Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40321 | Conde | 22 abr 2003 14:13

Confrades;
Alguém sabe alguma coisa de Manuel Marques de Abranches casado com Ana Maria Tavares,pais de D.Vitória Rita de Abranches,natural de Sandomil ou Gavinhos,casada com o Dr.Pedro José Gomes de Miranda filho do Dr.José Gualberto de Miranda e sm Luisa de Almeida da Assunção.Deve ser gente do seculo XIX.Estes foram pais de D.Maria dos Prazeres de Almeida Abranches,casada com Joaquim Ribeiro do Amaral,pais de Dr.Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral,casado com D.Antónia de Madureira Borges de Carvalho descendente do guerrilheiro miguelista Tenente de Milhundos.Ligam-se aos Saldanha e Mello.E estes donde provêm?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40325 | magalp | 22 abr 2003 14:50 | Em resposta a: #40321

Caro Conde

Esses Saldanha e Mello estão ligados a um beirão em seu tempo muito conceituado no concelho de Viseu, ali homem forte do Estado Novo (dos genuínos!), que foi Governador Civil em 1933.
Creio q. seu representante é o meu amigo Eduardo Saldanha (supervisor de longo curso, nos TAP), neto do dito e actual poroprietário da suas casa, q. foi casado com uma senhora Ruella Ramos, daqueles jornalistas do DL ou DP, não sei já ao certo.
Cumprimentos
MMM
Quando estiver

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40328 | LCM | 22 abr 2003 16:27 | Em resposta a: #40321

Meu Caro Conde,

Sobre os Madureira Borges de Carvalho tenho muito interesse, pois um tio trisavõ casou com uma senhora desta família, víuva de um primo também Madureira (um filho deste casamento foi Brás Burity. escritor e critico de arte).
sobre o outro assunto revirei o Pinheiro Chagas e nada sobre o Carlismo.
Aguardo notícias de V. Ex.ª

Abraço amigo
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40371 | Conde | 23 abr 2003 08:53 | Em resposta a: #40325

Caro MMM:
Boa achega.Se souber mais diga-me depois sff,uma vez que isto me interessa bastante.
Grato,cumprimento cordialmente.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40373 | Conde | 23 abr 2003 09:03 | Em resposta a: #40328

Caro Lourenço;
Vou vêr o Pinheiro Chagas a casa do meu Pai e logo lhe digo a página.
Quanto a Madureiras:
1-Custódio Nunes Borges Babo,cc D.Gertrudes Clara de Santo António,e eram de Penafiel,tendo tido a:
2-João Nunes Borges de Carvalho,a quem Camilo,salvo erro, chamou de Milhundres e que não era mais do que o Tenente miguelista de Milhundos,Penafiel.Casou com D.Antónia Maria de Madureira,fª de António Pinto e de sm Luisa de Madureira.Tiveram:
3-D.Maria José de Madureira que casou com seu parente próximo Luis Nunes Borges de Carvalho,e tiveram:
D.Antónia de Madureira Borges de Carvalho,casada com o Dr.Joaquim Emílio Ribeiro do Amaral,já referido cg Destes provém a família Amaral Cabral (Cf.Anuário).
Abraço condal.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40376 | LCM | 23 abr 2003 09:41 | Em resposta a: #40373

Carissimo Conde,

Muito obrigado pela informação. O que me interessa é o 2º casamento de Antónia madureira com António de Pina Osório, de quem teve três filhos que usaram Madureira Osório.
Estes dados estão publicados? Em que livro é que o Camilo fala neles? Disseram-me que nas "Memórias do carcere" mas não encontrei nada.

Abraço amigo do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40377 | Conde | 23 abr 2003 09:51 | Em resposta a: #40376

Caro LCM:
Eu li algures,mas onde não sei.A idade não perdoa.Do primeiro casamento não tenho nada.
Mas tenho ideia de haver uma importante figura da hierarquia da Igreja nesta família.Vou vêr.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40378 | Conde | 23 abr 2003 09:54 | Em resposta a: #40321

Adit:José Candido de Almeida Abranches filho do Dr.Pedro José Gomes de Miranda,casou em 1852 com D.Rufina Maria Adelaide de Almeida Azevedo de Sousa Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40380 | LCM | 23 abr 2003 10:23 | Em resposta a: #40377

Pergunto de onde tirou estes dados que aqui colocou sobre Madureiras Borges de Carvalho? Estão publicados?

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40389 | Conde | 23 abr 2003 14:00 | Em resposta a: #40380

Tirei de casa de um ilustre descendente que lá tinha estes e outros.São bons.Dou-lhe fotocópia do manuscrito do autor.
Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40391 | aeiou2 | 23 abr 2003 14:36 | Em resposta a: #40376

Caro Lourenço
Aqui hà tempos passei uma vista de olhos pelo seguinte livro "Famílias Transmontanas,descendência de Francisco Morais

De Francisco Xavier de Morais Sarmento
edt.Carvalhos de Basto
Vêem lá referidos os Madureiras Osórios,não lhe posso dar mais informa´~oes pois não tenho oa referida obra,mas talvez apareça alguém.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40408 | LCM | 23 abr 2003 17:55 | Em resposta a: #40391

Maria,

Muito obrigado pela informação. Também me chamou a atenção quando vi esse livro mas, infelizmente, não é a mesma gente.
Beijinho
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40570 | Pean | 28 abr 2003 14:13 | Em resposta a: #40378

Caro Conde,
A minha mulher é descendente do casal José Candido de Almeida Abranches / Rufina Maria Adelaide Azevedo e Sousa. Poderá dar-me informação de onde casaram e qual a ascendência de cada um dos elementos do casal? Desde já agradeço.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40617 | Conde | 29 abr 2003 07:24 | Em resposta a: #40570

Caro Pean:
Casaram em l852 não sei onde mas deve ser na terra dela,e só sei o que disse.O José Candido é filho do Dr.Pedro José Gomes de Miranda casado em 1822 com D.Vitória Rita de Abranches filha de Manuel Marques de Abranches e de sua mulher D.Ana Maria Tavares.O Dr.Pedro é filho do Dr.José Gualberto de Miranda e de sua mulher D.Luisa de Almeida Assumpção.Como eram formados pela Universidade de Coimbra é fácil obter cópia das respectivas certidões que dão os antepassados directos.Eis o que sei daí o meu pedido.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40619 | Conde | 29 abr 2003 07:47 | Em resposta a: #40570

Aditamento:o Dr.Pedro José Gomes de Miranda era formado em Leis e seria natural da Lagiosa.A mulher seria de Sandomil ou Gavinhos.
Um tio do Dr.Pedro era Capelão del Rei D.João VI.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40636 | Pean | 29 abr 2003 14:59 | Em resposta a: #40619

Caro Conde,

Peço desculpa por insistir mas será que me pode dar alguma imformação acerca deste tio Capelão, ou sabe porventura onde poderei encontrar alguma coisa sobre ele?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#40692 | Conde | 30 abr 2003 08:47 | Em resposta a: #40636

Caro Pean:
Na base de dados do ANTT,procure no Registo Geral de Mercês e deve lá estar.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#41245 | Pean | 08 mai 2003 12:00 | Em resposta a: #40692

Caro Conde,
Procurei, como sugeriu, no Registo Geral de Mercês, o tal tio Capelão do Dr. Pedro José Gomes de Miranda, mas sem sucesso. Sem saber o nome torna-se extremamente difícil.
Poderá dizer-me alguma coisa sobre o seu nome ou, pelo menos, se seria tio paterno ou materno?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#41248 | Conde | 08 mai 2003 12:14 | Em resposta a: #41245

Sóperguntando ao Dr.João Gonçalo do Amaral cabral Presidente da Fundação D.Manuel II.Procurou em "capelão"?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, Amaral, Saldanha da Beira

#41310 | jmrprospero | 09 mai 2003 13:05 | Em resposta a: #40321

Meu Car Conde

Junto lhe envio o que tenho sobre Saldanhas da Beira, e que tenho pouco estudados. De qualquer forma pode ser um início.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos


1. José de Almeida Saldanha, nasceu na Vila de Melo, em 7-11-1720, f.º de João de Almeida Afonso, tabelião do público, e de Maria de Almeida, ambos da Vila de Melo, neto paterno de Manuel Afonso, da vila de Melo e de Maria de Almeida, de Almeida. Bisneto paterno de Adão Afonso. Neto materno de Manuel Fernandes e de Maria de Almeida. Casou com Ana Maria Ramalho, natural de Algodres, onde nasceu a 17-1-1734, f.ª de Lourenço Themudo, da Carrapichana e de Bernarda Cardoso, de Algodres, neta paterna de Gaspar Themudo casado com Maria Roiz a 21-8-1679, da Carrapichana, e materna de Manuel Ramalho casado com Luisa da Cunha a 30-5-1707. Manuel Ramalho era f.º de Manuel Cardoso e Ana de Sousa. E tiveram a:
1.1. Francisco de Almeida Saldanha, nasceu em Melo a 2-6-1755 que casou a 13-2-1779, com a 1ª vez com Ana Themuda sua prima, e 2ª vez com Teresa Pinheiro, filha de Manuel Pinheiro, de Vila Velha de Linhares e de Teodora da Trindade, da Carrapichana, e tiveram a:
1.1.1. José Pinheiro de Almeida Saldanha, Tabelião em Penamacor, que nasceu 7-6-1784 na Carrapichana e casou a 26-1-1818 em Penamacor com D. Cândida Umbelina Ferreira Marques de Carvalho e Brito, filha do Dr. Vicente Ferreira Marques e de D. Isabel Robalo de Carvalho e Brito, Cg em Costas Ribeiros, Gama, Marrocos, Palha de Almeida, Próspero dos Santos, etc.
1.2. Teresa Joaquina de Almeida Saldanha nascida em 18-7-1753, sendo padrinhos o Dr. Adrião de Almeida, Médico do Partido da Vila de Gouveia, e Testemunha Frei Justiniano, e que casou com João da Costa Coelho, seu primo, filho de José da Costa da Vila de Melo, e de Luisa Coelho de Folgosinho. E tiveram a:
1.2.1. José, que nasceu a 31-12-1783
1.2.2. Ana, que nasceu a 13-9-1795
1.2.3. Jerónimo, que nasceu a 9-4-1788
1.3. António de Almeida Saldanha que casou com Francisca Maria filha de João Facundo, do lugar de Moreira do Sobral da Serra, e de Maria Clemente, de Melo. Teve uma Irmã Maria Facunda que casou com Leonardo de Almeida e que tiveram uma filha Ana que nasceu a 18-1-1795. E tiveram a:
1.3.1. Maria, que nasceu a 8-4-1779
1.3.2. José, que nasceu a 3-6-1787
1.4. Maria Baptista de Almeida Saldanha que casou com António Cardoso da Silva, filho de António Cardos e de Francisca Maria da Silva, de Porto de Mós, Bispado de Leiria, e tiveram a:
1.4.1. Francisco, que nasceu a 19-2-1790
1.5. Salvador de Almeida Saldanha que casou com Teresa Cardoso da Silva, filha de António Cardos e de Francisca Maria da Silva, de Porto de Mós, Bispado de Leiria, e tiveram a:
1.5.1. António, que nasceu a 10-10-1795
1.5.2. Matilde, que nasceu a 6-6-1794
1.6. José de Almeida Saldanha, que nasceu a 5-1-1752, e foi Padre
1.7. João Caetano Alberto de Almeida Saldanha, que casou a 6-2-1755 com Maria Violante.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen