Caldeira de Pina Castelo-Branco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Caldeira de Pina Castelo-Branco

#3929 | alentejo | 10 mai 2001 14:55

Com vista à actualização da descendência desta família, procuro informações sobre:

XIII MIGUEL JOAQUIM CALDEIRA DE PINA CASTELO-BRANCO, baptizado na freguesia de São Jorge de Arroios, Lisboa, a 29-IX-1788, (servindo de padrinho seu avô o Sargento-Mor Joaquim Videira Crespo Mexia). Foi Bacharel formado em Cânones, pela Universidade de Coimbra ; FCCR, por alvará de 04-X-1802 ; em 05-III-1812 teve carta de Auditor Geral da Marinha ; em 12-VIII-1816 teve carta de administração de Capela em Portalegre ; em 13-VII-1821 teve carta de Desembargador do Porto ; em 13-IV-1825 recebeu carta de Desembargador da Casa da Suplicação ; em 27-I-1830 teve alvará de aposentadoria num lugar de Desembargador extravagante da Casa da Suplicação . Casou com sua sobrinha D. MARIA AMÁLIA DE SOUSA ALVIM, natural de Seiça, filha de Diogo de Sousa Alvim da Costa Mancelos e de sua mulher D. Maria Rita de Simas Velez Castelo-Branco, atrás nomeados. Tiveram filhos:

1 (XIV) D. MARIA, baptizada na Matriz de Arronches, a 03-XI-1832, (servindo de padrinho Manuel de Albuquerque Pinheiro Barradas Caldeira Castelo-Branco).
2 (XIV) D. MARIA RITA CALDEIRA DE PINA CASTELO-BRANCO, com quem seguimos.
3 (XIV) D. FRANCISCA AMÉLIA DE SOUSA ALVIM, baptizada na mesma freguesia a 17-X-1836, (foi padrinho o Conselheiro Honorário Manuel António Velez Caldeira, por quem tocou com coroa de Nossa Senhora do Rosário Manuel de Albuquerque Pinheiro Barradas Caldeira Castelo-Branco). Casou na Matriz de Arronches, a 21-II-1857, com MANUEL CAETANO RIBEIRO DE CARVALHO, nascido na freguesia de São Lourenço, Portalegre, que testou a 16-II-1907, sendo morador no Reguengo, filho do Desembargador João Pedro Ribeiro de Carvalho e de sua mulher D. Maria José Vitória Nunes de Carvalho. Tiveram filhos:

1 (XV) JÚLIO, baptizado na freguesia de São Lourenço, Portalegre, a 07-II-1861, (foram padrinhos José Ladislau Ribeiro de Carvalho, morador em Elvas, e D. Maria Amélia Caldeira, moradora em Arronches).
2 (XV) MIGUEL CARLOS CALDEIRA DE CARVALHO
3 (XV) MANUEL CAETANO RIBEIRO DE CARVALHO
4 (XV) D. MARIA ISMÉNIA CALDEIRA DE CARVALHO

XIV D. MARIA RITA CALDEIRA DE PINA CASTELO-BRANCO, baptizada na freguesia Matriz, Arronches, a 15-IX-1833, (serviu de padrinho o Vigário António Gomes de Oliveira, e tocou com a coroa de Nossa Senhora Miguel Caldeira de Pina Castelo-Branco). Casou 1ª vez na Matriz de Arronches, a 22-IX-1852, com seu primo o Dr. JOÃO DA COSTA SOUSA E ALVIM, natural de Seiça, filho de Diogo de Sousa e Alvim e de sua mulher D. Maria Rita de Simas (cf. este Tít., Cap. …, n.º ….).
Casou 2ª vez na Matriz de Arronches, a 14-VII-1860, com MANUEL LUÍS MACHADO, natural da freguesia de São Julião, Constância, e morador na Golegã, filho de Luís José Machado e de sua mulher D. Margarida Cândida de Oliveira e Silva; neto paterno de António Machado e de sua mulher D. Angélica Rosa; neto materno de Cândido António de Oliveira e Silva e de sua mulher D. Maria dos Anjos. Teve do 2º casamento:

1 (XV) CARLOS CALDEIRA DE PINA MACHADO, que segue.
2 (XV) MANUEL, baptizado na Golegã, a 22-IX-1864, (foi padrinho o Conselheiro Manuel António Velez Caldeira Castelo-Branco e tocou com prenda de Timóteo de Sousa Alvim da Costa Mancelos Simas e Faria).
3 (XV) D. MARIA MARGARIDA CALDEIRA DE PINA MACHADO, baptizada na Golegã, a 30-IV-1867, (foram padrinhos Joaquim Felizardo da Cunha Osório e D. Maria Amália de Sousa Alvim). Casou na Golegã, a 26-XI-1898, com RICARDO AMÉRICO DE SOUSA PARAÍSO, nascido na freguesia de Santo Ildefonso, Porto, filho de Guilherme Augusto de Sousa Paraíso e de sua mulher D. Sofia Gilda de Sousa Paraíso. Tiveram:

1 (XVI) MANUEL DE PINA MACHADO PARAÍSO, baptizado na Golegã, a 24-V-1900, (foram padrinhos Guilherme Augusto Brandão de Sousa Paraíso e a avó paterna). Viveu no Brasil onde, ao que parece, deixou descendência.
2 (XVI) RICARDO DE PINA MACHADO PARAÍSO. S. g.

XV CARLOS CALDEIRA DE PINA MACHADO, baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Golegã, a 07-IX-1862, (foi padrinho Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos). Licenciado em Medicina. Casou na Golegã, a 15-VII-1888, com D. MARIA DA LUZ DIAS DA CUNHA, nascida na Azinhaga, filha de Manuel Mendes da Cunha, natural de Castelo Branco, e de sua mulher D. Maria Dias, natural de Alfarelos. Tiveram filhas:

1 (XVI) D. MARIA, baptizada na Golegã, a 07-XI-1889, (foi padrinho Daniel José da Cunha).
2 (XVI) D. BRANCA MARIA CALDEIRA DE PINA MACHADO, que segue.

XVI D. BRANCA MARIA CALDEIRA DE PINA MACHADO, baptizada na Chamusca, a 17-VI-1894 (foram padrinhos o Dr. José Vaz da Cunha, representado pelo Dr. António Maria Freitas da Mota, e D. Maria Cândida da Cunha). Casou com JOSÉ RICARDO SOBRAL DE CARVALHO FIGUEIRA. Tiveram filhos :

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#3945 | GML | 10 mai 2001 17:50 | Em resposta a: #3929

Tenho um registo de baptismo em que um Miguel Carlos Caldeira Pina de Castelo Branco é padrinho. Trata-se do assento de baptismo do meu antepassado Diogo Honorato de Brito (ou Diogo da Silva Brito Mexia), filho de José Eliodoro de Brito Peracha e de Maria Fortunata Centeno Mexia.

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#3949 | alentejo | 10 mai 2001 18:57 | Em resposta a: #3945

Caro Guy,

Agradeço a sua informação. Tenho esta família entroncada pelo costado que me interessa, o meu problema, como o de quase todos os genealogistas, são os últimos 150 anos, devido à migração do interior para onde se não sabe com absoluta certeza (Lisboa, Brasil, Índia, África e assim por diante).
Por acaso tb tenho um título de Britos Perachas, de Vila Viçosa, que não vou usar em nenhum trabalho. Se precisar de elementos diga qq coisa.

Cumprimentos,

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#3965 | manuelr | 10 mai 2001 22:04 | Em resposta a: #3929

Serão pais ou avós do Coronel Carvalho Figueira ?
Penso que tb usou os apelidos Pina Castelo Branco

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#3990 | alentejo | 11 mai 2001 09:56 | Em resposta a: #3965

São os avós. A linha do Coronel Carvalho Figueira está actualizada e foi-me facultada pelo Lourenço Correia de Matos.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#3995 | GML | 11 mai 2001 13:25 | Em resposta a: #3990

Caro Nuno,

Agradecia que se possível me facultasse a informação que tem disponível sobre os Brito Peracha. Já tenho bastantes dados, muitos dos quais me foram dados pelo Nuno Canas Mendes, mas talvez tenha algo de novo! Estou principalmente interessado em resolver o mistério do surgimento do nome Brito nesta família. Penso que poderá estar ligado à família Gomes de Brito, de Castelo Branco, mas ainda não consegui encontrar registos que o expliquem.

Tentei encontrar o processo de Habiitação de Genere de Diogo Brás da Silva (pai de José Heliodoro de Brito Peracha), nos maços da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco que estão na Torre do Tombo, na esperança de que encontrar uma àrvore completa. Mas não tive sucesso.

O meu endereço de correio electrónico é:

guimdl@yahoo.com

Cumprimentos,

Gui

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#3999 | alentejo | 11 mai 2001 14:25 | Em resposta a: #3995

Caro Gui,

Não obstante lhe responder de forma mais clara para o seu mail, adianto as seguintes info.

I DIOGO DE BRITO DA SILVA, nasceu na freg. de Nossa Senhora da Expectação, Idanha-a-Nova. Foi Capitão de Auxiliares. Casou em Lisboa, com D. Catarina Josefa dos Santos, natural da freg. de Santo Estêvão de Alfama, Lisboa. Tiveram:

II JOÃO HELIDORO DE BRITO PERACHA, nasceu na freguesia de São Vicente de Fora, Lisboa, e morreu em Vila Viçosa a 22-VI-1799. Foi Sargento-Mor e posteriormente Capitão-Mor de Vila Viçosa; COX, FSO por carta de 1781, Coudel-Mor de Vila Viçosa, Escrivão da Câmara e Escrivão da Almotaçaria de Monforte; Couteiro a Cavalo da Real Tapada de Vila Viçosa, etc. Casou com D. MARIA FORTUNATA CENTENO MEXIA, nascida na freguesia matriz de Campo Maior, filha de João Centeno mexia de Sequeira e de s. m. D. Leonor Rita da Cruz. Com geração que lhe enviarei.

Cumprimentos,

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#4514 | JPL | 13 mai 2001 22:11 | Em resposta a: #3929

Caro Nuno Borrego,

Tenho-lhe enviado algumas mensagens por mail, caso tenha mudado de endereço de corrreio electrónico, agradecia que me facultasse o actual.

José Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#4569 | alentejo | 14 mai 2001 01:05 | Em resposta a: #4514

Caro José Pedro,

Peço-lhe imensa desculpa, realmente tive problemas com a outra conta de mail e não lhe facultei a actual, que é: nunoborrego@iol.pt

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Caldeira de Pina Castelo-Branco

#30983 | Gilda | 20 nov 2002 11:23 | Em resposta a: #3949

Sr. Nuno,

Caso seja do seu interesse, encontrei o casamento de:

data: 14/01/1859
local:oratório preparado na casa da residencia da maÿ da contrahente, na Rua do Livramento
assento: em Santa Rita, Rio de Janeiro, livro 5º, fls. 147 verso, ano 1859

noiva: Maria da Gloria Caldeira, filha legítima de Julio Cezar Caldeira e Rita Helena Santos Caldeira, natural e baptisada na Freguesia de São Nicolau da Cidade de Lisboa, moradora da Freguesia de Santa Rita.

noivo: Felix Antonio Vaz, filho legítimo de Felix Antonio Vaz e Antonia Joaquina Vaz, batisado em Santa Ana desta Corte, morador na Freguesia de Santa Rita.

Testemunhas: Felix Antonio Vaz e Jose Alexandre de Souza Faria

Felix Antonio Vaz e Antonia Joaquina Vaz são meus trisavós.


Abraços,
Gilda Melo
gildarm@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 14:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen