Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39234 | Portuguez | 06 abr 2003 20:37

Caros Confrades

Abordando-se noutro tópico Miguel de Vasconcelos e o menos agradável clientelismo político durante a Monarquia Dual, lembrei-me de abrir aqui esta lista de maneira a disponibilizar a todos os nomes e dados dos Conjurados.

Esses nomes vi-os há uns anos atrás reunidos numa obra que infelizmente não comprei. Penso que com a colaboração de todos será fácil esgotar a enumeração desses nomes a meu ver dignos de bolinha de platina...

Cumprimentos

Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39242 | jpcmt | 06 abr 2003 21:41 | Em resposta a: #39234

Meu Caro Alexandre:
Aqui vão alguns nomes, pela ordem que os fui encontrando (i.e. sem ordem nenhuma...)
- Conde de Atouguia e seu irmão
- Conde de Penaguião
- António e Fernão Teles da Silva
- João Pinto Ribeiro
- Jorge de Melo
- Estêvão da Cunha
- António de Melo e Castro
- D. Miguel de Almeida
- Luís de Melo e seu filho Manuel de Melo
- João de Saldanha e Sousa
- Gaspar de Brito Freire
- D. Afonso de Meneses
- Marco António de Azevedo
- P.e Nicolau da Maia
- P.e Bernardo da Costa
- D. António Telo
- D. Álvaro de Abranches
- Aires de Saldanha
- António Álvares da Cunha
- João, Bartolomeu e António Saldanha da Gama
- Tristão da Cunha e Ataíde
- Manuel Childe Rolim e seus f.os Nuno e Tristão
- D. Gastão Coutinho
- Sancho Dias de Saldanha
- D. Antão de Almada
- D. Miguel de Almeida
- Tomé de Sousa
- D. António Luís de Meneses e seu irmão D. Rodrigo
- Martim Afonso de Melo
- João Rodrigues de Sá
- D. António de Mascarenhas
- Rodrigo de Figueiredo
- Fernão Teles de Meneses
- D. Luís de Almada
- D. António da Costa
- D. António de Alcáçova
- António de Saldanha
- Manuel de Melo
- Luís de Mendonça
- D. Tomás de Noronha
- D. Francisco de Noronha
- Francisco de Sampaio
- Gomes Freire de Andrade e seu fº Gil Vaz Lobo

Todos estes participaram no assalto ao palácio.
Ficam por enumerar muitos outros fautores da Restauração, no campo político e diplomático.
Os nossos Amigos do Genea vão ter um trabalhão com as bolinhas...

Um abraço,
João




-

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39247 | Portuguez | 06 abr 2003 21:52 | Em resposta a: #39242

Meu Caro João

Muito obrigado pela sua lista. O D. Miguel de Almeida, trabalhei sob o retrato dele, quando estudante trabalhei na SHIP, no Palácio Almada. Retrato de corpo inteiro, em tamanho natural, já cópia snme da escura pintura original do sc. XVII.

Levanta o João um problema interessante: deveremos considerar só como conjurados os que participaram no assalto ao Paço da Ribeira, ou alargar a lista a outros nomes, ligados ao movimento, que ali não foram na manhã do 1º de XII, talvez agindo noutras funções?

Vou procurar localizar um a um estes nomes, e indicar o link para eles na BD do GP, para facilidade de identificações.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39277 | jpcmt | 07 abr 2003 10:01 | Em resposta a: #39247

Meu Caro Alexandre:
Seria, de facto, injusto esquecer todos aqueles que prepararam e consolidaram a Restauração, ou mesmo as mães e esposas que apoiaram os seus filhos e maridos com inaudita coragem (D. Filipa de Vilhena, D. Mariana de Lencastre, e tantas outras).
E não preciso dizer-lhe qual o papel que os diplomatas tiveram no reconhecimento da nova monarquia, junto da Santa Sé, na França de Richelieu e de todos os outros países que combatiam os Áustrias. Sabe melhor do que eu.
A lista seria longa, e há várias obras sobre o assunto, facilmente consultáveis por outros interessados.
Forte abraço,
João

Resposta

Link directo:

Não esquecer Pedro de Mendonça

#39292 | abivar | 07 abr 2003 12:25 | Em resposta a: #39242

Caros Confrades:

Não podemos esquecer Pedro de Mendonça Furtado, Alcaide-Mór de Mourão, Pai de Luís de Mendonça (futuro 1º Conde de Lavradio, único na sua família); talvez o Luís de Mendonça já citado fosse este, ou fosse lapso pelo pai.

Pedro de Mendonça fez parte desde o início das restritas “Juntas da nobreza” que prepararam a Restauração, como diz o Conde da Ericeira, na sua obra “Portugal Restaurado”.

Diz da primeira junta: “Chegavaõ estas razoens ao Duque [de Bragança], e outras da mesma substancia tambem encaminhadas ao Marquez de Ferreira, e ao Conde de Vimioso por Jorge de Mello irmaõ do Monteiro mór, casa em que se juntavaõ Dom Miguel de Almeida, Pedro de Mendoça Furtado, e Dom Antaõ de Almada a conferirem...”;

quanto à segunda: “A doze de Outubro do anno de 1640, (...) se juntaraõ em casa de D. Antaõ de Almada D. Miguel de Almeida, o Monteiro mór, Jorge de Mello, Pedro de Mendoça, e António de Saldanha, Joaõ Pinto Ribeiro Agente da Casa de Bragança,...”.

Mais adiante, foi Pedro de Mendoça o encarregado de levar ao Duque de Bragança “a determninaçaõ assentada, e a mostrarlhe as razões, que o obrigavaõ a libertar a Patria, aceitando a Coroa (...) que Pedro de Mendoça aceitasse esta comissaõ, porque nelle concorriaõ todas as circumstancias de que se devia esperar a felicidade da jornada. Aceitou Pedro de Mendoça com muito gosto a diligencia...”.

Como se vê, foi, sem dúvida, um dos principais restauradores.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Não esquecer Pedro de Mendonça

#39295 | jpcmt | 07 abr 2003 12:39 | Em resposta a: #39292

Caro António Bivar:
O citado Luís de Mendonça é de facto o filho do Alcaide-Mór de Mourão. Só que, em 1640, ainda não era Conde de Lavradio (o título foi-lhe dado em 1670).
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Não esquecer Pedro de Mendonça

#39299 | abivar | 07 abr 2003 12:53 | Em resposta a: #39295

Caro Confrade:

Assim é, de facto; a minha intervenção destinava-se apenas a lembrar a figura do Pai que me parece de maior relevo na Restauração, sendo citado como interventor de monta desde os primeiros momentos do movimento. Outros filhos de Pedro de Mendonça que acabaram por intervir em momentos posteriores da Guerra da Independência foram Francisco de Mendonça Furtado, último alcaide-mór de Mourão, e Jerónimo de Mendonça Furtado, depois Governador de Pernambuco, ambos posteriormente condenados à morte por conspiração contra o Príncipe, futuro D. Pedro II (eram partidários de D. Afonso VI). O primeiro refugiou-se em Castela e o segundo viu a pena ser comutada em exílio para a Índia onde veio a falecer.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39334 | DiogoA | 07 abr 2003 16:17 | Em resposta a: #39242

wow, afinal sempre são mais do que 40 os heróicos assaltantes do paço.

Mas... só um detalhe: 2 Dons Miguéis de Almeida?

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39337 | jpcmt | 07 abr 2003 16:44 | Em resposta a: #39334

Caro Confrade:
Consequências de não ter ordenado a lista alfabeticamente..
jpcmt

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39346 | DiogoA | 07 abr 2003 17:31 | Em resposta a: #39337

Ah... estava sem saber se era gralha ou se havia mesmo um segundo fidalgo homónimo do conde de Abrantes a ser.

Muito obrigado por esta tão exaustiva lista que há muito ansiava ter.

Melhores cumprimentos,
Diogo Alenquer

Resposta

Link directo:

RE: Não esquecer Pedro de Mendonça

#39350 | magalp | 07 abr 2003 18:25 | Em resposta a: #39295

Meu Caro João

A HGCRP do nosso Pe. D. António Caetano, nomeia todos estes e tvz alguns mais, pois não conferi nome a nome em Tomo VII, pgs, 47 e seguintes.
Mas, tb. dá notícia de muitos outros fieis a Filipe IV (ou III, aqui)...
Não imaginava q. era tanta gente arriba Mondego!

Cumprimentos à sua prima Teresa, os olhos mais bonitos do Porto, na minha (eterna) juventude!
O João (mano) já está jubilado, ou prossegue nas suas aturadas investigações?
Suspeitei q. vcs. os 2 fossem um só, mas depressa me disseram q. o hobby de Sr. Professor são leituras de investigação médica americanas e não histórico-genealógicas...
Mtos. cmptos.
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Conjurados de 1640

#39357 | jpcmt | 07 abr 2003 19:19 | Em resposta a: #39350

Meu Caro Manuel Maria:
Deixo ao nosso ilustre Amigo ATF o encargo de "reconciliar" as informações, como ele, aliás, já aqui manifestou a intenção de fazer.

Quanto aos Joões de C. M.:

Assim é. Somos dois, "homóninos", ambos da "colheita" de 1937. O João imunologista continua activo e, de quando em vez, nas minhas raras idas ao Porto ou ao Paço de Sequeiros, lá falamos sobre os nossos avoengos (à mistura com bactérias e quejandos...).
Obrigado e um grande abraço.
João

Resposta

Link directo:

Conjurados e Anti-Conjurados na HGCRP

#39378 | Portuguez | 07 abr 2003 23:45 | Em resposta a: #39350

Diníssimo Senhor

Mt agradeceriamos a publicação da lista de conjurados extraordinários presentes na HGCRP e tb claro a anti-lista dos partidários filipinos (Bola Negra).

Sem outro assunto e na expectativa das suas sempre prezadas notícias

Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos Conjurados de 1640: Bola de Platina

#39827 | rgc | 13 abr 2003 18:04 | Em resposta a: #39234

Caros Confrades
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal, por ocasião dos 350 anos da Restauração da Independência de Portugal levou a efeito a execução de"Travessas dos Conjurados ". E "fora de série", numeradas, mais 50. Felizmente, tenho uma (como sócio, tive essa oportunidade ) que considero uma bela peça artística com a figuração dos brasões dos Conjurados soberbamente iluminados. Também acompanhou a travessa uma brochura com a desc. das armas referidas e dos seus usuários.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

SHIP

#39967 | Portuguez | 15 abr 2003 19:59 | Em resposta a: #39827

Caro Rafael Carvalho

Não me lembro se, durante os seis meses que trabalhei há muitos anos na SHIP, haveria lá ou não na época a lista corrigida, completa, dos conjurados. Ainda se estava, no ano de 1981, em reduto mínimo e desorganizado depois da ocupação da maior parte do Palácio pela ADFA.

Como perdi o contacto, será que na sua qualidade de sócio me sabe responder a isto?

Melhores cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: SHIP

#39975 | rgc | 15 abr 2003 22:29 | Em resposta a: #39967

Caro Alexandre Tavares Festas

Já fui sócio da SHIP, mas há bastantes anos que me desliguei de tudo a que pertencia, como sócio ou fazia parte.
Mas, envio-lhe a relação dos brasões que figuram na Travessa dos Conjurados e quando encontrar a brochura respeitante ao Conjurados dar-lhe-ei notícia.
Começando de cima no sentido dos ponteiros do relógio .Ás doze horas temos ALMADA,SOUSA PRADO,CARNEIRO,TAVARES,CUNHA(antigo),BRITO,MENESES(Condes de Tarouca),SÃO PAYO, COSTA, CUNHA,MALDONADO,ALMEIDA,NORONHA,MENESES(Senhores de Cantanhede),MELLO SILVA,MASCARENHAS,MOURA,COUTINHO,SÁ,RIBEIRO, SALDANHA, MENDOÇA,TORRES MELLO,ATAÍDE,MELLO,FIGUEIREDO,MENEZES GAMA,ALMADA GUSMÃO CASTRO,TELLES DA SILVA,GAMA, FREIRE DE ANDRADE,PEREIRA,NOVAIS,MELLO CASTRO,,MENESES (Marqueses de Marialva),SALDANHA OLIVEIRA SOUSA. São as armas usadas pelos conjurados.
A propósito para quem gosta de Heráldica a SHIP também patrocinou a Colecção:HONRA, FAMA E GLÓRIA-pequenos brasões de prata de muitas famílias portuguesas de que possuo as pagelas, por amábilidade, com a respectiva genealogias, mas não tinha posses para obter os brasões, muito bem esculpidos e de valor apreciável, das colecções Philae, o nome estará incorrecto, desculpe-me. Também possuo em medalhões de bronze dourado, iluminados de esmalte uma colecção editada pelo ex-Banco Fonsecas & Burnay, com as armas de navegadores Portugueses:João Gonçalves Zarco, Nicolau Coelho,Gonçalo Velho,Gaspar Corte-Real,Tristão Vaz Teixeira,Pedro Álvares Cabral,Bartolomeu Perestrelo,Vasco da Gama,Fernão de Magalhães ,Diogo Cão, Bartolomeu Dias de Novais e Afonso Gonçalves Baldaia.Alguns destes Navegadores estão representados na colecção de Canecas que o Museu Da Marinha patrocinou pela Comemoração dos Desobrimentos Portugueses.
Eu sei que não vai pensar que tal informação desenvolvida parece despropositada ou é presunção vaidosa de minha parte,etc.
Mas apenas e simplesmente dar uma informação mais alargada sobre o assunto ´que possa, eventualmente,interessar a outros confrades e só isso.
Apresento-lhe os meus votos de uma Boa e Santa Páscoa.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: SHIP

#39979 | Portuguez | 15 abr 2003 22:37 | Em resposta a: #39975

Caro Rafael Carvalho

Muito agradeço as suas pormenorizadas informações, aproveitando para também lhe desejar e desde já uma óptima Páscoa.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 11:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen