Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#40597 | JMSA | 28 abr 2003 21:04

Caros Confrades:
Alguém tem noticia de João Ferreira de Novaes Ribeiro,n.3.11.1806, filho de António Ferreira (Novaes)e de Maria Ribeiro ambos naturais da freguesia de São Martinho de Moreira de Rei, Comarca de Guimarães e Arcebispado de Braga?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#40635 | ajtrigueiros | 29 abr 2003 14:46 | Em resposta a: #40597

Caro JMSA:

Tenho conhecimento de uma família Novais, da freguesia de Moreira de Rei, no concelho de Fafe.

O Dr. José Fernandes de Novais, nascido a 2/11/1893, em Moreira de Rei, Fafe. Foi Juiz. Era filho de António Joaquim Fernandes de Novais, natural do lugar do Tourão, Moreira de Rei e de sua mulher e prima direita, D. Joaquina Fernandes de Novais, natural da Quinta da Boca da Lapa, na freguesia de Via Longa, Nª Sª da Assunção), Vila Franca de Xira.
Casou com D. Joaquina do Reis Machado, nascida a 20/8/1904, na freguesia de S. Lourenço, Lisboa, filha de Manuel Domingos Machado, natural de Castanheira de Pera e de sua mulher D. Júlia da Conceição Reis, natural de Lisboa.

Este casal teve geração em Braga, e foram pais de pelo menos três filhos:

1- José Luís Reis Machado Novais (1936), casado em 1965, com D. Maria Luísa de Magalhães Novais Villaverde (1943), com geração.

2- António Manuel Machado Fernandes de Novais.

3- D. Maria Sofia Machado Fernandes de Novais, casada com Eduardo Augusto de Noronha Meneses Freire de Andrade.


Um neto do Dr. José Fernandes de Novais, o meu velho amigo José Luís Villaverde Machado Fernandes de Novais, estudou bem os antepassados. Há já uns anos que não nos vemos. Julgo que vive ainda em Braga.

Posso tentar contactá-lo no verão, para saber mais sobre estes Novais, de Moreira de Rei.

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

ajtrig@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#40647 | JMSA | 29 abr 2003 16:24 | Em resposta a: #40635

Caro António J.L.Trigueiros:
Muito obrigado pela mensagem e pela sua disponibilidade em aprofundar este ramo dos Novaes, de Moreira de Rei. Passo a transcrever aquilo que sei deste ramo:
António Ferreira de Novaes e Maria Ribeiro tiveram pelo menos dois filhos:
. Nuno Ferreira de Novaes Ribeiro, n.Sé-Porto e tenho referência de 2 profissões: proprietário e Delegado da Policia Maritima da Cidade do Porto.Casado, embora desconheça com quem;
. João Ferreira de Novaes Ribeiro,n.Sé-Porto casado com D.Maria do Carmo Mendes Peixoto, n.Porto e filha de Félix Mendes Peixoto e de D.Quitéria Tereza de Jesus Marques da Silva. Deste casamento nasceram pelo menos tres filhos:
- João Ferreira de Novaes, n.Sé-Porto 3.11.1806 s.m.n.
- Manuel Ferreira de Novaes, n.Sé-Porto 15.11.1807, General do Exército, Of.e Cav.da Torre e Espada, Of.e Cav.da Ordem de Aviz, medalhas de oiro de D.PedroIV e D.MariaII, um dos "bravos do Mindelo", etc..., que casou com D.Maria Joana Chateauneuf Garcia d'Andrade. Deste casamento nasceu uma única filha: Carlota;
- Uma rapariga, s.m.n.
Aqui tem o pouco que sei deste ramo, fico no entanto na expectativa que o seu Amigo possa dar uma "ajuda"!
Com os melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#40672 | vbriteiros | 29 abr 2003 19:56 | Em resposta a: #40635

Meu Caro António Júlio.
Eh!O Zé Luis e o Tó Manel fazem parte do meu Album Fotográfico de tempos bracaraugustanos! Belo Mercedes 180E, preto, 4 portas, HE-...?
Córdoba, Sevilha e Gibraltar, sempre mucho calor! Com o Cristiano e o Tony.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#43910 | JMSA | 25 jun 2003 00:45 | Em resposta a: #40597

Venho mais uma vez perguntar se alguém tem mais dados sobre esta familia.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#46912 | JMSA | 04 set 2003 17:43 | Em resposta a: #40597

Caros Confrades
Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda para eventuais informações que tenham sobre esta familia.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#119276 | GilD | 25 mai 2006 12:00 | Em resposta a: #46912

Caro JMSA,

Eu sou descendente da familia Fernandes Novais Freguesia de Moreira de Rei no concelho de Fafe.
O meu Avô materno, José Fernandes Novais que casou com Maria Alice Pereira de Castro Novais e deixou dois descendentes Maria de Fátima Pereira Fernandes Novais e Albano Pereira Fernandes Novais , penso eu, é primo directo do Dr. José Fernandes Novais.

Também gostaria de obter mais informações acerca desta familia por isso caso as possua se poder agradecia que mas enviasse para o seguinte mail:

gil.costadias@gmail.com

Cumprimentos Amigos,

Guilherme Ângelo Novais da Costa Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#119293 | JMSA | 25 mai 2006 14:30 | Em resposta a: #119276

Caro Confrade,
Muito obrigado pela sua participação neste tópico. Estamos com certeza a falar da mesma família mas para o sabermos temos que fazer a ligação entre os seus e os meus antepassados. Tenho o maior interesse nestes Novaes e aquilo que consegui saber já está aqui no Genea. Para saber basta introduzir a busca com um dos nomes que refiro aqui na abertura deste tópico. Muitos dos Novaes meus antepassados foram militares. Espero podermos desenvolver este assunto.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#119351 | GilD | 26 mai 2006 09:56 | Em resposta a: #119293

Caro JMSA
Sobre o assunto dos Novaes necessitava de comunicar consigo através de mail.
Agradeço se fizer o favor de me enviar o seu mail para o seguinte endereço: (gil.costadias@gmail.com)
Cumprimentos,
Guilherme Costa Dias

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#144329 | carmendds | 16 fev 2007 13:34 | Em resposta a: #40597

Familia de novais, de braga en celorico contacte conmigo

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#144656 | carmendds | 18 fev 2007 20:50 | Em resposta a: #144329

caros amigos,
gustaba de ter mais imformacao de Maria Helena de Novais de Celorico de Basto de Moreira do Castelo en Braga, filla de Nobleza, Vizconde ou Conde....falecida no ano 1963 no Porto, tinha aprosimadamente 60 anos natural de Moreira do Castelo no concello de Celorico de Basto
para mais informacao contacte conmigo
carmendds@maktoob.com

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#144738 | JMSA | 19 fev 2007 13:20 | Em resposta a: #144656

Minha Senhora,
Desconheço completamente se existem pessoas da família Novaes com títulos de nobreza. Muitas vezes as pessoas confundem a antiguidade de uma família com um título e medem por aí a nobreza das mesmas. Há apelidos Portugueses muito antigos (Novaes é um deles) a quem nunca foram atribuídos quaisquer títulos e outros há, bastante mais recentes, a quem essa concessão foi dada. Portanto, uma coisa nada tem a ver com a outra.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#154682 | JMSA | 02 mai 2007 14:20 | Em resposta a: #119351

Renovo este tópico

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#154700 | José Duarte | 02 mai 2007 17:11 | Em resposta a: #154682

Caro
JMSA

Sobre estes apelidos também os tenho mas numa conjugação inversa “Novaes Ferreira”.

Baseando-me numa noticia do jornal “O Tripeiro”, alcanço o ano de 1661, em que João Pinto de Magalhães, casado com D. Brites de Ferreira, grande proprietário na freguesia de Travanca do Douro e em outras, era já então senhor e possuidor da Qt.ª do Vallado, na dita freguesia, e pai de António de Novaes Ferreira, um dos mais ricos proprietários e agricultores das freguesias de Tarouquela, Espadanedo, Moimenta e Travanca, do extinto concelho de Sanfins (hoje Cinfães), distrito de Viseu, e de vários foros no concelho da Maia, o qual pediu em 1694 a renovação de um dos prazos da sua casa (o do casal do Oitero na freguesia de Tarouquela), do qual eram senhorias directas as religiosas do Mosteiro de S. Bento d’Ave Maria da cidade do Porto; e do cartório do mesmo Mosteiro, L.º 41 do Tombo, a fol. 484v.º, consta que o dito António de Novaes Ferreira, residente em Travanca, senhor da Qt.ª do Vallado, era, no dizer do referido prazo, “homem nobre e que vivia das suas fazendas”.

Do casamento de António de Novaes Ferreira, com D. Josefa Teresa Pinto Tameirão, nasceram duas filhas: D. Brites e D. Ana, que dividiram o legado que seus pais lhe haviam deixado.
A D. Brites couberam-lhe importantes bens na freguesia de Tarouquela, e a D. Ana não menos nas freguesias de Espadanedo, Moimenta e Travanca (inclusive a Qt.ª do Vallado).

D. Ana veio a casar no Porto, a 8.11.1793, com Manuel Teixeira de Novaes, (provavelmente parentes, ainda o estou a investigar), natural da freguesia de Espadanedo, tiveram três filhos: António, João e D. Maria Madalena Pinto Tameirão, que pelo seu casamento veio a ser a 1.ª Baronesa do Valado.

Já aqui inseridos parte da descendência destes: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=613088

No entanto não sei se estes têm alguma relação com os que procura, mas desconfio que a origem do apelido “Novaes” é sempre a mesma.

Cumprimentos,
JDVA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#154705 | JMSA | 02 mai 2007 18:31 | Em resposta a: #154700

Caro Confrade
Muito obrigado pela sua mensagem. Concordo consigo que muito provávelmente estamos a falar dos mesmos Novaes. Infelizmente "esbarrei" há bastante tempo no meu antepassado António Ferreira de Novaes (é curioso que o apelido também aparece num assento como Novaes Ferreira!), filho de Bento Ferreira e de D. Maria de Novaes. Para trás nada mais sei infelizmente...
Se por acaso nas suas pesquisas encontrar algum destes, muito lhe agradeço que me comunique.
Melhores cumprimentos
JMSA
P.S.: Encontra aqui no Genea todos os que atrás referi, bastando para isso colocar um dos nomes no "pesquisar" (desculpe mas não sei por aqui o nome,da mesma maneira como fez!)

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#186904 | JMSA | 03 mar 2008 21:50 | Em resposta a: #144738

Caros Confrades,
Renovo uma vez mais este tópico.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#203535 | JMSA | 18 jul 2008 12:55 | Em resposta a: #186904

Renovo este tópico

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#215983 | S1U2E3L4Y5 | 19 dez 2008 19:18 | Em resposta a: #203535

Meu nome é Suely Broxado de Oliveira, sou filha de Clementino de Oliveira, natural de Fafe, (nascido em 08/09/1928 e falecido em 11/03/2002, que partiu com seus pais para o Brasil no ano de 1932 aproximadamente. Meu avô se chamava Albino de Oliveira e minha avo Florinda Novais. Quando eu era criança meu avô viajava com frequencia para Portugal para visitar sua familia, por isso tenho esperança de encontra-la em Fafe. Segundo meu tio , Armando Novais, também falecido em 2004, ele chegou a localizar um armazém que pertencia à familia Novais. Estou indo para o Porto em 29/12 e gostaria de saber se o senhor pode me auxiliar a encontrar minha familia. Agradeço imensamente, e aguardo seu contato.
dance1000@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#216113 | JMSA | 21 dez 2008 18:35 | Em resposta a: #215983

Boa tarde,
Infelizmente não a posso ajudar. As pesquisas que estou a fazer dos meus Novaes são referentes ao sec. XVIII, em Moreira de Rei, Braga.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#216116 | S1U2E3L4Y5 | 21 dez 2008 18:45 | Em resposta a: #216113

Agradecida pela sua atençao.
Abraços, Suely

Resposta

Link directo:

Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#347352 | macsl | 17 jun 2014 13:25 | Em resposta a: #40597

Boa tarde,
Por favor, pode dar-me mais alguns elementos sobre o General Manuel Ferreira de Novaes, nomeadamente onde foi baptizado quando e onde casou e morreu?
Acontece que dei, há bem pouco tempo, pela sua referência como padrinho de casamento de um bisavô meu, que também era Ferreira, o que me despertou a curiosidade.
Caso lhe seja possível, pedia a resposta para o meu mail (manuelopes@gmail.com).
Muito obrigado e cumprimentos,
Manuel Silva Lopes
Porto

Resposta

Link directo:

General Manuel Ferreira de Novaes

#347381 | JMSA | 17 jun 2014 23:07 | Em resposta a: #40597

Caro Confrade,
O meu trisavô, Manuel Ferreira de Novaes, nasceu no Porto, freguesia da Se, em 15.11.1807. Casou em 2.9.1863, em Alcáçovas, Elvas, com 57 anos, com Maria Joana Chateauneuf Garcia d'Andrade, natural daquela cidade. Tiveram uma única filha, Carlota, minha bisavó. Quanto a data da morte desconheço mas sei que foi anterior a 1882, ano do casamento dos meus bisavós.
Embora tivesse nascido no Porto, como referi na abertura deste tópico, estes Novaes são de Fafe, de Moreira de Rei.
Qual era o nome do seu bisavô?
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#387316 | olivais | 10 dez 2017 12:19 | Em resposta a: #154700

Caro José Duarte,

li com muito interesse esta sua mensagem. Ainda sem "prova inequívoca", creio que descendo deste casal João Pinto de Magalhães e sua mulher Brites de Novaes Ferreira.

Suspeito que um antepassado meu, Manuel Pinto de Magalhães, da Quinta do Loureiro, em Travanca, Cinfães, será parente deste casal (filho? irmão de João?).

Vejo que não tem mensagens recentes neste fórum... o link que aqui deixou http://www.genealogia.netopia.pt/....

Se ainda andar por aí, pedia-lhe que me dirigisse para mais alguma informação sobre esta família.

Resposta

Link directo:

Ferreira de Novais/ Moreira de Rei -Braga

#434337 | JFB | 09 jun 2021 20:04 | Em resposta a: #40597

Caros Confrades,

Sou principiante nestas pesquisas e gostava de pedir ajuda para obter informações sobre João Ribeiro de Novais, da Freguesia de São Gens, Fafe. Era sobrinho do Padre Francisco Ribeiro de Novais, com benefício da Igreja de São Bartolomeu de São Gens de Monte Longo, Arcebispado de Braga.

Muito Obrigado
JFAB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 11:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen