Família - Vital, Dória, Cardeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família - Vital, Dória, Cardeira

#3977 | humberto | 11 mai 2001 00:24

Estas famílias são eventualmente oriundas de Beja.
Melhores cumprimentos,
A. Vital

Resposta

Link directo:

RE: Família - Vital, Dória, Cardeira

#4177 | marsousa | 12 mai 2001 19:11 | Em resposta a: #3977

Caro Humberto

Dos nomes referidos só tenho informações sobre Dória.
Posso adiantar o seguinte:

De acordo com Sanches de Baena no seu livro "Famílias Nobres do Algarve", no capítulo dedicado à família Mascarenhas, Francisco Dória foi um genovês que viveu em Arzila.

Um dos filhos de Francisco Dória foi Cristóvão Dória de Sousa, o primeiro capitão-governador de São Tomé segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

Cristóvão Dória de Sousa casou com D. Constança de Menezes cuja filha, D.Briolanja Vieira, casou com Gaspar de Figueiredo Mascarenhas nascido no ano de 1513 em Faro e que foi alcaide-mor da mesma cidade.

Ainda segundo Sanches de Baena os Dórias da Ilha da Madeira são descendentes do referido Francisco Dória.

Cumprimentos
MM

Resposta

Link directo:

RE: Família - Vital, Dória, Cardeira

#5690 | fadoria2001 | 09 jun 2001 20:27 | Em resposta a: #4177

Permita-me duas correções:

1) Os Dorias da Madeira *não* descendem deste Francesco Doria, de Arzila e de Sevilha. Ver meu tema `Dorias da Madeira.'

2) Francesco Doria era casado com Gironima Centurione - esse Cristóvão seria provavelmente um bastardo, ou no máximo filho de um segundo casamento (nunca lhe vi o `Sousa,' por sinal, que SB lhe atribui). Era genro do grande banqueiro Luigi Centurione Scotto, que financiou Colombo, assim como o mesmo Francesco, em 1502, que pagou a Colombo seu oitavo na viagem de Ovando.

Um outro filho seria certo Luis Doria, `homem que vive de suas fazendas' em Albufeira, objeto de um perdão em 1529 (Chanc. D. João III).

De Francesco Doria foi filho Aleramo Doria, que em 1557 recebe um padrão de juros de 80:000 rs sobre a alfândega de Lisboa. Sua filha Clemenza Doria foi mandada em 1553 para o Brasil; é dada como `criada da Rainha D. Catarina' num alvará de 1559, e é minha antepassada.

Francisco Antonio Doria

PS: Os Cristóvãos mais recentes que localizei na família viveram nos fins do século XVIII e começos do XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Família - Vital, Dória, Cardeira

#5972 | rafael mião | 19 jun 2001 00:05 | Em resposta a: #3977

Ex.mo Senhor A. Vital
O Boletim -Arquivo de BEja-editado pela resp.ª Câmara Municipal,não me recordO da data,mas é antigo,publicou um artigo "História Genealógica de Uma Família do Alentejo , da autoria de Luis de Bivar Guerra onde se refera aos-Dória,Dorea,DoRea e Doreia,de Beja e apresenta uma dissertação curiosa sobre o assunto,alargando o assunto por outras famílias relacionadas do Alentejo.
Com os melhores cumprimentos
R. C.

Resposta

Link directo:

RE: Família - Vital, Dória, Cardeira

#5986 | fadoria2001 | 19 jun 2001 14:12 | Em resposta a: #5972

Tenho, destes alentejanos, cópia de uma genealogia manuscrita que foi feita pelo Prof. Sousa Lara, e que principia no século XVII. Há um gap, no entanto, até os que encontrei, genoveses, em começos do século XVI.

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 23:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen