Família Pereira de Senna

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Pereira de Senna

#40483 | lco | 25 abr 2003 15:03

Exmos Srs,

Aproveitando a troca de informações proporcionada por este fórum, muito agradecia que aqueles que dispusessem de informações sobre a Família Pereira de Senna, originária de Quintela de Azurara (se bem que com raízes na Guarda), mas fixada em Seia desde o séc XVIII, participassem nesta secção.
Eis alguns dados:
1)- João Pereira de Senna, casado com Dona Mariana da Fonseca do Amaral, de Quintela de Azurara, tiveram:
2) - Dr. João Pereira de Senna, bacharel formado em Leis pela UC, nasc. em Quintela de Azurara, mas residente (dte parte da sua vida) em Seia, onde casou, em 2as núpcias, com Don Rita Joaquina da Motta-Veiga, dessa mesma localidade, filha do Dr. Lourenço da Motta-Veiga, Senhor do Solar Motta-Veiga (Casa do Castelo) de Seia. Foram os 1os Srs da Casa Mello Motta-Veiga (SEia). Tiveram:
3)- Dona Maria Cândida da Motta-Veiga Pereira de Senna, 2a Sra da Casa Mello da Motta-Veiga, nascida em Seia nos finais do séc. XVIII. Casou com o seu primo dto o bacharel António da Motta-Veiga, de quem teve, nomeadamente:
4-1) - Dr. António da Motta-Veiga, juiz de Dto. Casou com Dona Angela Augusta Pinto da Silveira Magalhães. Com ger, hoje extinta;
4-2)- Luís da Motta-Veiga, Sr da Casa das Laranjeiras (Seia), Deputado da Nação, presidente da Câmara de Seia, etc. Casou com Dona Maria da Assunçao da Costa;
4-3) - Dona Maria Carlota Joaquina Pereira de Senna da Motta-Veiga, 3a Sra da Casa Mello Motta-Veiga. CC 1a vez com
José Pereira de Mesquita, do qual não teve geração; e 2a com Simão d'Almeida Mello, tb de Seia, filho de António d'Almeida Mello e de Dona Maria Benedita de Moura. Tiveram:
5-1)- José Pereira de Senna d'Almeida Mello, que morreu solteiro, e mto jovem;
5-2)- António d'Almeida Mello e Senna, que casou com Dona Maria Emília da Fonseca de Andrade, de Valezim, e, depois do falecimento desta, com Dona Maria do Patrocínio da Fonseca de Andrade, irmã da anterior. Sem ger. de nenhum dos casamentos;
5-3)- Francisco de Paula Mello da Motta-Veiga, 4o Sr da Casa Mello Motta-Veiga, que cc com sua prima dta Dona Petronilla da Motta-Veiga, filha do seu tio Luís da Motta-Veiga. Tiveram, entre outros:
6-1)- Dr. António Mello de Senna da Motta-Veiga, que casou 3 vezes: a 1a, com Dona Maria Luísa Dias Borges; a 2a com Dona Maria Emília Dias Borges; e a 3a com Dona Maria Madre de Deus Pereira Coutinho;
6-2)- Dona Maria do Patrocínio de Mello Senna da Motta-Veiga, que casou com Horácio de Faria Cabral, todos de Seia.

Agradecendo, desde já, todas as colaborações,

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40494 | vbriteiros | 25 abr 2003 17:07 | Em resposta a: #40483

Caro Luis Cabral de Oliveira.
Na região de Seia ( que visitava muito nos anos 60/70) existia uma empresa têxtil que julgo pertencia a uma familia Mota Veiga, ou teria sócios com este nome. Estaria relacionada com as familias que cita? Simples curiosidade minha.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40497 | lco | 25 abr 2003 17:23 | Em resposta a: #40494

Caro Vasco Briteiros,

Refere-se a Manteigas (onde existia, de facto, várias fábricas de texteis), ou a Viseu?? Em qualquer dos casos, tratar-se-iam, possivelmente, de descendentes de uma das filhas segundas da Casa Mello Motta-Veiga, D. Maria do Carmo Pereira de Senna da Motta-Veiga, que casou com o seu tio José da Motta-Veiga Fragoso (isto nosséc. XIX). Alguns dos descendentes do seu filho mais novo dedicaram-se a tais actividades.
Mas também a Família das duas primeiras mulheres de António Mello de Senna Motta-Veiga tinha várias conexoes com o mundo fabril beirao da época, e as duas mulheres de António d'Almeida Mello e Senna também (mas na regiao de Alvoco e Loriga).
Se pudesse ser um pouco mais específico, talvez conseguisse ser mais concreto na minha resposta.
Com os meus melhores cumprimentos,
Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40543 | vbriteiros | 27 abr 2003 17:49 | Em resposta a: #40497

Caro Luís Cabral de Oliveira
Só agora me livrei dos problemas com o meu pc e passo a responder.
Suponho que se chamava "amieiros"(?), mas não posso garantir. Um ramo dessa familia passou a Angola e pelos anos 60 regressaram e creio que se dedicaram ao ramo automóvel em Lx.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40551 | sapeca | 27 abr 2003 20:06 | Em resposta a: #40483

Caro Luís Cabral de Oliveira:
Não sei qual a ligação provavelmente existente com os Motas Veigas aqui descritos por si, mas tenho a seguinte indicação:

LUIS ARTUR DE FIGUEIREDO MOREIRA DE SÁ, n. a 09-02-1937, Santa Isabel, Lisboa, fº do Prof. Doutor Artur Beleza Moreira de Sá (11913-1989), doutorado em Ciências Filosóficas, pela U. Lisboa, licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas, pela mesma Univ., Professor Catedrático da Faculdade de Letras do mesmo estabelecimento de ensino superior, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (24-03-1962), e de sua mulher D. Maria da Luz de Figueiredo (fª natural do Conselheiro Afonso de Mello Pinto Veloso, que foi Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Ministro da Justiça (1918-19), etc.),

actual representante da família MOREIRA DE SÁ

casou a 03-12-1964 na igreja de S. João de Brito, Lisboa, com

D. Margarida Maria Saraiva da Mota Veiga, natural de S. Pedro, concelho de Manteigas, filha de João Rabaça da Mota Veiga e de sua mulher D. Josefa Pereira Saraiva.

Há ge~ração deste casal.

Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40561 | Conde | 28 abr 2003 08:49 | Em resposta a: #40483

Caro Senhor:
Seguramente já conhece as informações sobre estas famílias vertidas nas obras do Reitor de Seia Dr.Quelhas Bigotte(r.i.p.).Há várias edições que são diferentes no conteúdo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40686 | lco | 30 abr 2003 08:09 | Em resposta a: #40543

Caro Vasco Briteiros,

Refere-se, concerteza, aos "Amieiros Verdes", na regiao de Manteigas. Essa fábrica foi, de facto, da Família Motta-Veiga (ramo de Manteigas, descendentes de uma das filhas segundas da Casa Mello Motta-Veiga), associada à Família Esteves (de Manteigas, igualmente meus primos, mas, desta feita, por Martins Ramos. Aliás, nao sei se a dita fábrica nao foi constituída a partir de uma das unidades fabris de meu tatravó António Martins Ramos, industrial que foi em Manteiga).
Há já uns anos, a fábrica em questao passou a ser controlada por um dos sócios (que, para o efeito, comprou o grosso das participaçoes dos demais): José Cipriano dos Santos (já falecido), o qual casou com uma senhora de Seia: D. Laura Gomes de Lemos. O actual gestor é o filho da casal.
Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40688 | lco | 30 abr 2003 08:15 | Em resposta a: #40551

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Agradeço, desde já, as informaçoes fornecidas.
De facto, D. Margarida da Motta-Veiga pertence à Família a que me referi, por descender de uma das filhas segundas da Casa Mello Motta-Veiga, em Seia: D. Maria do Carmo Pereira de Senna da Motta-Veiga - irma de D. Maria Carlota Joaquina Pereira de Senna da Motta-Veiga, à qual me refiro no meu esquema - a qual casou com o seu tio José Maria da Motta-Veiga Fragoso.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40689 | lco | 30 abr 2003 08:17 | Em resposta a: #40561

Caro Senhor,

Agradeço os seus conselhos, e posso assegurar-lhe que conheço os trabalhos do Reitor de Seia de fio a pavio! Pelo que também aproveito para o advertir da nao total fidedignidade de alguns dos elementos aí carreados.
Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40690 | Conde | 30 abr 2003 08:30 | Em resposta a: #40689

Caro Confrade:
Faço ainda notar que o Senhor Professor Luis Solano Cabral de Moncada elaborou um extenso estudo sobre a família Motta Veiga,que foi dirigido ao Reitor da Universidade Lusíada e antigo Ministro do Governo do Estado Novo,e que o Arqº Marcello Eduardo Pires da Cunha Victorino de Moraes tem um estudo sobre o ramo da nora que é Motta Veiga,casada com o seu único filho Dr.Marcello de Moraes,advogado.
A minha linha prende-se com os Costas Godinhos,por demais conhecida e tenho a ligação aos Alemão de Cisneiros, família parcialmente descrita neste site,e que está à disposição.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40717 | lco | 30 abr 2003 15:30 | Em resposta a: #40690

Caro Conde,

Muito obrigado pelas suas informaçoes!
Disponho, naturalmente, do estudo feito por Cabral de Moncada para o meu primo António Jorge da Motta-Veiga - peça de enorme interesse, se bem que com algumas incorrecçoes.
Contudo, nao tinha conhecimento do estudo realizado pelo Arqtc Marcello de Moraes, nem tao-pouco sei quem é a sua nora. Poderá dar-me alguma informaçao adicional neste sentido? Estará o dito estudo publicado?
Quanto à sua Família, vejo que ainda somos aparentados. Como sabe, tenho inúmeros primos Motta-Veiga que se uniram a Godinhos e Mendonça Cisneiros. Como gostava de dizer um dos meus tios trisavós (também ele apreciador de genealogia) tatl se explica porque (quer se queira, quer nao!) "Na Beira, todos somos primos".

Com os meus melhores cumprimentos,
Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40726 | rcr1 | 30 abr 2003 16:33 | Em resposta a: #40686

Caro Luís Cabral de Oliveira

Peço desculpa da intromissão. O apelido Ramos associado a Manteigas despertou-me enorme curiosidade. Tomo a liberdade de o questionar se as pessoas que passo a enumerar lhe dizem alguma coisa:

António Ramos cc Brigida Craveiro tiveram:

António Ramos de Almeida (n. Manteigas, S. Pedro, c. 1743)
cc
Teodósia Craveiro Matos (n. Manteigas, S. Pedro, c. 1750, fª de José Martins Craveiro e de Maria Gomes), tiveram:

Manuel Ramos (n. Manteigas, S. Pedro, c. 1768)
cc (em Gouveia, S. Pedro, 1801)
D. Maria de Figueiredo e Miranda (n. Gouveia, S. Pedro, 1770, fª de João Dias Vanana(?) e de D. Maria de Figueiredo e Miranda)
Estes últimos, meus tetravós, viveram em Gouveia.
Agradeço desde já a atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40740 | Conde | 30 abr 2003 18:08 | Em resposta a: #40717

Caro confrade:
Muito naturalmente, como diz, somos primos beirões.Não sei se o Arqº Moraes publicou a linha.Poderá telefonar-lhe para saber,pois não tenho o email.A minha linha é a do Jerónimo Godinho da Costa,de Midões,cc Ana Paes da Veiga.Vem por via dos Garcia de Mascarenhas.Destes a D.Antónia Godinho de Mascarenhas cc Dr Manuel de Magalhães Basto,COC,Corregedor de Santarém etc.O parentesco por Mendonça Cisneiros tira-se deste site.O que quiser da Beira Alta e eu tenha é pedir.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40771 | lco | 01 mai 2003 08:38 | Em resposta a: #40740

Caro Conde,

Muito obrigado pela sua solicitude.
Os seus antepassados beiraos sao-me, realmente, muito familiares! Nao sabia que Manuel de Magalhaes Basto tinha sido corregedor de Santarém. Aliás, é uma linha sobre a qual nao disponho de informaçoes muito completas. Dos Magalhaes Basto, conheço os que moraram em Seia (localidade que abandonaram talvez nos inícios do séc. XIX). Aparecem com frequência nos registos paroquiais , servindo de padrinhos. Sabe, porventura, qual foi a casa que eles tiveram nessa localidade (SEia)?
Pergunto-lhe isto porque, de facto, é uma lacuna que me intriga - pois uma família da importância que os mesmos detinham deveria possuir alguma habitaçao específica. Aliás, sao o único ramo Motta-Veiga senense de que nao conheço casa, pois a descendência do Capitao António da Motta-Veiga residiu sempre no Solar Motta-Veiga (Casa do Castelo), à beira da Matriz (profundamente remodelado em 1877), e a descendência de D. Josefa Caetana da Motta-Veiga e seu primo e marido, Inácio Pinto de Magalhaes Castello Branco,detinha o Solar da Cerca de Santa Rita. Um pouco mais tarde, entram na Família a Casa Mello Motta-Veiga (originariamente Pereira de Senna) e o magnífico Solar dos Botelhos da Motta-Veiga.
Com os meus melhores cumprimentos,
Luís cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40788 | lco | 01 mai 2003 14:43 | Em resposta a: #40726

Cara Rita Cabeça Ramos,

Lamento informá-la de que, actualmente (uma vez que me encontro longe de casa, onde tenho a minha papelada genealógica) nao a posso ajudar muito. Para lá, a Família Martins Ramos/Leitao/Botelho sao das que ainda menos estudei. Tenho já alguns dados, é certo, mas nao os sei de cor.
Contudo, o Arqutc Jorge de Brito e Abreu, de Lisboa, igualmente descendente dessa gente (e, por tal, meu parente afastado - talvez seja sei, também) possui um belo arquivo sobre a mesma, tendo, inclusive, publicado alguns dados.
Espero que estas informaçoes lhe sejam de alguma utilidade.
Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40794 | Conde | 01 mai 2003 16:38 | Em resposta a: #40771

Caro Parente:
Moravam em Sandomil desde o casamento da filha da D.Antónia Godinho de Mascarenhas com o capitão Roque Fernandes de Abreu,FSO,filho de Luis de Abreu (e Eça)e de s.m. D.Maria do Amaral,primogénita herdeira..Chamou-se D.Josefa de Magalhães Basto.Essa casa de Sandomil ficou em partilhas à minha tia-trisavó D.Antónia que morreu muito avariada da cabeça,solteira sem geração.Depois não sei mais.A descendência casou e foi baptisada em Sandomil.Creio que não moraram em Seia embora do meu trisavô inclusivé para trás os maridos fossem todos vereadores de Seia.Por por pouco que eu também não fui.Mas fui da Assembleia Municipal de Seia.Tenho a aproximação.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40844 | rcr1 | 02 mai 2003 11:53 | Em resposta a: #40788

Caro Luís Cabral de Oliveira

Muito obrigada pelas informações. Vou tentar descobrir as obras/artigos do Sr. Arqto Brito e Abreu.
Aceite os meus melhores cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#40977 | vbriteiros | 03 mai 2003 18:16 | Em resposta a: #40686

Caro Luís Cabral de Oliveira.
Creio que é essa Firma e entretanto averiguei que desse ramo ido para África é descendente D. Maria da Graça Mota Veiga que foi casada com Engº Manuel Correia do Valle, primo de minha mulher e recentemente falecido. Com geração em Lx.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41035 | lco | 05 mai 2003 08:25 | Em resposta a: #40977

Caro Vasco Briteiros,

É esse, realmente, o ramo em questao.
Peço-lhe, ainda, o favor de me enviar a filiaçao do Eng Correia do Valle (casado com D. M. da Graça Motta-Veiga) para complementar os dados que disponho sobre esse ramo familiar.
Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41066 | sapeca | 05 mai 2003 14:02 | Em resposta a: #40688

Caríssimo Luis Cabral de Oliveira:
Pedindo-lhe desculpa pelo incómodo, seria possivel pedir-lhe a ascendência de D. Margarida Maria Saraiva da Mota Veiga, natural de S. Pedro, concelho de Manteigas, filha de João Rabaça da Mota Veiga e de sua mulher D. Josefa Pereira Saraiva?
Seria importante para o meu estudo, há décadas para prometida publicação...LOL
De há uns tempos a esta parte, não me tem sido possivel dedicar-me à Genealogia como gostaria, perdendo-me nos Sás e nas famílias galegas. Muito parca investigação tenho efectuado, para mal dos meus pecados (que são muitos, Deus me perdoe).
Mas, na vida, nem sempre as coisas são como gostaríamos que fossem, sendo muitas vezes bem complicadas as opções que temos de fazer.
Depois de todo este arrazoado e renovando as minhas desculpas pelo atrevimento em lhe pedir esta maçada, cumprimento-o com um abraço.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41069 | Conde | 05 mai 2003 15:48 | Em resposta a: #40483

P.s.-Não sei se conhece um tal Alexandre Luis de Moura Alemão e Veiga,cc D.Maria...,fº de João António Soares de Moura e D. Ana Joaquina Angélica de Mendonça e Veiga,np de Alexandre Carneiro(?) Soares,Escrivão prop. em Viseu,e sm D.Mª Antª de Moura,nm do Cap.José Carlos da Motta Veiga e sm.D.Mª Josefa de Miranda,n.Travancinha.No ANTT 21 F 46 das Genealogias Manuscritas encontrará toda a sua ascendência.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41108 | lco | 06 mai 2003 09:01 | Em resposta a: #41066

Caríssimo Fernando de Sá Monteiro,

Infelizmente, nao disponho, aqui e agora, de tais elementos, uma vez que me encontro em Sevilha (Espanha), onde permanecerei até Junho. Quando retornar a Coimbra, terei o maior prazer em lhos dispensar.
No entanto, posso, desde já, acrescentar algo: uma resenha muito básica da Família Motta-Veiga (ramo de Seia - e muito esquematizado - de onde provém o de Manteigas) vem num trabalho que publiqeui na revista "Raízes e Memórias" (acho que no num. 17 - no penúltimo), intitulado "Os Ribeiro Cabral e suas ligaçoes". Partindo daí, e do esquemazeco que apresentei no iníco deste forum, apenas posso acrescentar que:
1) - Dona Maria do Carmo Pereira de Senna da Motta-Veiga, nascida em Seia, na Casa Mello Motta-Veiga (irma de Dona Maria Carlota Joaquina Pereira de Senna da Motta-Veiga) casou com o seu tio paterno José Maria da Motta-Veiga Fragoso, de quem teve:
2-1)- José Maria da Motta-Veiga, ou José Maria da Motta-Veiga Júnior, bacharel formado em Direito pela U.C. Sem geraçao;
2-2)- Abílio da Motta-Veiga. Sem ger;
2-3)- Joao da Motta-Veiga (ou Pereira de Senna da Motta-Veiga), que nasceu em Seia mas morou em Manteigas, onde foi Escrivao de Direito e Administrador do Concelho. Casou, nessa localidade, com D. Guiomar Augusta Martins Abrantes da Cunha, de Manteigas, mas com ascendencia paterna em Coimbra. Tiveram:
- D. Palmira Augusta da Motta-Veiga;
- D. Maria Eduarda da Motta-veiga, que nasceu em Manteigas, e casou (salvo erro) com Joaquim Craveiro Rabaça. Daqui descende a família Rabaça da Motta-Veiga.

Espero que estes dados lhe sejam de alguma utilidade.
Com os meus melhores cumprimentos,
Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41110 | sapeca | 06 mai 2003 09:31 | Em resposta a: #41108

Caríssimo Luis Cabral de Oliveira:
Muito e muito obrigado pelas suas úteis e simpáticas informações acerca deste ramo Motta-Veiga.
Irei consultar o estudo de que me falou e aproveito para lhe desejar uma óptima estadia em Sevilha.
Fico à sua disposição para aquilo em que lhe possa ser útil.
Um abraço do
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41167 | lco | 07 mai 2003 08:28 | Em resposta a: #41069

Caro Parente.

As suas informaçoes sao, de facto, preciosas. Nao sabia que a descendencia do capitao José Carlos da Motta-Veiga (nao será Joao Carlos??) estava tao bem estudada. Tenho de ir até ao ANTT para a consultar.
Aproveito, entao, para lhe fazer uma pergunta: conhece alguma fonte relativamente à descendência de Caetano da Motta-Veiga (mais ou menos coevo deste capitao) e de sua mulher, Dona Mariana Angélica de Faria Pimentel?
Quanto a casas dos Magalhaes Basto em Seia, alguns havia (julgo) que viveram efectivamente em Seia. Depois forneço mais dados.
Cumprimentos
Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41169 | Conde | 07 mai 2003 08:56 | Em resposta a: #41167

Caro Parente:
Eu estou convencido que alguém,um dos que referi,tem o estudo da descendência do Caetano.Não será o Luis Cabral de Moncada?
Quanto aos Magalhães Basto não sei mais.Os Faria Pimentel vou pôr no GP em ponto próprio.Mas suponho que terá pouca clientela.É uma zona madrasta, com poucos genealogistas,(mas bons).
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41184 | lco | 07 mai 2003 11:47 | Em resposta a: #41169

Caro parente,

Penso que o estudo do Cabral de Moncada a que se está a referir é o que o dito elaborou para António Jorge da Motta-Veiga (acho que nao há nenhum outro). Aí se refere, realmente, Caetano da Motta-veiga, mas julgo que as referências à respectiva descendência (se a houve) sao muito poucas, ou quase nenhumas. Aliás, esse trabalho é mais o traçar de uma linha continuada entre o tio-avô do dito António Jorge da Motta-Veiga Manuel Eduardo da Motta-Veiga, que teve a sua importância no séc XIX e o casal António da Motta Ribeiro e Dona Ana Paes da Veiga. É, assim, da maior utilidade para estabelecer o dito vínculo, mas parco em dados paralelos.
Disponho de cópia de uma arvore genealógica familiar feita em 1871, mas o ramo de Caetano já nao aparece.
Sei, contudo, da existencia de algum material do séc. XVIII (finais) que vou analisar em breve.
Quanto aos Magalhaes Basto, as minhas consideraçoes devem-se ao facto de terem sido eles a "apadrinhar" a vinda da Família Mendonça Arraes para Seia.
Cumpirmentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41393 | vbriteiros | 11 mai 2003 00:03 | Em resposta a: #41035

Caro Luís Cabral de Oliveira.
Só agora vi a sua mensagem, dado que a última "actualização de serviços da netcabo" me apagou a indicação de mensagens recebidas.
O engº Manuel Júlio de Figueiredo Correia do Valle era filho de Fernando Figueiredo Correia do Valle(irmão mais velho do meu sogro) e de sua mulher e prima D. Maria Fernanda ....(?). Estes dados terão que ser corrigidos porque não tenho a certeza da sequência correcta dos apelidos usados por este ramo. Depois do dia 15 terei que falar com a Maria da Graça e aproveito para pedir este dados exactos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41394 | vbriteiros | 11 mai 2003 00:26 | Em resposta a: #40551

Caro Fernando de Sá Monteiro.
Parece-me que esta senhora D. Margarida é irmã da D. Maria da Graça Saraiva da Motta Veiga Correia do Valle, que citei numa resposta a anterior. D. Margarida mora em Aveiro e o marido era médico?
Cumprimentos do seu parente via Gonçalo Gil Brandão
Vasco Briteiros
(morador à esqina da rua Moreira de Sá)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41438 | lco | 12 mai 2003 08:33 | Em resposta a: #41393

Caro Vasco Briteiros,

Muito obrigado pelas suas informaçoes.
Agradeceria que, quando obtivesse as necessárias confirmaçoes, me informasse das mesmas.
Cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41478 | sapeca | 12 mai 2003 16:29 | Em resposta a: #41394

Caríssimo Vasco Briteiros:
Quereria pedir-lhe um grande favor. Será impertinência minha pedir-lhe que me contactasse telefonicamente? Gostaria muito de falar consigo e, se fosse possivel, um encontro para um "cafézinho" (ainda é assim que se escreve, ou com esses novos "acordos ortográficos" em que ficamos sempre ultrapassados pelas regras e "lógicas" dos nossos ditos "irmãos" brasileiros, já mudou para outra forma qualquer?).
Como eles diriam, naquele tom "sexo-massagisto-rascaria": Mi liga, vai!
Perdoe, meu Amigo, a brincadeira. Esbirros da 3ª idade, cada vez menos condescendente com a estupidez.*rs
O meu telefone: 226098731
Telemóveis: 963710737 ou 914527468
Um forte abraço.
Fernando de Sá (apelido maldito, no Brasil, já se vê...) Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#41595 | vbriteiros | 13 mai 2003 20:06 | Em resposta a: #41478

Caro Fernando de Sá Monteiro.
Só agotra li a sua mensagem . Realmente moramos muito perto e possivelmente já nos cruzámos na Rotunda
Vou telefonar-lhe logo que possa
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#82173 | lco | 18 jan 2005 22:37 | Em resposta a: #41069

Caro Conde,

Largo tempo volvido, eis que lhe torno com questões sobre os "meus" (ou, talvez digamos melhor, os "nossos") Motta-Veiga.
Falou-me no Alexandre Luís de Moura Alemão e Veiga, da Casa de Gavinhos. Até aí chegam os meus dados. No entanto, não sei com quem casou ele, nem se teve descendência - nem, sobretudo, se ele possui alguma relação com uma Mendonça Alemão que se diz "srª das casas de Gavinhos e Viseu", e que casa com um Mendonça Falcão.

Disporá o caro parente de alguns dados relativos a isto?

Cumprimentos,

Luís P.L.Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#82260 | Conde | 20 jan 2005 13:11 | Em resposta a: #82173

Caro Confrade:
Esses Mendonça Alemão são todos descendentes dos Alemão Mendonça e Cisneiros referidos no BIVARES em PORTUGAL, e LINHAGENS DE PORTUGAL. uma parte dessa genealogia está, aliàs, neste site. Alguns parentes estão neste momento a preparar uma obra sobre a Família.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna

#235540 | Saba | 02 ago 2009 01:40 | Em resposta a: #40788

Caro Luis,

Como posso obter os dados sobre os Ramos de Manteigas que refere terem sido publicados pelo Sr. Jorge de Brito e Abreu? (que nao conheco, mas sei que e' meu quarto primo).

Muito Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Senna - Francelina de Senna Pereira

#306439 | macrame | 21 mai 2012 23:52 | Em resposta a: #82260

Por favor, alguma informaçao de Francelina de Senna Pereira?
Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen