D. Pedro V

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

D. Pedro V

#40638 | AFC | 29 abr 2003 15:19

Caros amigos,

"descobri" este rei nestas férias, e fiquei admirado com as opiniões que ele tinha, já naquela altura, sobre Portugal e os Portugueses, e a vontade que mostrou em tentar fazer alguma coisa para mudar o rumo do País. No entanto,não ficou tão marcada esta faceta na História (como ficou por exemplo a personagem do D. Sebastião).
Tenho curiosidade em saber a opinião geral que têm sobre este rei. É isso que proponho neste tópico.
André Correia

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40700 | DiogoA | 30 abr 2003 12:31 | Em resposta a: #40638

Também fiquei a "conhecê-lo" numa visita ao paço de Vila Viçosa há uns 5 ou 6 anos e tornou-se desde então como se um ídolo de juventude que praticamente mantenho até hoje. Foi essa fantástica figura que me inspirou à monarquia...

No google procure Pedro V e siga a ligação "PORTUGAL - DICIONÁRIO HISTÓRICO: D. Pedro V" para ter acesso a uma biografia com algum detalhe desse monarca.

Melhores cumprimentos,
Diogo Alenquer

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40701 | LCM | 30 abr 2003 12:38 | Em resposta a: #40700

Aconselho a leitura da correspondência trocada entre D. Pedro V e o Príncipe Alberto (primo co-irmão de D. fernando II), marido da Rainha Vitória. É uma edição da Quetzal com dois anos, salvo o erro.

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40768 | Ricardo | 01 mai 2003 01:26 | Em resposta a: #40638

Caro André:
Também lhe recomendo a leitura dessa correspondência entre o Rei D.Pedro e o Principe Alberto... Deveras fascinante. Ficará surpreendido com a maturidade e ânsia de modernização deste nosso Rei.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40770 | Torres de Belver | 01 mai 2003 08:23 | Em resposta a: #40700

Sem vontade nehuma de procurar despertar polémicas, que se sabe afinal das suposições da morte (qualificada por alguns de "suspeita") deste monarca ?
Que fantasia ou realidade haverá nisso ?
Melhores cumprimentos.
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40795 | José | 01 mai 2003 16:38 | Em resposta a: #40768

Também li o livro.
O que mais retive foi o seu pessimismo doentio e o negativismo quase fundamentalista.
Não foi Alexandre Herculano, seu mestre, que lhe chamou (por outras palavras) um "jovem velho" ?
E qual a opinião sobre a afirmação feita no livro "Paixões Reais" quando se procedeu à autópsia da Rainha D. Estefânia ?

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40814 | Ricardo | 01 mai 2003 19:43 | Em resposta a: #40795

Nem sei que pense a respeito dessas afirmações. Que tal facto tenha sido confirmado na autópsia não me custa a acreditar, dados os traços da personalidade do Rei... agora a exposição pública da virgindade da Rainha pelos adereços fúnebres já acho menos provável. Penso que a ser verdade , não faltarão registos da época, já que tais adereços fúnebres não terão passado despercebidos...

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40880 | José | 02 mai 2003 17:24 | Em resposta a: #40814

Haverá algum registo da correspondência trocada entre a Rainha e a família ou amigas (aias, p.ex.), nos arquivos de Sigmaringen e que levante o véu sobre o assunto ?

Pelo que li de D.Pedro V, este era de um pudor que faria a corte vitoriana parecer libertina.
A relação que D.Fernando manteve com a (futura) condessa de Edla durante alguns anos até ser finalmente oficializada, causou-lhe severas críticas do filho.

Mas daí a não cumprir com os seus deveres conjugais e reais (produzir um herdeiro) ...

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#40902 | Monigo | 02 mai 2003 18:28 | Em resposta a: #40880

O livro "O Segredo de D. Pedro V" (que Eduardo Nobre utizou como fonte) publica trechos de cartas entre a Rainha D. Estefânia e sua mãe que corroboram a história.
Aliás a mãe de D. Estefânia estava prestes a viajar a Portugal quando sua filha faleceu para discutir o tal assunto com a filha e talvez com o enteado

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#44797 | AFC | 10 jul 2003 18:51 | Em resposta a: #40902

Sera que alguem me sabe dizer alguma coisa sobre o Diario que o Rei D. Pedro V escreveu aquando do seu "tour" pela Europa? Penso que foi editado, so nao sei se é uma ediçao antiga e rara.
Agradecido,
Andre Correia

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#44802 | jpcmt | 10 jul 2003 19:57 | Em resposta a: #44797

Caro Confrade:
Creio que o ms. se encontra na Biblioteca da Ajuda. A sua edição foi feita pela Academia das Ciências, mas não tenho aqui outros elementos.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: D. Pedro V

#44851 | magalp | 11 jul 2003 13:12 | Em resposta a: #44802

Meu Caro João

Muitos e muitos parabéns pelo seu belíssimo "site"!
Claro preciso e conciso, sem as "panaches" a que os fidalgos-aprendizes de hoje nos querem habituar!

Conhece bem os Vasconcelos dos meus amigos (e parentes) Rocha Páris que ali cita?
Continuo com curiosidade de saber...

Com a Teresinha, bem q. podia acrescentar ter os olhos mais bonitos do Porto!

Grande abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vasconcelos

#44854 | jpcmt | 11 jul 2003 13:47 | Em resposta a: #44851

Meu Caro Manuel Maria:

Mais uma vez generoso e amigo... Muito obrigado.

"Exilado" como estou, em Lisboa, o meu conhecimento das gentes do Norte é escasso e, só de tradição conheço os Rocha Páris. Meu avô João era amigo d'"O Frade" (oficiais do mesmo ofício...) e, evidentemente, conheço a obra literária deste escritor.

Mas por aqui me fico.

A Teresa já é avó, mas os olhos são os mesmos..

Creio que já foi contactado pelo Vasco Briteiros sobre um encontro de Amigos em Coimbra.

Espero sinceramente que possa aparecer pois teria então o grato prazer de o conhecer pessoalmente.

Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 16:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen