os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#40518 | victória | 26 abr 2003 01:32

Caros Confrades

Alguém tem informações sobre os Britos, de Jolda (S.ta Maria Madalena e S. Paio), Arcos de Valdevez, nomeadamente a ascendência de:

Sabina Rodrigues de Brito, b. 31.ago.1687

filha de
Gonçalo Roiz, de S.Paio da jolda, b. 10.jan.1641,
c. a 30.dez.1679 com
Maria de Brito
filha de
João Cerqueira casado a 10.jan.1651 com
Ana de Brito filha de
Gaspar Fernandes
e
Inês de Brito

Serão descendentes dos Soares Tangins referidos no F Gayo ou dos Palhares?

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#40554 | 2910 | 27 abr 2003 23:48 | Em resposta a: #40518

Caro Eduardo
Desculpe entrar no tópico dos Britos, mas não sei se reparou que o ilustre comfrade "sapeca" refere os Troncoso de Ulloa.

II- DON ANTÓNIO SARMIENTO DE SOTOMAYOR, viveu no “Palácio“ de Cervéllon, em Santiago de Parada (de Achas) e foi Senhor do Pazo de Borza, em Santa Cristina de Valeixe.
Levantam-se-nos algumas dúvidas acerca do nascimento deste filho do Senhor de Achas e Parada.
De facto, presumimos que tanto ele como seu irmão germano Don Bernardo tenham sido gerados fora do casamento.
Senão vejamos. O filho primogénito de Don António Sarmiento de Sotomayor e de Doña Ana Flores chamou-se igualmente Don António, e embora tenha morrido ainda em vida do pai, como afirmam os linhagistas, casou e teve geração de sua mulher Doña Leonor de Rojas y Silva, no qual se continuou o senhorio de Achas e Parada. Sabendo-se que a mãe deste (Doña Ana Flores) faleceu em 1630, ele terá nascido antes desta data. Mas não muito tempo antes, já que seu pai veio a falecer somente em 1695.
Por outro lado, no assento de casamento do suposto filho do 2º matrimónio diz-se apenas que o noivo é “hijo de Don António Sarmiento“, o que faz suspeitar seja havido fora do matrimónio do pai.
Atendendo a que Don António Sarmiento de Sotomayor, senhor de Achas, faleceu mais de sessenta anos após sua mulher, seria perfeitamente plausivel que ele pudesse ter vindo a casar posteriormente com Doña Francisca de Cea; mas - é nossa suposição - o fizesse “in articulo mortis“, legitimando assim os filhos dela havidos.
Ainda assim, temos dúvidas de que, a existir tal segundo casamento, ele não fosse referenciado pelos nobiliaristas.
Pelo que, até prova documental convincente, somos de opinião de que este filho (bem como o Don Bernardo, progenitor dos senhores do Pazo de Pombeiro) tenha sido gerado fora de casamento.
Casou a 20/6/1655 em Santiago de Parada com DOÑA MARTA TRONCOSO DE ULLOA, filha do Capitão Don Diego Troncoso de Ulloa e de sua mulher Doña Isabel de Araújo, da mesma freguesia .


Filhos :
III(1)- Don Fernando Sarmiento de Sotomayor, segue
III(2)- Don Diego Sarmiento de Sotomayor, bapt. em Santiago de Parada a 8/12/1658. S.m.n.
III(3)- Don Luís Sarmiento de Sotomayor, bapt. na mesma freg. a 27/11/1662. S.m.n.
III(4)- Don Carlos Sarmiento de Sotomayor, de quem desconhecemos a data e local de bapt., casou a 15/11/1693, em Santa Cristina de Valeixe (com dispensa dos 3º e 4º graus), com sua prima Doña Florentina de Puga y Araújo, filha de Domingos de Puga e Catalina de Araújo. C.g.
III(5)- Don António Sarmiento de Sotomayor, casado com Doña Violante Sarmiento de Sotomayor, que poderá ser filha dos senhores de Pétan ou, mais provavelmente, do Pazo de Pombeiro. C.g.
III(6)- Don Jacinto Sarmiento Troncoso, casado com Doña Maria Sarmiento de Ulloa, a qual veio a falecer em S. Tiago de Parada a 8/6/1730. C.g.
III(7)- Fr. Don Bernardo Sarmiento de Sotomayor, padrinho de bapt. de Bernardo, filho de Don Fernando Sarmiento de Sotomayor (abaixo), em 1688. S.m.n.
III(8)- Doña Maria Sarmiento de Sotomayor, madrinha de bapt. do mesmo, na data acima indicada. S.m.n.

Resposta

Link directo:

RE: os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#40555 | 2910 | 27 abr 2003 23:53 | Em resposta a: #40518

Ver aqui no forum tópico Sarmeinto de Sotomayor

Abraços do
Óscar

Nota(15) Entre os filhos do Capitão Diego Troncoso de Ulloa e de sua mulher, conta-se Doña Isabel Troncoso de Ulloa que casou a 20/5/1674 em S. Tiago de Parada (Achas) com Don António de Puga, filho de Don Pedro de Puga e de sua mulher Doña Antónia Mariño de Lobera.
Este Don Diego Troncoso de Ulloa poderá ser filho de outro Don Diego Troncoso de Ulloa, de Setados, e de sua mulher Doña Constança Barrera, de Ribarteme, pais de Doña Antonia Troncoso de Ulloa casada com o capitão Don Juan de Oya Benevides, de Grixó, Salvatierra do Miño.
É provável que seja ascendente de Doña Marta Troncoso de Ulloa, o Revº Don Fernando (ou Germán) Bello de Araújo, abade de Ribarteme e comissário da Santa Cruzada, que fundou o morgadio de Borza (vd. Inventario de Pazos e Torres de la Provincia de Pontevedra, Tomo II 2ª edição-1997, pág. 64).

Resposta

Link directo:

RE: os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#40603 | victória | 28 abr 2003 22:55 | Em resposta a: #40555

Caro Óscar


Antes de mais, obrigado pela informação sobre Troncozos de Ulloa.

São sempre bem-vindas informações sobre estes Trancozos ou Troncozos, dos quais nada sei a não ser as gentis informações dadas pelos Fernando de Sá Monteiro e António Bivar. Os que são meus ascendentes são os referidos pelo Fernando de Sá Monteiro na mensagem em que me indica ser Juan Troncoso de Ulloa e sua mulher Maria de Araújo, senhores do Morgadio de Médans e da capela do Santo Nome de Jesus, na freguesia de Santa Uxia de Setados, municipio de As Neves, bispado de Tui, na comarca conhecida por "O Condado", por se encontrar em zona de senhorio do Conde de Salvatierra (Sarmiento de Sotomayor) in "Inventario de Pazos y Torres de la provincia de Pontevedra" Tomo II, pág. 152., que não tive oportunidade de consultar. O António Bivar completou-me a informação com o casamento de João Troncoso (filho de João Troncoso e Maria de Araújo, de Sta. Maria de Vide, Tui) casado em segundas núpcias com Joana Marinha (esta Joana Marinha é que me está a dar cabo da paciência, pois não aparece em nenhum registo. Já consultei Trute, Troviscoso, Ceivães e Longos Vales e nem rastos de seu paradeiro). João Troncoso casou a primeira vez, em Ceivães a 24/8/1673 com “Briatiz de Castro” filha de Afonso de Castro (e Araújo, noutros assentos, Capitão) e Maria Correia (defunta). Isto corre na mensagem Ceas, Trancosos e Marinhos de Trute. Mas nada mais sei, e os que me citou o Óscar, não ligam aqui, certo? Corrija-me, por favor, se estiver errado!

Um abraço desde a cidade dos ovos moles até ao Reino dos Algarves.

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#41347 | 2910 | 10 mai 2003 11:29 | Em resposta a: #40603

Caro Eduardo
Tudo o que referi foi retirado das participações do confrade Fernando Sá Monteiro, nada mais posso acrescentar.

Desculpa o atraso na resposta
Abraços do

Óscar
2910@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#41386 | victória | 10 mai 2003 19:39 | Em resposta a: #40518

Caro Óscar

Agradeço todas as informações, todas elas são bem vindas!

Abraços desde Aveiro!

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#96128 | minho | 17 jul 2005 15:50 | Em resposta a: #40518

Caro Eduardo,

Minha avo se chamava Maria de Brito Cerqueira natural de Prozelo (Arcos de Valdevez) filha de Manuel José Cequeira.

Por outro lado meu pai se chama Antonio Domingues Cerqueira natural de Cabana-Maior e Soajo

Agradeço o facto de obter mais informações neste forum ou para : carlos.cerqueira@tiscali.fr

Resposta

Link directo:

RE: os Brito, da Jolda, Arcos de Valdevez

#309500 | jldias | 03 jul 2012 00:28 | Em resposta a: #40518

Será que os Britos de Aboim das Choças são descendentes dos da Jolda???

A mãe da minha avô era Ana Rodrigues de Brito, casada com Antonio Jose Barbosa

aguardo sua resposta

jldias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 06:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen