Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39406 | cris | 08 abr 2003 10:29

Procuro informacoes sobre os REIS, MENDES e MATOS em Marco de Canaveses ! Com respeito aos REIS sei que minha mae é prima do politico Sr Francisco ASIS (AMARANTE).
Sr CONDE podera voce tambem me ajudar aqui?!
Desde jà muito agradecida.
CRIS

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39419 | Conde | 08 abr 2003 13:52 | Em resposta a: #39406

Sugiro que ponha no forum o nome completo do seu Pai e da sua Mãe,datas de nascimento,freguesias,nomes dos avós se souber,parentescos com 3.os como o Belmiro de Azevedo e o Francisco de Assis.Tudo o que achar importante.Facilita a vida.Caso contrário fica muito vago.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39522 | cris | 09 abr 2003 09:49 | Em resposta a: #39406

PAI : José Mendes De Matos n. 30.01.1951 freguesia de Manhuncelos Marco de Canaveses ; Avô paterno José Carlos De Matos n. 26.09.1920 freguesia de Tuias no Marco, trabalhou no «Grémio» mais de 30 anos onde livrava com o tractor produtos aos agricultores pelas freguesias do Marco fora e também era cabeleireiro em Tuias, seu pai chamava-se José Matos (De Almeida ? ?) e sua mae Maria dos Prazeres n. em 1900 freguesia de Tuias. Faleceu em 2002. Avó paterna Margarida da Conceicao Mendes n. 20.01.1926 freguesia de Tuias, filha de agricultores em Tuias numa quinta na « Porta Nova ». Pai José Mendes (irmao da mae do Eng. Belmiro de Azevedo) e mae Maria da Conceicao (talvez Vieira mas por enquanto nome desconhecido).

MAE : Rosa Maria Pinto Dos Reis n. 09.02.1953 freguesia da Sra da Ora em Matosinhos ; Avô paterno Luis Dos Reis n. 27.09.1922 freguesia S. Martinho da Aliviada, trabahou numa fabrica de metalizacao na Sra da Ora e mais tarde abriu a sua propria fabrica « Prometalis », seu pai era macinista em Marco de Canaveses nos caminhos de ferro e sua mae chamava-se Adelaide (irmao da Sr. Ana de Assis, mae do politico Francisco de Assis em Amarante). Faleceu em Nov. 1970. Avó materna Maria da Piedade Pinto n. 14.08.1923 freguesia S. Martinho da Aliviada filha de Natevidade (ignoro o nome du Pai por enquanto).

Assim de imediato sao as informacoes que tenho mas espero poder jà avançar.
Agradeço-lhes muito pelas informacoes que me possam trazer.
CRIS

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39524 | Conde | 09 abr 2003 10:23 | Em resposta a: #39522

CRIS:
Estou a pedir ajuda ao José António Reis e ao A.M.Novais Sanhudo que é da "lavra" deles.Mas confirmo o que lhe disse da Prof.Emília Monteiro,cujos livros sobre o Marco devia encomendar.
Até logo.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39525 | cris | 09 abr 2003 10:34 | Em resposta a: #39524

O Sr. é sem duvida o meu salvador !!! Que alegria poder contar consigo e que maravilha ter encontrado este site. Vou desde jà encomendar os tais livros.
O que seria eu sem o senhor.
Até jà.

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39537 | Conde | 09 abr 2003 13:50 | Em resposta a: #39406

Via um bom motor de busca vá ao site a Camara Municipal do Marco e Canaveses e peça os livros à cobrança.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39602 | cris | 10 abr 2003 12:39 | Em resposta a: #39522

Na minha mensagem du 09.04 das 09h49 acrescento que José Matos (n. por volta de 1900) tocava harmonica en Tuias e animava festas, casamentos, etc. Ignoro a actividade principal.
Dois filhos descendentes dos Mendes de Tuias viajaram jovens para o Brasil onde premaneceram e fizeram comércio. Ainda hoje existe uma grande cadeia de padarias.
Espero poder ter ajudado mais com estas informacoes.
Ja agora gostaria saber como obter documentos necessarios (certidoes) para avançar nas minhas linhas ?

Sei nao ter experiencia alguma neste dominio mas agradecia sinceramente que me ajudassem.

(Ja encomendei os livros do Marco realizados pela professora Emilia Monteiro)

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#39612 | Conde | 10 abr 2003 14:02 | Em resposta a: #39602

Penso que deveria escrever logo à Profª Emília Monteiro e peça-lhe cópia do trabalho da sua família.Acontece que tenho um exemplar privado, mas não tenho licença de o pôr em público,uma vez que não me foi dado nesse sentido.As certidões deve pedi-las à consevatória do Registo civil do Marco de Canaveses.Antes de l910 são de baptismo e casamento canónico.Mas acho preferível primeiro vêr se lhe basta este estudo ou deseja ir mais além.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#40025 | cris | 16 abr 2003 15:27 | Em resposta a: #39612

Senhor CONDE,

Venho por este meio lhe agradecer a sua ajuda, ajuda essa que realizou jà uma grande parte do meu sonho.
Cada dia que passa me passiono mais pela genealogia. Talvez pelo facto do meu interesse desde jà hà muitos anos pela arqueologia, quem sabe ?, tudo o que é antigo, a historia, etc.
Jà agora o informo que entrei em contacto com a Professora Emilia Monteiro, "este mundo é mesmo pequeno..." mae da advogada dos meus pais, esposa do senhor Sanhudo muito conhecido da minha familia. Com a professora Monteiro irei sem duvida alcançar meus objectivos.
Desculpe se cometi, pois cometi sem duvida, erros ortograficos, inflizmente, meto muito raramente (nunca) o meu portugues em pratica. A minha vida professional desde os 16 anos aqui no estrangeiro.
E assim termino lhe enviando os meus sinceros e eternos :-) agradecimentos.
Até breve

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#40082 | Conde | 17 abr 2003 13:32 | Em resposta a: #40025

Fico muito contente por poder ter sido útil.Não pode estar em melhores mãos.Feliz Páscoa para todos.

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#115255 | ksaraujo | 28 mar 2006 03:52 | Em resposta a: #39419

Prezado Sr. Conde, os nomes Joaquim dos Santos Reis e Anna dos Santos Reis lhe informam algo? São os nomes dos meus bisavós portugueses que vieram para o Brasil (cidade de Cantagalo, interior do Estado do Rio de Janeiro) por volta do início da década de 1910 trazendo a filha pequena, Arminda dos Santos Reis, nascida em Portugal em 05 de julho de 1908. Estes são os dados de que disponho. Gostaria muito de saber qual é a cidade de nascimento da minha avó Arminda, infelizmente, já falecida. Com meus melhores cumprimentos, Kelson dos Santos Araújo. Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Reis, Mendes e Matos em Marco de Canaveses

#259233 | mayermendes | 24 jul 2010 02:22 | Em resposta a: #39537

tenho um antepassado que veio para o Brasil, Rio de Janeiro. Sua origem era de marco de canaveses. Seu nome era José Moreira Mendes, seu irmao que veio com ele era Antonio .... Moreira Mendes.
Meu bisavô José veio a falecer em 1957, e seu ano de nascimento tenho a informação de ser de 1906.
Soube da informação que seu pai tb se chamava antonio.
Veio para o Brasil por volta dos 1920, solteiro ele e seu irmao que parece que era o mais velho. Tinham grandes poderes financeiros devido a fortuna da familia, e que qdo faleceu seus filhos ainda tinham muitas terras a receber ai na regiao de canaveses.
Casou-se aqui no Brasil com uma Italiana Constantina de Nigris.
Saõ essas informações que colhi com minha avó portuguesa do Porto que era sua Nora.
No mais tenho revirados os arquivos da familia nada tenho achado espero que alguem me ajude a encontrar meus patricios e terminar minha arvore

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 15:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen