tóssan

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

tóssan

#40103 | luisgonsalves | 17 abr 2003 17:53

gostaria de saber se haverá alguem frequentador deste forum que me possa dar algumas informações sobre o caricaturista tóssan.
Cumprimentos
LuisGonsalves

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40111 | abivar | 17 abr 2003 18:57 | Em resposta a: #40103

Caro LuisGonsalves:

Conheci muito bem Tóssan na minha infância; a sua irmã Rita Reis Santos viveu mais de vinte anos em casa dos meus Pais, tendo depois casado, já com alguma idade. Era o que na altura se chamava “Mademoiselle” e todos tínhamos por ela grande afeição, especialmente eu próprio, pois acompanhou-me desde que eu tinha apenas alguns meses. Tenho um livro de Maria Helena Costa Dias (“Animais, esses desconhecidos”) ilustrado por Tóssan, com uma dedicatória que o grande caricaturista e homem de cultura me escreveu em 1969. Algumas vezes o vi depois na televisão mas, depois de adulto, não o voltei a encontrar pessoalmente; dentro do livro guardei um recorte do jornal “O Algarve” de 22/7/1999 dedicado a Tóssan em que se recorda que era seu nome António Fernando Santos, nascido em Vila Real de Santo António em 1918, falecido em 1991. Posso mandar fotocópia do recorte, se estiver interessado, pois esboça a sua biografia; o que tiver acerca dele, também me interessa.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40124 | luisgonsalves | 17 abr 2003 22:38 | Em resposta a: #40103

Caro bivar
sei que teria alguma coisa sobre tóssan, só que não consigo ter acesso a sua resposta
Luis Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40125 | luisgonsalves | 17 abr 2003 22:42 | Em resposta a: #40103

Caro abivar
sei que tinha uma resposta sobre tossan, só que não consigo ter acesso a ela, e possivel repeti-la.
Obrigado
Luis Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40126 | JPL | 17 abr 2003 22:45 | Em resposta a: #40111

Caro Luís Gonçalves,

Tive o previlégio de conhecer pessoalmente o Titó (era assim que o tratava). Era muito amigo e frequentador da casa dos meus pais e tios. Provavelmente, uma das pessoas com mais piada natural que já conheci. Pormenores da sua família não lhe saberei dizer e, uma vez que a última vez que estive com ele, terá sido em 1988, tinha eu uns 22 anos, pouco o poderei ajudar. No entanto, os meus pais saberão concerteza algo que o possa ajudar.

Diga o que pretende.

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40135 | abivar | 18 abr 2003 00:44 | Em resposta a: #40125

Caro LuisGonsalves:

Conheci muito bem Tóssan na minha infância; a sua irmã Rita Reis Santos viveu mais de vinte anos em casa dos meus Pais, tendo depois casado, já com alguma idade. Era o que na altura se chamava “Mademoiselle” e todos tínhamos por ela grande afeição, especialmente eu próprio, pois acompanhou-me desde que eu tinha apenas alguns meses. Tenho um livro de Maria Helena Costa Dias (“Animais, esses desconhecidos”) ilustrado por Tóssan, com uma dedicatória que o grande caricaturista e homem de cultura me escreveu em 1969. Algumas vezes o vi depois na televisão mas, depois de adulto, não o voltei a encontrar pessoalmente; dentro do livro guardei um recorte do jornal “O Algarve” de 22/7/1999 dedicado a Tóssan em que se recorda que era seu nome António Fernando Santos, nascido em Vila Real de Santo António em 1918, falecido em 1991. Posso mandar fotocópia do recorte, se estiver interessado, pois esboça a sua biografia; o que tiver acerca dele, também me interessa.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40137 | luisgonsalves | 18 abr 2003 01:39 | Em resposta a: #40135

Caro abivar
parece-me que estou no caminho certo porquanto não tendo conhecido o Tóssan o mesmo esteve sempre presente em casa dos meus avós em Coimbra, através das caricaturas que fez do meu bisavô Armando Gonsalves,que era director do hospital dos Covões em Coimbra, onde o Tóssan teria estado internado, juntamente com António Aleixo, suponho que padecendo da mesma doença, sei que Tóssan conheceu no dito hospital uma sobrinha do meu bisavô chamada Manuela com quem viria a casar. O meu interesse reside no facto de saber mais alguma coisa a seu respeito, nomeadamente se tem descendência, e se tem trabalhos publicados.
Grato
Luis Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40139 | luisgonsalves | 18 abr 2003 02:22 | Em resposta a: #40126

Caro José Pedro Leão
Realmente e segundo relatos e ditos de meu avô o Tossan era de facto tudo aquilo que diz.
O que pretendo realmente é saber se o mesmo deixou descendencia, e/ou se sua esposa ainda será viva, dado ela era/é prima direita do meu avô. Seria uma possibilidade de existência de contacto visto que pretendo encontrar as raízes da minha família da parte do meu bisavô (tio da dita senhora),o que se tem revelado extremamente dificil.
Desde já agradecido por qualquer informação nesse sentido,

Sinceros cumprimentos,

Luis Gonsalves

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40155 | JPL | 18 abr 2003 14:23 | Em resposta a: #40139

Caro Luís Gonçalves,

O Tóssan não teve filhos. A tia Manuela, sua mulher, também já morreu.

Cumprimentos,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: tóssan

#40158 | magalp | 18 abr 2003 15:08 | Em resposta a: #40135

Caro António Bivar

As saudades q. me fizeram este se testemunho...
Sei que é amigo de dois sólidos amigos: ATF e Artur Magalhães, curiosamente 2 diplomatas...
Já sei que um "algébrico", um apaixonado das Matemáticas Gerais, do Cáculo e da Estatística...
Cousa q. sempre odiei.

Já constatei q. gosta de História, Literatura, Genealogia, Heráldica, Sociologia, Economia e Humanísticas e, tb. das Genéticas...
Cousas em q. sou curioso.

Fico agora a saber q. os seus pais tb. tiveram "Mlle" - que para nós e possivelmente para vcs. era uma espécie de puericultora, enfermeira, mestra régia, grave (no mail elevado grau) e, eventualmente, governanta.
Especimen muito raro, ao serviço na geração dos meus Pais, pois tanto quanto me lembro, aqui no Porto, só conheci menos de meia dúzia de famílias que as tivessem nessa condição. Para além de nós, os Teixeira Coelho, os Sousa Pinto, Agrellos, Borges, Pinto Leite...

Acho q. o meu caro António deveria pertencer à Mui Nobre Ordem do Savonette e à Confraria de Santiago de Lobão...

Responda p.f. para magalparrôbahotmail.com
Temos por são costume trocar idéias, impressões, escárnio e maledicências, vivencias, usos e costumes do antenho e actualizadas, e até amigáveis insultos!
Será mto. bem vindo!

cmptos.
MMM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 15:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen