Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40428 | JMSA | 23 abr 2003 22:35

Alguem sabe informações desta familia que viveu no sec.XIX em Cedovim - Vila Nova de Fozcôa?
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40432 | JMSA | 23 abr 2003 23:42 | Em resposta a: #40428

Junto mais algumas informações sobre esta familia:
. Adriana Adelaide d'Almeida Penha,n.1856/Cedovim, filha de Luiz d'Almeida Penha,n.Cedovim, proprietário e de Guilhermina Emilia de Almeida Campos,n.Covilhã. Neta paterna de Luiz d'Almeida Penha e de Brigida Maria de Campos e materna de António José de Almeida Campos e de Leonor Belizanda Benvenuta da Silva Campos, ambos naturais da Covilhã.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40448 | Conde | 24 abr 2003 14:08 | Em resposta a: #40432

São antepassados da Família Campos e Sousa alguns dos que indica.Vêm tratados no Anuário da Nobreza,ed.1964 e creio que em Campos no Livro de Oiro da Nobreza.São xx.nn.como é óbvio.Tenho mais dados.Darei depois.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40549 | JMSA | 27 abr 2003 19:18 | Em resposta a: #40448

Caro Senhor,
Muito obrigado pelas suas informações e peço desculpa de só agora responder. Agradeço-lhe todas as notas que tenha sobre esta familia, que é da minha Avó, no entanto são estes Almeida Penha que tenho muito pouca informação, no entanto aqui vai o que disponho:
Luis d'Almeida Penha n.Cedovim/V.N.Fozcôa 20.8.1803, filho de Luis d'Almeida Penha n.Almendra 2.2.1781 e de Brigida Maria de Campos n.Cedovim/V.N.Fozcôa, neto paterno de Francisco d'Almeida Penha n.Almendra 14.10.1748 e de Maria José Mendes da Silva e materno de Francisco de Campos e de Ana (Joaquina?)Maria Henriques Pereira n.Cedovim.
Sei que esta familia teve alguma importancia na referida freguesia de Cedovim no sec XIX, no entanto não tenho qualquer documento que os refira ao contrário dos Campos, embora como atrás se refere, estavam várias vezes aparentados! Quanto aos Almeida Campos da Covilhã, também lhe agradeço mais informações se as souber, porque muito pouco sei.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40557 | Conde | 28 abr 2003 07:22 | Em resposta a: #40432

Caro Confrade:
António José de Almeida Campos cc D.Leonor Belizanda...,era filho de Rodrigo de Almeida e de sm Luiza Maria de Campos,nm Manuel de Campos,n.V N.Fozcôa c 1752 Freixo de Numão Angela Maria de Matos,,bisn. Jorge Rodrigues de Campos e de s. Brites de Campos " A Choqueta",presa pela Inquisição,(fª de Diogo Lopes e de Brites de Campos),3ºneto de João Rodrigues e de sm MªPereira de Campos,a qual era irmã da referida Brites de Campos cc Diogo Lopes,4ºneto de Antº Roiz Pinto e de sm e prima Leonor Pereira,casados em Muxagata e ele n.Fozcôa em1650,5º neto de Francisco Roiz Pinto e de sm Brites de Campos,presa,n.Guadalajara,ele filho de Diogo Roiz,xn e de s.m.Clara de Matos Pinto,e ela filha de João de Campos de FozCôa e de sm Justa Manoel,filha de Manuel Alvares,xn e de sm Isabel Manoel,xn.As mais antigas gerações estão neste site.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40567 | JMSA | 28 abr 2003 12:33 | Em resposta a: #40557

Caro Confrade
Muito obrigado pelas suas importantes informações que tanto me ajudaram. Será que existe ligação destes Campos com os outros que refiro?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40568 | Conde | 28 abr 2003 12:59 | Em resposta a: #40567

Quer a D.Belisanda quer o costado Almeida quer os da Covilhã estão todos aparentados por Campos,Henriques,Pereiras Lopes,Silva,Mendes,Guterres,Romeiro,e outras famílias xn.Os mais antigos dos Campos Rodrigues Pinto e Manoel são antepassados comuns dos referidos .
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40590 | JMSA | 28 abr 2003 19:53 | Em resposta a: #40568

Caro Confrade:
Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda!Já agora pergunto-lhe se na "arvore" que tem desta familia, se aparecem as seguintes pessoas:
.D.Leonor Belizanda B.S.Campos - filha de Francisco José da Silva e de D.Mariana Joaquina de Campos;
.D.Brigida Maria de Campos n.Cedovim - filha de Francisco de Campos (Navarro?) e de D.Ana (Joaquina?)Maria Henriques Pereira;
Quanto aos Almeida Penha, pelo o que vejo não existe nenhum registo deles. Consegui no entanto saber que o Francisco Almeida Penha que citei numa outra mensagem era filho de João d'Almeida Penha n.Almendra 1713 e de D.Jacinta Maria de Almeida e casou em Vila Nova de Fozcôa com D.Maria José Mendes da Silva, filha de Gabriel Mendes da Silva e de D.Josefa Lopes Navarro.
Tambem sempre ouvi dizer que esta familia estava ligada aos Melo e Castro, da Covilhã e aos Viscondes da Coriscada. Encontra alguma ligação?
Alguns dos atrás citados aparecem na sua arvore?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40618 | Conde | 29 abr 2003 07:34 | Em resposta a: #40590

Caro JMSA:
Gabriel Mendes da Silva e mulher são os antepassados maternos dos Campos Henriques que foram fidalgos de cota de armas,três irmãos.Veja no site na família do barão de Fozcôa.Os Almeidas são muitos e os mesmos:vêm todos dos de Almendra.Se fôr à base de dados do ANTT verá que os Almeidas desta região formam uma única família.Os Navarros são os mesmos do Conde de Lagoaça.Está publicado um estudo sobre este titular que tem no 2º volume uma genealogia dos Navarros.Está bastante completa.Desde o Dr.Almeida Santos ao Relvas está lá tudo.Eram da tribo de Levi como demonstram os admiráveis trabalhos do Prof.Doutor António Mª de Sousa e Vasconcellos Simão de Saldanha.Os Mendes da Silva são os mesmos da famílias da Baronesa da Silva ou do marido.Vou trazer os Almeidas brevemente.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40631 | Conde | 29 abr 2003 14:07 | Em resposta a: #40590

Ps-Os viscondes da Coriscada são Silva Campos e acrescentaram o apelido Mello por serem naturais dessa Vila.Não têm uma gota de sangue Mello.E usam as armas erradas dos do Campo e dos Mellos.Extraordinário.São dos mesmíssimos dos seus e dos meus.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40634 | tfp | 29 abr 2003 14:44 | Em resposta a: #40618

Caro Conde,

Ainda sobre os "Navarros", pode confirmar se está a falar de:

- "Biografia e vida pública do 1º Visconde e 1º Conde de Lagoaça (António José Antunes Navarro)", de Francisco Navarro

- artigo do Prof. Doutor António Mª de Sousa e Vasconcellos Simão de Saldanha: "Algumas Considerações a Propósito de Uma Notícia Genealógica Inquisitorial", publicado na Revista da Faculdade de Letras, Lisboa, série IV, nº 1, 1976-7, pp. 608 em diante.

E já agora não me sabe dizer como poderei conseguir um exemplar da revista ou uma cópia do artigo ?

Por sinal, não encontrei o Dr. Almeida Santos mencionado na referida obra, o único facto que conheço e que o relaciona com os Navarro, é ser o actual proprietário do Solar de Lagoaça.

Grato mais uma vez pela sua ajuda

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40637 | JMSA | 29 abr 2003 15:12 | Em resposta a: #40631

Caro Conde e pelos vistos parente!
Mais uma vez muito lhe agradeço as suas informações. Fico ansiosamente à espera das noticias dos "Almeidas de Almendra"! Se necessitar de algumas informações destes meus ramos, terei todo o gosto em facultar-lhe. Existem Almeidas por todos os lados!
Aproveito para lhe perguntar como posso ter acesso ao site do ANTT, mais concretamente a estes Almeidas referidos.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40683 | tfp | 30 abr 2003 02:38 | Em resposta a: #40590

Caro JMSA,

Relativamente a Josefa Lopes Navarro, extraído
da publicação mencionada pelo Confrade "Conde" tenho o seguinte:

1. Josefa Lopes NAVARRO n.1720 - Lagoaça.
Josefa casou com Gabriel MENDES DA SILVA (n.Lagoaça(?))

2. Francisco Rodrigues NAVARRO n.1695 - Vilarinho dos Galegos - Mogadouro.
3. Luísa LOPES n. Muxagata, V.N. Foz Côa.

4. António Martins NAVARRO n.1643 - Mogadouro.
5. Maria RODRIGUES.
6. Diogo LOPES n. Almedra e faleceu antes de 1725.
7. Isabel FERREIRA n.Muxagata, V.N. Foz Côa e faleceu antes de 1725.

8. João Rodrigues NAVARRO n.1620 - Vilarinho dos Galegos - Mogadouro. Faleceu antes de 1668.
9. Esperança RODRIGUES n.1622 - Mogadouro.

16. João NAVARRO n.1600 - Travassos, Alcañices, Espanha. Faleceu antes de 1651.
18. Henrique RAMOS baptizado em Mogadouro, faleceu antes de 1668.
19. Maria LOPES f. antes de 1668 em Mogadouro.

32. António NUNES NAVARRO n.1570 em Travassos, Alcañices, Espanha.
33. Maria NUNES n.1570 em Travassos, Alcañices, Espanha.
38. Manuel LOPES.

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40687 | Conde | 30 abr 2003 08:10 | Em resposta a: #40683

Meu caro confrade:
Do Prof. António Maria há pelo menos três artigos:um sobre Simão Rodrigues Navarro,na revista Miscelânea Histórica de Portugal,de que se fez separata,outro é esse que referiu e um terceiro sobre os judeus de Amesterdão e o comércio dos diamantes, salvo erro.Eu tenho isso longe daqui.Estirpe notável esta,segundo Bivar Guerra.E se começarmos a imaginar que S.João Baptista era Levi pelo Pai...
Os Almeidas são os mesmos e têm várias cartas de armas concedidas,calcula-se com que facilidade.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40745 | JMSA | 30 abr 2003 20:01 | Em resposta a: #40683

Caro Tiago Faro Pedroso
Obrigado pelas suas informações que me possibilitaram subir mais algumas gerações neste ramo da familia. Acha que existe alguma ligação entre estes Navarros e os Navarro de Andrade? Serão os mesmos?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40749 | tfp | 30 abr 2003 20:31 | Em resposta a: #40745

Caro JMSA,

Segundo o nosso confrade Paulo Valadares, os Nunes Navarro, Navarros de Andrade e Antunes Navarro descendem todos de Luis Nunes Navarro, natural de Travassos, Alcanices, Espanha.

Este mesmo autor tem um artigo muito interessante em que expoe as relaçoes entre algumas dessas familias.

VALADARES, Paulo - "Uma Teia Familiar: Cristaos-Novos Portugueses Nobilitados no Seculo Passado" in Geraçoes Brasil - vol.5 nº1/2 - Maio 1999

Deixo-lhe o meu email para o caso de pretender mais informaçoes: tfp@netcabo.pt

Mas considere a hipotese de ler as mensagens dos confrades "valadares" e "Conde"... verdadeiras autoridades no que respeita a familias Cristao-Novas.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40764 | JMSA | 01 mai 2003 01:08 | Em resposta a: #40749

Caro Tiago
Sabe onde posso encontrar o livro que menciona?
Vivo em Lisboa. Será que o encontro na Ferin?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40765 | JMSA | 01 mai 2003 01:12 | Em resposta a: #40749

Peço-lhe desculpa pelo tratamento, esqueci-me de por o seu apelido "Faro Pedroso", principalmente quando não sabe o meu.
Quanto ao livro, obviamente que me referia ao artigo.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40767 | tfp | 01 mai 2003 01:20 | Em resposta a: #40765

Caro JMSA,

Não se preocupe com o tratamento, relativamente ao artigo posso enviar-lhe uma cópia.

Entre em contacto por email para nao estarmos a divulgar por aqui moradas.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40790 | JMSA | 01 mai 2003 15:07 | Em resposta a: #40767

Caro Tiago Faro Pedroso
Obrigado pela tentativa de me enviar o artigo que ontem falámos por email mas a verdade é que não consigo "chegar" a ele. Vejo que está armazenado na m/caixa de correio mas não consigo chegar á sua leitura atraves da morada que me deu. Se não for muito incomodo, agradecia-lhe que me podesse enviar para a morada que ontem lhe dei.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40828 | JMSA | 02 mai 2003 00:46 | Em resposta a: #40767

Caro Tiago Faro Pedroso:
Muito obrigado pelo artigo que me enviou por email que recebi e imprimi nas melhores condições! Não precisa assim de ter o trabalho de me enviar pelo correio. Espero em breve poder introduzir neste tópico a arvore desta minha Bisavó onde se entrocam quase todos que são mencionados no artigo.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40829 | JMSA | 02 mai 2003 00:49 | Em resposta a: #40631

Caro Confrade Conde:
Seria possivel ter uma cópia da sua arvore dos "Campos"?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40846 | tfp | 02 mai 2003 12:13 | Em resposta a: #40828

Caro JMSA,

Fico a aguardar por essa arvore, que podera servir para unir algumas pontas soltas que para aqui tenho.

Vou ainda mandar-lhe o esquema que vinha no artigo...

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40859 | Conde | 02 mai 2003 14:32 | Em resposta a: #40829

Claro.Para onde envio?É fotocópia de documento com décadas.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40860 | Conde | 02 mai 2003 14:36 | Em resposta a: #40745

Caro Parente:
São os mesmos.O Coronel Campos e Sousa e o EngºJosé Ernesto Souza Fontes tinham a ligação.
E são os mesmos dos rabis-móres do tempo de D.João II.Creio que no Arquivo Bivar Guerra devem existir elementos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40903 | JMSA | 02 mai 2003 18:34 | Em resposta a: #40859

Obrigado.
Como posso enviar-lhe o meu email? Atraves do moderador?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#40976 | JMSA | 03 mai 2003 18:12 | Em resposta a: #40859

Caro Confrade Conde
Como posso dar-lhe o meu email ou a minha morada sem ser por aqui? Agradecia a sua ajuda
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41020 | JMSA | 04 mai 2003 18:31 | Em resposta a: #40846

Caro Tiago Faro Pedroso
Obrigado pelo esquema que me enviou, mas infelizmente não consigo reduzi-lo para impressão o que torna a sua leitura e compreensão dificil. Se não for muito trabalho agradecia-lhe se podia envia-lo por correio, principalmente pelo grande interesse que tenho nele.
Aproveito para lhe perguntar se sabe se LUIZA LOPES NAVARRO c.c. JOSÉ ANTUNES é irmã da minha 6ªAvó JOSEFA LOPES NAVARRO c.c. GABRIEL MENDES DA SILVA?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41030 | tfp | 04 mai 2003 23:49 | Em resposta a: #41020

Caro JMSA,

Relativamente a Luiza Lopes Navarro cc José Antunes, aquilo que sei é que seria filha de José Bernardo Lopes Navarro (n. 1710, Vilarinho dos Galegos) e sm Francisca Lopes Navarro (da qual desconheço a filiação). José Bernardo viveu em Lagoaça com a sua mulher onde eram proprietários.

Era filho de António Lopes Navarro(de Vilarinho) e de Luísa Lopes (Muxagata). Neto paterno de Francisco Rodrigues Navarro e Isabel Lopes. Bisneto paterno de João Rodrigues Navarro e Esperança Rodrigues.

Estes últimos eram antepassados da sua avó Josefa.

Pode indicar que dados dispõe da Luiza Lopes Navarro e José Antunes ?

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41058 | Conde | 05 mai 2003 12:46 | Em resposta a: #40976

Pode desde que fiquemos como estamos,neste forum.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41059 | Conde | 05 mai 2003 12:54 | Em resposta a: #40432

Caro JMSA:
Mais notícias sobre a sua linha: mande vir o vol LXI 3-4,de 2001 da Revista BEIRA ALTA,de Viseu,a cujas páginas381 3 seguinte encontrará a ascendência da D. Leonor Belisanda Benevenuta da Silva Campos,dos Almeida Campos,das casas respectivas,e tudo o mais que nos interessa.Como verá confirma-se o que lhe disse.Não perca tempo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41064 | Conde | 05 mai 2003 13:37 | Em resposta a: #40903

Pode ser atravès de moderador ou de entreposta pessoa consoante esteja perto ou longe.Pode deixar aqui uma morada e eu envio-lhe a árvore.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41084 | JMSA | 05 mai 2003 18:57 | Em resposta a: #41059

Caro Confrade Conde
Obrigado pelas suas boas noticias!
Onde posso encontrar esse livro? Atraves da CM de Viseu? Peço a sua ajuda.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41086 | JMSA | 05 mai 2003 19:06 | Em resposta a: #41064

Caro Conde
Só para o informar que já enviei os meus dados para o moderador.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41097 | JMSA | 05 mai 2003 22:36 | Em resposta a: #41030

Caro Tiago Pedroso
Obrigado pelo esquema que me enviou e que desta vez imprimi nas melhores condições. Quanto á questão que me coloca, não tenho ainda elementos para lhe dar uma resposta, no entanto e como lhe referi vou brevemente trazer para aqui a arvore da minha Bisavó, estando neste momento a aguardar uns elementos que faltam. Pelo o que vi e pelos elementos que me deu, vai encontrar concerteza ramos que lhe faltam. Tenho tido uma grande quantidade de informação nos últimos tempos que estou neste momento a organizar para que não haja qualquer tipo de erros ou gralhas.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41105 | Conde | 06 mai 2003 07:54 | Em resposta a: #41084

Caro confrade:
Na antiga Junta Distrital de Viseu,no Largo da Sé vendem a Revista.Há um volume só de indices.Vale a pena vêr todos os artigos sobre as Casas de Pinhel.São quase todos seus parentes.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41115 | PinheirodeCampos | 06 mai 2003 10:58 | Em resposta a: #41105

Caro Amigo

Sou descendente de Campos de Foz-Côa e ter o maior interesse em trocar informações consigo sobre o que temos ambos. Tenho já algumas coisas embora com algumas lacunas. Sobre os Navarros de Lagoaça tenho quase o trabalho terminao (vivo em Bragança) que conto publicar em breve. Os Campos, Almeida Campos e Naarros interessam-me bastante assim como os Coriscada. Quie me pode facultar?
Tenho também os livros de VNFC fotocopiados comio. QWualquer coisa é só pedir!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41116 | PinheirodeCampos | 06 mai 2003 10:59 | Em resposta a: #40432

Caro Amigo

Sou descendente de Campos de Foz-Côa e ter o maior interesse em trocar informações consigo sobre o que temos ambos. Tenho já algumas coisas embora com algumas lacunas. Sobre os Navarros de Lagoaça tenho quase o trabalho terminao (vivo em Bragança) que conto publicar em breve. Os Campos, Almeida Campos e Almeida Penha interessam-me bastante assim como os Coriscada. Quie me pode facultar?
Tenho também os livros de VNFC fotocopiados comio. Qualquer coisa é só pedir!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41119 | tfp | 06 mai 2003 12:14 | Em resposta a: #41115

Caro Filipe,

Não se esqueça de avisar quando publicar o seu trabalho acerca dos Lagoaça, obviamente tenho o máximo de interesse nele.

Entretanto continuarei a enviar-lhe o que tenho recolhido sobre os filhos de José António de Castro Pereira ...

Um abraço

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41121 | JMSA | 06 mai 2003 12:28 | Em resposta a: #41105

Caro Confrade
Vivo em Lisboa e devido á minha actividade profissional será para mim muito dificil ir nos próximos tempos a Viseu. Terá por acaso o telefone de lá para eu poder fazer a encomenda?
Melhores cumprimentos
JMSA
P.S.: Recebeu os meus dados?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41123 | tfp | 06 mai 2003 12:33 | Em resposta a: #41121

Caro JMSA,

Tente entrar em contacto com loja2@livrariapretexto.pt, julgo ser uma livraria em Viseu e que já se disponibilizaram para me procurar esses fasciculos.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41129 | Conde | 06 mai 2003 14:15 | Em resposta a: #41116

Caro Amigo:
Tenho a NOTICIA DOS CAMPOS inédita da autoria do Dr Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas e todas as sua notas avulsas que são centenas.Só há dois originais de base e este tem as ditas anotações.Disponho-me a negociar com quem quiser a sua edição, sem intuitos lucrativos da minha parte,mas sem interesse de prejuizo.Valham-me as minhas costelas judaicas.Tanto pode ser cá como no Brasil ou onde quer que seja.As imagens são raríssimos originais dos autores.Também podem ser publicadas.É claro que a obra precisa de aditamentos e correcções.Está disponível.Se alguma entidade o quiser fazer,também é aceitável.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41139 | PinheirodeCampos | 06 mai 2003 16:03 | Em resposta a: #41129

Caro Amigo

Fiquei muito contente com a sua mensagem. Conheci muito bem o amigo Cunha Freitas com quem troquei correspondência durante largos anos. Algumas notas dos Campos e demais foarm-me sendo enviadas por ele junto com outras que enviei, assim omo de famílias de xn de Bragança e Vinhais.

O meu mail é luisfc@netc.pt

Será possível enviar-me uma mensagem para ver o que poderímos fazer, talvez em conjunto? Estou a realizar agora uma obra sobre a família Carmona e tenho o maior gosto em pegar nos Campo, Navarros, Almeidas, Coriscadas, etc....

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41149 | JMSA | 06 mai 2003 18:46 | Em resposta a: #41116

Caro Filipe Pinheiro de Campos
Com todo o gosto lhe forneço os elementos que precisar. Quanto aos Campos, Almeida Campos e Navarros estou agora a ter importantes informações dos nossos Confrades Conde e Tiago Faro Pedroso. Em relação aos Almeida Penha praticamente tudo o que sei está neste tópico, no entanto já tenho registos desta familia desde os principios do sec.XVIII. O nome "Almeida" já percebi que com fortes probabilidades terá a mesma origem dos outros, mas não consegui ainda descobrir a origem dos "Penha", no entanto como atras lhe digo os meus antepassados usam-no há cerca de 3 séculos. Se tiver algum nome que queira saber estou ao seu dispor para tentar encontrar, dentro das informações que tenho.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41168 | Conde | 07 mai 2003 08:41 | Em resposta a: #41149

Caro JMSA:
Eis alguma rectificação bibliográfica:
1-O Doutor Manuel Rodrigues Navarro,jurista e cristão-novo.l983.(AntºMª de S. e V.S.)sep:Miscelânia Hist.de Portugal.
2-A Casa dos Capitães em Vila Flor de Trás-os-Montes,Lxª1976,mesmo autor,sep.Armas e Troféus.
3-Quatro judeus a contas com a Inquisição-,Lxª1977 idem,idem.
4-Algumas considerações a propósito de uma notícia genealógica inquisitorial,lxª1977,Fac.Letras,UL,
5-Subsídios para a História dos chamados "judeus-portugueses"na indústria dos diamantes em Amsterdão nos séculos XVII e XVIII,Lisboa 1973,Luis Crespo Fabião,Fac.Letras,UL.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41189 | Conde | 07 mai 2003 14:06 | Em resposta a: #41121

Caro parente:
O António José e Almeida Campos,cc D.Leonor Belizanda Benevenuta da Silva,foi bap.em Almofala a 27.11.1786 e era filho de Rodrigo de Almeida de Pinhel e de sm D.Luisa Maria de Campos,de Freixo de Numão,np.Diogo de Almeida de Poiares,e de sm Maria de Morais Henriques, de Pinhel.Estes últimos são meus antepassados directos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41231 | JMSA | 08 mai 2003 00:02 | Em resposta a: #41189

Caro Conde
Estes nossos antepassados comuns (m/6ºs Avós), serão provavelmente os primeiros de muitos. É espantoso o parentesco que unia estas familias xxnn. Estou agora a aguardar os antepassados de D.Leonor Belisanda que é ainda o ramo que tenho mais "atrasado" mas já percebi que a origem é toda a mesma. Já encomendei o livro que me referiu, e espero com ele avançar bastante mais nesta pesquisa. Encontrei tambem bastantes antepassados nos dois vol.de "Navarro e Sottomayor" de Carlos Brito Navarro, nos Navarro de Andrade, que espero em breve trazer para aqui.
Agradecia que me imformasse se recebeu os m/ dados para me enviar a arvore dos Campos.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41232 | tfp | 08 mai 2003 00:41 | Em resposta a: #41231

Caro JMSA,

Deixo-lhe dois pedidos dado ter consultado a obra "Navarro e Sottomayor".

1 - Ascendência do Dr. Sebastião Navarro de Andrade, tem dados ?;

2 - D. Maria Conceição Navarro de Andrade Fonseca Pascoal, já encontrou este nome ? Foi casada com António Júlio Castro Pereira.

Grato por qualquer informação

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41234 | JMSA | 08 mai 2003 01:37 | Em resposta a: #41232

Caro Tiago Pedroso
1. Ascendência Dr.Sebastião Navarro de Andrade:
n.Guimarães, 5.12.1719. Filho de Luis do Monte Gamboa, n.cerca de 1678 e f.cerca de 1760 que casou com sua 3ªprima, Angélica Maria Navarro da Silva, 3ªadministradora do Vinculo de Tões, Lamego, n.p. de António Gamboa, n.Satulhão e de Maria Navarro (esta filha de António Navarro, n.Vimioso, escrivão da Provedoria de Miranda do Douro e de Branca Roiz)e n.m. de Miguel Silva Dias (filho de Domingos Dinis e de Maria Dias, 1ª. administradora do Vinculo de Tões) e de Isabel Navarro.
2. D.Maria da Conceição da Fonseca Pascoal,filha de Domingos José da Fonseca Pascoal e de D.Joaquina Rosa Navarro de Andrade (n.Porto 22.4.1818). Neta paterna de Francisco José da Fonseca e de D.Joana Leonor de Almeida Pinto Vieira e neta materna do Dr.Jacinto Navarro de Andrade (n.Guimarães 19.9.1771) e de Joaquina Rosa de Almeida. Casou com António Julio de Castro Pereira, filho de José António de Castro Pereira, F.C.C.R. e de D.Antónia Margarida Antunes Navarro, irmã do 1º Conde de Lagoaça.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41240 | tfp | 08 mai 2003 10:20 | Em resposta a: #41234

Caro JMSA,

Fico-lhe muito agradecido pelos dados. Permanece no entanto o "mistério" da ligação dos Navarros de Andrade com os Navarro (Lagoaça). Se descobrir algo pedia-lhe que me informasse.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41261 | JMSA | 08 mai 2003 16:39 | Em resposta a: #41240

Caro tiago Faro Pedroso
Na realidade o primeiro Navarro que aparece no livro é António Navarro, natural de Vimioso, escrivão da Provedoria de Miranda do Douro e que viveu na parte final do sec.XVI. No entanto, neste tópico, o nosso Confrade Conde diz que existe o conhecimento da ascendência comum destes Navarros de Andrade e os outros. É para mim interessante saber a ligação pois descendo de ambos.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41538 | JMSA | 13 mai 2003 12:52 | Em resposta a: #41064

Caro Confrade Conde
Agradecia-lhe se me podia informar se o Genea já lhe facultou a minha morada para poder enviar a arvore dos "Campos"
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41545 | Conde | 13 mai 2003 14:04 | Em resposta a: #41538

Caro Confrade:
Ainda não.Já fiz a fotocópia,bem como a dos Mendes Pereira.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41896 | JMSA | 19 mai 2003 15:10 | Em resposta a: #41059

Caro Conde:
Finalmente recebi hoje a revista que me indicou com a ascendência de D.Leonor Belizanda. Fiquei no entanto sem saber qual a ligação que esta tinha com os outros Campos pois o artigo apenas refere que era filha de Francisco José da Silva e de Mariana Joaquina de Campos e neta paterna de José da Silva e de Justina Maria e materna de Manuel Lopes e de Teresa Maria. Qual ou quais destes eram Campos? Sabe alguma coisa através da sua árvore dos Campos?
Já agora quanto ao ramo paterno do Francisco José da Silva filho de José da Silva e de Justina Maria, sabe mais alguma coisa? Parto do principio que todos eles são descendentes de xxnn.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41949 | Conde | 20 mai 2003 07:07 | Em resposta a: #41121

Caro Confrade:
Sei que o departamento que vende a Beira Alta é a Assembleia Distrital de Viseu,numa rua ao lado do largo da Sé.O site da CM de Viseu deve ter os endereços e telefones.Não recebi dados alguns.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41995 | JMSA | 20 mai 2003 14:57 | Em resposta a: #40846

Caro Tiago Faro Pedroso
Conforme prometido, informo-o que publiquei a arvore combinada, num novo tópico com o titulo "D.Adriana A.de C.d'Almeida Penha". Espero que as informações lhe sejam úteis para as suas buscas.
Obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#41997 | JMSA | 20 mai 2003 15:03 | Em resposta a: #41105

Caro Parente
Informo-o que publiquei a arvore da minha Bisavó num novo tópico com o titulo "D.Adriana A. de C.d'Almeida Penha". Com certeza que encontrará mais antepassados comuns!
Obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#42009 | tfp | 20 mai 2003 16:10 | Em resposta a: #41995

Caro JMSA,

A primeira vista traz-me dados novos... Vou ver onde encaixam e depois podemos trocar algumas impressoes...

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#46326 | tfp | 24 ago 2003 00:31 | Em resposta a: #40618

Caro Conde,

Não poderá fornecer alguns dados adicionais relativamente à ascendência do Carlos Relvas, por forma a entroncar mais estes Campos na árvore que me enviou ?

Relativamente ao Dr. Almeida Santos, a relação não é familiar pois não ? Ouvi dizer que é tão somente o actual proprietário da Quinta e Solar de Lagoaça.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Relvas

#46548 | tfp | 29 ago 2003 16:19 | Em resposta a: #41168

Caro Conde,

Não poderá fornecer alguns dados adicionais relativamente à ascendência do Carlos Relvas, por forma a entroncar mais estes Campos na árvore que me enviou ?

Relativamente ao Dr. Almeida Santos, a relação que menciona neste tópico não é familiar pois não ? Ouvi dizer que é tão somente o actual proprietário da Quinta e Solar de Lagoaça.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#48172 | PinheirodeCampos | 22 set 2003 11:30 | Em resposta a: #40828

Caro Miguel Araújo

Perdi o seu mail e como tal não posso enviar o que me pediu. AGuardo que me volte a contactar para o meu mail para enviar os dados.

Espero estar a contactar com a pessoa certa!!!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#48223 | JMSA | 22 set 2003 18:00 | Em resposta a: #48172

Caro Filipe Pinheiro de Campos
Já enviei a minha morada para o seu email.
Fico na expectativa das suas noticias.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#48234 | JMSA | 22 set 2003 20:01 | Em resposta a: #41545

Caro Confrade e Primo
Estando a ler novamente este tópico reparei que ainda não vi a árvore dos Mendes Pereira que mencionou. Espero esta semana ir à TT falar com o L.F.Marques da Gama. Será possivel entregar-me essa árvore atrevés dele s.f.f.? Espero a sua resposta.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#48300 | Conde | 23 set 2003 14:01 | Em resposta a: #48234

Caro Primo:
Não sei se lá posso ir.Mas se me der uma morada dou-lhe uma fotocópia pelo correio.Já a dei a várias pessoas deste site pelo que se conhecer alguma delas do tópico "das judiarias",também o pode pedir.Tenciono dá-lo a toda a gente.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#48337 | JMSA | 23 set 2003 19:45 | Em resposta a: #48300

Caro Primo
Finalmente fui hoje á TT falar com o Luis Filipe Marques da Gama mas a troca de informações ficou para a próxima 2ªf. pq. ele não tinha com ele os dados. Levei-lhe as certidões que ele me pediu para ver o nosso parentesco.
Obrigado pela sua oferta da árvore dos Mendes Pereira e vou tentar através de um dos nossos Confrades fazer-lhe chegar a minha morada.
Aproveito, caso lhe seja possivel, para lhe fazer dois pedidos:
. Tem ideia de no livro "Noticias dos Campos" do Dr.Eugénio Cunha e Freitas falar dos Almeida Penha? O Filipe tem essa impressão mas sem a certeza absoluta.
. Numa das suas mensagens sobre a ascendência do 1ºConde de Pinhel disse que tinha mais dados sobre os Morais, Campos e Mendes. Se tiver esses dados "à mão" agradecia-lhe imenso que me dissesse.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#48619 | Conde | 26 set 2003 15:48 | Em resposta a: #48337

Caro Primo:
Se tiver está tudo em casa.Só um dia que lá possa ir, pois não vou trazer isto para "o trabalho".
Um abraço e disponha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#48663 | JMSA | 26 set 2003 23:22 | Em resposta a: #48619

Caro Primo
Quando quiser, com o maior gosto.
Continuo sem conseguir "apanhar" as origens destes Penha.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro

#74644 | Carlos Silva | 08 out 2004 14:19 | Em resposta a: #41234

Caro colega,

Talvez nào lhe acrescente nada significativo, como suponho, no seu perfeito conhecimento dos Navarros de Andrade, mas no entanto queria deixar aqui referido um artigo da revista de Guimaràes que poderà consultar online no site da Casa de sarmento, caso nào tenha jà o original em papel :

Um friso de vimaranenses ilustres. Os Navarros de Andrade.
Francisco Martins- Revista de Guimaraes 46 (1-2) Jan.-Jun. 1936, p. 34-72.

Um artigo extremamente interessante, e com boa iconografia, mas que pouco diz sobre os antepassados Lamecenses no sec. 16.

Cumprimentos
Carlos Silva

P.S. : Venho tarde na troca de mensagens, mas o assunto voltou-me a mente por via de efemeride de Guimaràes estes dias, lembrando o 7 de outubro 1813, dia em que faleceu, no assalto de Vera, nos Pirinéus, o oficial de caçadores Joaquim Navarro de Andrade, natural de Guimarães, filho de Luís António Navarro de Andrade, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, e de sua mulher e prima D. Luísa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro

#74655 | JMSA | 08 out 2004 18:22 | Em resposta a: #74644

Caro Confrade Carlos Silva
Muito obrigado pela sua mensagem e pelas informações que me dá.
Fiquei curioso com o Joaquim Navarro de Andrade que me era completamente desconhecido e do qual me dá noticia. Não consigo localizar o Pai dele nos livros que tenho dos N.A. nem a Mãe (era também Navarro de Andrade?).
Esta Família já está razoavelmente desenvolvida aqui no Genea e em grande parte "organizada". Sabe a que ramo eles pertencem? Calculo que sejam seus antepassados.
Agradeço todas as informações que me possa transmitir sobre esta família.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro

#74692 | Carlos Silva | 09 out 2004 16:48 | Em resposta a: #74655

Caro colega,

Joaquim Navarro de Andrade (1788-1813) era filho de Luis Antonio Navarro de Andrade, neto de Henrique Gabriel de Silva Navarro, bisneto de Luis do Monte Gamboa (cc Angélica Navarro da Silva).

Para saber mais sobre os descendentes de Angélica Navarro, Joaquim Navarrro de Andrade e irmàos nas guerras peninsulares, e nào so, veja no acima referido artigo.

Proceda assim

Faça uma pesquisa na Google com a palavra chave : « Casa de Sarmento »

Vai achar o site.
Veja entào o « Núcleo de Documentação Abade de Tagilde », e neste :
« Revista de Guimarães »
nesta parte os
« Índices »
Por exemplo « Por Ano »
Escolha o ano 1936, e vào aparecer os varios artigos daquele ano.

Basta carregar o artigo « Um friso de vimaranenses ilustres. Os Navarros de Andrade » em ficheiro Adobe reader.

E assim para qualquer artigo do seu interesse (dispoe de 120 anos da revista)

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Navarro

#74693 | JMSA | 09 out 2004 17:22 | Em resposta a: #74692

Caro Amigo
Deu-me uma ajuda preciosa. O ramo do Dr.Henrique Gabriel Navarro de Andrade está um pouco "mal tratado" nos livros "Navarro e Sottomayor". Pouca referência faz a estes que o artigo refere e que trás uma boa contribuição para o estudo desta família. Neste momento já os tenho perfeitamente localizados.
Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda e fico ao seu dispôr para qualquer informação que lhe possa ser útil.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#134439 | farinhote1971 | 17 nov 2006 12:47 | Em resposta a: #41115

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Também sou descendente dos Campos de Vila Nova de Foz Côa.
Será que me poderia ajudar a completar a minha àrvore genealógica?

Com os melhores cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#134441 | farinhote1971 | 17 nov 2006 12:49 | Em resposta a: #40859

Caro Conde,

A sua àrvore dos "Campos" está relacionada com os Campos de Vila Nova de Foz Côa?

Sou descendente desses Campos e tinha todo o interesse em obter mais informações sobre eles.

Atenciosamente,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#134444 | Conde | 17 nov 2006 13:10 | Em resposta a: #134441

É desses mesmo. Está em elaboração um livro que compila tudo isto, pelo Dr. Pinheiro de Campos, nosso ilustre parente e probo investigador.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#134446 | farinhote1971 | 17 nov 2006 13:18 | Em resposta a: #134444

E até lá? Será que posso obter algumas informações?
A minha avó materna chamava-se Hortense Adelaide Ferreira de Campos Farinhote, seu pai Pedro Mª de Campos, seu avô Manuel Joaquim de Campos e seu bisavô Belmiro Joaquim de Campos.

Para além destes elementos disponho só de mais alguns.

Terá o Conde mais elementos que me possa fornecer?

Também já emviei para o nosso parente Filipe Pinheiro de Campos um pedido semelhente.

Cumprimentos,

margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#134451 | JMSA | 17 nov 2006 14:08 | Em resposta a: #134446

Minha Senhora,
Se o seu antepassado era como diz irmão do 1º Barão de Vila Nova de Fozcôa, então tem toda a sua ascendência Campos aqui no Genea. Basta para isso clicar no motor de busca com o nome do Barão. Os nossos Campos estão bem estudados e desenvolvidos neste site mas ...sempre incompletos.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#134454 | PinheirodeCampos | 17 nov 2006 14:15 | Em resposta a: #134439

Cara Margarida

Tenho já alguns dados dos Farinhote para lhe mandar mas agora ainda fico mais satisfeito ao saber que tb é dos Campos! Será que me pode dizer o ramo que tem para ver se conseguimos alguma coisa?

Se puder peço que me envie tb o seu e-mail.

Com amizade

Filipe
pinheirodecampos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#134488 | farinhote1971 | 17 nov 2006 17:14 | Em resposta a: #134454

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Então aquivai alguma informação que possuo, a mais importante, sobre os Campos:

A minha Avó - Hortense Adelaide Ferreira de Campos (Farinhote), n. Lisboa

O meu Bisavô - Pedro Maria de Campos - n. na Mêda e f. em Foz Côa. Era irmão de Adriano, Abílio, Vítor, Ernestina e António. Todos nascido na Mêda.

O meu Trisavô - Manuel Joaquim de Campos - n. na Mêda e f. em FC, tinha como irmãos Luiz Claudio de Campos (Henriques???), Aires Augusto e Adelaide Augusta.

O meu Trisavô - Belmiro Joaquim de Campos, n. em Pinhel e também lá faleceu. Eu penso, mas não tenho elementos a não ser as informações de familia, que este Belmiro era irmão de Francisco António de Campos (Barão de VNFC) e que consta do Genea.

A minha Avó (Campos) casou com o meu Avô (Farinhote). É esta a minha ligação aos Campos.

A minha mãe ainda é Campos e por sua vez ainda é prima do meu pai, porque o irmão do meu bisavô Pedro, o António Augusto, era Oficial do Exército e foi viver para Castelo Branco. E este ramo dos Campos deu origem ao ramo do meu pai, em Castelo Branco.

Fique satisfeita por saber que tem informação sobre os meus Farinhotes.

O meu mail é o seguinte: mmpinto@dgci.min-financas.pt ou margaridamadeirapinto@gmail.com.

Prefiro o primeiro. Utilizo mais.

Aguardo noticias.

Cumprimentos,

margarida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#271763 | PdC | 04 mar 2011 14:51 | Em resposta a: #41168

Ex.mos Senhores,
Venho ao v. contacto por ter reparado que V. Ex.as terão bons conhecimentos de uma série de ramos familiares donde descendo, sendo os nomes mais conhecidos o de Carlos Relvas e o da Baronesa da Silva.
A minha grande curiosidade actual, para além da tentativa de alongar a árvore genealógica que aos poucos vou tecendo, é precisamente a do ramo Campos Navarro / Mendes da Silva.
Um meu trisavô, de nome Alberto de Campos Navarro (filho de António de Campos Navarro e de Liberata de Jesus Barros) casou com a filha de Carlos Relvas, Margarida (minha trisavó). Esta, por sua vez, descendia por via materna dos Mendes da Silva, sendo trisneta da Baronesa da Silva.
Já por diversas vezes vi referências à veia judia tanto deste ramo como do outro, mas nunca conseguia ir muito mais além do que o consta do Geneall.
Será que V. Ex.as me poderiam ajudar a desvendar esta pertença ao Povo Eleito?
Até breve e muito obrigado
Pedrod e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Almeida Penha/Cedovim/V.N.Fozcôa

#271765 | Conde | 04 mar 2011 15:17 | Em resposta a: #271763

Veja por favor em Maria Cândida da Fonseca Mendes, filha da baronesa da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#272198 | JMSA | 09 mar 2011 19:21 | Em resposta a: #271763

Caro Confrade,

Arriscaria que o seu antepassado descende com fortes probabilidades deste casal: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=204669, porque foi com este casamento que os Campos se uniram aos Navarro (de Andrade). O nosso Confrade Conde tem na sua posse a obra "Noticias dos Campos", da autoria de José Campos e Sousa, e quem sabe o possa ajudar. É bem possível que venha referido o seu ramo pois trata-se de uma obra bastante desenvolvida.

Melhores cumprimentos.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273687 | PdC | 31 mar 2011 15:01 | Em resposta a: #272198

Caros Conde e JMSA,

fico muito grato pela atenção dada ao meu pedido, mas apesar de tudo não consegui ir mais além do que sabia. Parece de facto provável que os meus Navarro - que acabam por entroncar em Relvas e nos descendentes da Baronesa da Silva -, ou Campos Navarro, sejam os mesmos ou pelo menos muito próximos dos que me indicam. Mas, por outro lado, se tivessem ligações muito estreitas à Casa da Lagoaça, por exemplo, para falar nos Navarros mais conhecidos, certamente teria notícia disso.
Tenha andado às voltas com as obras que tenho onde possivelmente pudesse encontarr alguma pista mais concreta e nem mesmo no livro "Navarro e Sottomayor" encontrei uma via clara.
Talvez nessa obra de que fala JMSA, "notícias dos Campos", seja possível encontrar mais alguma coisa.
O Confrade Conde não me poderá ajudar?
Encontrei acima, neste tópico, a referência de que a Famílai relvas e os Medes da Silva/Silva Mendes da Baronesa da Silva vinham indicados numa outra obra. Posso pedir mais esta ajuda?
Muito obrigado e até breve
PdC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273692 | Conde | 31 mar 2011 15:49 | Em resposta a: #273687

Diga-me ao certo qual é a sua linha e eu posso ver o que tenho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273695 | PdC | 31 mar 2011 16:55 | Em resposta a: #273692

Caro Conde,
os meus avós, donde partem os ramos Relvas / Navarro / Silva Mendes são o casal Alberto de Campos Navarro (filho de António de Campos Navarro e Liberata de Jesus Barros) que casou Margarida Augusta de Azevedo Relvas (filha Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas de Campos - mais conhecido apenas por Carlos Relvas - que casou com Margarida Amália Mendes de Azevedo e Vasconcelos, esta por sua vez filha dos Condes de Podentes e bisneta da Baroneza da Silva).
Para maior facilidade de ligações v. aqui por favor: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180591.
até breve e obrigado pela ajuda
PdC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273760 | Conde | 01 abr 2011 11:04 | Em resposta a: #273695

De "cabeça", este seu Ramo já vem tratado no volume 2º sobre da biografia relativa ao Conde da Lagoaça (de capa azul clara). Curiosamente a minha avó materna sempre me disse ser parente deste seu ramo. O falecido Mestre Luis de Bivar Guerra assegurou-me que estes Navarros eram Cohen (levitas portanto). Vou ver, todavia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273781 | PdC | 01 abr 2011 13:58 | Em resposta a: #273760

Caro Conde,
muito lhe agradeço a dica. Por acaso, ainda há pouco vi à venda um dos columes desta obra, mas não me lembro onde terá sido. Por acaso não saberá como posso ter acesso a esse volume, não?
Até breve e obrigado pela simpática atenção.
PdC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273787 | Conde | 01 abr 2011 14:57 | Em resposta a: #273781

Não sei. Mas o 2º tem lá tudo. Veja se o ANTT tem. A BN terá seguramente.Veja na Ferin. Procure no site do Nuno Borrego de livros antigos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273980 | PdC | 04 abr 2011 10:55 | Em resposta a: #273787

Obrigado pelas sugestões. Já descobri onde tinha visto o livro à venda, mas era apenas o 1.º volume. Pelo que me diz, o que interessa mais ao caso será o 2.º. Na Biblioteca Nacional existe o livro, mas está indispionível e no ANTT não descobri. Pode-me indicar como chegar ao site do Nuno Borrego? Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#273982 | Conde | 04 abr 2011 11:21 | Em resposta a: #273980

É o segundo volume que lhe interessa. Vou ver se sei do site do Nuno Borrego.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#274023 | JMSA | 04 abr 2011 17:55 | Em resposta a: #273982

Caro Conde,
Sabe se os Almeida Penha vêm citados nessa obra?
Um abraço e obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#274059 | tfp | 05 abr 2011 01:28 | Em resposta a: #274023

Caros confrades,

Tenho quase a certeza que nem uns, nem outros vem citados na obra.

Relembro que a mesma trata apenas Navarros de Lagoaça e menciona os ramos Navarro de Andrade e Campos que cruzam com os Lagoaça.

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#274076 | PdC | 05 abr 2011 12:48 | Em resposta a: #274059

Será que na obra de Filipe Pinheiro de Campos, "Uma Família de Cristãos-Novos em Bragança", onde se refere também os Navarro dos Condes da Lagoaça e ainda a família Campos de Vila Nova de Foz Côa, haverá alguma pista para estes meus Navarros?
Há imensos laços, nesta minha ascendência, onde todos estes apelidos aparecem, bem como a ideia de se tratarem de cristãos-novos. Até pelo facto de se virem a casar entre parentes - apesar de isso não ser fora do comum entre famílias mais ou menos nobilitadas e com vasto património - me faz supor com mais certeza esta ideia de origem judaica.
Nomeadamente nos ramos que descem da minha Avó que foi Baronesa da Silva, de ascendência judaica pelo que já vi referido, há uma série de ligações que fazem bem supor a teia que foi ligando estas famílias de origem xn. Por exemplo, uma filha da Baronesa (que já não é minha ascendente) casou precisamente com o Visconde de VN de Foz Côa (Campos). Mais abaixo, uma sua trisneta, minha trisavó, casa com um Campos Navarro. José Relvas, irmão desta, filho de meu Tetravô Carlos Relvas (ele também de apelido Campos, mas que penso que seja o do nome completo da terra de originou o nome Relvas de Campos), casa com uma filha dos Viscondes de Loureiro, também com ligações aos Silva Mendes (da referida Baronesa da Silva).
Quanto à ascendência xn da Baronesa da Silva (Silva Mendes), já aqui no Fórum vi referido que se trata do mesmo ramo que um Gabriel Mendes da silva, que terá várias ligações a Navarros. Enfim...
Caso algum confrade tenha alguma pista que me ajude a ir um pouco mais além, muito agradeço.
PdC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#274084 | Conde | 05 abr 2011 15:12 | Em resposta a: #274023

Não me lembro, mas poderei ver.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Campos Navarro (de Andrade)

#274113 | JMSA | 05 abr 2011 21:50 | Em resposta a: #274059

Olá Tiago, obrigado pela sua resposta.
A minha pergunta vem na sequência deste casamento:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=197600

Ela era Lopes Navarro (de Lagoaça).
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

Josefa Lopes Navarro

#274476 | tfp | 13 abr 2011 10:30 | Em resposta a: #274113

Caro JMSA,

Engano meu, voltei a ver o livro e de facto a Josefa Lopes Navarro vem lá mencionada.

As duas páginas estão aqui:

http://dl.dropbox.com/u/190365/genealogia/IMG_0306.jpg
http://dl.dropbox.com/u/190365/genealogia/IMG_0308.jpg

Abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Josefa Lopes Navarro

#274520 | JMSA | 13 abr 2011 19:48 | Em resposta a: #274476

Caro Tiago,
Como sempre impecável e eficiente! Muito obrigado.
Sabe se este livro ainda estará à venda? Reparei que a descendência da Josefa Lopes Navarro está muito incompleta.
Um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Josefa Lopes Navarro

#274544 | tfp | 14 abr 2011 10:19 | Em resposta a: #274520

Caro Miguel,

Conforme já referiu o confrade Conde, talvez encontre o livre num alfarrabista, mas não será fácil. A biblioteca nacional tem um exemplar.

Abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 03:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen