Chaby

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Chaby

#39153 | S.João de Rei | 04 abr 2003 22:43

Caros Luís Albuquerque Veloso, Artur e Luís Camisão


Aqui segue, a ascendência Chaby dos meus filhos, Pedro e Constança;

Francisco Bernardo de Chaby (1722-1720), natural de Berna – Suiça.
Oficial, chega a Portugal, junto com o príncipe conde de Lippe,
Cc
Maria Felizarda Guerreiro (1768-1790)
#
Manuel Bernardo de Chaby (coronel) (1773-1834)
Cc
Margarida Pereira (1785-1869)
#
Cláudio Bernardo P. de Chaby (general e escritor) (1818-1905)
Cc
Mª Josefa J.A:P.A Sousa Camisão
e
Carlos Augusto Pereira de Chaby, oficial (1823-1897)
Cc
Mª Adelaide Augusta Nogueira Velho ( 1840-1892)
#
Cláudio Alberto Nogueira Velho de Chaby (general)
e
Manuel Pedro Nogueira Velho de Chaby (coronel) (1868-1898)
Cc
Mª Clementina Vieira Corte Real (1875-1924)
#
Viriato Corte Real Velho de Chaby (1904-1977)
Cc
Adriana Moura Coutinho Correia d’Oliveira – S.Pedro do Sul
#
Mª Helena Correia d’Oliveira de Chaby (filha única)
Cc
Mário Júlio Vian Costa
#
Ana Bela de Chaby Vian Costa
Cc
José de Azevedo Coutinho


Um abraço,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#39156 | artur41 | 05 abr 2003 00:15 | Em resposta a: #39153

Meu caro Zé


Refere-te a uma senhora de apelido Pereira de Araújo Sousa Camisão: os nomes próprios são Maria Josefa? De certeza que era familiar de meus antepassados. Isso significa parentesco com teus filhos!!
Vou investigar isso. Não tens mais dados?


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#39157 | artur41 | 05 abr 2003 00:17 | Em resposta a: #39156

Errata:


Onde se lê refere-te, deve-se ler referes-te.

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#39178 | camisao65 | 05 abr 2003 17:30 | Em resposta a: #39153

Caro Zé,

Se tiveres mais dados sobre a Josefa, agradecia-te.

Grande abraço

Luís Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#39329 | LAV | 07 abr 2003 15:39 | Em resposta a: #39153

Meu Caro José de Azevedo Coutinho

Muito obrigado pelas suas informações. Descubro assim a descendência de uma Maria de quem eu não sabia nada mais (a não ser que tinha nascido em Lagos) e que penso ser filha de Augusto Cézar CR e de Cristina Amália Pestana Vieira. Penso pois que, sendo esta a antepassada dos seus filhos, era irmã de Augusto que casou com Deolinda Amélia Martins, e de Henriqueta e Isaura (serão ainda mais irmãos?).

A ser assim, muito lhe agradeceria dados sobre a eventual descendência destes seus parentes pois nada sei.

A ser assim, uma vez mais, penso poder traçar o seu parentesco com a sua mulher que penso ignora. Ela descenderia de Arcangela Micaela de Almeida CR e você, tal como eu, do irmão António de Freitas Corrêa de Almeida CR.

Abraço do

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#39335 | LAV | 07 abr 2003 16:17 | Em resposta a: #39153

Meu Caro José de Azevedo Coutinho

Esqueci-me de lhe transmitir outro meu parente que casou com uma Chaby:

Rosa Bernardo Chaby, filha de Francisco Bernardo Chaby, nasceu em Berna, e de D. Maria Felizarda, nasceu em Beja, casou com Lázaro António Pessanha, nasceu em Lagos a 2/4/1781 e era irmão do nosso 5° avô João Vellozo Pessanha Mascarenhas Cabral.

Aquele casal teve, além de outros que ignoro, os seguintes 3 filhos:

- Cláudio 1° do nome, nasceu em 1821
- Maria 4ª do nome, nasceu em 1822
- Cláudio 2° do nome, nasceu em 1824.

Sabe mais alguma coisas destes nossos parentes? Por "aqui" é parente de uns parentes da sua mulher.

Abraço do Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#41225 | S.João de Rei | 07 mai 2003 21:39 | Em resposta a: #39335

Meu caro Luíz

Desculpe o atraso da resposta, mas só há dois dias reparei na mensagem. Segue em breve uma versão mais completa dos Chaby. Não tenho no entanto a existência de Rosa Bernardo de Chaby, sendo Manuel Bernardo de Chaby o único filho de Francisco Bernardo de Chaby, que tenho registros de descendência. Vai incluído também a ascendência de Chaby Pinheiro considerado até hoje o maior actor Nacional.
Do lado Corte Real, Maria Francisca Albergaria Almeida Corte Real cc João Vellozo Pessanha Mascarenhas Cabral, seus 5ºs avós e meus 4ºs avós; segundo Manuel João Paulo Rocha, no quadro de ascendência e descendência de Lançarote de Freitas, Maria Francisca seria filha de Salvador Fernandes da Costa d’ Almeida Corte Real e de Laurência Francisca Xavier Soares d’ Albergaria, qual a ligação destes com Augusto Cézar CR, Arcangela Micaela e António de Freitas Corrêa de Almeida CR ? Lázaro Moreira Corte Real filho de Francisco Pereira da Luz Corte Real e da 1ª mulher Maria José Leote também são parentes ?

Abraço do José

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#41326 | LAV | 09 mai 2003 16:52 | Em resposta a: #41225

Meu caro José de Azevedo Coutinho

Quanto à sua mensagem segue esquematicamente o que sei:

Salvador Fernandes da Costa CR cc Joana Corrêa de Almeida. Tiveram 8 filhos dos quais:

1.-António de Freitas Corrêa d'Almeida CR cc Maria Marreiros da Veiga. Tiveram:

1.1.-Salvador Fernandes da Costa d'Almeida CR cc Lourença Francisca Xavier de Albergaria e foram pais de Maria Francisca d'Albergaria d'Almeida CR casada com João Vellozo Pessanha Mascarenhas Cabral.

2.-Archangela Micaela d'Almeida CR cc Henrique Pereira da Cunha. Tiveram:

2.1.-Salvador Corrêa de Azevedo CR cc Mécia Clara Joaquina da Silva. Tiveram

2.1.1.-Mariana Angélica da Glória de Azevedo CR cc Antonio Ferreira da Silva Leotte. Tiveram

2.1.1.1.-Maria Clementina do Carmo CR cc Mathias da Luz Ribeiro. Tiveram

2.1.1.1.1.-Francisco Pereira da Luz CR cc Maria José Leotte e foram pais, entre outros, de Lazaro Moreira CR cc Maria Paula Mascarenhas de Azevedo (sogros do grande pintor Joao Maria de Jesus de Mello Falcão Trigoso).

2.1.1.1.2.-Salvador Corrêa CR cc Rita de Cássia Corrêa Landeiro e foram pais de Augusto Cézar CR cc Cristina Amália Pestana Vieira que, penso, são antepassados da sua Mulher.

Espero que esteja claro, mas se tiver alguma dúvida que eu lhe possa ajudar não hesite.

Quanto à descendência deste casal Augusto/Cristina será que me poderá confirmar dele ser filha Mª Clementina Vieira CR casada com Manuel Pedro Nogueira Velho de Chaby? Será que me pode igualmente confirmar toda a respectiva descendência?

Um abraço do Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#41602 | S.João de Rei | 13 mai 2003 21:41 | Em resposta a: #41326

Meu caro Luíz Albuquerque Veloso

Transcrevo, parte de uma carta, escrita pelo “confrade” Carlos Eugénio Belford Correia da Silva, em Lausanne, Suiça, a 28 de Fevereiro de 1920, enviada a Gustavo de Matos Sequeira, em Portugal.


“Desejando que esta o vá encontrar de perfeita saúde, venho hoje escrever a V. Exª, oferecer-lhe os meus serviços e contar-lhe o resultado das minhas pesquisas sobre “Famílias Portuguesas de origem Suiça”.
Em primeiro lugar, quero hoje falar-lhe da família Chaby, ou melhor, de Chabye. Esta Família , de ideias bastante liberais, deu a Portugal uma série de vultos distintos...
- Agora quero contar a V. Exª o que, por meu turno; o que consegui obter sobre a história da Família de Chabye, na parte que se prende com a história da Suiça.
1º No “Armorial Historique du Pays de Vaud” ( C. de Mandrot – Armorial historique du canton de Vaud – Lausanne 1880 ), encontrei o seguinte escudo : De azul, faixa vermelha, um leão de prata ; Timbre; um elmo fechado. Em baixo a inscrição “De Chabye” (L’Isle). – Sublinhei elmo fechado porque isso para o caso tem grande importância; segundo o autor do Armorial, as famílias cujo escudo é encimado por um elmo fechado são aquelas que foram reconhecidas Nobres pela casa de Sabóia e pelo governo de Berna (Textual ). Ora, como antes de 1536, a actual Suiça Francesa pertencia aos duques de Sabóia, o governo de Berna não podia reconhecer “Nobres” as famílias antes da conquista. Portanto, em 1536, a família de Chabye ainda aí se encontrava, pois que nessa data (ou talvez mesmo depois) o governo de Berna a reconheceu “Nobre”.
2º Como no “Armorial” visse que a família de Chabye era originária de L’ISLE, fiz várias pesquisas sobre essa localidade. Consegui saber que L’Isle é uma vilazinha do cantão de Vaud (Francês), entre Lausanne e a fronteira Francesa. Parece ter sido povoação romana, porque no século XVIII aí se encontraram várias medalhas Romanas. – A partir do século XI aproximadamente L’Isle constitui um “domínio Feudal”, dependente (vassalo) dos senhores do castelo de Cossonay, o qual por seu turno teve que reconhecer mais tarde a suserania dos duques de Saboia. O senhorio de L’Isle pertenceu primeiro à família Conon de Bansins; na segunda metade do século XV passou a Jacques de Romont, poderoso senhor feudal que, pelos nos de 1474, o cedeu á família de Glérens, em troca de um outro castelo (senhorio). Até 1526 L’Isle pertenceu á família de Glérens; em 1526 passou á família Dortans. Esta família teve que reconhecer em 1536 a suserania de Berna, após uma guerra entre os Suíços e o duque de Sabóia ( em 1536, pelo tratado de Lausanne, o duque de Sabóia renunciava para sempre à actual Suiça Francesa ). Em 1614, pelo casamento da herdeira Maria de Dortans com Esaie de Chandieu, de origem Francesa, L’Isle passou aos de Chandieu; esta família possuiu a vila até 1798. Entretanto os burgueses gozavam de muitas regalias; uma delas era esta: “ sempre que havia um processo na vila, era lido a todo o Povo; mesmo no século XVII, a propósito de uns processos de bruxaria, ainda este uso se verificou ” (J. Cart – Le chateau de L’isle et les procès de sorcellerie). Em 1798 os direitos senhoriais (que correspondiam aos nossos vínculos) foram abolidos e o novo castelo de L’Isle, que tinha sido construído em 1696 por Charles de Chandieu, senhor de L’Isle foi mais tarde adquirido pelo Estado e pertence hoje ao estado Suíço. – Tal é a história de L’isle, comuna de onde é originária a família de Chabye.
3º Entremos agora no assunto que nos interessa : Um dos bairros da vilazinha de L’Isle chama-se ainda hoje Chabi ou Chabie ou Chabli (Henri Jaccard – “Essai de Toponymie”). Segundo um sábio arqueólogo Suíço, Henri Jaccard, que consultou os arquivos e as crónicas dos conventos, este nome “de Chabye” deriva do latim Cabelliacum; (L’Isle parece ter sido povoação Romana”. A evolução do nome explica-se naturalmente pelo seguinte fenómeno que passou na formação da língua Francesa: a transformação do som latino “ca” no som francês “cha” ou “che” ; por exemplo de “castellum” derivou-se “chateau”, de “caballum” “cheval”. Exemplo:
Nome de Localidade:
Cabelliacum (domínio de Cabellius) – forma romana hipotética. > Cabliacum – forma que aparece no arquivo de Romainmôtier – 1041 a 1049 > Chebili – forma que aparece no arquivo do convento de Montheron – 1154 > Chable – 1202 > Chablie ou Chabie ou Chabi a partir de 1223.
Nome de Família:
De Cabliaco – forma que aparece no arquivo de Romainmôtier – 1041 a 1049 > De Chablye – forma que nos aparece nos documentos do bailiado d’Aubonne – 1274 > De Chabie – forma que aparece nos arquivos do cantão de Friburgo – 1404 > De Chabye – forma que aparece no Armorial Historique du Pays de Vaud” – 1880 > De Chaby – forma Portuguesa.
4º O mais antigo documento relativo à família de Chabye data do século XI, entre os anos 1041 e 1049. Encontrou-se nos arquivos do convento de Romainmôtier e é uma doação, feita por Witbert de Chablye àquele mosteiro, dos bens que Witbert possuía em Chablie (L’Isle) (L. de Charrière – Les fiefs de la baronnie de Cossonay).
Witbert fait donation, en faveur du convent de Romainmôtier, de ses biens, situés à Chablie.
Arch. Cant., Invent. Analyt. Vert, paquet littera B, Nº 3
« In nomine Verbi incarnati. Nouerint cuncti fideles sancte Dei ecclesie tam presentes quam futuri, quod ego WITBERTUS dono ad locum Romanensis monasterii quod est constructum in honore beatorum apostolarum Petri et Pauli, ubi domnus Odilio abbas preesse uidetur, pro anima fratrir mei Alloldi, quiequid habeo in uilla Cabliaco, hoe est in casalibus, in campis, in pratis, in siluis quiequid ibi visus sum habere ; ea ratione, ut habeant iam dicti loci rectores licentiam habendi, possidenti liceatque conmutanti. Siquis autem hane elemosinam infrangere noluerit, non uindicet quod repetit, sed iram Dei primitus encurrat. Et sit pars ejus cum Datan et Abiron in inferno.
Verso K (carta) Witberti de Cabliaco
Witbert de Chablye e o seu irmão Allod são os mais remotos antepassados da Família de Chabye: Quanto ao abade Odilon, em que se fala no texto que acima transcrevi, consegui averiguar que em 1008 era ele superior do convento de Romainmôtier. Para vir citado na doação que Witbert fez, seria ele aparentado com a família de Chablye ?
5º Pasados mais de dois séculos, em 1274; um membro da família de Chabye possuía uma vinha em Allaman, perto d? Aubonne, à beira do lago Léman. Consegui saber isso do seguinte modo: em 1274, Jean de Saint-Saphorin vendeu a Nicolas Magnyn, burguês d’ Aubonne, a metade do vinho o branco de uma vinha qu ele possuía em Allaman, “ao lado da vinha de Guillaume, filho do senhor Falcon de Chablye, chefe militar (Senhor de Guerra)” (inter vineam Willelmi, filii domini Falconis de Chablye, militis) – Este documento encontra-se entre os “documentos do bailiado d’Aubonne” e eu transcrevi-o do livro de Mr. de Charrière, “Les dynastes d’Aubonne”, onde se encontra entre as “piéces justificatives”.
6º Em 1404, encontrámos de novo quatro membros desta família: a) o cavaleiro Girard de Chabie (1404 ou 1405), que possuía uma vinha em Vufflens-la-Ville, b) Jaquod de Chabie, que também possuía um feudo em Vufflens-la-Ville; c) François de Chabie e seu irmão, herdeiros de Jaquod, d) Jean de Chabie, morador em Lutry ( a meia hora de Lausanne), - observação. feita em 1920 ! e possuidor de um feudo em Vufflens-la-Ville. Todos estes senhores eram vassalos de Jeanne, “senhora de Cossonay”, e os seus nomes figuram no acto de reconhecimento que esta senhora fez a favor do conde de Sabóia, Amadeu VIII, a 23 de Agosto de 1404 e na “especificação” que os mandatários da dita “senhora de Cossonay” fizeram a 7 de Abril de 1405 . Os documentos originais encontram-se nos arquivos do cantão de Friburgo e vêm transcritos no livro de Mr. L. de Charrière, “Les fiefs nobles de la baronnie de Cossonay”



Um abraço do José

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#41684 | S.João de Rei | 14 mai 2003 23:48 | Em resposta a: #41326

Meu caro Luís de Albuquerque Veloso

Como prometi, segue na próxima mensagem toda a descendência Chaby em Portugal, da informação que possuo.
Enganei-me na ascendência dos meus dois filhos, no que toca ao casamento de Maria Clementina Vieira Corte Real, ela não se casa com Manuel Pedro N. V. de Chaby, mas sim com seu irmão, Viriato Victor Nogueira Velho de Chaby.
Peço-lhe que me envie os dados que tiver sobre Rosa Bernardo de Chaby.
Um pormenor, a Progenitora dos meus filhos Pedro e Constança não é mais minha Mulher, há cerca de um ano.
Obrigado, a ascendência Corte Real está perfeitamente explícita.

Um abraço do José

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#41746 | S.João de Rei | 15 mai 2003 22:25 | Em resposta a: #41326

1 Claude Bernard, natural de L’Isle - Suiça

2.1 - Francisco Bernardo de Chaby (Berna 1722 - Lagos 1790), natural da Suiça.
Oficial, chega a Portugal, junto com o príncipe conde de Lippe, afeiçoando-se ao nosso País, naturaliza-se. Nos arquivos militares, e especialmente na Torre do Tombo, existem documentos comprovativos dos serviços que prestou a Portugal. E tais eles foram que a Coroa lhe arbitrou uma tença, concedendo-lhe a propriedade de uma habitação e terras de cultivo ( ou que se cultivavam ! ), nomeadamente a “quinta de Chaby” junto à muralha, onde mais tarde veio a ser construído, o antigo cemitério de Lagos.
CC Marie Mattey, ( - / -), com quem se casa em 1746.

3.1 – Anne Marie Françoise Berrnard (- /-)

#

CC Maria Felizarda Guerreiro (1747 / -), com quem se casa em 1768.

3.2 Joana Antónia de Chaby (1764 - )
3.3 Agostinho Francisco H. de Chaby (1766 - )
3.4 Francisco de Chaby (1769 - )
3.5 Matilde de Chaby (1772 - )
3.6 Manuel Bernardo de Chaby (coronel) (15/01/1773 -17/05/1834). Depois do enforcamento do seu filho António Bernardo, após seis anos de feroz perseguição, foi barbaramente assassinado.
CC Margarida Pereira (1785-1869), em 1808.

4.1 António Bernardo Pereira de Chaby, Lisboa ( 21/12/1808 – 06/03/1829). Guarda –Marinha, enforcado no Cais do Sodré com 20 anos, foi castigado pela revolta da brigada da Marinha S/G
4.2 Fernando Bernardo Pereira de Chaby, Lisboa (30/05/1811 – 30/10/1812). S/G
4.3 Francisco Bernardo Pereira de Chaby, Lisboa (17/06/1812 – 13/12/1832). S/G
4.4 Inominado (12/01/1813 –12/01/1813)
4.5 João Bernardo Pereira de Chaby, Lisboa (19/05/1816 – 06/05/1847). Tenente de Infantaria , morreu dos ferimentos recebidos do Alto do Viso, em 1843.
Cc Maria Joana de Melo Barreto de Eça (- / -)

5.1 João Augusto P. d’Eça de Chaby (31/12/1840 – 22/10/1914). S/G.

#

5.2 Joaquim Ed. P. d’Eça de Chaby, Lisboa (03/02/1843 – 12/11/1918).
Cc Adelaide Augusta da Costa Lacueva, Braga ( 1852 – 25/04//1919)

6.1 João Lacueva de Chaby, Braga (13/05/1875 - ?). S/G
6.2 Joaquim Lacueva de Chaby. Sem mais notícia.

#

5.3 Margarida Luíza P. d’Eça de Chaby (03/07/1847 – 30/12/1873)
cc Fortunato Pinheiro

6.1 António Augusto de Chaby Pinheiro, considerado o maior actor Português ( Lisboa, 12/01/1873 – Mem Martins, 06/12/1933) S/G

#

5.4 Maria Augusta P. d’Eça de Chaby. ( - /-) S/G

#
4.6 Cláudio Bernardo Pereira de Chaby, general e escritor, (Lisboa, 11/01/1818 - 07/07/1905). Tendo assentado praça em 1833, fez as duas campanhas até à convenção de Évora -Monte. Bateu-se depois na “patuleia” e, tendo terminado as discórdias civis que ensanguentaram a Nação, entrou numa nova fase de actividade, ligando o seu nome a valiosíssimos trabalhos literários, entre os quais a Historia da Guerra Peninsular.
CC Maria Josefa J.A.A P.A Sousa Camisão (- / 1895), em 1844.

5.1 Filho,??

#

4.7 Luís Bernardo Pereira de Chaby ( Lisboa, 04/04/1821 – 02/10/1852). S/G

#

4.8 Augusto Bernardo Pereira de Chaby (Lisboa, 25/10/1823 – 06/05/1824). S/G

#

4.9 Carlos Augusto Pereira de Chaby (Lisboa, 25/10/1823 – 28/05/1897)
CC Adelaide Augusta Nogueira Velho ( 09/05/1840 - 09/05/1892)

5.1 João Carlos Nogueira Velho de Chaby (04/09/1856 – 17/09/1938)
cc Carolina Amélia Pereira da Silva ( 31/12/1859 - ? )

6.1 Hilda Adelaide P. da S. de Chaby ( 01/11/1882 - ? )
cc Francisco Alberto S. Lara

7.1 Edith Armanda de Chaby Lara (24/08//1911 - )
cc ... Ponces de Carvalho

8.1 José Jaime Lara Ponces de Carvalho
8.2 João Luís Lara Ponces de Carvalho


6.2 Judith Augusta P. da S. de Chaby ( 30/12/1883 - ? ) S/G
6.3 Sylvia Amélia P. da S. de Chaby ( 20/03/1886 - ? ) S/G
6.4 Irene Eduarda P. da S. de Chaby ( 05/03/1889 – 17/12/1980 )
cc António de Azevedo Rosa

7.1 Afonso de Chaby Rosa ( 02/03/1915 – 02/08/1948)
cc Maria Helena Ribas de Lemos (01/09/1921 - )

8.1 Maria Teresa Lemos de Chaby Rosa ( 15/03/1942 - )
cc José Luís dos Santos Vaz

9.1 Luís Afonso Chaby dos Santos Vaz ( 31/05/1967 - )

8.2 Afonso Júlio Lemos de Chaby Rosa ( 21/05/1944 - )
cc Maria Domingas Alves da Silva

9.1 Afonso Nuno Silva Chaby Rosa ( 19/05/1971 - )
9.2 Luís Filipe Silva Chaby Rosa ( 28/07/1973 - )

#

5.2 Fernando Augusto Nogueira Velho de Chaby (30/12/1859 – 03/04/1919)
cc Maria de Morais Costa ( 16/12/1864 – 23/04/1937)

6.1 Fernanda Adelaide da Costa de Chaby ( 27/06/1889 – 30/05/1960)
cc Raul de Sampaio Saturio Pires

7.1 Eurico de Chaby Saturio Pires (17/03/1912 - ? ) S/G
7.2 Maria Dulce de Chaby Saturio Pires ( 13/03/1914 - ) S/G
7.3 Raul Teodemiro de Chaby Saturio Pires ( 29/02/1916 - ) S/G

6.2 Mário Augusto da Costa de Chaby (26/12/1890 – 26/11/1963)
cc Maria Correia Durão Pais

7.1 Fernando Manuel D. P. de Chaby (Braga, S.Lázaro 28/06/1918 - ). Teve uma loja na R. Saraiva de Carvalho, 54 C. Lisboa . Tel 213 888 722.
Cc Maria do Rosário S. da S. P. Bravo
8.1 Fernando Augusto S.P.B. de Chaby (18/04/1951 – )
8.2 Camilo Manuel S.P. de Chaby ( Cabuta, Libolo, Angola 10/05/1952 - )
cc Maria Teresa Pereira Seia e Silva

9.1 Mónica Seia e Silva de Chaby ( 31//05/1975 - )

7.3 Maria Clara Durão Pais de Chaby ( 08/12/1919 - )
cc Alberto Martins Araújo

8.1 Cláudio Alberto de Chaby Araújo

7.4 Cláudio Bernardo Durão Pais de Chaby S/G
7.5 Maria Filomena Durão Pais Velho de Chaby (Viana do Castelo, 29/10/1931 - )
cc António Pais Simões

8.1 António Cláudio Pais de Chaby Simões ( 07/01/1958 - )

7.6 José Mário Durão Pais Velho de Chaby (Viana do Castelo, 29/10/1931 - )
cc Maria Manuela de Almeida C. e Abreu

8.1 Luís Pedro C. Abreu Velho de Chaby ( Ribaué, Moçambique 05/05/1952 - ) Sem mais notícia.
8.2 Maria Teresa C. Abreu Velho de Chaby (Luanda, Angola 12/07/1955 - ) Sem mais notícia.
8.3 José Antónioo C. Abreu Velho de Chaby (Quilengues, Angola 24/09/1956 - ) Sem mais notícia.
8.4 Maria Manuela C. Abreu Velho de Chaby ( Vila Nova de Seles, Angola 26/08/1958 - ) Sem mais notícia.

7.7 João Alberto Pais Velho de Chaby ( 29/07//1935 – 16/12/1940 S/G

6.3 Carlos Augusto da Costa de Chaby (06/10/1892 – 13/03/1948 )
cc Elvira Soares de Sousa

7.1 Maria Isabel Sousa Costa de Chaby ( 18/05//1929 - ) S/G
7.2 Mara Angelina Sousa Costa de Chaby ( 26/04/1931 - ) S/G

6.4 Júlio César da Costa de Chaby ( 23/12/1893 – 04/11/1961)
cc Elvira Perpétuo da Cruz

7.1 Maria Elvira Cruz de Chaby ( 01/10/1922 - ) S/G
7.2 João Carlos Cruz de Chaby ( 22/11/1923 - )
cc ?

8.1 Maria de Fátima B. Viegas de Chaby. Sem mais notícia.

7.3 Rui Mário Cruz de Chaby ( 06/02/1926 - ) S/G
7.4 Maria Teresa Cruz de Chaby ( 10/10/1928 - ) S/G

6.5 Maria Luísa da Costa de Chaby ( 02/11/1895 – 08/07/1961 ) S/G
6.6 Isabel Augusta Nogueira Velho de Chaby ( 31/12/1899 - ? ) S/G
6.7 Fernando Augusto Nogueira Velho de Chaby Jr ( 29/03/1905 – 27/08/1971 ) S/G
6.8 João Carlos da Costa de Chaby ( 19/01/1908 – Lamego ? ) Foi funcionário da Casa do Douro.
Cc Laura dos Santos Rocha
7.1 Maria Helena Rocha de Chaby ( 19/02/1936 - )
cc Manuel de Almeida Queirós

8.1 Carla Maria de Chaby Queirós (10/06/1969 - ) sem mais notícia.
8.2 Rui Miguel de Chaby Queirós ( 20/10/1970 - ) sem mais notícia

#

5.3 Carlos Augusto Nogueira Velho de Chaby (31/12/1863 - -/-/1894) S/D

#

5.4 Joaquim Eduardo Nogueira Velho de Chaby (Lisboa, Sta Isabel 22/08/1865- -/-/1893)
cc Maria Joana Secretário

6.1 Alberto de Chaby, marítimo ( 1892 - ? )
cc Maria Matilde da Rocha

7.1 José da Rocha Chaby S/G
7.2 Aurora da Rocha Chaby ( 19/11/1914 - )
cc Alfredo Maria Cardoso

8.1 Maria da Rocha Cardoso (03/08/1934 - ) S/G
8.2 Álvaro Manuel da Rocha Cardoso ( 07/09/1935 - ) S/G

#

5.5 Manuel Pedro Nogueira Velho de Chaby (05/07/1868 - -/-/1898). Sem mais notícia

#

5.6 Viriato Victor Nogueira Velho de Chaby (Lisboa, 23/07/1871 – 22/07/1941) Residiu na Rua Prior Coutinho, 29 – 3º Lisboa.
CC Maria Clementina Vieira Corte Real (07/03/1875-24/03/1924)

6.1 Carlos Augusto Corte Real de Chaby (Beira, Moçambique 10/03/1899 – 22/03/1942)
cc Cecília Cazembel

7.1 Luís Viriato de Chaby (Lunga, Moçambique, 04/02/1924 - )
cc Ermelinda Portugal Morais
8.1 Maria de Fátima Corte Real de Chaby ( Moçambique, 13/05/1957 - )
8.2 Ana Maria C. Portugal Corte Real de Chaby ( Ilha de Moçambique,
cc ...?

9.1 Andrea Alejandra Corte Real de Chaby ( Pontevedra, Espanha 04/11/1978 - )

8.3 Mário A Corte Real R. de Chaby (Moçambique, - /- )
cc Dina Flor

9.1 Adelaide Susana Corte Real de Chaby
9.2 Cláudio Alberto C. R. de Chaby

7.2 Maria de Fátima dos S. C. de Chaby ( Monapo, Mossuril, Moçambique 12/15/1930 - )
cc Artur Lúcio Fernandes Magalhães

8.1 Carlos C. V. F. de Chaby Magalhães ( 30/04//1954 - )
8.2 João Miguel V. F. de Chaby Magalhães ( 03/09/1957 - )


6.2 Cristina Adelaide Corte Real de Chaby (Beira, Moçambique 06/04/1900 – Lx 10/07/1980)
cc José Henriques Lopes Bragança ( 21/07/1897 - )

7.1 José Manuel de Chaby Bragança ( 20/07/1921 – 20/07/1921 ) S/G
7.2 Maria Manuel Corte Real de Chaby Bragança ( Macau, 08/11/1924 - )
cc Francisco H. de Medeiros e Câmara.

8.1 Maria Margarida Bragança Medeiros e Câmara . Com Geração.
8.2 Maria Cristina Bragança Medeiros e Câmara. Com Geração


6.3 Mário Alberto Corte Real de Chaby ( 30/04/1904 – Lisboa, 04/08/1977)
CC Adriana Elisa Moura Coutinho Correia d’ Oliveira (S.Pedro do Sul, 25/12/1910 – Lx 15/11/1999)

7.1 Maria Helena Correia d’ Oliveira de Chaby (Lisboa,13/07/1934 - )

CC Mário Júlio Vian Costa (Lisboa, 12/11/1927- )

8.1 Ana Bela de Chaby Vian Costa (Lisboa, 25/10/1957- )
CC José de Azevedo Coutinho ( Lisboa, 11/01/1955 - )

9.1 Pedro Vian Costa de Azevedo Coutinho (Lisboa, 09/02/1993 - )
9.2 Constança Vian Costa de Azevedo Coutinho (Lisboa, 19/09/1994 - )

8.2 Mário Jorge de Chaby Vian Costa (Lisboa, 15/09/1959 - )
cc Margarida Godinho Gonçalves ( Tomar, 25/10/1960 - )

9.1 António Gonçalves Vian Costa (Lisboa, 23/02/1989 - )
9.2 Rita Gonçalves Vian Costa (Lisboa, 25/07/1991 - )
9.3 Miguel Gonçalves Vian Costa ( Lisboa, 10/09/93 - )

6.4 Maria Adelaide Corte Real de Chaby (Lisboa, 15/12/1905 – 15/06/1906) S/G
6.5 Ester Adelaide Corte Real de Chaby (Lisboa 08/02/1910 – Almada 18/11/1981) Nasceu na Rua Marquês de Saldanha, 17 – 4º Lisboa.
Cc Joaquim Barradas Nunes (Elvas, 24/11/1902 – Lisboa – 18/06/1979 )

7.1 José de Chaby Nunes ( Lisboa, 29/11/1934)
cc Maria Lucília da Assumpção Reis

8.1 João Pedro Reis de Chaby Nunes ( Lisboa, 30/12/1962
cc Maria de Lurdes F. Santos Inácio

9.1 Rebeca Reis dos Santos Inácio de Chaby ( 31/01/1991)
9.2 Joana dos Santos Inácio de Chaby Nunes ( 28/09/1992)

#

5.6 * Viriato Victor Nogueira Velho de Chaby CC a 2ª Mulher, nome ?. Residiu na R. Marechal de Saldanha , 17 – 4º Lisboa

6.6 Adelaide Augusta de Chaby (Ibo, Moçambique, 22/04/1912 – Queluz, 20/11/1974)
cc Luís Abrantes ( 20/02/1910 – 08/09/1951 )

7.1 Maria Teresa de Chaby Abrantes ( Queluz, 16/04/1942)
cc Carlos Alexandre L. Marques da Silva

8.1 Luís Miguel de Chaby Marques da Silva ( 20/11/1964 )
cc Alcina de Sousa e Costa

9.1 Francisca de Sousa Marques da Silva ( 28/05/1994 )

6.7 Elisabeth Cesaltina de Chaby (Lisboa, 10/02/1913 - ?) nasceu na R. Marechal de Saldanha , 17 – 4º Lisboa.
Cc Mário Miranda

7.1 Maria Isabel de Chaby Miranda ( Lisboa, 10/12/1941)
cc Henrique Jorge Correia Azevedo ( 05/08/1938 )

8.1 Henrique João de Chaby Correia Azevedo ( 14/07/1965 )
8.2 Maria Rita de Chaby Miranda Correia Azevedo ( 27/08/1968 )

6.8 Cláudio Alberto de Chaby (Ibo, Moçambique, 22/03/1914 – Lisboa ?)
cc

7.1 José Manuel Caeiro de Chaby (15/10/1947)
cc Maria das Dores Conceição L. Correia

8.1 Nuno Viriato L. Correia de Chaby ( 22/04/1972)

#

5.7 Cláudio Alberto Nogueira Velho de Chaby (10/02/1875 – 06/12/1919), General.
Cc Ester de Azevedo Cruz ( 28/02/1877 - ? )

6.1 Carlos Afonso Azevedo Cruz de Chaby ( 07/01/1899 – 17/04//1964 )
cc Maria Eugénia Soares de Oliveira

7.1 Carlos Eugénio Soares de Oliveira de Chaby ( 25/10/1927 - ? ) S/G

#

5.8 Aires Cézar Nogueira Velho de Chaby ( 10/11/1876 - ? )
cc Emília da Conceição Alves

6.1 Carlos Vitorino Alves de Chaby ( 07/03/1898 – Queluz, ? )
6.2 Irene Adelaide Ferreira de Chaby ( 16/12/1926 - ) S/G

#

5.9 Margarida Adelaide Nogueira Velho de Chaby (23/07/1879 - ?) Faleceu nova.S/G

#

4.10 Ana Augusta Pereira de Chaby (23/03/1825 – 22/08/1894) S/G
4.11 Manuel Bernardo Pereira de Chaby (30/12/1827 – 26/02/1908)
Cc Isabel Maria da Conceição Guerra ( 12/01/1850 - ?)

5.1 Manuel Pedro de Chaby ( 12/01/1850 - ?) Sem mais notícia.
5.2 António Victor de Chaby ( ? – 23/02/1896) Sem mais notícia.

#

3.7 Honória de Chaby (29/09/1775 – 19/10/1777). S/G
3.8 Brites Margarida B. de Chaby (04/03/1779) S/G
3.9 Ayres de Chaby (20/04/1780 – 12/10/1781) S/G
3.10 João Francisco de Chaby (Lagos, 20/04/1780 - ?) S/G

#

2.2 David Bernard, natural e residente na Suiça. Sem mais notícia
2.3 Etienne Bernard, natural e residente na Suiça. Sem Mais notícia
2.4 Jean Marc Bernard, natural e residente na Suiça. Sem mais notícia
2.5 Suzanne Bernard, natural e residente na Suiça. Sem mais notícia
2.6 Marguerite Bernard, natural e residente na Suiça. Sem mais notícia

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#41747 | artur41 | 15 mai 2003 23:17 | Em resposta a: #41746

Meu caro Zé


Vou-te dar uma novidade: conheci muitíssimo bem a Sra. D. Maria Clara Durão Pais de Chaby, professora do Magistério Primário, casada com o Sr. Alberto Martins Araújo, Major da Força Aérea. Foram grandes amigos nossos, até porque o Major Araújo foi companheiro de armas do meu pai!

Conheci-os em Luanda, ia eu fazer 4 anos, no ano de 1968. Duma excepcional simpatia, sempre se revelaram meus amigos, basta-me dizer-te que
fazia a sesta em casa deles: ele contava-me "estórias da selva" que povoaram o meu imaginário; ela tinha muito jeito para me aturar, e era uma óptima cozinheira (fazia um arroz de cabidela...!).

Voltaram de Angola depois do 25 de Abril, e ainda convivemos bastante. Tenho muitas saudades deles!!

Tiveram um filho: o Cláudio, professor de Educação Física, que casou e teve geração.


Grande abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#41755 | LAV | 16 mai 2003 10:01 | Em resposta a: #41746

Meu Caro José

Aqui vai o que sei sobre os tais Chabys. Foram baptizados em Lagos:

Cláudio 1° filho do Ajudante Lázaro António Pessanha e de Dona Roza Bernarda Chaby, ambos de Lagos, neto paterno do tenente coronel João Baptista Ribeiro da mesma cidade e de Dona Ana Paula Mascarenhas de Faro e materno do major Francisco Bernardo Chaby, natural de Morgas(?) nos cantões helvéticos, e de Dona Maria Felizarda Bernarda Chaby da cidade de Beja. Foi bap. a 9/7/1821 e nasceu a 18/7/1821. Foi padrinho o capitão de Melícias João Baptista Corrêa, morador no povo de Budens.

Maria 4ª filha e neta dos mesmos. Bap. a 19/12/1822 e nasceu a 14/12/1822. Foi padrinho o juiz de foar Matheus António Pereira da Silva.

Cláudio 2° filho e neto dos mesmos. Bap. a 2/12/1824 e nasceu a 25/11/1824. foi padrinho António Xavier Bustorf.

O 1° Cláudio deve ter morrido cedo pois existiu um segundo. Houve mais Marias que desconheço uma vez que esta é a quarta.

Quanto aos Corte Real que refere, confirma-me que Maria Clementina Vieira CR era filha de Augusto César CR e de Crsitina Amália Pestana Vieira? A descendência dela é toda a que refere? Sabe alguma coisa da existência de irmãos e eventual descendência? Muito lhe agradeço informações tão completas quanto possível com datas e locais.

Um abraço amigo do

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#223127 | Manuel Lousada | 08 mar 2009 10:35 | Em resposta a: #41746

Especificamente quanto às seguintes pessoas:

5.1 João Carlos Nogueira Velho de Chaby (04/09/1856 – 17/09/1938)
cc Carolina Amélia Pereira da Silva ( 31/12/1859 - ? )

6.1 Hilda Adelaide P. da S. de Chaby ( 01/11/1882 - ? )
cc Francisco Alberto S. Lara

7.1 Edith Armanda de Chaby Lara (24/08//1911 - )
cc ... Ponces de Carvalho

8.1 José Jaime Lara Ponces de Carvalho
8.2 João Luís Lara Ponces de Carvalho


6.2 Judith Augusta P. da S. de Chaby ( 30/12/1883 - ? ) S/G
6.3 Sylvia Amélia P. da S. de Chaby ( 20/03/1886 - ? ) S/G
6.4 Irene Eduarda P. da S. de Chaby ( 05/03/1889 – 17/12/1980 )
cc António de Azevedo Rosa

7.1 Afonso de Chaby Rosa ( 02/03/1915 – 02/08/1948)
cc Maria Helena Ribas de Lemos (01/09/1921 - )

8.1 Maria Teresa Lemos de Chaby Rosa ( 15/03/1942 - )
cc José Luís dos Santos Vaz

9.1 Luís Afonso Chaby dos Santos Vaz ( 31/05/1967 - )

8.2 Afonso Júlio Lemos de Chaby Rosa ( 21/05/1944 - )
cc Maria Domingas Alves da Silva

9.1 Afonso Nuno Silva Chaby Rosa ( 19/05/1971 - )
9.2 Luís Filipe Silva Chaby Rosa ( 28/07/1973 - )


Devo dizer que conheci Judith Augusta P. da S. de Chaby, e suas irmãs Sylvia e Irene. A Judith foi casada com o Contra-Almirante Afonso Júlio de Cerqueira, o qual
nasceu em Viseu, no dia 1 de Fevereiro de 1872. (ver http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/DescobrirMarinha/MeiosOperacionais/Superficie/Corvetas/Classe+Baptista+de+Andrade/NRPAfonsoCerqueira.htm )

Cordialmente,

Manuel Lousada

Resposta

Link directo:

RE: Chaby

#223129 | Manuel Lousada | 08 mar 2009 11:07 | Em resposta a: #41746

Especificamente quanto às seguintes pessoas:

5.1 João Carlos Nogueira Velho de Chaby (04/09/1856 – 17/09/1938)
cc Carolina Amélia Pereira da Silva ( 31/12/1859 - ? )

6.1 Hilda Adelaide P. da S. de Chaby ( 01/11/1882 - ? )
cc Francisco Alberto S. Lara

7.1 Edith Armanda de Chaby Lara (24/08//1911 - )
cc ... Ponces de Carvalho

8.1 José Jaime Lara Ponces de Carvalho
8.2 João Luís Lara Ponces de Carvalho


6.2 Judith Augusta P. da S. de Chaby ( 30/12/1883 - ? ) S/G
6.3 Sylvia Amélia P. da S. de Chaby ( 20/03/1886 - ? ) S/G
6.4 Irene Eduarda P. da S. de Chaby ( 05/03/1889 – 17/12/1980 )
cc António de Azevedo Rosa

7.1 Afonso de Chaby Rosa ( 02/03/1915 – 02/08/1948)
cc Maria Helena Ribas de Lemos (01/09/1921 - )

8.1 Maria Teresa Lemos de Chaby Rosa ( 15/03/1942 - )
cc José Luís dos Santos Vaz

9.1 Luís Afonso Chaby dos Santos Vaz ( 31/05/1967 - )

8.2 Afonso Júlio Lemos de Chaby Rosa ( 21/05/1944 - )
cc Maria Domingas Alves da Silva

9.1 Afonso Nuno Silva Chaby Rosa ( 19/05/1971 - )
9.2 Luís Filipe Silva Chaby Rosa ( 28/07/1973 - )


Devo dizer que conheci Judith Augusta P. da S. de Chaby, e suas irmãs Sylvia e Irene. A Judith foi casada com o Contra-Almirante Afonso Júlio de Cerqueira, o qual
nasceu em Viseu, no dia 1 de Fevereiro de 1872. (ver http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/DescobrirMarinha/MeiosOperacionais/Superficie/Corvetas/Classe+Baptista+de+Andrade/NRPAfonsoCerqueira.htm )

Cordialmente,

Manuel Lousada

Resposta

Link directo:

Chaby

#449359 | MicaelaTHDC | 09 ago 2023 09:32 | Em resposta a: #41746

Snr João de Rei

I hope this message finds you well.

I apologize for my lack of Portuguese but I was doing some research on my family tree when I found this forum. I know it has been quite a long time since the last post on this forum. But I do have some updates and could possibly have some more information on the Chaby Family

My dad is Luís Pedro Calheiros De Abreu Velho De Chaby who you have mentioned in this post. I have some updates for him, his parents, as well as his sister Maria Tereza.

My grandparents
José Mário Durão Pais De Chaby passed away in July of 2017
Maria Manuela Pinheiro De Almeida Calheiros De Abreu born in 1928 passed away December of 2015

Luís Pedro is actually the youngest of his siblings born 05/05/1962
Cc Tracy Eronica Hopper
They have 2 children
Kyle Luís Hopper De Chaby 31/05/1992 Harare, Zimbabwe
Then myself Micaela Tarryn Hopper De Chaby 20/09/1994 Harare, Zimbabwe

Maria Tereza Calheiros De Abreu Velho De Chaby
Cc Anthony John Carter
They also have 2 children
Nicola Alexandra De Chaby Carter 01/05/1984 Harare, Zimbabwe
Victoria Ann De Chaby Carter 21/09/1994 Harare, Zimbabwe

Both José Antónioo and Maria Manuela have no updates

Best wishes
Micaela

Resposta

Link directo:

Chaby

#449363 | natercia7 | 09 ago 2023 15:51 | Em resposta a: #223129

Perdoem meter-me onde nao sou chamada, mas esse nome CHABY traz-me tantas recordaçoes !
Ouvi o meu Pai , nascido em 1902, falar de um actor , com capacidades de improvisaçao extraordinàrias.
Seria dessa famiia ? Mais uma vez, desculpem Cordialmente Natércia

Resposta

Link directo:

Chaby

#449375 | S.João de Rei | 10 ago 2023 04:54 | Em resposta a: #449363

Bom dia,
Era sim desta família e foi um dos nossos maiores actores de sempre, Chaby Pinheiro

Resposta

Link directo:

Chaby

#449376 | natercia7 | 10 ago 2023 08:22 | Em resposta a: #449375

Muito obrigada Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 10:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen