Cardoso Bettencourt - Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Cardoso Bettencourt - Madeira

#39283 | PA | 07 abr 2003 10:53

Caros Senhores(as),

Inicio este novo tópico na esperança de alguém ter informações sobre esta família ... e passo a explicar:

No rasto dos "meus" Bethencourt por terras de França, encontrei o registo de Jean Léon Cardozo de Bethencourt (por sinal com a preciosa ajuda que me foi dada aqui no fórum) nascido em Nantes, 15.12.1861 e falecido em Bordeux 7.12.1938. Por confirmar, é a informação que consta na GEPB, de que seria filho de João Cardoso de Bettencourt, funchalence!?! ... e que teria origem hebraica!?! ... passo a descrever o verbete da GEPB, vol. 4, pág. 618:

“Bettencourt (João Leão Cardoso de). Nascido em França, em 1865, este erudito escritor, de origem hebraica, é filho de João Cardoso de Bettencourt, funchalence, e de D. Leony Castelo de Velasco, espanhola. Em 1905, por determinação do Rei D. Carlos, foi encarregado de fazer o catálogo dos manuscritos da biblioteca do Palácio da Ajuda; e em 6 de Junho de 1907 nomeado 1º oficial bibliógrafo da Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa, lugar de que pediu a demissão, alegando motivos de carácter político, em 20 de Outubro de 1910, sendo-lhe concedida a exonuração em 1911. Foi também paleógrafo da História dos Descobrimentos Portugueses, e na sua vasta bibliografia contam-se as seguintes obras: (...). Cardoso de Bettencourt vive em Bordéus (1938), onde prossegue em trabalhos de investigação, especialmente referentes à acção histórica, literária, económica e diplomática dos judeus.”

Adicionalmente, ao navegar pelo site lusaweb, encontrei as seguintes referências: "Os Cardosos Bethencourt procedem de Pedro Vaz Cardoso, casado em S. Roque do Funchal, por 1585, com Isabel ou Inácia de Sá onde têm muitos descendentes. Deixou solar no sítio de Água de Mel em Santo António. São deste tronco o Dr. Oscar Baltasar Gonçalves, Dr. João José Maria de Oliveira e outros." e ainda, "Bethencourts - Procedem de Reinaldo de Bethencourt, filho do Barão de Saint Martin, Senhor de Bethencourt, e de Maria de Braquemont. Foi herdeiro dos títulos e Estados de seu irmão João de Bethencourt, o conquistador de algumas ilhas das Canárias e intitulado seu Rei. Casou duas vezes e houve filhos que prolongaram a sua geração até ao presente como os Cardosos Bethencourt, de S. Roque do Funchal, e muitas mais famílias distintas e plebeias."

... será que o João Cardoso de Bettencourt, funchalence, que procuro terá algo a ver com estas notas do site lusaweb?! ... e as origens hebraicas, alguma pista?! ...

Agradeço toda a ajuda que for possível. Com os melhores cumprimentos,

Ana Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#39339 | aeiou2 | 07 abr 2003 16:53 | Em resposta a: #39283

Cara Ana P.A.
Num site do AHM encontrei este casamento João Cardoso Bettencourt cc Isabel Matilde Gouveia em 1817,São Pedro,Madeira,Livro 127,fls.159 v
Se quizer consultar o site o meu endereço é mjoomarrobanetcabopontopt.Também tenho um site do Nobiliário da Ilha da Madeira,mas hoje ainda não consegui aceder,nem sequer ao índice.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#39342 | PA | 07 abr 2003 17:13 | Em resposta a: #39339

Cara Maria,

Também já tinha encontrado este registo de casamento, pelo que estou a aguardar a cópia que solicitei, vamos ver! No site NESOS encontrei igualmente algumas referências a "cardoso bettencourt", "bettencourt cardoso" e algumas genealogias de bettencourts e de cardosos, que certamente me irão ajudar mal tenha estabelecido a ligação entre o Jean Léon Cardozo de Bethencourt, nascido em França em 1865 e a Madeira ... acho que o João Cardoso de Bettencourt cc Isabel Matilde Gouveia em 1817 tem mais probabilidades de ser o avô do que o pai pelas datas ... aguardemos!

O que me intriga, ou melhor, o que deixa com uma enorme curiosidade de saber mais, são as origens hebraicas!

Cumprimentos,

Ana Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#39345 | aeiou2 | 07 abr 2003 17:26 | Em resposta a: #39342

Cara Ana
Continuo sem conseguir aceder ao site mas,se for ao motor de busca no sapo e usar Nobiliário da Madeira ,julgo que foi assim que lá cheguei,esta obra está informatizada e é de fácil consulta.Embora o que se encontre tenha que ser sempre verificado nos respectivos arquivos,é uma grande ajuda.Quanto ás origens hebraicas já consultou o Abecassis?Não tenho esta obra,mas talvez alguma BOA ALMA que nos leia a possa informar
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#39347 | PA | 07 abr 2003 17:37 | Em resposta a: #39345

Cara Maria,

Desde que tomei conhecimento sobre a existência do Nobiliário da Madeira na net que tb tenho tido imensas dificuldades em aceder ao dito site ... para falar a verdade só consegui aceder à informação "em cache", mas penso que tenho todos os capítulos que me podem vir a interessar.

Já questionei noutro tópico aqui no fórum sobre a possibilidade de ter um Cardoso de Bettencourt na Madeira com origens hebraicas ... a resposta foi que Cardosos "judeus" há muitos, Bettencourts impossível serem de outra forma senão por aliança. Ora aqui está um tema que me é totalmente desconhecido ... por enquanto!

Obrigado mais uma vez pela atenção. Beijinhos.

Ana Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#46019 | cmafa | 07 ago 2003 10:25 | Em resposta a: #39347

Será que me pode indicar o endereço para aceder ao Nobiliário da Ilha da Madeira e se possível como contornar as eventuais dificuldades.
Com os meus agradecimentos desde já pela sua resposta

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#46020 | PA | 07 ago 2003 10:27 | Em resposta a: #46019

cmafa,

Pode aceder através do link:
(...)

Cumprimentos,

Ana Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#46022 | cmafa | 07 ago 2003 10:32 | Em resposta a: #46020

Muito obrigado pela sua amável e pronta resposta

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#46031 | aburma | 07 ago 2003 16:34 | Em resposta a: #46020

Cara Ana Pinto de Abreu,

Seria muita maçada enviar-me o link em causa para o email aburma1arrobayahoopontocopontouk?

É que realmente deixou de conseguir-se aceder pelo endereço anterior.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#46032 | PA | 07 ago 2003 16:45 | Em resposta a: #46031

Caro Alexandre Burmester,

Já está. Realmente o link que aqui coloquei de manhã desapareceu ... as regras são para cumprir!

Cumprimentos,

Ana Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Cardoso Bettencourt - Madeira

#46034 | aburma | 07 ago 2003 17:34 | Em resposta a: #46032

Cara Ana Pinto de Abreu,

Regra cumprida e objectivo alcançado!

Muito obrigado

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen