Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Património | Bibliografia | Pessoas | Famílias | Regiões

Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

#40348 | Vasco Jácome | 22 abr 2003 22:34

Felgueiras Gayo no seu ttº de Rebelos §59 N27 refere D. Ana Josefa de Araújo Pereira que seria filha do Dr. Simão Fernandes de Oliveira e m.er Emerenciana de Oliveira de Araújo, moradores na sua Casa das Pereiras em Ponte de Lima.

No entanto, tenho uma cópia antiga (embora não oficial) do assento do casamento da mencionada D. Ana Josefa de Araújo Pereira, a 9-7-1730, na igreja Matriz de Ponte de Lima, em que a noiva é dita filha do Dr. Francisco Dias de Oliveira e de sua m.er D. Emerenciana de Oliveira, “da casa das Pereiras desta vila”.
Entre as testemunhas, figura o padre Pedro de Oliveira e Matos, dito tio da noiva. Ora este deve ser certamente o que fez a inquirição, existente no Arquivo Distrital de Braga:

Processo: 13865
Pasta: 589
Nome: Pedro Oliveira
Pai: Simão Fernandes Oliveira
Mãe: Maria Araújo
Data: 1694-03-11
Freguesia: PONTE LIMA-SANTA MARIA ANJOS
Concelho: PONTE LIMA
Distrito: VIANA CASTELO

Será então que Gayo se terá enganado e na realidade a D. Ana Josefa de Araújo Pereira será filha do Dr. Francisco Dias de Oliveira, sendo este irmão do padre Pedro Oliveira e ambos filhos de Simão Fernandes Oliveira e de Maria Araújo?

Qual a relação entre esta casa da Pereira, que parece localizada mesmo na vila de Ponte de Lima, com a conhecida e actual Casa das Pereiras? Recordo que a genealogia dos actuais proprietários desta começa em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=40473

Será a mesma casa? Terá havido uma compra e venda? Ou até parentesco (pelos Araújos?)?

Agradecia qualquer informação de alguém que tenha estudado esta gente ou esta Casa.
Uma vista de olhos na Inquirição referida, também seria ajuda apreciada!

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

#40354 | magalp | 23 abr 2003 01:02 | Em resposta a: #40348

Caro Vasco

Esse Araújo Lima (que nada tem com os AL daqui do Porto) vêm tratados com algum desenvolvimento em "Uma Família Minhota" do sábio Dr. Alberto de Magalhães Queiroz, onde tb. é referida a Casa das Pereiras.
Foi esse um dos 1ºs livros de genealogias q. comprei e fiquei muito defraudado pelo autor não prosseguir com o meu ramo...
Abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

#40407 | Abreu Coutinho | 23 abr 2003 17:45 | Em resposta a: #40348

Meu Caro Vasco

A tua tese acho que está correcta, quanto ao assento de casamento e logo a respectiva confirmação de filiação na inquirição do tal padre.até aqui tudo bem.... mas quanto a uma ligação familiar com a Casa das Pereiras, não me parece; a Casa das Pereiras no séc.XVII eram várias que faziam parte do lugar da antiga Torre das Pereiras. E apartir do princípio do séc.XVIII o meu tio 6º avô e o meu 5º avô, Dr. António de Araújo Lima por fim conseguiram unificar este conjunto de casas com o mesmo nome,recostruindo desde então un dos palácios mais belos da vila de Ponte de Lima.

Um grande abraço do teu parente;

João AC

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

#40418 | Vasco Jácome | 23 abr 2003 19:17 | Em resposta a: #40354

Caro Manuel Magalhães

Conheço muito bem “Uma Família Minhota”, mas de nome... Não tenho o livro, mas palpita-me que sobre as Pereiras não deve dizer muito mais do que o que já está aqui. Senão já estaria :)
Vou ver se continuo o diálogo com o João Abreu Coutinho, que tem obrigação de saber do assunto.
Um Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

#40419 | Vasco Jácome | 23 abr 2003 19:23 | Em resposta a: #40407

Caro João

Então, pelo que dizes, na altura poderia haver mais do que uma casa das Pereiras. De facto, pode ser essa a explicação. Que antiga Torre das Pereiras é essa? Era particular ou alguma torre da muralha?

Um Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

#40501 | Abreu Coutinho | 25 abr 2003 17:59 | Em resposta a: #40419

Meu Caro Vasco

A antiga Torre das Pereiras, fazia parte de uma torre da muralha defensiva do lado sul desta Vila, bem atrás e entre a Capela e a Casa das Pereiras.

Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Casa das Pereiras, em Ponte de Lima

#274322 | antoine326 | 10 abr 2011 21:32 | Em resposta a: #40418

Bonjour,
je m'excuse en premier de vous écrire en Français, mais mon portugais est trés mauvais , mais j'arrive à le comprendre, je vous écris au sujet du livre Uma Familhia Minhota, qui concerne mes ascendants au Portugal. Pourriez-vous me dire si je peux encore le trouver dans le commerce et ou.
Je vous remercie d'avance.
Très cordialement
A.DEBEZE

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jul 2024, 15:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen