Ajuda informatica

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Ajuda informatica

#40127 | JPL | 17 abr 2003 22:57

Caros amigos,

Tenho recebido imensas mensagens do postmaster da netcabo, dizendo que não tive sucesso no envio de mensagens que nunca enviei para pessoas que não conheço e outras que conheço. Essas mensagens que me são devolvidas, têm um anexo *.dat que julgo ser um virus. Uma vez que tenho o Norton anti-virus, acho estranho que isto esteja a acontecer. Saber-me-á alguém dizer o que fazer?

Se por acaso esta mensagem foi parar à caixa de correio de algum dos frequentadores deste Fórum, desde já peço desculpa mas, como podem constatar, foi involuntário.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#40129 | tfp | 17 abr 2003 23:14 | Em resposta a: #40127

Caro Zé Pedro Leão,

Nos próximos dias deve deparar-se com diversos problemas semelhantes. Acontece que a netcabo está a mudar o sistema de mail e nestas alturas acontecem surpresas...

Não posso afirmar que os anexos *.dat sejam virus, mas se apagar os mails não terá qualquer problema e visto que tem o Norton, esse programa impedirá o virus de actuar.

Talvez não fosse má ideia reportar o problema ao suporte técnico da netcabo para eles detectarem a origem do mesmo.

Melhores Cumprimentos,

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#40130 | JPL | 17 abr 2003 23:18 | Em resposta a: #40129

Caro Tiago Faro Pedroso,

Bem haja pela resposta.

Feliz Páscoa,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#40132 | amtf | 17 abr 2003 23:24 | Em resposta a: #40127

Caro Zé Pedro,

Também fui atacado por um vírus na semana passada. A agressão foi tão forte que me vi forçado a mandar abaixo o sistema operativo e, em consequência, não consegui "salvar" uma quantidade de ficheiros que estavam guardados no computador, incluindo todos os endereços electrónicos.
Também espero que no curto intervalo de tempo que durou este problema não tenha causado transtornos a ninguém.
Agora que tenho o problema resolvido com a instalação de um avançadíssimo anti-vírus (ao que me dizem) vou ter que recuperar uma quantidade de dados perdidos e aproveitava para lhe pedir para me enviar uma mensagem, quando fôr oportuno, para que possa reaver o seu e-mail.

Grande abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#40134 | aburma | 18 abr 2003 00:28 | Em resposta a: #40127

Caro Zé Pedro,

Também eu tenho recebido algumas mensagens desse tipo, mas através do hotmail. Se o problema é o mesmo, não será portanto da netcabo.

Um abraçoe Boa Páscoa


Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#40141 | jpcmt | 18 abr 2003 09:06 | Em resposta a: #40127

Caros Confrades:

Para evitar “surpresas” desagradáveis, e para além de um bom AV e da necessidade de fazer “back-ups” regulares, há algumas medidas adicionais que se podem tomar:

- Ver e abrir o correio no no site do ISP, em vez de usar o “Outlook”. Podem-se assim eliminar mensagens suspeitas ou indesejadas, antes de elas serem transferidas para o nosso computador.
- Anexos com sufixos *.dat , *.exe, etc. são sempre suspeitos. Se não são esperados, há que tomar cuidado. Por exemplo, enviar um “mail” ao remetente, para apurar do que se trata ou, radicalmente, destruí-los, sem os abrir.
- Manter a lista de endereços num ficheiro `*.txt ou *.doc e não no “Outlook”. Não será tão prático, mas evita a propagação de mensagens infectadas.
- Manter os ficheiros com informação sensível (dados pessoais, bancários, nºs de cartões de crédito, etc) encriptados; há programas eficientes, por cerca de 30 euros)
- Quando se usa a netcabo e se mantém o sistema conectado à rede, para além dos cuidados recomendados pelo fornecedor, libertar o IP sempre que não se esteja a utilizar a web. No Windows 9x ( que é o que ainda me serve bem!) há uma pequena aplicação “escondida” com o nome winipcfg.exe que faz isto mesmo. Basta procurá-la (está normalmente no directório de raíz do C:/ ). O mais prático é criar um atalho no “desktop” e com um simples “clic” liberta-se e renova-se o IP. O acesso de intrusos ao nosso computador fica inibido com o IP desligado.
- Também esta aplicação evita fazer de novo o arranque do computador quando a linha vai abaixo.

São apenas algumas “dicas”, que reduzem riscos . Mas o “back-up” regular é fundamental.
(por ex. as diskettes de 100 MB são já baratas e fáceis de usar.)


Uma boa Páscoa para todos,
J de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#51900 | rgc | 17 nov 2003 16:07 | Em resposta a: #40141

Caros confrades

Agradeço informação de alguma obra existente no mercado livreiro português (traduzida),sobre os termos mais comuns usados em informática. Seja glossaário,dicionário ou em CD.
Que me desculpem os amigos que percebem e muito,alguns profissionais,não enviar mail ou telefonar sobre este assunto. Mas aqui no Forum, caso receba algumas respostas, servirão também de ajuda para algum confrade, que como eu possa ter dúvidas sobre o significado de certos termos, siglas, abreviaturas,e expressões geralmente usadas em informática,de uso caseiro, e as funções a que se adequam.
Caso não seja permitido tal informação, no Forum, por revestir aspecto comercial, segue o meu end.º
octaviocarvalhoarrobanetecabopontopêtê

Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#52863 | as1158190 | 30 nov 2003 22:24 | Em resposta a: #40127

Olá José Pedro Leão
Não posso ajudá-lo na sua questão mas constato que continua a sua missão de pesquisa.
Já tenho algumas coisas novas sobre os Pinhos
Um abraço - António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda informatica

#53110 | JPL | 04 dez 2003 16:38 | Em resposta a: #52863

Caro Primo António Sampaio e Pinho,

Tenho tido imensa dificuldade em aceder ao Genea, uma vez que o a acesso foi vedado aos clientes netcabo após as 19h sendo após esta hora que habitualmente tenho disponibilidade para aqui vir. Infelizmente, há cerca de meio ano que parei completamente com as minhas pesquisas. Mudanças, trabalho, família, um sem número de coisas me têm impedido de fazer o que quer que seja a este respeito. Caso tenha conseguido avançar algo na resolução do nosso enigma, agradecer-lhe-ie bastante que me contactasse através do mail, 0432035901@netcabo.pt.

Os meus melhores cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen