Faíscas de Pêra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Faíscas de Pêra

#40339 | roberto lopes | 22 abr 2003 18:42

Caro António Bivar:

Estive a espreitar a sua árvore aqui no Genea e percebi que temos mais um ramo comum, aqui vai o que tenho.

CABRITAS DE PÊRA

1. Maria Teresa(b. Pêra a 12.12.1783)(minha 5.ªavó)

PAIS:

2. António Cabrita(b. Pêra a 05.09.1756)
3. Teresa Joaquina(*Pêra)

AVÓS:

4. João Gonçalves Cabrita
5. Margarida de São José ou do Sacramento
6. Domingos Ferreira
7. Maria Inês
* Todos naturais de Pêra

Bisavós:

8. Manuel Gonçalves Prata
9. Domingas Fernandes
10. Lourenço da Silva
11. Brites Fernandes
12. Manuel Ferreira
13. Sebastiana Andreza(* S.B.Messines)
14. Domingos Lourenço Faísca(f.º de António Gonçalves da Costa e Sebastiana Fernades)
15. Florência Maria(f.ª de Francisco Alvares e Inês Anes)
* Todos naturais de Pêra

Cumprimentos do primo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#40341 | rgc | 22 abr 2003 19:01 | Em resposta a: #40339

Caro Roberto Lopes

Aproveito perguntar-lhe se, por acaso, tem conhecimento de um António Afonso Valarinho e de s/mulher Apolónia Vieira, nats. de Pêra. Preciso de confirmar estes meus pres. avós(que tenho como certos).A filha Margarida Vieira n. a 19-10-1655,na freg. de Santana da Serra.
Um abraço.
Rafael Carvalho
Quis enviar-lhe por mail, mas tenho qualquer anomalia no envio, sobretudo a receber e-mails e só amanhã( ? ) vêm aumentar o "sinal" de recepção.

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#40343 | abivar | 22 abr 2003 19:31 | Em resposta a: #40339

Caro Roberto Lopes:

Por este lado parece que sou seu tio-primo, pois Domingos Lourenço (Faísca ou Costa) e Florência Maria são meus sétimos avós e seus oitavos. Não fiz as contas pelos outros ramos, mas seria interesante ver o que dá!

Achei curiosa a variação de nomes, pois eu tinha Domingos Lourenço "Costa" em vez de Faísca (mas pai e avô de Manuéis Lourenços Faíscas), e só tinha António Gonçalves no pai (sem "da Costa"). Não sei porque fixaram o nome "Lourenço" que o meu trisavô e pelo menos um irmão (o Comendador António Guerreiro Lourenço) usavam com o "Guerreiro" da varonia.

Outro apelido "misterioso" que encontro em Pêra na minha ascendência é o de uma irmã de Inês Maria (filha de Sebastião Martins e Maria da Rocha), que se chama "Isabel Rodrigues da Cunha" e casou com um Manuel dos Santos Cabrita, também meu "tio". Sabe alguma coisa destes Cunhas?

Um abraço do primo,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#79687 | ffarrajota | 18 dez 2004 01:10 | Em resposta a: #40343

Senhor Bivar,
Gostaria de saber se tem realmente antepassados de apelido Faísca? Interessa-me esta família, de quem meu marido descende, Faíscas de Loulé.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#79739 | abivar | 19 dez 2004 12:30 | Em resposta a: #79687

Cara Fernanda Farrajota:

Os antepassados que tenho com esse apelido são os que aqui estão na base de dados do Genea e que se encontram nesta página:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180092

A partir daqui é fácil seguir a linha de descendência que conduz aos meus ascendentes próximos, já que a BD não tem muitas ramificações incluídas. O que sei da ascendência destes meus antepassados também se resume ao que está aqui no Genea.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

P.S.: Peço desculpa pela informalidade do tratamento, mas é costume aqui no fórum; se estiver de acordo também lhe pedia que dispensasse o "Senhor"...

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#79745 | ffarrajota | 19 dez 2004 15:36 | Em resposta a: #79739

Caro António Bívar,
Da família Faísca, de quem meu marido descende, tenho a pesquisa até ao João Martins Faísca cc.Bárbara Rodrigues 26/6/1676. Meu marido descende do filho Thomé Martins Faísca, do capitão Thomé Martins Faísca, do Major Thomé Martins Faísca, da D.Theresa Jesus Carmo Faísca, e da D.Theresa do Carmo Contreiras. Descobri, últimamente que a avó materna também descende de Faíscas, de Salir, de Manuel Rodrigues Faísca e Maria Rodrigues, a filha Maria Rodrigues cc.Domingos Gonçalves 6 junho 1736, os pais teriam casado a partir de 1700.
Não tendo ainda encontrado o casamento dos pais, gostaria de saber se nos seus dados tem algum destes Faíscas. Também gostaria de saber de qual Faísca tem ascendência?
No tópico famílias de Loriga, verifiquei que o senhor tem ligação, os meus antepassados são das Beiras,Loriga, Seia, Torroselo, Sandomil etc. em Loriga quem são os seus antepassados?
A minha madrinha de casamento era da família Bivar, nasceu em Moçambique, o pai penso que era governador, não se de Moçambique ou de alguma província , morreu há dois anos.
Também na família de meu marido há uma senhora Bivar, casada com um familiar, de Loulé.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#79809 | abivar | 20 dez 2004 11:54 | Em resposta a: #79745

Cara Fernanda Farrajota:

Infelizmente não tenho dados acerca de outros Faíscas, para além dos que constam aqui da base de dados do Genea na minha ascendência. Não sei se experimentou a usar a ligação que deixei na minha última mensagem; se "clicar" no endereço que lá está vai ter à página de um Manuel Lourenço Faísca (de Pêra) e continuando pela linha de descendência que está aqui no Genea acaba por ir ter à minha Avó (Laura Júdice Guerreiro de Brito), depois ao meu Pai (Manuel) e a mim próprio. Como poderá verificar, na ascendência que tenho deste meu antepassado não aparece o apelido Faísca, mas nos dados do confrade Roberto Lopes, o pai de Manuel Lourenço Faísca aparece como Domingos Lourenço Faísca (em lugar de "Costa") e o pai deste como António Gonçalves da Costa (eu tinha só António Gonçalves). Ficamos sem saber de onde lhe vinha o "Faísca"...

Quanto aos meus antepassados de Loriga, também estão aqui na base de dados do Genea; basta partir da página do meu bisavô José Luís de Brito:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116881

Quase todos os respectivos ascendentes que consegui descobrir são de Loriga ou Alvôco da Serra, como poderá verificar.

Tenho curiosidade de saber quem era o pai da sua madrinha de casamento; talvez fosse dos Bivares do ramo do grande genealogista Luís de Bivar Guerra. Trata-se de um ramo cuja ligação com o nosso não se conhece e, se existir, será anterior ao século XV; no entanto há uma possível ligação entre os dois ramos na segunda metade do século XVIII, da qual descendia o próprio Luís de Bivar Guerra e alguns outros seus parentes próximos. Também gostaria de conseguir identificar a outra parente Bivar do seu Marido.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#81177 | ffarrajota | 08 jan 2005 00:17 | Em resposta a: #79809

Caro António Bivar,
Desculpe o atraso na resposta, com o Natal e Ano Novo dispersamo-nos um pouco.
Sobre os Faíscas , tenho uns Gonçalves Faíscas com casamento com a família Barros e mais tarde com a família Júdice é desta família a sua ascendência?
Em Alvoco/Loriga tenho familiares que se uniram à família Luís Brito e Monteiro.
Ana Cândida Monteiro Pina (prima) cc.Abílio Luís Brito Freire, os irmãos José Luís Monteiro Pina(primo) cc. Maria Emília Pina (tia), Joaquim Monteiro Pina (primo)cc. Rita de Jesus Figueiredo (prima), tem alguma ligação a estes?
Sobre a minha madrinha Fernanda Bívar, não sei o nome do pai, sei que ela era Bivar Pinto Lopes (Sacramento do marido), nasceu em Moçambique, veio para Portugal com a irmâ Henriqueta, para o palacete dumas tias ou primas. Sei que ambas fizeram o conservatório, ela foi umas das primeiras guias de turismo. Além desta irmã, tinha um irmão Rafael, que morreu muito jovem. Era violinista. Conheci também uma irmã, penso que se chamava Teresa. Se não lhe disser nada esta informação, poderei contactar com o filho. Não sei se o senhor será militar, ela falava num primo António que era militar.
Quanto à outra Bivar, é de ascendência algarvia, tem uma avó belga e nasceu em Oxford. Falei com a sogra dela que vai saber mais informações.
Os meus cumprimentos e votos de Bom Ano 2005,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#81231 | jliberato | 08 jan 2005 17:37 | Em resposta a: #40339

Caro confrade,
Encontrei um Faísca na Câmara Eclesiástica de Lisboa, que era de Querença. Se lhe interessar veja o tópico "Famílias de Querença".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#81232 | jliberato | 08 jan 2005 17:38 | Em resposta a: #40343

Caro confrade,
Encontrei um Faísca na Câmara Eclesiástica de Lisboa, que era de Querença. Se lhe interessar veja o tópico "Famílias de Querença".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#81233 | jliberato | 08 jan 2005 17:39 | Em resposta a: #81177

Caro confrade,
Encontrei um Faísca na Câmara Eclesiástica de Lisboa, que era de Querença. Se lhe interessar veja o tópico "Famílias de Querença".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#128971 | melisa | 20 set 2006 01:05 | Em resposta a: #40339

Caro Roberto

Já tem mais dados sobre a ascendência destes seus antepassados?

Como ultimamente tenho estado a estudar aprofundadamente Pera, encontrei as ascendências deles.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129033 | abivar | 20 set 2006 20:06 | Em resposta a: #128971

Cara M. Elisa:

Se por acaso encontrou mais dados acerca da ascendência de Domingos Lourenço Faísca (ou Costa) e Florência Maria (para além dos respectivos pais), também gostaria de obter essa informação, uma vez que também são meus antepassados.

Aproveito para reiterar o pedido de informações acima acerca de um
apelido "misterioso" que encontro em Pêra na minha ascendência; trata-se de uma irmã de Inês Maria (filha de Sebastião Martins e Maria da Rocha), que se chama "Isabel Rodrigues da Cunha" e casou com um Manuel dos Santos Cabrita, também meu "tio". Haverá mais alguma informação acerca destes Cunhas?

Com os melhores cumprimentos,

Antóno Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129048 | melisa | 20 set 2006 22:06 | Em resposta a: #129033

Caro António Bivar

Os pais de António Gonçalves são Pedro Gonçalves e Francisca da Conceição como se pode constatar no casamento daquele com Sebastiana Fernandes em Pera aos 14/8/1712.

Francisca da Conceição faleceu em Pera aos 9/3/1715 e fez testamento.

São irmãos de António Gonçalves:

- João Álvares Costa que casou em Pera (18/5/1704) com Catarina Andreza (fª de Pedro Adães e s/m.er Andreza de Arez.

- Brazia das Candeias que casou em Pera (19/4/1711) com Miguel Rodrigues , fº de Sebastião Rodrigues cc Isabel Vieira.ª)

(Estes últimos são avós paternos de Manuel Rodrigues Freire que casou com Clara das Neves,fª de António Gonçalves e de Sebastiana Fernandes e portanto irmã do seu antepassado Domingos Lourenço.)

Foram testemunhas deste casamento o Padre Francisco Rodrigues Vieira e o Capitão Henrique (Fernandes) de Moura (genro do Capitão António Dias Preto).



ª) avós paternos de Manuel Rodrigues Freire que casou com Clara das Neves,fª de António Gonçalves e de Sebastiana Fernandes e portanto irmã do seu antepassado Domingos Lourenço.
____________________

Por sua vez Sebastiana Fernandes era filha de Bartolomeu Lourenço ede Maria Alves , também moradores em Pera.

Sebastiana Fernandes era irmã de Brites Annes ou Eannes que em 25/5/1706 casou em Pera com Francisco Rodrigues fº de Miguel Gonçalves que foi morador nas Areias de Pera e de s.mer Margarida Vicente.

Estas famílias estavam muito interligadas.

Quanto a Iabel Rodrigues da Cunha não faço idéia da origem do seu nome.

Aliás pouco sei também dos seus pais para além de que foram moradores em Benagaia (Pera) e que eram para além das referidas, pais de Domingas Neta que em 8/5/1696 amadrinha um filho de Domingos Correia.

Os meus melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129050 | melisa | 20 set 2006 22:09 | Em resposta a: #129048

obviamente há um parágrafo repetido e que deveria ter sido apagado.

As minhas desculpas.

Entretanto continuo à volta de Pera e de Alcantarilha pelo que talvez possa encontrar mais elementos.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129096 | flordealecrim | 21 set 2006 10:30 | Em resposta a: #129050

Cara M. Elisa

Como verifiquei que tem antepassados de Pera e de Alcantarilha, pedia-lhe ajuda para encontrar o assento de baptismo de Maria Albina da Encarnação, natural de Pera, filha de José da Encarnação (de Porches) e de Albina Rosa Cabrita (de Pera).
A Maria Albina da Encarnação caou em Pera em 1815, com António Rodrigues Roque(da Guia), filho de António Rodrigues Lourenço e de Vitória Jacinta(da Guia)
Antencipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129110 | abivar | 21 set 2006 12:37 | Em resposta a: #129050

Cara M. Elisa:

Muito obrigado pelas preciosas informações que me permitem recuar mais uma geração nessa linha e perceber de que lado vinha o uso do "Lourenço" (aparentemente do pai de Sebastiana Fernandes). É curioso como se manteve até ao século XIX, passando por diversas quebras de varonia; ficamos ainda sem saber de que lado vinha o "Costa" de António Gonçalves (apelido que muitas vezes não é referido quando este é nomeado), mas pelos vistos também era usado por um irmão. A anarquia no uso de apelidos dá trabalho, mas acaba por ser divertida e dar pistas para ligações familiares desconhecidas! As irmãs Inês Maria, Isabel Rodrigues da Cunha e Domingas Neta, por exemplo, não só não eram referidas com apelidos comuns, como não usavam nenhum dos que identificavam os respectivos pais!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129149 | roberto lopes | 21 set 2006 18:33 | Em resposta a: #129048

Cara Melisa:

Muitissimo obrigado pela informaçao, nao tinha esperança alguma de puder vir a recuar mais uma geraçao, o que me da muita alegria, sobretudo pelo apelido Faisca, parece que vem do lado da Sebastiana Fernandes.

O apelido Faisca aparece num dos baptismos dos irmaos da Maria Ines (minha antepassada) é que é referido o seu pai como Domingos Lourenço Faisca e o seu avo paterno como Antonio Gonçalves da Costa.
Terei de consultar os meus apontamentos de Pera e colocar aqui neste topico as pesquisas que elaborei, pois sempre podera ser util a algum confrade que esteja estudando as familias de Pera.

Esta familia é interessante, sempre os tomei como simples lavradores e pelo lado do nosso confrade Antonio Bivar até existe um Comendador descendente destas familias.

Os colaterais sao bastante divertidos, como e possivel que as mesmas familias quando registam os seus filhos adoptam os apelidos de forma plural como se de uma anarquia de apelidos se tratasse assim como a omissao dos apelidos parecia pratica comum o que nos dificulta bastante a investigaçao.

Forte abraço

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129155 | melisa | 21 set 2006 18:58 | Em resposta a: #129096

Cara Isabel Roque

São datas a que ainda não cheguei no apanhado geral que estou a fazer em Pera, mas como tenho os microfilmes irei procurar e dir-lhe-ei o que encontrar.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129156 | melisa | 21 set 2006 19:01 | Em resposta a: #129110

Caro António Bivar

Poderei ter mais qualquer coisa relativamente ao casal Bartolomeu Lourenço e Maria Alves ou Álvares como também aparece. Quero no entanto testar os dados que tenho.
Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129165 | melisa | 21 set 2006 19:34 | Em resposta a: #129149

Caro Roberto

Vou ver o que tenho mais.

Ainda não encontrei o casamento de João Gonçalves Cabrita com Margarida de S. José ou do Sacramento.

Tenho sim um casamento dele com Perpétua do Sacramento, mas poderá ter sido um 2ª casamento.

Vou verificar.

Entretanto estou "encalhada" na minha ascendência pelo lado do Martinho Gonçalves e Domingas das Neves, como poderá verificar no tópico que abri com este título.

Os nossos Fernandes do Rego ( Alcantarilha) talvez tenha avançado um pouco no que se refere à 1ª mulher de Domingos Fernandes do Rego, podendo assim abrir pistas para ele.

A seu tempo irei reativar o tópico famílias de Alcantarilha e Pera onde constam os seus descendentes do meu lado.

Noutro ramo (comum a partir de certa altura com o nosso confrade Alexandre Callado ) cheguei a um João do Touro casado com Ana Montes.

Noutro Ramo tenho um João Alves casado com Margarida Neta sendo ela de Alcantarilha onde também não consigo recuar.

Com o Jorge Valdeira tenho em comum um Braz de Sousa que é uma incógnita.


Enfim no eixo Pera /Alcantarilha tenho um manancial de antepassados o que me levou a fazer uma busca sistemática, a partir dos registos mais antigos existentes.

Um grande abraço

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129171 | roberto lopes | 21 set 2006 20:48 | Em resposta a: #128971

Cara Melisa:

Alcantarilha dá medo, poi a partir de uma trisavó minha que era de lá as ascendencias sao muitas, que como ja lhe tinha dito tendem para Albufeira:(

Para alem dos antepassados citados encontro nas minhas ascendencias de Pêra tambem estes. que certamente ja deve ter "tropeçado" :)

Em relaçao a Pêra encontro:

x. Porches 12.04.1736 Manuel dos Santos Xamorro (f.º de João Friz Xamorro e Maria de São José) e Domingas dos Santos Bôta (f.ª de Amaro Picoico e de Domingas dos Santos Bota) ns. Porches e Pêra

Francisco Gago e Maria Quaresma ns. Armação de Pêra-Alcantarilha (têm netos a casar a partir de 1792)

x. Pêra 19.03.1741 Manuel Cabrita (f.º de Domingos de Ares e de Francisca Cabrita, de Porches) e Catarina dos Reis (f.ª de António Rodrigues Filipe e de Maria dos Reis, da Benegaia, Pêra) ns. Porches e Pêra

Manuel Lourenço Santos e Domingas de Sousa ns. Pêra (têm netos a casar a partir de 1797)

Francisco Vaz e Maria de São José ns. Pêra e S. B. Messines (têm netos a casar a partir de 1797)

Manuel dos Santos Henrique, de Alcantarilha (f.º do Capitão João Vieira cc Alcantarilha 22.06.1705 Maria Jorge) e Catarina Cabrita , de Pêra (f.ª de António Fernandes e Maria Cabrita ns. Pêra)

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Alcantarilha

#129175 | roberto lopes | 21 set 2006 21:34 | Em resposta a: #129165

Cara Melisa:

A freguesia de Alcantarilha é um problema, ha muitos assentos de casamento que se perdem ou simplesmente nao os conseguimos encontrar, acontece o mesmo em Estombar, talvez os baptismos e os obitos possam ajudar assim como a freguesia de Silves que muitas vezes iam casar ai e outras vezes a Albufeira, pela naturalidade das noivas, o problema e que muitas vezes os assentos omitem a naturalidade dos pais dos noivos, que nos deixam num beco.

Os Rego sao complicados, muito provavelmente tem o apelido omitido e faz sentido virem de Silves poi na Se de Silves existe um tumulo de Joao do Rego que e contemporaneo de Joao Gramaxo e tb existe um conego que utiliza as armas dos Regos no seu tumulo:)))

O que acontece e que esta familia deve ter tido um declive de caracter social muito grande e podera se equiparar a tal "arraia miuda" sao de um estatuto muito inferior aos Regos de Lagos.

Os Netos de Alcantarilha tem forte tradiçao militar, no que respeita aos que estao vinculados aos Martins Cabritas de Porches

renovados cumprimentos,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129176 | melisa | 21 set 2006 21:47 | Em resposta a: #129171

Caro Roberto

Estamos praticamente on line.

Cheguei há pouco de Faro onde estive no Arq Distrital (já lá não ia há muito tempo) , e ainda tenho que transmitir alguns dados que encontrei a uma nossa confreira.

Vou agora jantar e depois de enviar os referidos dados vou fazer uma noitada em "Pera e Alcantarilha" para testar dados.

Depois prometo transmitir-lhe o que tenho.

Mas ainda há muitos registos que não consultei pelo que pode haver depois novos desenvolvimentos.

Um abração
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129178 | flordealecrim | 21 set 2006 22:05 | Em resposta a: #129155

Cara M. Elisa

Agradeço a sua simpantia e fico à espera. Se nas suas pesquisas, por acaso encontrar em Pera ou Alcantarilha algum "Roque", diga-me. Ficarei muito grata.
Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129271 | rafael | 22 set 2006 19:33 | Em resposta a: #129176

Cara M.Elisa

Neste tópico, já passaram três anos ( 22.04.2003 ) em msg. dirigida a Roberto Lopes perguntei se, por ventura, teria conhecimento de um ANTONIO AFONSO VALARINHO c.c APOLÓNIA VIEIRA, pres. de Pêra. Como não se dignou dizer-me alguma coisa, presumo que foi esqecimento e não por indelicadeza e assim reformulo a pergunta para a prezada confrade que pesquisa famílias de Pêra .

Tenho um BRÁS GRACIA (Garcia ?) nat. de Pêra cc DOMINGAS VIEIRA, filha de ANTÓNIO AFONSO VALARINHO e de APOLÓNIA VIEIRA.

Gostaria de saber a ascendência deles, penso que a prezada Confrade possa dar-me uma pequena ajuda,se tiver conhecimento desta gente.

Desde já os meus agradecimentos e bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#129275 | melisa | 22 set 2006 19:59 | Em resposta a: #129271

Caro Rafael

Por enquanto ainda não encontrei, mas também ainda não vi todos os registos de baptismo, únicos existentes em Pera para estas datas.

De qualquer modo vou estar atenta.

Os meus cumprimentos e bom fim de semana.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Faíscas de Pêra

#163739 | roberto lopes | 28 jul 2007 15:31 | Em resposta a: #129110

Caro António Bivar:

Em conjunto com a nossa confrade Melisa pude recuar pelo menos mais duas geraçoes dos “nossos” DOMINGOS LOURENÇO COSTA OU FAÍSCA CC FLORENCIA MARIA, assim temos:

1. Manuel Lourenço Faísca cc Francisca da Encarnação (6.os avós do António Bivar)
1. Maria Inês cc Domingos Ferreira (são meus 7.os avós)

2. Domingos Loureno Costa ou Faísca * Pêra
3. Florência Maria * Pêra

4. António Gonçalves Costa * Pêra cc Pêra 14.08.1712
5. Sebastiana Fernandes * Pêra
6. Francisco Álvares * Pêra ou Tunes cc Alcantarilha 31.07.1702
7. Inês Anes * Alcantarilha

8. Pedro Gonçalves * Pêra
9. Francisca da Conceição + Pêra 09.03.1715 c/ Test.º
10. Bartolomeu Lourenço * Pêra cc Pêra Fevereiro 1685
11. Maria Alves * Pêra
12. António Álvares * Tunes
13. Brites Afonso * Tunes
14. Alferes Domingos Lourenço * Pêra cc Pêra 25.03.1684, moradores nas Quintas de Alcantarilha
15. Francisca Fernandes * Pêra

20. Silvestre Vaz + Pêra 21.02.1687
21. Margarida Lourenço + Pêra 19.02.1687
22. André Alves, moradores no Vale do Majere, Pêra
23. Margarida Neta + Pêra 08.05.1708
...
28. Martim Lourenço, moradores nas Lameiras
29. Maria Neta
30. Manuel Vaz cc I Inês Anes cc II Pêra 17.01.1695 Isabel Rodrigues, f.ª de Sebastião Afonso e de Maria Vieira
31. Inês Anes + Pêra 10.08.1694 c/ Test.º

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#163770 | nunoinacio | 28 jul 2007 23:18 | Em resposta a: #163739

Boa noite, caro Roberto

Também eu descendo do casal André Alves e Margarida Neta, da sua filha Domingas Lopes ou Neta, casada em 15.08.1712, com Manuel Afonso.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#163928 | abivar | 30 jul 2007 23:21 | Em resposta a: #163739

Meu Caro Roberto Lopes:

Muito obrigado pelas novas informações!

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#164000 | abivar | 31 jul 2007 18:55 | Em resposta a: #163739

Caro Roberto Lopes:

Uma curiosidade: Sebastião Afonso e Maria Vieira, segundos sogros de Manuel Vaz (30) serão concerteza os pais homónimos de Manuel Rodrigues Pimenta,

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179156

antepassado da minha Bisavó D. Maria Marta Júdice, cujo marido descendia deste Manuel Vaz (30). A identidade do apelido "Rodrigues" também usado por Isabel Rodrigues, juntamente com a homonimia dos pais (que não usavam este apelido), o local de origem e a época, tornam esta identificação segura.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#164019 | melisa | 31 jul 2007 21:17 | Em resposta a: #164000

Caro António Bivar

Encontrei o seu antepassado Manuel Rodrigues Pimenta a ser testameteiro de sua mãe Maria Vieira falecida viúva a 14/8/1714.
Neste registo não usa Pimenta.

Tem no entanto um sobrinho também de seu nome Manuel Rodrigues Pimenta ( fº de seu irmão Vicente Rodrigues cc Margarida dos Santos) que aos 9/3/1711
casou em Pera com Maria da Conceição, fª de Inácio Fernandes e de s/m.er Filipa de Santiago moradores nos Montes do Raposo.

Vicente Rodrigues e s/ m.er Margarida dos Santos são ascendentes, por sua filha Isabel Rodrigues cc Jacinto de Azevedo e Lima, da Viscondessa da Ourada.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#164149 | abivar | 01 ago 2007 20:08 | Em resposta a: #164019

Cara M.Elisa:

Muito obrigado por mais estas interessantes informações. Fiquei curioso relativamente à ligação à Viscondessa da Ourada, relativamente à qual não tenho nenhuns dados (não consta quase nada do Genea...); se não for abusar da sua paciência, gostaria de conhecer como é essa linha.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#164160 | melisa | 01 ago 2007 23:18 | Em resposta a: #164149

Caro António Bivar

Envio-lhe a informação que tenho sobre a descendência de Sebastião Afonso, onde se inclui a Viscondessa da Ourada;

1-Sebastião Afonso cc Maria Vieira , falecida em Pera aos 14/11/1704 já viúva tendo feito testamento, form pais pelo menos de:

2- Francisco, baptizado aos 9/3/1668.

2- Vicente Rodrigues casou em Pera aos 28/1/1688 com Margarida dos Santos, fª de Domingos Fernandes cc Maria Gonçalves. Vicente Rodrigues faleceu a 9/12/1705.
Que segue.

2- Isabel Rodrigues que casou (I) em Pera com Manuel Vaz, aos 17/1/1695, sendo este viúvo de Inês Anes, morador em Pera.
Já viúva voltou a casar aos 9/9/1703, também em Pera, com Sebastião Gonçalves, solteiro e morador em Silves filho de Domingos Álvares cc Andresa dos Santos.

2- Manuel Rodrigues Pimenta, que foi testamenteiro de sua mãe e casou com Sebastiana da Palma de Oliveira, seu antepassado.(Por não ter consultado os registos de Lagoa não tenho o registo deste casamento na minha BD).

2- Talvez seja também filho: António Rodrigues Pimenta casado com Ana Neta
e cuja filha Isabel Rodrigues, faleceu solteira em Pera aos 21/10/1716.

--------------------------

2- Vicente Rodrigues cc Margarida dos Santos , acima referidos, foram pais de:

3- Maria dos Santos que casou em Pera aos 8/2/1708 com Manuel Álvares, filho de António Álvares Relvana cc Maria Adães.
Em 20/12/1712 nasceu seu filho Francisco.
Maria dos Santos faleceu em 13/8/1713 em Pera tendo feito testamento.

3-Manuel Rodrigues Pimenta que casou em Pera aos 9/3/1711 com Maria da Conceição, filha de Inácio Fernandes cc Filipa de Santiago, moradores nos Montes do Raposo. Com descendência conhecida.

3- Domingos Rodrigues que casou em Pera aos 16/7/1720 com Catarina dos Santos, viúva de vv Patrício Gonçalves, moradores em Alcantarilha.

3- Isabel Rodrigues casou aos 25/7/1728 em Pera com Jacinto de Azevedo e Lima, " por previlégio de Sua Magestade filho legitimo e assistente em casa de seu primo Padre Francisco Rodrigues de Azevedo."

Pais de:

4- Vicente Rodrigues Pimenta casado com Maria da Cruz, fª de António Martins cc Catarina da Cruz, moradores em Pera.
Pais de:

5- Maria Vitória Jacinta da Cruz, natural de Pera que em 4/9/1788 casou em Pera com o então Alferes, depois capitão José dos Santos Duarte, natural de Lagoa, fº do Alferes (depois capitão) José dos Santos Duarte cc Maria de S. José.

Pais de:

6- D.Isabel Jacinta casada (Pera 6/10/1823) com alferes Manuel Bernardo dos Santos, filho do capitão José Bernardo dos Santos cc D.Maria Angélica, moradores em Ferragudo.

e de:

6- Alferes(á data do casamento) depois tenente miliciano em Lagos António Silvestre Duarte Pimenta que casou (Pera 26/1/1825) com D.Maria Rita Cássia, de Estombar, fª do Tenente Domingos Rodrigues Carlos de Oliveira cc D. Maria Catarina da Veiga.

Segundo o Dr.Miguel Côrte-Real em " Titulares do Liberalismo do Algarve" página 315, o Tenente António Silvestre Duarte Pimenta era o maior contribuinte de Pera em 1861.
Os restantes dados são também retirados do referido livro:

Foram pais de :

7- D.Maria das Dores Duarte Pimenta, nascida em Pera a 20/5/1826, casou também em Pera aos 15/12/1842 com Pedro Bernardo de Mendonça, natural da província das Alagoas, Brasil, fº do coronel José de mendonºa de Almeida Cõrte-Real,natural de Lagos e de s/m.er D.Maria Josefa de Mendonça,nascida na Vila do Porto das Pedras, Alagoas, Brasil.

Pais de:

8 - D.Maria Jesuína de Mendonça, nascida em Pera aos 27/9/1843 tendo casado com António Pedro de Mendonça Côrte-Real, Visconde da Ourada por dec de 10/4/1890.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#164200 | abivar | 02 ago 2007 11:02 | Em resposta a: #164160

Cara M.Elisa:

Mais uma vez muito obrigado! É curiosa a persistência do apelido Pimenta cuja origem se perde no casal Sebastião Afonso - Maria Vieira.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Faíscas de Pêra

#165453 | roberto lopes | 21 ago 2007 11:10 | Em resposta a: #129275

Cara Melisa:

Tudo Bem consigo? Ja cheguei de viagem, mas deixei o meu telemovel em Madrid, pelo que nao posso contacta-la, tem o numero da minha mae? ou entao mande uma mensagem para o meu numero espanhol. Agora vou para Ayamonte buscar uns amigos, talvez amanha ou depois de para encontrar-nos.

A viagem foi muito boa depois conto as novidades.

Abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

Maria Neta de Santiago

#244756 | roberto lopes | 22 nov 2009 20:25 | Em resposta a: #79809

Caro António Bivar:


Trago notícias algo reveladoras em relaçao ao "nosso" costado Cabrita, dos de Alcantarilha/Pêra:

Lembra-se do nosso antepassado Matias dos Santos Cabrita???

Encontrei-o a casar na freguesia de Pêra a 10/01/1740 Maria Neta de SANTIAGO, nao há dúvida que é o nosso, consta como sendo filho do Alferes Manuel Martins Cabrita e de Maria Neta, de Alcantarilha e ela filha de Manuel Neto e de Maria Neta, MORADORES NAS COVAS DOS GATOS, PERA. O que me deixou intrigado aqui foi o apelido Santiago da nossa Maria Neta assim como a importante referencia ao lugar Covas dos Gatos, quando numa mera reflexao com a confrade Melisa reparamos que existiam 3 casais homónimos e contemporâneos dos nossos Manuel Neto/Maria Neta na freguesia de Pêra!!!

Graças a esta descoberta acidental na Torre do Tombo, enquanto realizava uma outra pesquiva numa tentativa desesperada infrutifera, dou com este casamento e com este dilema, que rápidamente se esclareceu, porque o casamento refere o apelido Santiago na Maria Neta e que os seus pais sao moradores nas Covas dos Gatos, e dos casais homónimos só existe um morador nas covas dos gatos, trata-se do casal Manuel Neto/Maria Neta cc Pera a 09/03/1711, ele consta como filho de Inácio Fernandes e de Filipa de SANTIAGO (penso que é por esta razao que a nossa Maria Neta usa o apelido Santiago) e ela filha de Manuel Guedelha e de Antónia dos Reis, da Cova dos Gatos.

Nota: O Matias dos Santos Cabrita é bisneto materno de um Manuel Guedelha cc Leonor Vicente, de Alcantarilha, mas nao refere qualquer nota de consanguinidade com a Maria Neta de Santiago, mas leva-me a suspeitar que poderiam ter parentesco por este ramo Guedelha.

Consulte por favor o site: www.genealogiadoalgarve.com, acabo de actualizar estes dados.

Um abraço do parente,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Maria Neta de Santiago

#244771 | abivar | 23 nov 2009 00:29 | Em resposta a: #244756

Caro Roberto:

Muito obrigado por estas interessantíssimas informações! Há que corrigir portanto a falsa ascendência de Maria Neta que me tinha sido induzida pelo casamento de um casal homónimo Manuel Neto - Maria Neta em Pêra a 15/11/1705...

O Manuel Guedelha antepassado de Matias também dá origem a Netos (o filho, avô materno de Matias, chama-se António Neto Silva, o qual morreu no exército real em 1706), pelo que quase seguramente deve haver esse parentesco, apesar de não declarado no casamento.

Foi testamenteiro do Manuel Guedelha bisavô de Matias "o cunhado Domingos da Silva", que poderia ser irmão de Leonor Vicente, mulher deste Manuel Guedelha, o que explicaria o apelido Silva usado pelo filho, proveniente, nesse caso, de ascendentes maternos. No entanto, há um Domingos da Silva casado com Maria da Encarnação, cujo filho Manuel Guedelha casa em 11/1/1722, em Alcantarilha; no assento de óbito acima referido "cunhado" poderia referir-se à mulher Leonor Vicente, sendo então Domingos da Silva irmão de Manuel Guedelha, o que talvez explicasse o nome do filho daquele Domingos...

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Maria Neta de Santiago

#244959 | suzy gama | 25 nov 2009 21:08 | Em resposta a: #244756

Olá Roberto


Tenho uma ligação antiga de Netos de Querença com uma Santiago de Alcantarilha.

1- Joana Guerreira (minha 6ª avó) n.1708 na Picota, Loulé

2- António Neto do Nascimento n.1651 em Querença, casado em Loulé (1703) com
3- Maria de Santiago n.1679 em Alcantarilha

4- António Neto, Querença
5- Maria da Conceição, Querença
6- Manuel Afonso, Alcantarilha
7- Ana de Santiago, Alcantarilha



Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Maria Neta de Santiago

#244985 | roberto lopes | 26 nov 2009 01:03 | Em resposta a: #244959

Olá Susana:

Muito obrigado pela informaçao, o problema agora é fazer a ligaçao... como sabes Alcantarilha e Pera têm paroquiais praticamente só do sec. XVIII e uma pequena parte do sec. XVII, mas como nunca se sabe:)

Tenho verificado que no barlavento há algumas Filipas de Santiago e Filipes de Santiago também sem relaçao aparente entre si.


Espreita na base de dados do genealogia do algarve o apelido Santiago

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 16:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen