1857.Reg.no Cartório da Nobreza,Liv.VI,fls.37).

O que mais me chama a atenção é o referido titular trazer os Vasconcelos representado em suas armas.

Abraços do

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Barão de N. Friburgo

#39119 | Conde | 04 abr 2003 14:49 | Em resposta a: #39115

Caro Confrade:
Não será Ovelha do Marão? É creio que no actual concelho do Marco ou Penafiel. E já viu os barões portugueses de S.Clemente? Creio que nos últimos anos da monarquia lusa houve um Conde de Clemente Pinto. Estará nos livros do Ministério do Reino do ANTT. Mas cito de cór.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Ascendência do Barão de N. Friburgo

#39551 | Vasconcelosminas | 09 abr 2003 16:59 | Em resposta a: #39119

Caríssimo Conde,

É mui salutar voltar a "falar" contigo!
Não sabia da existência dos Condes de Clemente Pinto. Irei tentar obter algo sobre os ditos titulares e, igualmente, sobre o lugar de Ovelha do Marão (Marcou ou Penafiel).
Novamente, reitero o meu agradecimento.

José Roberto
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Barão de N. Friburgo

#95565 | JBrito | 09 jul 2005 01:15 | Em resposta a: #39115

Caro José Roberto

Também eu procuro informações acerca de Nova Friburgo, mas que julgo nada terem a ver com o Barão desse título.
Mais concretamente, procuro a ascendência de D. Antónia Maria de Jesus, que terá nascido a 10.12.1833 (data não comprovada) em Nova Friburgo (São João Baptista ou São José do Ribeirão), f.ª de António Luís Ribeiro (n. em Nova Friburgo - São José do Ribeirão) e de D. Antónia Maria de Jesus (n. em Nova Friburgo - São José do Ribeirão).
D. Antónia terá casado a 08.01.1849, em Nova Friburgo (na Vila de Morro Queimado?), com João Lourenço da Costa, açoriano, tendo depois ido viver para os Açores, onde deixaram numerosa descendência, na qual me incluo eu próprio, 4º neto daquele casal.

A tradição familiar recorda ser ela aparentada com o Barão de Aquino (do qual pouco mais sei do que o que vem referido na "Nobreza de Portugal e do Brasil" e no "Dicionário das Famílias Brasileiras"), com Francisco Alves Ribeiro (que julgo ser o Comendador Francisco Alves Ribeiro, sogro daquele Barão) e com um José Cordeiro da Fonseca.

Qualquer informação acerca deta "gente brasileira" será muito bem vinda e preciosa para as minhas curiosidades genealógicas.

Cumprimentos do

Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

Ascendência do Barão de N. Friburgo

#95706 | vasconcelosmg | 11 jul 2005 15:32 | Em resposta a: #95565

Caro Jorge de Brito,

Em mãos tenho os seguintes dados sobre o Barão de Aquino que, talvez, possa ajudá-lo em algo. AQUINO, BARÃO DE
JOSÉ DE AQUINO PINHEIRO
Título concedido a 27.03.1867, de origem antroponímica, tomado ao nome de família. Não teve Brasão de Armas. Era Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial. Comendador da Ordem da Rosa e Comendador da Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa (em Portugal). Nasceu a 07-MAR-1837, na fazenda do Ribeirão ( Duas Barras), em Cantagalo. Faleceu a 20–AGO-1921, sendo sepultado no Cemitério de Duas Barras-RJ. Filho legítimo do Barão e Baronesa do Paquequer, respectivamente, Tenente-Coronel Joaquim Luiz Pinheiro e Quenciana Maria de Souza Pinheiro (posteriormente Visconde e Viscondessa de Pinheiro). Neto paterno de João Luiz Pinheiro e Maria Luisa Ribeiro. Neto materno de Felisberto Vieira de Souza. Fazendeiro, o Barão se constituiu no maior produtor e escoador de café de Sumidouro, onde era proprietário da Fazenda Santa Mônica. Coronel da Guarda Nacional. Delegado de Policia de Sumidouro e do Carmo, Vereador, Presidente da Intendência, Juiz de Paz em Sumidouro, Suplente de Juiz Municipal no Carmo, em Nova Friburgo e Sumidouro. Pertencia à Irmandade dos Passos de Juiz de Fora, era Benfeitor da Santa Casa de Misericórdia, Sócio Fundador de 21 irmandades e de associações filantrópicas. Militou na política, filiado ao partido conservador. Muito auxiliou a construção do ramal de Sumidouro da estrada de ferro, hoje Leopoldina, fornecendo gratuitamente madeira e pedras e fazendo doação em sua fazenda do terreno necessário à via férrea. Em reconhecimento, a administração da mesma estrada deu a denominação de barão de Aquino a uma das estações do referido ramal. Em 10.10.1857, em Duas Barras, casou com Rita Luisa Ribeiro, nascida a 16-JAN-1841, na freguesia da Conceição de Duas Barras-RJ e falecida em 1920, no Rio de Janeiro. Era filha legítima do Comendador Francisco Alves Ribeiro.
Deixou uma prole de 15 filhos

Ainda não tenho a relação dos filhos desse titular.

Nova Friburga, cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, é de fato a antiga Vila do Morro Queimado, fundada esta cidade por D. João VI por meio do estabelecimento de uma colônia de imigrantes suiços pelos idos de 1818, se não me falha a memória.

Com relação direta ao objeto de sua colocação, infelizmente, não disponho de elementos que lhe possam ajudar no momento. Irei tentar levantar alguma informação a respeito.

Cordialmente,

José Roberto
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Barão de N. Friburgo

#95740 | JBrito | 11 jul 2005 22:25 | Em resposta a: #95706

Caro José Roberto Vasconcelos

Muito agradecido pelas preciosas informações acerca do Barão de Aquino.
Se puder, como diz, recolher alguma informação específica acerca dos meus antepassados referidos na minha mensagem, fico-lhe muito grato.

Desde já o meu muito obrigado pela sua disponibilidade.
Cumprimentos do

Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Barão de N. Friburgo

#112565 | AGJunior | 21 fev 2006 15:02 | Em resposta a: #95565

olhando o forum observei que precisam de noticias sobre os barões de aquino, diga exatamente o que deseja. pois sou aparentado a essa familia e tenho um trabalho sobre essa gente

Resposta

Link directo:

Barões de Aquino

#112730 | JBrito | 23 fev 2006 11:02 | Em resposta a: #112565

Caro AGJunior

Como pode ver numa mensagem minha neste tópico, de 09.07.2005, o meu interesse nos barões de Aquino vem de um possível parentesco de uma 4ª avó minha, D. Antónia Maria de Jesus, brasileira, com esses barões. Essa minha 4ª avó terá nascido em 1833 em Nova Friburgo e era f.ª de António Luís Ribeiro e de s.m. D. Antónia Maria de Jesus.
Na minha Família há a tradição oral de ela ser aparentada com o Barão de Aquino, pelo que tudo o que diga respeito a estes titulares tem interesse para mim, para tentar esclarecer o parentesco e para descobrir a sua origem. Julgo que o parentesco deveria ser próximo, pois nessa família existem outros titulares (pelas pesquisas que fiz, haveria os viscondes de Pinheiro, barões de Paquequer, barões de Castelo, etc.) mas apenas a ligação ao barão de Aquino ficou na memória familiar.
Assim, estaria muito interessado em conhecer o trabalho que tem sobre essa Família. Quem sabe até poderia haver parentesco entre nós, e estar interessado na descendência desta senhora aqui em Portugal!
Se preferir contactar-me para o meu e-mail pessoal, é "jorgedebrito arroba netcabo.pt".

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ascendꮣia do Bar㯠de N. Friburgo

#146092 | Leac | 01 mar 2007 19:52 | Em resposta a: #112565

AGJunior, também sou parente do Barão de Aquino. Meu avô é bisneto dele.
Tenho algumas informações da família, mas gostaria de saber mais.
Por favor, entre em contato para que possamos trocar alguns dados.

Sds, Lea

Resposta

Link directo:

RE: Ascendꮣia do Bar㯠de N. Friburgo

#207473 | Adilson Guimaraes Jr | 06 set 2008 09:01 | Em resposta a: #146092

Desculpe a demora em responder a sua questão, pois estive afastado por muito tempo do forum. O que a Sra. deseja saber sobre o Barão de Aquino, se souber lhe responderei com o maior prazer. Adilson

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Barão de N. Friburgo

#215813 | Renato L. Ribeiro | 17 dez 2008 17:41 | Em resposta a: #95565

Eu como Filho,neto e Bisneto e Tataraneto de Ribeiro,gostaria muito que fosse enviados qualquer Genealogia de meus antepassados por favor.Estive recentemente fazendo umas pesquisas com o Prof.Farid Habib grande professor e Historiador de nossa familia e morador na Cidade de Duas Barras que se encontra fazendo uma pesquisa sobre a data de falecimento e local exato aonde foi enterrado o meu Tataravô Com. Francisco Alves Ribeiro e estamos com problemas da data exata e local de seu falecimento e outros.Moro na Cidade de Sumidouro-RJ exatamente no Largo Senhor dos Passos,170-A Centro.Meu email são:

-renatolribeiro@sumicity.com.br
-renatolribeiro@uol.com.br

Gostaria de deixar aqui meu voto de agradecimento e pedir desculpas pelos erros ortográficos.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência do Barão de N. Friburgo

#227762 | mccouto | 27 abr 2009 21:37 | Em resposta a: #112565

Gostaria de saber se o avô materno do Barão de Aquino, que segundo consta se chamava Felisberto Vieira de Souza, é o mesmo que era casado com Maria Lina Gonçalves Couto, filha de Manuel Gonçalves Couto e Mariana Angélica Gonçaves.
Estou fazendo uma pesquisa sobre a familia Couto.
Grata,
Maria do Carmo Couto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 13:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen