Família Archer

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Archer

#39369 | _fRoEs_ | 07 abr 2003 21:13

Caríssimas Senhoras, Caríssimos Senhores,

Venho, por este meio, desejando-vos, antes de mais, uma Santa e Feliz Páscoa, solicitar informações no que concerne à origem e à história da família Archer e, como tal, dados genealógicos referentes Diogo Archer, natural de Kilkenny (Irlanda) e filho de Leonor e Mark Archer, que casou
em 24.1.1720 com Maria Sofia Moring Whittingham, originando larga descendência que, na sua maioria, se manteve estabelecida na cidade do Porto.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39371 | magalp | 07 abr 2003 22:27 | Em resposta a: #39369

Luís

Pelo teu começo, vejo q. esperas ajuda da nossa querida prima Maria...
E se calhar vais ter mais essa ajuda.
Mas tb pode acontecer que o meu velho amigo e sr, Engº Diogo se resolva a por os dedos no teclado, coisa q. não faz nunca...
O título leu de certeza, a menos q. esteja para as estranjas.

Se realmente ninguém te ajudar em prazo útil, estarei capaz de te arranjar boa informação.

Mas olha q. ainda estamos em tempo de penitência. De jejum, abstinência e muita meditação!
Dominus vobiscum!
MMM

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39431 | aeiou2 | 08 abr 2003 15:55 | Em resposta a: #39369

Caro Luís
A pessoa indicada será o José Alberto Allen e que costuma navegar por estes "mares".Mas há o Genuki onde deves encontrar os Archer,mas vou ver se encontro alguma coisa.
Beijinhos,Boa Páscoa e boas notas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39470 | _fRoEs_ | 08 abr 2003 19:55 | Em resposta a: #39431

Caríssima Maria, Caríssimo Manuel,

Agradeço, desde já, a disponibilidade demonstrada por ambos.

Melhores cumprimentos, com votos renovados de uma Santa Páscoa,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39533 | darcher | 09 abr 2003 12:38 | Em resposta a: #39369

Caro Amigo:
Faço votos para que esta mensagem chegue ao destino,tantas foram as tentativas frustradas.O nosso "Magalp" lançou-me o repto,mas o meu "apport" é curto.Do meu 5ºAvô Diogo em diante,é conhecido.Para trás(sécs.12 a 17),a aventura começa com a invasão de Inglaterra pelo rei dos Némandos,acompanhado do cavaleiro William Le archer,entre muitos outros,seguida,décadas mais tarde,da invasão da Irlanda pelo lorde do palatino "Stronbow",acompanhado de Walter Archer,que fixa os Archer em Kilkenny,passando a constituir uma das 10 tribos locais.Com o advento do ditador Cromwell e mais tarde a batalha de Boyne(1690),onde os Archer integraram as hostes Jacobitas,leais ao rei católico James II,sobreveio o exílio,e com ele o meu antepassado em Portugal a intermediar no vinho do Porto, no âmbito do tratado de Metween.A ligação a Kilkenny, que pretendo fazer sem recurso aos sábios locais,dado o seu forte pendor monetarista,vai-me requerendo algum esforço,mas julgo vir a conseguir em breve.Se da vossa parte vier auxilio,fico-lhes muito agradecido.
Um abraço,
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39534 | aeiou2 | 09 abr 2003 12:43 | Em resposta a: #39533

Caro Diogo Archer
Encontrei referência aos Le Archer,em Genuki,Ireland,surnames.Não posso dar o endereçodo site mas com o que indico chega lá.Nõa sou nada aos Archer,só prima pelo lado Vale Pereira Cabral,varonia dos Valle.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39563 | _fRoEs_ | 09 abr 2003 20:58 | Em resposta a: #39533

Caríssimo Diogo Archer,

Calculo que não saiba, mas sou descendente de Diogo Archer, pelo lado de minha Avó materna (Rebello Valente de nome, pelo lado de Sua Mãe-os poucos e restantes descendentes desta família descendem da família Archer). E nesse facto reside precisamente o meu interesse particular no estudo desta família, como disse, de origem e proveniência irlandesas.
Assim, gostaria que me indicasse alguma obra que trate desta ilustre e antiga família, duas características que lhe atribuo pela referência que fez a cavaleiros medievais cujo apelido é Archer, e que julgo serem antepassados desta família.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39568 | magalp | 09 abr 2003 22:47 | Em resposta a: #39533

Caríssimo Diogo

Até q. enfim!
Gostei. Mas gostava mais ainda se fosses a Villar d'Allen tratar com o teu querido primo este e outros assuntos.
Depois, o chá (very englis) de millady Isaura é único!

Grande abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39581 | aeiou2 | 10 abr 2003 09:08 | Em resposta a: #39563

Caro Luís
Procurei o que te prometi e se leres a mensagem que deixei para o Diogo,mais elementos terás.Aqui fica uma morada "Kilkenny Ancestry -Road House 16 Parliament Street -Kilkenny City
Ireland
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39611 | _fRoEs_ | 10 abr 2003 13:55 | Em resposta a: #39581

Cara Maria,

Infelizmente, e apesar das pesquisas que realizei druante várias horas nos endereços que me indicou, não encontrei nada no que respeita à família Archer.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39616 | darcher | 10 abr 2003 14:24 | Em resposta a: #39568

Meu Caro Manuel Maria:
Obrigado pelo teu simpático mail.Prometo-te que numa próxima ida ao Porto(tão rara hoje em dia)te contactarei,tendo em vista uma comum visita ao meu prezado primo José Alberto,que não tenho o prazer de ver seguramente há mais de 40 anos,mas que acompanho nestas andanças sempre com enorme interesse.Recordo-me bem do tio Alfredo,grande amigo do meu pai, que já era mestre nestas artes.
Acho que vocês me darão de certeza pistas interessantes a prosseguir.
Um grande abraço e até breve,
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39619 | darcher | 10 abr 2003 14:36 | Em resposta a: #39534

Cara Maria:
Agradeço imenso a sua atenção.Tenho bons amigos na sua família "Pereira Cabral",de quem somos parentes,e como diz o ditado, "friends of my friends,my friends are".
Conheço bem o site que me indicou,tenho tentado contactos na Irlanda com relativo sucesso, mas agora que estou próximo do que quero,parece-me tudo mais dificil.
obrigado por tudo,
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39621 | darcher | 10 abr 2003 15:01 | Em resposta a: #39563

Meu Caro Primo:
Começo por pedir desculpa dos erros ortográficos da minha anterior mensagem,mas só vi depois.Julgo que por pertencermos a gerações diferentes nos não conhecemos,mas conheci bem o seu Avô Jaime e sou amigo dos seus tios.
Em relação ao que me pede,sugiro o livro "ensaios genealógicos" do Drº Vasco Valente,que caso não tenha pode encontrar na BN.Do mesmo autor,tem tb "os consules Maynard",
relacionado com Sofia Whitingham.
Com relação à ligação a Kilkenny,estou tentando relacionar-nos com um trabalho que recentemente recebi em fotocópia,feito no séc.19,e intitulado "An inquiry into the origin of the Archer family".
Se obtiver sucesso,em devido tempo lhe darei conta.
Um abraço,
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39628 | _fRoEs_ | 10 abr 2003 15:50 | Em resposta a: #39621

Caríssimo primo Diogo,

Julgo que não necessitarei de dirigir-me à Biblioteca Nacional para obter as duas obras que refere, pois existem na Biblioteca da Senhora minha Avó (na qual grande parte das obras foram herdadas de Seu Avô-o Senhor Doutor Vasco Rebello Valente, a quem faz referência). Pelo menos, tenho a certeza de que o segundo livro, "Os consules de Maynard", se encontra em posse de minha Avó.
Acho graça ao facto de ter conhecido o meu Avô Jaime...de facto, devo ser das poucas pessoas que o não conheceu, o que me entristece.
Afirmou ser amigo dos meus tios...fala dos meus tios-avós Olazábal?

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39641 | aeiou2 | 10 abr 2003 17:35 | Em resposta a: #39611

É porque não percorreste os mesmos caminhos
Fui ao Genuki,depois Irlanda,e aí eles não dão sem pagar,fui ao nome da terra e cliquei,e nun motor de busca,escrevi Archer e apareceu uma pequena notícia histórica dos Archer (1190)era uma das datas e falava também no Le Archer.Mas vou tentar seguir os mesmos passos e logo te direi.No ancestry,há muitos mas aí tem que se ter paciência e procurar em todas as family tree.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39646 | aeiou2 | 10 abr 2003 17:52 | Em resposta a: #39611

Aqui vai edesta vez melhor,e eu a julgar que o(a)s cotas eram péssimo(a)s em computadores.
Vais ao GENUKI,clicas Enter this....,and Isle of Man,Depois aparece um mapa das ilhas Irlanda e Grã Bretanha,do lado esquerdo REGIONS,clicas Ireland,depois em Counties,depois Kilkenny,after Genealogy,depois World Gen Web,depois Kilkenny Surnames Index,depois History of the County,dpois,The Old English Families,aparecem várias e uma delas logo no topo Archer.
Boa viagem
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39771 | emedina | 12 abr 2003 00:02 | Em resposta a: #39369

Meu Caro
Tive uma tia por afinidade nascida nos últimos anos do séc XIX e falecida por volta de 1975/78, casada com meu tio António Veríssimo de Sousa e chamada Amânsia Oudinot Larcher que assinava tambem Archer e ainda l'Archer e na família se dizia ser de ascendência francesa. Viveram muitos anos em Leiria mas ela era de Lisboa e suponho que da zona de Santo Amaro.Será da mesma família ?
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39821 | magalp | 13 abr 2003 13:13 | Em resposta a: #39616

Meu caro Diogo

Cá me fico à espera da tua prometida visita. Espero bem q. não te fiques pela "Pastorinha"...
Consegues passar-me o teu e-mail? Preciso de o passar a pessoa da tua máxima confiança...
Grande abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39856 | darcher | 14 abr 2003 13:57 | Em resposta a: #39821

Meu caro Manuel Maria:
Obrigado pelo teu mail.
Estou tentando saber o teu e-mail pelas vias recomendadas,após o que virei ao teu encontro.
Infelizmente disponho de uma caixa do correio cada vez mais díficil de aceder,pelo que em breve terei de mudar de endereço.
Curiosamente estive ontem num almoço com o teu primo e meu bom amigo Gonçalo,tendo falado sobre ti.
Um abraço,
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39894 | jobe00 | 14 abr 2003 20:54 | Em resposta a: #39856

Caro Diogo
Como os Irlandeses são muito sóbrios talvez a forma de teres a informação pretendida, sem seres assaltado,será a de lhes prometeres uma garrafita de vinho do Porto tão mais antiga quão remota for a ligação que te derem. Vão chover informações de certeza!
Como eu gosto de te ver nestas andanças!
Boa Páscoa para todos
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39897 | aeiou2 | 14 abr 2003 22:31 | Em resposta a: #39894

Caros amigos Diogo Archer e Luís

Como o Luís não encontrou nada sobre os Acher no Genuki aqui fica alguma coisa:
County Kilkenny Ireland History
The Archer Family

Early Documented History

The family of Archer is of great antiquity in the city of Kilkenny (source:Carrigan,iii.339);and one of the earliest records is that of Walter le Archer who witnessed grants in Okerle,Madnegal and Culdunan(all apparently near the city of Kilkenny)circa 1230(source:Ormond Deeds,i.78).

In the 1247 feodary for a place called
"Archery" a William le Archer is cited holding 1/4 knigh's fee.This place name may be equated with Archerstown,or nearby,where the modern townlands of Archersgrove and Archerslea,in St.Patriks parish,and Archersath in St.John's parish,mark an early presence of the family.

Another Walter le Archer,provost of Kilkenny,
was a witness in a grant at Kilkenny dated September 13,1299,ans is name appears again as a witness circa 1300 and 1312 (source :Ormond Deeds,i.342,355,460).

The 1317 feodary,of wich there are two slightly different versions,shows that William Larcher is recorded as a witness to a grant dated June 10,1327 and given at Kilkenny, however he be a diferent William.

The second version of the 1317 feodary shows a John le Red holding the 1/4 fee at Archeriston,perhaps indicating a chance of possession about this time.By the 1355 the feodary records a Thomas ,son and heir of Henry Flemyng holding 1/8 knight's fee at Archerstown.

The 1247 feodary (The de Valence Purparty)was taken from"Chancery Miscellanea",P.R.O.,London (File 88/4,no.70),collated with a list in the Calendar Patent Rolls.

The 1317 feodary (share of Hugh le Despenser and Alianora his wife) was taken from
"Chancery Miscellanea",P.R.O.,London(File 9/24).Variants of this records (possbly of a later date)are from the British Museum,
Additional Manuscripts MS.4791.

The 1355 feodary (de Despenser purparty)was an assignment of dower to Juvetta,who was the wife of John son of John de Hohum de Bondeby of all lands which were of the said John in co.Kilkenny,6,July,29 Ed.III(1355.Taken from the Calender of Patent and Close Rolls Ireland,
p.57b.

Primary sources:

Knights 'Fees in Counties Wexford,Carlow and Kilkenny,Irish Manuscripts Commission,with commentary by Eric St John Brooks,Dublin Stationery Office,1950.Calender of Ormond Deeds,Volume I,Edmund Curits,ed.,Dublin,1932

The following is extracted from Rev.Carrigan's History and Antiquities of the Diocese of Ossory,published in 1905

The Anglo-Norman family Archer,or Le Archer,
appears in the records os Kilkenny(city,for the first time in 1307,when Walter le Archer is named as one of the jurors who "extended"
the Countess of Gloucester's property in the Burg of Kilkenny .In 1345 Walter Archer was Portreeve of Kilkenny (city),and from thence to the year 1652 the name Archer is found no fewer than sixty-four times in the lists of civic Magistrates,as Porteeves,Sovereigns,
Mayors,Sheriffs,Coroners&c.On the 3rd Dec.1557,
the Bishop of Ossory,the sovereign of Kilkenny,
David Rother,Robert Shethe and Walter Archer,
has a royal commission "to enquire of allchalices,ornaments,bells,houses and lands,
belonging to parish churches and chapels in th County Kilkenny,and in whose hands they are now,and to retur their inquisition into chancery ("Fiants of Philip and Mary)

This Walter Archer who is probably the Walter Archer fits John,deceased Dec.1th 1575,and buried with his wife Johanna Hacket,in St.Mary's Church,had the following issue:

(1)Walter Archer,senior,who was Sovereign of Kilkenny in 1590,and died May the 10th,1606,
being then seised of the manor of Brickinclaaaragh and other lands in Co.Kilkenny,and many messuages in Kilkenny city.By is wife Elizabeth Bermingham,he left:
(a)Walter Archer,junior,his heir.He died Jan 4th 1625 leaving his wife Elizabeth,(daughter of Henry Shee,Mayor of Kilkenny),Henry (father of Walter who forfeited lands),Thomas,James,
John,Patrick and Catherine
(b)John;(c)Beale;(d)Mary

(2)John,of Corbestown,died 1617.His wife Honor Shee,daughter of Robert Shee,died in 1616.Their monument may be seen in St.Mary's.Their eldest son and heir ,Walter ,born in 1577,forfeited under Cromwell in 1653.

(3) Thomas ,Sovereign of Kilkenny,in 1597 and Mayor in 1611,died Jan.14th,1617-18,and is buried with his wife Margaret Cranisbrough,in St.Mary's.he had issue six daughters,viz:Johanna,Anne,Margaret,Lettice,
Catherine and Rose.

(4) Pierce or Peter,living in 1574;(5)Robert living in 1613;(6)David,Constable of Gowran in 1608
Besides this branch of family whose burial place was in "St.James's Chapel,in Our Ladie Church"there were others Archers of prominence in Kilkenny,who rest in "Our Lady Chapel in St.Patrick's Church"and whose monuments,now much damaged,shall be described in the chepter dealing with StPatrick's ParishSome exmples of Archers holding office in Kilkenny city:

John Archer,sovereign of the town of Kilkenny-1439
Walter Archer,sovereign of Kilkenny 1544
Thomas Archer ,elected mayor bur removed 1611
Patrick Archer,mayor 1611-12
Walter Archer,mayor 1621,1625 e 1627
Henry Archer mayor 1628/9
Thomas Archer,mayor 1641
Walter Archer,mayor 1643/4
note:a Roger Archer is cited as mayor of Waterford 1361
Information compiled and contributed by Dennis Walsh in
rootsweb/history/archer

O que for encontrando aqui irá aparecendo.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39905 | magalp | 15 abr 2003 00:15 | Em resposta a: #39856

Meu caro Diogo

Valeu a pena o nosso jovem primo abrir este tópico!
A solidariedade familiar entrou logo em funcionamento e a nossa querida Maria Oom do Valle, sempre atenta aos pedidos sobre as genealogias inglesas, galesas, escocesas e irlandesas, deu uma pequena mostra do seu vasto conhecimento... não tivesse a Maria, muita e próxima parentela na velha Albion, não fosse ela mesma apreciadora dum bem aberto "tea" não só "at five", mas tb. a qualquer hora do dia!
Muito atarefado anda o Sábio Luís Amaral para guardar silêncio sobre este tema, que domina óptimamente. Mas comprendo, pois tenho seguido as muitas adendas e corrigendas na sua fafulosa base de dados.
E, até mesmo por essa razão, mando-te já o meu e-mail: magalparrobahotmailpontocom.
Sugiro q. faças aquilo q. por preguiça ainda não fiz, que é abrir uma "conta" na netcabo, talvez o melhor e mais vantajoso servidor q. pudemos dispor.
Outro abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39934 | darcher | 15 abr 2003 13:54 | Em resposta a: #39894

Meu Queridissimo Amigo:
Adorei a tua mensagem e vou segui-la à risca.
Fica já combinado um almoço para depois das festas,que desejo boas para vocês.
Um grande e enternecido abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#39956 | darcher | 15 abr 2003 18:52 | Em resposta a: #39905

Meu Caro Manuel Maria.
Obrigado pelo teu mail.
Embora o simpático auxilio da Maria seja sinal de uma optima colaboração,que registo com o maior agrado,devo confessar que no que me toca é matéria que já conhecia.Deixa-me,no entanto, adivinhar que, com tanta destreza,seguramente que a futura colaboração me trará as mais gratas surpresas.
Espero que um British o´clock tea tenha lugar em breve entre todos nós.
Um abraço,
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#40015 | darcher | 16 abr 2003 12:48 | Em resposta a: #39897

Cara Maria:
Muito obrigado pelo seu mail,na parte que me toca.Embora já fosse do meu conhecimento,é sempre útil uma 2ª leitura.Estou tentando obter uma relação dos oficiais jacobitas na batalha de Boyne,embora sem sucesso até à data.Se,por acaso,disso tiver conhecimento,muito lhe agradecia mo comunicasse.
Muito obrigado.
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#40030 | aeiou2 | 16 abr 2003 17:09 | Em resposta a: #40015

Caro Diogo Acher
A transcrição que fiz,foi mais para o Luís que pede pede,mas é um preguiçoso" para procurar e a quem acho graça,pois podia ser meu neto,e foi com a idade dele que comecei a interessar-me pela genealogia e anos mais tarde foi o Toy que me ajudou.Sobre a Batle of the Boyne,se for ao motor de busca do Yahoo,e escrever Boyne,encontrará um linkinteressantíssimo.

7.Batle of th Boyne Day Pages

onde encontrará as informações que pretende.No Sapo também encontra um link,mas achei menos interessante
Com os melhores cumprimentos
Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#40034 | _fRoEs_ | 16 abr 2003 17:35 | Em resposta a: #40030

Caríssima e Estimada Prima Maria,

Posso garantir-lhe que não foi de modo algum por preguiça que não encontrei as informações inseridas na trancrição que fez, e que lhe agradeço da forma mais sincera e acérrima possível. Não as encontrei, provavelmente, como consequência de outro defeito que me é característico: alguma falta de jeito, porventura muita até, no que toca a matéria de pesquisa na Internet.
De qualquer modo, agradeço-lhe o auxílio e a colaboração por si prestados no desenvolvimento do estudo da família Archer, renovando o desejo de uma Santa e Feliz Páscoa para si e para os seus.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#40035 | aeiou2 | 16 abr 2003 17:43 | Em resposta a: #40034

Caro Priminho,
Isso já percebi!Estou acostumada,os meus alunos padecem da mesma doença,o que é uma pena pois é uma ferramenta de trabalho especial.
Beijinhos e uma Santa Páscoa
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#40096 | darcher | 17 abr 2003 16:53 | Em resposta a: #40030

Cara Maria:
Muito obrigado pela sua muito interessante indicação.Estou a começar a explorar o site indicado.
Votos de boa Páscoa,
Diogo Archer

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#46943 | aeiou2 | 04 set 2003 22:31 | Em resposta a: #39646

Para recordares
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Archer

#268613 | Rui Nogueira | 14 jan 2011 22:00 | Em resposta a: #39771

Caríssimos familiares da família Archer, deparei-me por acaso com este tópico, indagando e buscando igualmente matéria sobre as minhas origens. A minha bisavó, mãe da minha avó paterna, chamava-se Albertina Archer Pestana, e foi casada com Augusto Mascarenhas dos Reis, meu bisavô. Apenas sei que a minha avó, fruto deste casamento, nasceu em Moçambique em 1897. Será que este ramo Archer terá alguma relação com o vosso? Sem importunar, gostaria de receber uma informação vossa. Grato e atenciosamente, Rui Nogueira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen