Família Megre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Megre

#39384 | luis262 | 08 abr 2003 00:26

Caros participantes do forum:

Agradecia a quem saiba alguma coisa sobre as origens da família Megre e do seu ramo em Portugal, nomeadamente na região do Porto, se quizesse diponibilizar essas informações. Estava particularmente interessado nos ascendentes de Maria Torquata Megre, natural do Porto ou de localidade próxima, e nascida c. de 1850.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#39434 | 1947 | 08 abr 2003 16:34 | Em resposta a: #39384

Aí vai o pouco que tenho, julgo saber que os Maigre Restier tenham passado a Liboa (Conceição?) no início do século XIX e que além deste existe, pelo menos, o ramo Lacerda e Megre que está publicado, numa revista mas tem o mesmo tronco
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#39457 | jmrprospero | 08 abr 2003 18:47 | Em resposta a: #39384

Caro Luís Piçarra

Tenho o assento do casamento de Dr. Tomás Mendes Mégre Restier, na Águas, conclho de Penamacôr, e lá dizia ser natural da Covilhã mencionado os Pais.
Faço, agora de cor, mas logo que possa mando-lhe elementos mais completos.
Cumprimentos
JMPS

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#39793 | luis262 | 12 abr 2003 19:39 | Em resposta a: #39434

Caro Manuel Lamas de Mendonça:
Obrigado pelas infomações que enviou.
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#39794 | luis262 | 12 abr 2003 19:45 | Em resposta a: #39457

Caro JMPS:
Obrigado pelos elementos que enviou. Fico a aguardar os restantes, que poderão efectivamente ajudar .
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#41014 | luis262 | 04 mai 2003 17:11 | Em resposta a: #39434

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Não terá por acaso alguma indicação sobre a revista que publicou elementos sobre o ramo Lacerda e Megre?
Acontece que na semana passada ,no Porto, soube que nessa cidade e também em S.Mamede de Infesta , concelho de Matosinhos ,há vários Lacerda e Megre. Como Maria Torquata Megre, do seu casamento com Prudêncio Pereira Macambira, teve uma filha, Maria da Conceição (Megre)Macambira ,nascida em S.Mamede de Infesta, então pertencente ao concelho de Bouças ,c. de 1875 , casada e com sucessores, é possível que exista alguma relação.
Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#41075 | 1947 | 05 mai 2003 17:29 | Em resposta a: #39793

Meu caro Luís Piçarra
Infelizmente não foi numa daquelas revistas que se guardam. Tratava-se da inauguração de uma casa de Turismo de Habitação, herdada e reconstruída por um Lacerda e Megre do Porto ( a casa vinha por outra linha) que, incidentalmente, continha dados sobre esses Megres do Porto. Como não adiantava quanto ás origens do ramo do Porto deitei-a fora.
Hoje lamento.
Cumprimentos do
MLM

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#42781 | Sobral | 02 jun 2003 11:35 | Em resposta a: #39457

Peco desculpa por intervir na Vossa conversa.
Sobre esta família possuo os seguintes dados, respeitantes à família MEGRES, da Covilhã
1. Agostinho Megrem, natural de Viena de Austria, casou em Torre de Moncorvo com Antónia Luísa.Tiveram a:
2. Luís António Megre, casado com Ana Joaquina, nasc. em Stª Isabel, Lisboa, filha de Bento José da Costa de Matos, natural de Gondomar, e de Antónia Maria da Fonseca, da Covilhã.
3. Mariana, n. 7.6.1786, Stª Maria Maior, Covilhã
3. Agostinho
2. Manuel António Megre, casado com Maria Joaquina, irmâ da sua cunhada. Tiveram:
3 . Francisco n. 13.07.1786, Stª Maria, Covilhã
3?. Manuel António Megre (ou seria o 2º casamento do Manuel António que vai como pai) casado co ana Megre. Tiveram
4. Maria Angélica Megre casada a 20.1.1832, Stª Maria, Covilhã, com Tomás José Mendes, filho de Tomás José Mendes e Maria Mendes, todos do Alcaide.
Espero que estes dados venham a ser úteis.
Com os melhores cumprimentos.
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#43671 | luis262 | 18 jun 2003 23:05 | Em resposta a: #41014

Meus caros,
Quero agradecer, aquem ainda o não fiz, as informações enviadas. Continuo a tentar encontrar elementos sobre os ascendentes de Maria Torquata Megre. Porque tlvez possam ser de alguma utilidade, acrescento que a sua filha,Maria da Conceição, já referida em mesagem anterior, c. c. António Alves Carneiro, proprietário,n. de Serôa, Paços de Ferreira, filho de Francisco d`Assis Carneiro e de sua mulher, Rita Barbosa.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#43672 | luis262 | 18 jun 2003 23:09 | Em resposta a: #43671

Desculpem as "gralhas".
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#43683 | Sobral | 19 jun 2003 09:52 | Em resposta a: #42781

Caro Senhor
Corrijo a gralha: É Agostinho Megre e não Megrem.

Com os meus cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#44322 | luis262 | 04 jul 2003 00:36 | Em resposta a: #43683

Caros participantes do Fórum,

Segundo um site de informação municipal,em Santa Margarida, concelho de Idanha-a-Nova, existe um antigo solar da família Megre, hoje conhecido como Casa Diocesana. Alguém conhece esse solar e se ostenta alguma pedra de armas?
Conheço as armas usadas pelos Megre em Espanha ,mas não em Portugal.
Agradecia qualquer informação a esse respeito.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#45440 | marco pereira | 21 jul 2003 18:04 | Em resposta a: #44322

Saudações colegas!
Por acaso até conheço esse solar em aldeia de santa margarida,posso informa-lo que esse solar foi adquirido por Domingos Megre que era solteiro e não tem pedra de armas,o solar foi adquirido pela familia megre em 2 mão e pertencia anteriormente a uma familia chamada godinho (pelas minhas informaçãos),a familia megre era também proprietaria ou arrendataria de uma quinta entre aldeia de santa margarida e proença-a-velha conhecida como "quinta da granja" posso tambem informa-lo que a familia megre nunca chegou a habitar o dito solar tendo sempre vivido nas Aguas, tendo sido o proprio Domingos Megre feito a doação á diocese da Guarda e Portalegre/castelo branco,por volta dos anos de 50/60.

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#45451 | manuelr | 21 jul 2003 22:51 | Em resposta a: #45440

Esses Megre tinham tb moinhos nas Aranhas e Salvador, aliás perto das Águas, praticamente em frente à Aldeia de Santa Margarida.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#46991 | MSPAGraça | 05 set 2003 14:09 | Em resposta a: #45451

Caros Senhores

Os Megre descendem de um casal Megre Restier, notários no Porto na passagem do XVIII para o XIX. Viviam no Campo de Santo Ovidio (depois da Regeneração e hoje Pç. da República, freg. de Santo Ildefonso, Porto).

Destes descendem os Lacerda e Megre, tratados no livro «Oliveira Bello» e, parcialmente, no «Forbes de Portugal», no que diz respeito à descendência de José Maria de Lacerda e Megre e Maria Fernanda Lobo Cid Monteiro. Há, também, notícias destes Megre espalhadas pelos «Carvalhos de Basto».

Muitos elementos da Família continuam a viver no Porto, sendo facilmente contactáveis pela lista telefónica. Procure-se em Megre e em Restier, apelidos que continuam vivos.

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#46998 | jschaves | 05 set 2003 15:00 | Em resposta a: #45440

Meus caros
O dito solar sito na Aldeia de Santa Margarida, petenceu a meu trisavô materno Francisco Godinho Boavida, irmão de célebre Deão Boavida.
Por herança petenceu a sua filha Celeste Godinho Boavida, tendo sido posteriormente vendido por seu marido Albano Caldeira Bourbon.
Com os melhores cumprimentos
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#47003 | MSPAGraça | 05 set 2003 15:55 | Em resposta a: #46991

Caros Senhores

Sabia que existiam alguns dados sobre os Megre no Pinho Leal (Vo. V, p. 505-506), que transcrevo:

«António Correia Megre

Se a cidade do Porto tem dado, como poucas, em todos os tempos, filhos que a honram e enobrecem, pelo seu amor da patria, pela sua intrepidez, pela sua intelligencia ou pelas suas virtudes, tambem como quasi todos os grandes centros de populações, tem produzido, algumas vezes, montros que envergonham, não só a terra que lhes foi berço, mas até a própria humanidade, cuja especie, por êrro da natureza, pertencera.
«Um d'estes tigres, nasceu em a nobre cidade do Porto, no princípio d'este seculo - foi António Correia Megre, nascido em 1809, e filho de José Correia Lopes.
«Frequentava a universidade, em 1828, e foi um dos barbaros e cobardes assassinos e ladrões, dos lentes e conegos de Coimbra no lugar do Cartaxinho, a 5 kilometros de Condeixa a Velha, em 18 de março de 1828. (vide vol. 2.º, pag. 371 col. 2.ª)
«Morreu, com mais oito companheiros no mesmo crime, enforcado no caes do Tojo em Lisboa, a 20 de junho do mesmo anno [...].»

O texto continua, referindo os restantes companheiros no massacre dos Lentes de Coimbra, de que Camilo fala na «Viúva do Enforcado», uma das «Novelas do Minho».

Encontrei, ainda, outras referências que ligam os Megre ao Porto:

- Ana Megre Miranda Ferreira da Silva fez obras na casa da Rua de Cândido dos Reis em 1910.

- Carlos Megre, em 1922, andava pela Rua de Antero de Quental;

- Carlos José Megre Eugénio, em 1953, também passava pela Rua de Santa Anastácia, na Foz;

- em 1960, Maria Manuel Megre Casimiro Bizarro e (talvez seu irmão) Paulo Manuel Megre Casimiro Bizarro faziam obras na Rua do Marechal Saldanha, também para aqueles lados da Foz;

- finalmente, em 1970 há referências de Maria Teresa Eugénio Megre Cerqueira Magro Ferreira pela Rua de Dom Manuel II.

Pode ser uma pista...

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#47011 | Ortigão | 05 set 2003 16:34 | Em resposta a: #46991

Caro Manel

Mais acrescento que os Megre estão parentados com os Ramalho Ortigão (do Porto) e por via de uns Cunha com os Honorio de Lima Pinto da Costa, por todos desencenderem de António Duarte Silva e Custódia Gonçalves de Jesus Alves, proprietários da Casa de Germalde, cita nuns terrenos correpsondentes ás traseiras do actual Quartel General do Porto, do lado este do largo da Lapa mais precisamente.

abraços,
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#49718 | luis262 | 14 out 2003 12:18 | Em resposta a: #46998

Meus Caros:

Agradeço as últimas contribuições, que podem ajudar bastante nesta busca sobre os ascendentes e familiares de Maria Torquata Megre,que foi bisavó paterna de minha mulher.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#97185 | luis262 | 02 ago 2005 12:42 | Em resposta a: #49718

Cara Mariaortencia:

Eu próprio já tinha aberto em 2003 um tópico com o mesmo nome, onde procurei a ascendência de uma bisavó de minha mulher, Maria Torcata Megre casada com Prudêncio Pereira Macambira, que viveu no Brasil, ou chegou mesmo a lá nascer vindo mais tarde para Portugal, região do Porto.
Convido-a a colocar as suas questões neste tópico pois nela já intervieram muitas pessoas que têm informações sobre os Megre eos Restier.

Um abraço
Luís Piçarra

P.S. Basta Luís e, por favor, não use o Sr....

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#97290 | luis262 | 03 ago 2005 14:15 | Em resposta a: #97185

....
LP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#108272 | luis262 | 29 dez 2005 12:08 | Em resposta a: #47011

Caro Ortigão:

Permito-me sugerir-lhe a sua participação no tópico Família Restier, aberto por Mariaortencia, onde alguns elementos já aqui apontados se desenvolveram mais.

Entre outros, há referências a António Duarte Silva e Custódia Gonçalves de Jesus , cuja filha Ana Gonçalves de Jesus casou com Thomáz Megre Restier, tabelião/ notário no Porto, filho de Francisco Megre Restier e de Joana Bernardina de Queirôs, todos ascendentes, pelo lado paterno de minha mullher.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#108295 | luis262 | 29 dez 2005 16:14 | Em resposta a: #46991

Caro Manuel Azevedo Graça:

Sugiro que participe no tópico Família Restier , aberto por Mariaortencia, pois tem elementos mais completos que foram surgindo sobre estas famílias.
Minha mulher descende de de Thomáz Megre Restier que foi Notário/ Tabelião no Porto nas décadas e 30 e 40 dó séc. XIX, filho de Francisco Megre Restier e de sua mulher Joana Bernardina de Queirós.
Outros elementos foram entretanto surgindo, sobre Megres Restier de Lisboa e outras regiões, para além do Porto e julgo que asua participação poderia ter interesse para todos nós...
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Famílias Megre e Restier

#108314 | luis262 | 29 dez 2005 20:45 | Em resposta a: #39457

Caro JMPS:

Continuo a ter muito interesse na ascendência do Dr. Tomás Mendes Megre Restier.
Se os puder enviar agradecia-lhe que o fizesse no tópico Família Restier aberto por Mariaortencia, onde têm surgido novos e importantes elementos.
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#108318 | luis262 | 29 dez 2005 21:47 | Em resposta a: #42781

Caro Gabriel Santos (e restantes participantes neste tópico por mim aberto em 8.4.2003),

Tal como aos restantes participantes deste tópico, convido-o a intervir no tópico Família Restier, aberto por Mariaortencia, onde surgiram mais elementos sobre os Megre os Restier e os Megre Restier não só da Covilhã, como de Lisboa, do Porto e do Brasil.
Parece-me que a intervenção de todos poderá ser útil para conseguirmos ir completando este " puzlle" genealógico, onde ainda falta conheçer algumas peças importantes...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#243854 | luis262 | 10 nov 2009 09:29 | Em resposta a: #42781

Caro Gabriel Santos,

Passado todo este tempo, já consegui reunir bastante informação sobre Megres e Megres Restier,ascendentes de minha mulher, mas ainda não pude estabelecer a ligação com os Megre da Covilhã, nomeadamente com Maria Angélica Megre
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=333592 , ou com os seu ascendentes que referiu.
Será que neste momento já tem mais alguma coisa sobre ela?

Dos descendentes de Pedro Megre e Catarina Restier muitos já têm página no Geneall.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1208711
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=238561#lista

Melhores cumprimentos,Luís piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#244381 | luis262 | 17 nov 2009 12:37 | Em resposta a: #42781

Caro Gabriel Santos,

Como talvez não tenha lido a minha intervenção de 10.9.2009, permito-me colocar novamente a questão.

Estou a estudar os Megres e Restiers do Porto, ascendentes de minha mulher mas, embora já tenha reunido bastante informação, ainda não pude estabelecer a ligação com os Megre da Covilhã, nomeadamente com Maria Angélica Megre.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=333592 , ou com os seu ascendentes que referiu.
Será que neste momento já tem mais alguma coisa sobre ela e a sua ascendência?

Dos descendentes de Pedro Megre e Catarina Restier muitos já têm página no Geneall.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1208711
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=238561#lista

Melhores cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#244808 | MGGorrell | 23 nov 2009 17:28 | Em resposta a: #108314

Pensei que os amigos interessados nas familias Megre e Restier do Porto lhes interessariam este extracto de uma carta escrita por Manoel Megre Restier no 22 de Março de 1833, do Porto para Londres:



Quanta emoção; quanto desespero.

Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#244818 | MGGorrell | 23 nov 2009 19:34 | Em resposta a: #244808

Desculpem. Ao copiar o extracto utilizei uns sinais HTML que fizeram que não apareceu o texto. Vai aqui a citação:

(...) que só a atribuia ás apuradas sircunstancias em que todos nos achamos, pois só temos abundancia das trez pragas fome, peste e guerra. Quem me déra apezar dos pezares estár outra vez junto do meu amigo, pois ninguem avalia os transitos por que passamos, mas sim só quem nesta os observa e soffre... (...) Bem quisera contar lhe alguma novidade que lhe pudesse servir de satisfação porem nenhuas ha nem mesmo me posso adiantar: aqui estamos encurralados como no principio, tudo está limittado a esta Cidade sem seus suburbios; estámos sitiados pelo inimigo mui estreitamente; tudo está militar sem excessão; e disem estes meus Senhores, que só se esperão por huns mil ou 2 mil Francezes para então sahirmos da Cásca como o caracol e principiamarmos as nossas operações... Deus adepare boa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#244828 | luis262 | 24 nov 2009 00:59 | Em resposta a: #244808

Cara Senhora,

Tenho andado a recolher informação sobre os Megre Restier, do Porto, de quem a minha mulher dascende pela avó materna.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=136043

Penso que o autor da carta, poderá ser um dos quatro irmãos referidos no livro, que cito mais a diante.
Toda a emoção que emana da carta parece indicar isso mesmo.
Obrigado pela divugação desse excerto da carta de Manuel Megre Restier

Embora tenha uma referência a um Manuel Megre Restier, que "mtt-Manuel", disponibilizou noutro tópico deste fórum, dele sei apenas a data aproximada do óbito, que deverá ter ocorrido pouco antes 15 de Junho de 1852, visto a notícia constar n'O Brás Tisana desse dia.
Ainda não consegui encontrar esse registo, que poderá ajudar a estabelecer uma ligação com os outros familiares que já conheço.

Em "A guerra civil em Portugal, o sitio do Porto e a morte de don Pedro, por hum estrangeiro" de Hugh Owen e impresso em Londres em 1836, refere o autor a págs. 232, (...) quantos tem lentamente cahido com moléstias chronicas ganhadas naquelas noutes de regoroso inverno ? das muitas victimas disconhecidas que assim tem faltado, não ha nota; mas dos quatro Irmãos, Megre Restier, hum ja la vai, e outro a custo vence.(...)

Muito grato fico, se me poder disponibilizar quaisquer outros dados sobre os Megre Restier.

Melhores cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#244878 | abribas | 24 nov 2009 18:30 | Em resposta a: #39384

Caro Luis
Aqui vai um contributo:
Obitos, Stº Ildefonso, 11/2/1818
Mariana Megre, solteira, filha de Tomé dos Santos Mesquita e de Ana Joaquina Megre moradores na rua de Stª Catarina:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DigitalObjectID=23071&FileID=_937230&Type=0
Cumps
António

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#244922 | MGGorrell | 25 nov 2009 11:33 | Em resposta a: #244828

Caro Senhor,

O Manuel Megre Restier, autor da carta que citei, esteve bastante tempo residente em Londres, provavelmente t.b. exilado político. No meio de toda uma pilha de correspondência que tenho, encontrei mais algumas informações para si, nesta vez um extracto de uma carta que ele escreve do Porto para Londres, datada do 8 de Outubro 1832:

(...) Cheguei ao Porto em 4 do corrente ás 10 horas da noite, trazendo uma feliz viagem de 8 dias, boa (illegível) de 4 Patricios e 2 Inglezes e alem disso da boa officialidade da Marinha da Escuna de Guerra Pike em que viemos, aqual nos mandou deitar às 11 horas da noite abordo da Fragata Portugueza Rainha de Portugal. (...) Muito desejava ter tempo e até novidades para lhe contar, porem nem huma nem outra coiza tenho, em consequentencia de já estar empregado no Serviço da Companhia e alistado no Batalhão Provisorio dos Empregados Publicos, o que me rouba todo o tempo. (...)

Sugiro que a Companhia a que ele se refere é a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, entidade publica que lhe permitiria alistar-se como empregado publico. Visto que as relações dele em Londres eram todas com comerciantes portugueses de vinhos do Douro, faz sentido que ele esteja a trabalhar para a Companhia.

É todo por enquanto.

Melhores cumprimentos,

Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#245008 | luis262 | 26 nov 2009 12:49 | Em resposta a: #244922

Cara Senhora D. Magdalena,

Mais uma vez lhe agradeço os dados que me disponibilizou.

Melhores cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#245010 | luis262 | 26 nov 2009 13:15 | Em resposta a: #244878

Caro António,
Obrigado!
Vou tentar entroncar estes "novos" Megres.
Cordialmente,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Megre e Restier

#260565 | luis262 | 16 ago 2010 13:03 | Em resposta a: #244922

Cara Srª D. Magdalena e restantes participantes,

Encontrei o assento de óbito de Manuel Megre Restier que morreu na rua da Ferraria de Cima, frgª da Vitória em 15,6.1852, aos 60 anos, solteiro, empregado público, filho de Francisco Megre Restier e de D.Joana de Queirós Azevedo ( que noutros documentos é referida como Joana Bernardina de Queirós).*

Pelo que consta no Registo Geral das Mercês, D. Maria II liv. 7 fl. 221 e 221v. foi Verificador da Alfandega da Cidade do Porto a partir de 27.4.1838, cargo que terá desepenhado depois de ter estado ao " Serviço da Companhia" que, tal como sugere na sua mensagem, dadas as circunstâncias, deve ser a Companhia Geral da Agricultura dasVinhas do Alto Douro.

* Porto, Vitória, Liv. Óbitos 1843/1858 fl. 137v.

Melhores cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#285995 | Luiz Megre Beça | 30 ago 2011 17:19 | Em resposta a: #243854

Caro Luis

Caro Luis

Tenho estado a ler a troca de correspondencia no Forum destes ultimos anos e verifico que continua a haver duvidas quanto à Maria Angelica Megre e à Covilhã.
Pelos dados que tenho, julgo que a ligação será esta:
- O luis Megre Restier ( filho de Pedro Megre ), meu quarto-Avô e da sua mulher, teve entre outros : Antonio Megre Restier que casou com Ana Ludovina
Vaz Rodrigues que tiveram uma filha Maria Angelica Megre Restier ( no Genea ela aparece como filha de Manuel Antonio Megre e Ana Megre e para mim só podem ser os que estão acima ) e que por sua vez casou em 1832 na Covilhâ com Tomaz José Mendes e tiveram um filho José Tomaz que nasceu em Evora, que por sua vez casou com Isabel Maria Ferraz de Carvalho que julgo que era uma das proprietarias da Casa na Freguesia de Aguas.
Daqui se pode concluir, julgo eu que nunca houve Megres da Covilhã, houve sim uma Senhora Megre que casou na Covilhão com um Senhor que se julga que era de lá e com descendencia.
Todos os filhos - Antonio,RitaFilipe,Francisco,luis e Nicolau nasceram e casaram no Porto e também os seus netos, portanto e, de acôrdo com todos os elementos que possuo, o ramo Português da Familia Megre Restier é do Porto.

Um abraço

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#286002 | Luiz Megre Beça | 30 ago 2011 17:51 | Em resposta a: #46991

Caro Manuel Azevedo Graça

Os Megres descendem de Pedro Megre e Catherine Restier.
Esse casal Megre Restier ( Thomaz Megre Restier, meu trisavô e Ana Gonçalves de Jesus possuiam realmente e por parte dela, um prazo muito antigo chamado Cazal de Germalde, que não era bem no Campo de Santo Ovidio mas, um pouco mais acima em frente do Hospital da Lapa e entre a Igreja e o quartel-general.
Essa casa quera muito bonita e da qual eu guardo um pequeno "crayon" transformou-se com o andar dos tempos e sobretudo com o alargamento da cidade para norte, numa casa completamente diferente mas também bonita e que é practicamente a que ainda hoje existe, embora em muito mau estado infelizmente. Um dos seus filhos, tambêm Thomaz e meu bisavô aí viveu até morrer. Por sua morte ficou para a viúva Amelia de Azevedo Viana onde também viveu com os seus 8 filhos, Tomaz, Maria, Isabel, Beatriz minha Avó, Laura,Jorge, Alice e Carlos meu padrinho.
A casa ficou depois para a minha tia-avó Alice casada com Julio Eugenio por compra aos irmãos.Dela guardo grandes recordações da minha meninice, de rapaz e de adulto quando estava no serviço militar no Quartel-General como policia militar ia visitar a minha tia que me oferica riquissimos almoços.

Os Lacerda e Megre de quem eu,além de primo sou grande amigo de todos, não decsendem desse casal mas sim, de um irmão do meu trisavô Thonaz e que se chamava João Megre Restier.

Julgo ter esclarecido as suas duvidas e sobretudo esperando não ter sido maçador.

UM abraço

Luiz Megre Beça

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#286008 | Luiz Megre Beça | 30 ago 2011 19:00 | Em resposta a: #47011

Caro Senhor

Talvez possa tambem dar umas achegas:

- Os Megre e os Ramalho Ortigão ( do Porto ) são parentes porque descendem de 2 filhas de Antonio Duarte Silva e Custodia Gonçalves de Jesus, como disse e muito bem.
Uma, Ana Gonçalves de Jesus casou com meu trisavô Thomaz Megre Restier e a outra Antonia Alves Duarte Silva casou com o oficial de artilharia Joaquim da Costa Ramalho Ortigão, pais do poeta, portanto este, era primo direito de meu bisavô tambem Thomaz.
Os Honorios de Lima devem vir por uma irmã da mãe das duas descritas atrás Ana Gonçalves de Jesus,casada com Antonio Alves Rodrigues, donos do Cazal de Germalde na Lapa,cidade do Porto.
Essa irmã Ana que casou com Antonio Luis da Cunha e tiveram uma filha Maria Luiza da Cunha e uma neta que casou com Joaquim Antonio de Lima.Julgo ser por aí o parenresco aos Honorio de Lima.

Esperando ter sido util, envio

Um abraço

Luiz Megre Beça

Resposta

Link directo:

RE: Família Megre

#286009 | Luiz Megre Beça | 30 ago 2011 19:10 | Em resposta a: #42781

Caro Gabriel Santos

Confesso que nunca ouvi falar na familia deste Agostinho, natural de Viena de Austria nem da Mariana. A unica Mariana que conheço é a Mariana Barbara casada com Filipe Megre irmão do Francisco meu 4º Avô.
Se me puder dar referencias a este respeito ficava-lhe muito grato

Um abraço

Luiz Megre

Resposta

Link directo:

Família Megre

#371307 | nbizarro | 30 jun 2016 15:26 | Em resposta a: #286008

Caro Luiz Megre Beça,

a minha avó, Ilda Megre Casimiro Barbosa Bizarro, é neta da "Laura", conhece?

Nuno Bizarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen